PROFUNDAMENTE PERDIDOS
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
No dia 31 de outrubro de 1517, Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da capela do castelo de Wittemberg, na Alemanha.
Movimentos reformistas tinham acontecido um século antes, porém silenciados pelo papa. Naquele momento, porém, uma série de circunstâncias históricas, políticas, culturais e sociais, tornaram possível o avançar da reforma, e a fagulha que estourou aquele barrio de pólvora, foram estas 95 teses.
Nelas, Lutero expôs o ponto de vista bíblico acerca da fé, da graça e de Cristo contra as indulgências, e todo o misticismo católico que negava, e ainda nega, a pureza e simplicidade do evangelho.
Neste contexto, outros reformadores surgiram, realizando o mesmo movimento de retorno à Escritura, para se realizar a afirmação simples do evangelho: você não pode ser salvo por sua obras, você é salvo quando crê na obra de Cristo.
A grande marca deste movimento foi sua ênfase na escritura, na fé, na graça, em Cristo e na Glória ao nome de Deus, porque o foco é o evangelho. Tendo esta ênfase, tanto Lutero quanto Calvino tinham no Salmo130 um apreço especial, na verdade, era um dos prediletos de ambos - porque ele nos lembra de nossa condição e de nossa carência da graça e misericórdia do Senhor. Exatamente a mensagem que havia se perdido ao longo da história, que foi recuperada na Reforma, mas que parece estar perdida no universo evangélico brasileiro.
NARRATIVA
NARRATIVA
O Rev. Hernandes explica que este Salmo não é sobre alguém que está tentando respirar, e está perdendo as forças. É um salmo sobre alguém que se descobre no fundo do abismo, profundamente perdido, e a causa de sua tragédia é o pecado, o pior de todos os males.
O QUE FAZER QUANDO ESTAMOS “PROFUNDAMENTE PERDIDOS”?
O QUE FAZER QUANDO ESTAMOS “PROFUNDAMENTE PERDIDOS”?
Talvez você se encontre em uma situação que não sabe mais o que fazer, e o seu orgulho deixa tudo pior… sua amargura impede a reconciliação… sua cobiça impede o reajuste da vida… enfim… talvez você se sente esmagado pela adversidade, profundamente perdido.
O salmista nos ajuda. (1) Clame por graça; (2) Busque perdão; (3) Espere atentamente ao Senhor; (4) Confie no Senhor.
I. CLAME POR GRAÇA - v.1-2
I. CLAME POR GRAÇA - v.1-2
Salmo 130.1–2 “Das profundezas clamo a ti, Senhor. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.”
1. A condição do Salmista é caótica - ele encontra-se em profundezas | profundezas = vale => local de isolamente e distância de Deus;
- Ele se sente isolado, esquecido, separado e longe da presença de Deus. Ele sente somente o peso de suas escolhas, a culpa de suas decisóes, o sofrimento proveniente de sua própria condição. Ele não consegue lidar consigo mesmo, porque ele se colocou naquela situação.
2. Desta condição caótica ele tem clamado com instância e súplica - súplica = pedido por graça/compaixão/misericórdia.
Ele reconhece sua condição, sabe que é incapaz de lidar com seus problemas, e, por isso, coloca-se a orar, com instância, pedindo por graça.
Ex.: Jonas 1-2 | Jonas utiliza-se de parte de Salmo em sua oração dentro do peixe, nas profundezas do mar;
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quando nos encontramos profundamente perdidos devemos clamar pela graça do Senhor.
Se você estiver em um situação que lhe oprime o coração, coloque-se em constante oração e súplica para que Deus derrame graça sobre sua vida.
Spurgeon, Sl 130.1 - “Pouco importa onde estamos se ali pudermos orar, mas a oração nunca é mais real e aceitável do quando surge dos piores lugares. Lugares profundos geram devoção profunda. Profundezas de sinceridade são agitadas pelas profundezas da tribulação […] Aquele que ora nas profundezas não afundará nesta profundeza. Aquele que clama nas profundezas em breve cantará nas alturas”.
