(Ef 2:8-9) Somente a Graça Mediante a Fé Somente

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 123 views
Notes
Transcript
Efésios 2.1–3 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”
Mortos. O estado natural em que nascemos é um estado de morte espiritual. Apenas aqui nesses versículos temos pelo menos 5 informações importantes sobre esse estado de morte: 1) É um estado universal; 2) É um estado de rebelião contra Deus; 3) É um estado de sujeição a o domínio maligno de Satanás; 4) É estado de incapacidade; 5) É um estado de exposição à justa ira de Deus.
Então, basicamente o estado em nós nascemos, nosso estado natural é não apenas um estado de morte, mas também um estado de inimizade contra Deus. Somos filhos da desobediência e filhos da ira, antes de conhecer ao Senhor e ser transformados por ele. Todos que não são governados por Deus, são governados por Satanás. É isso que Paulo está dizendo.
Efésios 2.4
Mas Deus. Paulo diz tudo isso, toda essa negatividade, todas essas informações pesadas, incômodas, pra enfatizar o tamanha da Salvação que Deus traz. Olha de onde Deus nos tirou! “Mas Deus...” Significa uma reviravolta na história. Pela própria dele, pelo amor dele, não pelo que nós fizemos, porque não podíamos fazer nada. Éramos mortos, éramos incapazes. Mas Deus, por causa do seu amor...
Deuteronômio 7.7–8 “Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.”
Efésios 2.5–7 “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”
Pela graça. Sola Gratia. Foi pura e unicamente graça!
Tito 3.5 “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,”
Juntamente com ele. Nos ressuscitou e nos fez assentar com Jesus. São acontecimentos históricos na vida de Jesus - ele ressuscitou e subiu a céu e se assentou à destra de Deus Pai. Mas Paulo relaciona isso aos crentes. Quando nos unimos a Cristo pela fé nós partilhamos com ele da sua exaltação - sua ressurreição e seu assentar no trono. Experimentamos pela fé da glória por vir. Isso é salvação! Deus faz isso pra mostrar a suprema riqueza da sua graça. Pra que ele receba toda glória por essa grande obra. Disso vamos falar a noite, sobre o quinto Sola - Soli Deo Gloria.
Efésios 2.8–9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Pela graça…mediante a fé. Essa grande e poderosa salvação pela graça que é conquistada por Jesus em nosso lugar e em nosso favor, é abraçada por nós mediante a fé SOMENTE! A fé não é uma obra. É a fé é um dom espiritual de Deus, que contrasta com as obras. Ou seja, apesar de envolver o nosso ser, de envolver um decisão nossa, de nossa parte, ela vem de Deus como algo que nós não podemos fazer e que nos humilha, porque não é uma obra nossa. Ela também é fruto da graça de Deus, porque ela também é dada por Ele. Ela também é um dom, assim como todo o processo da salvação. E é por meio dela, da fé, que eu tenho acesso àquilo que foi conquistado pra mim. Imagine uma sala fechada, e naquela sala tem um muito ouro, mas você não consegue abrir a por daquela sala. Mas no cantinho daquela sala tem uma frecha, que da pra você colocar um cano e aos poucos pegando aquele ouro e passando ele através do cano até você. A fé é como esse cano. O ouro, apesar de ser seu, você não consegue ter acesso a ele a não através de alguma coisa diferente que permita que você pegue ele. A salvação foi conquistado por nós por outra pessoa, ela é nossa, mas só temos acesso a ela pela fé, e somente pela fé. E se nós estávamos mortos em pecado, não existia nada espiritual em nós porque éramos mortos, filhos da desobediência, sob o domínio de Satanás, então essa fé só pode nascer em nós, não por uma decisão nossa, mas por uma iniciativa e pelo poder de Deus. Só Deus pode fazer isso. Se ele não fizer, nunca o escolheríamos, nunca iríamos até ele. É muito parecido com o que João ensina no seu Evagelho:
João 3.5–8 “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.”
Sois salvos. Nós somos salvos, irmãos, inteiramente por Deus. A eleição, a justificação, a santificação, a glorificação, tudo é uma obra de Deus - Pai, Filho e Espírito Santo. Ela foi consumado por Cristo Jesus, na Cruz, então não pode ser pelas obras. Ele disse isso:
João 19.30 “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.”