Entenda - este é o melhor lugar para você orar. No meio de sua luta, no meio do seu sofrimento… no meio de suas derrotas… no meio de sua vergonha… no meio de sua humilhação… ali onde você sabe que não é nada e não tem nada, é o lugar onde clamará com sinceridade... com verdadeira fé e apego ao Senhor…
Saiba, com isto, que seu maior inimigo, neste ponto, será seu orgulho. Seu maior problema será o seu pecado, especialmente o do orgulho.
- O diabo não gosta de pessoas fracas. Ele gosta daqueles que se acham fortes.
Pessoas fracas oram de verdade, oram o tempo todo, elas são humildes de espírito - sabem que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, então eles clamam das profundezas. Mas, aqueles que se acham fortes, ou não reconhecem suas fraquezas e derrotas, preferem se limpar com seu próprio vômito.
Existem inúmeras pessoas que estão em um estado caótico, mas não reconhecem seus problemas, são orgulhosas demais - então não vão clamar. Não há clamor verdadeiro de um coração que não reconhece seu problema.
Existem inúmeras pessoas que até reconhecem o problema, mas são orgulhosos para tomar uma atitude - são orgulhosas demais para se arrependerem, para pedirem perdão, para mudarem sua rotina para terem um ganho no relacionamento pessoal com Deus… não acreditam que irem à igreja rotineiramente irá mudá-los… não entendem que adoração é essencial…
II. BUSQUE PERDÃO - v.3-4
II. BUSQUE PERDÃO - v.3-4
Salmo 130.3–4 “Se tu, Senhor, observares iniquidades, quem, Senhor, poderá escapar? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.”
1. O salmista sabe que se Deus registrasse nosso pecado, o resultado sempre seria justiça - condenação - ira…
Ele sabe que pecou. Ele sabe que Deus pesou a mão sobre ele. Ele sabe que as consequências de suas decisões pecaminosas são tantas que ele se encontra profundamente perdido. Ele não tem como fugir disto.
Salmo 32.3–4 “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão.” - o pecado não confessado nos deixa doentes.
2. Mas, Deus é misericordiosos para perdoar, e isto é o que muda a vida | “mas contigo/contigo porém” = Ef 2.4;
Deus é mais temido, reverenciado e amado quando nos demos conta de que ele, que tem todo o direito de nos punir, nos perdoa. Ele assume o custo de nossa dívida.
Salmo 32.5–7 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. Sendo assim, todo o que é piedoso te fará súplicas em tempo de poder te encontrar. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.” - o pecado confessado nos leva à segurança no Senhor e a cantos de alegria
- Em outras palavras, para ser retirado das profundezas da perdição, você precisa de perdão de pecados, porque o pecado é o pior de seus problemas.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quando nos encontramos profundamente perdidos devemos buscar perdão.
1João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” - confissão traz perdão e santidade, porque Jesus pagou a dívida do nosso pecado e nos deu vida pela sua morte
Entretanto, como consequência, não há perdão para quem quer se livrar das consequências do pecado, e não do próprio pecado…
Não há perdão para quem sofre as consequências do pecado, sem sofrer pelo próprio pecado… não há perdão para quem não está arreependido do pecado que cometeu, mas apenas triste pelas consequências…
- Há inúmeras pessoas que estão sofrendo as consequências de suas decisões, mas não se arrependem das decisões, apenas lamentam o resultado delas, e, por isso, não voltam para Deus… não confessam seus pecados… não buscam reconciliação com Deus, esperam apenas que um milagre aconteça para que durmam bem… e, enquanto o milagre não vem, tomam remédios para dormirem bem...
Temos uma tendência enorme para sermos ingênuos demais em relação ao poder destrutivo do pecado, e, por isso, afundamos… afundamos… afundamos… porque ficamos procurando meios para aliviar a dor, ao invés de resolvermos o problema…
Nós mentimos para nós mesmos que nosso problema não é o pecado, não é que estamos longe de Deus, e então procuramos um monte de falsos remédios para amenizar as consequências destrutivas do pecado…
- Pecado não confessado nos deixa doentes - Sl 32.3-4
Quando você guarda culpa no coração, você vive com medo, e isto lhe deixa ansioso e inquieto, e, isto altera sua pressão, por exemplo;
- Pecado não confessado dá lugar a outros pecados - Salmo 42.7 “Um abismo chama outro abismo…” | Mt 12.43-45;
Um coração amargurado pelo passado frutifica em obras da carne: ira, inveja, ressentimento, impaciência, briga, contenda…
- Pecado não confessado entristece o Espírito e dá lugar ao diabo - Ef 4 |
Se você vive preso à amargura, o Diabo lhe tira a paz, o sossego, sua vida não floresce…
Se você vive preso à ganância, o Diabo lhe tira a paz, o sossego, sua vida é sempre instável… ela não floresce… Ec 5.10;
Se você vive preso ao desejo por um espaço no mundo, o Diabo vai lhe dar isto e lhe ajudar andar para longe de Deus;
Como resolver este problema todo?
Provérbios 28.13 “Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia.”
Como temos uma tendência gritante a sermos ingênuos em relação ao poder do pecado. Na mesma medida, somos descrentes em relação ao poder do perdão de Deus.
III. ESPERE O SENHOR - v.5-6a
III. ESPERE O SENHOR - v.5-6a
Salmo 130.5–6 “Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas anseiam pelo romper da manhã…”
1. O Salmista diz que ele está agurdando como quem deseja o Senhor -
Aguardar - ficar atento; o sentido é de espreitar algo => aguarda atento pela vinda do Senhor;
A minha alma o anseia - ele se sente na escuridão da noite, ansioso pela chegada do dia, do Sol da Justiça lhe aquecendo o coração com sua presença;
2. A prova disto é que ele espera na palavra - sua esperança está nas promessas do Senhor;
Ele pega as promessas do Senhor, e as coloca em seu coração;
Ele não coloca sua esperança em seus sentimentos, ou emoções… não coloca sua esperança na cordialidade e boas palavras de outras pessoas…
Depois de clamar, e buscar perdão, a única coisa que ele pode fazer é esperar, mas ele espera como quem quer o Senhor.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quando nos encontramos “profundamente perdidos” devemos esperar o Senhor.
Rev. Hernandes: O salmista não aguarda saúde nem prosperidade, tampouco anseia por ouro nem prata. Ele anseia por Deus, sua alma tem sede de Deus, pois o Senhor é a maior aspiração da sua vida. É pelo próprio Senhor, e não pelo escape da punição, que o escritor anseia.
Se não entedermos que o pecado é o nosso maior problema, não veremos Deus como a única solução. O pecado é o nosso maior problema, e, por isso, ter a Deus é a única solução.
- É porque continuamos mais preocupados com as consequências do nosso pecado, que só procuramos Deus para concertar alguns erros da nossa vida. Mas, o que precisamos não é de um mero concerto, precisamos sermos re-criados… precisamos de transformação...
- Enquanto você não reconhecer que está profundamente perdido, não buscará a Deus como o bem supremo de sua vida… como a luz para a sua escuridão… o dia para a sua noite…
Se você continuar insistindo em buscar a Deus para colocar uns curativos na sua vida, ao invés de buscá-lo para tê-lo com sua vida, você vai continuar profundamente perdido… até poderá ser um bom religioso, mas continuará perdido…
- Então… É impossível esperar o Senhor, com o coração ansioso por ele, se você não o quer.
Ex.: O que acontece quando ficamos longe de nossos conjuges? Longe de nossos pais? Longe de nossos filhos? Longe de nossa família?