Então a salvação é inteiramente pela graça, através da instrumentalidade da fé. Preste atenção pra que você não erre feio aqui. A causa da nossa salvação não é a fé, mas é a graça e o amor de Deus. A fé é o instrumento da graça pra nos dar acesso à salvação. É o que chamamos de causa instrumental. Quando a gente usa a linguagem: fui salvo pela fé - não queremos dizer que foi a fé que nos salvou, mas sim que fomos salmos mediante a fé. A causa eficiente da nossa salvação é a graça de Deus em Cristo Jesus. Não podemos nos gloriar disso. Tem gente que se gloria da sua fé, que se acha porque tem uma grande fé. Mas isso é impossível. A natureza da fé é de humilhar a gente, de forma que quanto maior a fé, mais humilde devemos ser. Se você tem se vangloriado de alguma coisa na salvação, na vida cristã, é porque sua fé é pequena e não o contrário. Então cuidado pra não transformar sua fé em obras.
Deixa explicar de outra forma como a fé é diferente das obras. Pra que uma obra seja grande, seja melhor, eu aperfeiçoou a própria obra. Então se eu quero melhorar uma coisa que eu faço, ei exercito mais aquela coisa, eu pratico mais, eu faço um curso, e eu me torno melhor naquilo que eu faço, como consertar um carro, fazer uma mesa de madeira, escrever, ler, dirigir, andar de bicicleta, ou mesmo ler a bíblia e orar, são obras que melhoram com o uso. Mas a fé é um tanto diferente, porque a fé depende inteiramente do seu objeto, e o objeto é Cristo. Mas eu não posso aperfeiçoar Cristo… mas eu posso vê-lo melhor. A minha fé depende de o quanto Cristo é revelado a mim, o quanto eu o conheço. Não é exatamente a fé que fica boa, apesar de usarmos essa linguagem - uma fé pequena, uma fé forte, uma fé grande, uma fé fraca - mas é o quanto Cristo é preciso pra mim, o quanto eu o conheço, o quanto eu o amo, o quanto eu confio nele. Não podemos nos gloriar da nossa fé, mas podemos nos gloriar de Cristo. Como disse Calvino:
A fé, pois, põe diante de Deus um homem vazio, para que o mesmo seja enchido com as bênçãos de Cristo.”
Só dessa forma é que Deus recebe toda a glória na salvação do pecado - Sola Gratia, Sola Fide - Somente a graça mediante a fé somente.
APLICAÇÕES
Lembre de quem você era sem Cristo. Se você é um crente hoje, existe uma forma benéfica de se lembrar do seu passado. Existe uma forma ruim de lembrar do passado, que é quando tememos o nosso passado com o temor servil, um temor condenatório, que tira a nossa paz e nos leva à depressão. Geralmente isso acontece com os traumas, com o rancor e a amargura. Mas se você é um crente genuíno, que tem fé no seu coração, você deve lembrar do seu passado com um brado de vitória, sabendo que você foi arrancado das mãos do diabo, tirado do lamaçal do pecado, transportado do reino das trevas par ao reino da luz, e que você assim você cantar: onde está ó morte a tua vitória!
Exercite a fé e confie cada dia mais no Senhor Jesus e nas suas promessas. A fé não é como as obras que podem ser aperfeiçoadas como uma espécie de músculo, mas ainda assim de alguma maneira nossa fé deve ser exercitada, através das promessas de Deus, lendo e meditando na Palavra, orando todos os dias, e mantendo comunhão com a igreja do Senhor Jesus. Se você não fizer isso, sua fé vai definhar. As pessoas que dizem assim: Eu não tenho feito tanto essas coisas, mas eu estou - geralmente são as pessoas que não têm fé. Estão se enganando, estão sob o poder do sono da morte, e precisam acordar urgentemente. Corra! Vá ler a sua bíblia, buscar o Senhor em oração, e amar a igreja do Senhor e se envolver com a igreja do Senhor.
Não se gloria de suas obras, muito menos de sua fé. Não há razão pra se vangloriar, tudo é do Senhor, tudo vem dele e é para ele. Suas habilidades? Foi Deus quem deu. Seu trabalho? Foi Deus que te deu. Seu dinheiro… família… igreja… energia… foi Deus, Deus e Deus. Não temos nada que não tenhamos recebido do alto. E sua fé?!!! Ainda mais! É um dom de Deus, pra você jamais se glorie. Isso é bom. Isso é maravilhoso. Sinta esse prazer, esse descanso, de depender exclusivamente do Senhor e saber que é ele o doador de todas as coisas, o autor e o consumador da nossa salvação, do começo ao fim - toda glória seja dada ao Senhor Jesus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.