- Só que tem outro problema: nós acreditamos que podemos ser felizes, termos paz e descanso sem Deus… que tudo é uma questão de saúde, dinheiro, conforto, viagem, resolver alguns problemas e ficar longe de outros… mas, no fim, continuamos colhendo dor, amargura, ressentimento, culpa, ansiedade, medo…
Meu querido… Não importe o que você esteja passando, e o tamanho do problema e enrascada que você se colocou... Você terá que esperar o Senhor, sabendo que ele pode vir sem nada nas mãos, apenas com a sua palavra, e então lhe dizer: a minha graça te basta… e você terá que responder: a tua graça é melhor que a vida.
IV. CONFIE NO SENHOR - v.6b-8
IV. CONFIE NO SENHOR - v.6b-8
Salmo 130.6–8 “Mais do que os guardas pelo romper da manhã, espere Israel no Senhor, pois no Senhor há amor leal; nele, temos ampla redenção. É ele quem redime Israel de todas as suas iniquidades.”
A única certeza que você pode ter que, no fim, tudo dará certo - a noite passará e chegará o dia, é:
1. No Senhor há misericórdia - amor leal
Misericórdia - chesed - 129x no livro do Salmos = amor infalível de Deus | seu amor leal… é o compromisso que ele assume em fazer bem ao seu povo de um modo perfeito e constante;
Amor Leal é o que Deus é - Êxodo 34.6“ — O Senhor! O Senhor Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade;”
Ex.: Moisés - Deus x povo | Números 14.19 “Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui.”
2. Porque no Senhor há amor leal, há, também, redenção;
Ampla redenção - algo fora do comum em custos;
Redenção - pagamento para libertação de um escravo | Jo 8;
O salmista está dizendo que Deus, por causa de seu grande amor leal, assume os custos de nossa libertação. Ele assume os custos de nossa dívida. Ele assume os custos de ir nos buscar no profundo abismo em que nos colocamos.
Como ele fez isto? Como ele faz isto?
Romanos 3.23–25 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé…”
Deus enviou Cristo para pagar a dívida que nós tínhamos com ele. E, agora, podemos ser libertos de nossa escravidão quando confiamos nele para a nossa salvação… E, por causa disto, todas as vezes em que nos encontramos profundamente perdidos a solução é a mesma… confiar em Cristo como nosso salvador.
- Se você está vivendo na escuridão do abismo, Jesus é a luz. Se sua vida está sempre na noite escura, ele é a estrela da manhã. Se a tristeza permeia os quartos da sua casa, Jesus é a alegria. Se o medo toma o seu coração, o amor de Cristo lança fora o medo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quando nos encontramos profundamenteo perdidos devemos confiar no Senhor.
Você precisa desatar as correntes, e se lançar em suas mãos;
Precisa deixar as redes, e entregar-se a ele;
Você precisa entregar tudo, e confiar nele;
- Jesus tem um coração manso e humilde, e, por isso, seu sofrimento, sua miséria, sua dor e suas feridas, não o afastam, pelo contrário, o atraem, porque sua estrutura é misericórdia… seu coração é amor leal…
Ele não sente vergonha de nos chamar irmãos, ainda que por diversas vezes sejamos ovelhas fujonas, que se sujam na lama… Mas, entenda meu querido, o coração de Jesus é generoso e gentil demais para ele sentir nojo de pegar no colo uma ovelha suja e ferida…
Mateus 12.20–21 “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencedor o juízo. E no seu nome os gentios colocarão a sua esperança.””
- Confie nele, pois ele lhe garante nova vida… paz e alegria… ele traz restauração… ele traz reconciliação com Deus…
Ele não diz: se você for um bom servo, eu lhe darei paz e alegria…
Ele diz: eu sou o servo escolhido, por isso lhe darei paz e alegria...
- E, assim, como muita vezes somos ingênuos em relação ao poder do pecado, e descrentes em relação o poder do perdão de Deus, somos da mesma forma descrentes em relação à necessidade de se confiar, e descansar nele…
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O que fazer quando estamos “profundamente perdidos”?
- (1) Clame por graça; (2) Busque perdão; (3) Espere o Senhor; (4) Confie no Senhor;
