ELE RESSUCITOU

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Texto base:

20 1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; 5 e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. 6 Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, 7 e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. 8 Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. 9 Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos. 10 E voltaram os discípulos outra vez para casa.

1. Mulheres vão ao túmulo

Evangelhos:
Mateus 28.1 “No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
Marcos 16:1-2 “Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém”
Lucas 23.55–56 “As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.” Lucas 24.1 “Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.”
João 20.1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.”
Descrição:
Logo ao amanhecer, no primeiro dia da semana, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, Salomé e outras mulheres vão ao túmulo levando especiarias para ungir o corpo de Jesus.

2. O túmulo vazio e a visita do anjo

Evangelhos:
Mateus 28.2–7 “E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo!”
Marcos 16.3–5 “Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas.”
Lucas 24.2–8 “E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. Então, se lembraram das suas palavras.”
João 20.1 “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.”
Descrição:
As mulheres encontram a pedra removida. Em Mateus e Marcos, um anjo aparece e anuncia que Jesus ressuscitou. As mulheres ficam amedrontadas e maravilhadas com a notícia e deixam o local rapidamente. Maria Madalena, em João, inicialmente pensa que o corpo foi levado, e ela corre para informar Pedro e João.

2.1 - As reações

Medo – Gerando temor por não compreender o plano de Deus
Lucas 24.4–6 “Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia,”
Conteúdo da mensagem
Lucas 24.5–7 “Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.”
Por que buscais entre os mortos ao que vive – Falta de conhecimento
Centro da mensagem -
Lucas 24.7 “quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.”
A reação
Advertência
Lucas 24.11 “Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas.”

3. Pedro e João correm ao túmulo

Evangelho:
João 20.3–10 “Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos. E voltaram os discípulos outra vez para casa.”
Descrição
Após ouvir de Maria Madalena, Pedro e João correm ao túmulo. João chega primeiro, mas é Pedro quem entra e observa os lençóis. João também entra e, ao ver as evidências, crê. Os dois voltam para casa, ainda sem plena compreensão do que havia acontecido.

3.1 - As reações

De inicio, a principal suspeita foi de um grupo de “ladrões de corpos”: As mulheres ficaram com medo, visto que ladrões de corpos podiam estar em ação. (F.F. Bruce)
O roubo de túmulos era um crime tão comum que o imperador Cláudio (41-54 d.C.) acabou ordenando que a pena de morte fosse aplicada aos condenados por destruição de túmulos, remoção de cadáveres ou até deslocamento das pedras que fechavam a entrada dos túmulos.
D. A. Carson:
A corrida ao túmulo deve ser sido acompanhada de lágrimas e de corações apertados!
João, o mais comedido, ficou apenas no olhar contemplativo, “blepo”.
De conformidade com alguns, a entrada de João foi impedida pelo temor de ser contaminado; de acordo com Meyer, o seu motivo foi o receio natural. "João foi contido por um temor reverente"
(Brown).
Pedro, o mais corajoso, não se contentou e manteve um olhar mais comprometido, “theoreo”.
Agora, Pedro o alcançou e entrou no sepulcro sem hesitação. Existe algo na sua maneira impulsiva que nos identifica com ele.
(William Macdonald)
​Tudo estava rigorosamente organizado, ao contrário do acontecido com Lázaro!
A língua grega indica que Jesus ressuscitou deixando os lençóis no seu lugar original. Até o lenço estava enrolado e colocado num lugar à parte com toda deliberação. Jesus tinha entrado no reino de Satanás e morte, mas saiu vencedor eternamente. Era impossível para ele ficar preso da morte. Note que quando Lázaro saiu do sepulcro que saiu com os lençóis ainda sobre ele, porque ia precisar outra vez depois para morrer. Mas, Jesus saiu deixando os lençóis no sepulcro, porque saiu vencendo a morte para sempre. Ele ressuscitou para jamais morrer.

3.1.2 - A maior evidência da ressurreição: a fé de um discípulo! (vv. 8-10)

João 20.8–10 “Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos. E voltaram os discípulos outra vez para casa.”
(a) Agora, João vê com olhos ainda mais atentos, “orao”, em outras palavras, ele compreende.
​Tímido no início, o discípulo amado, sem dúvida encorajado por Pedro, entrou no túmulo e viu o lugar onde o Mestre fora deitado- agora só havia as roupas fúnebres de linho e o lenço adicional que estivera ao redor da cabeça de Jesus. Com repentina intuição, ele percebeu que a única explicação era que Jesus- o Jesus que fora crucificado, o Jesus que tão recentemente havia lhe confiado sua mãe, o Jesus que fora sepultado nesse túmulo novo- tinha ressuscitado dos mortos. O discípulo amado viu e creu- e assim, o evangelista introduz os temas de ver e crer que alcançam seu ápice no versículo 29. D. A. Carson
A maioria das primeiras testemunhas chegou à fé em Jesus como o Senhor ressuscitado não porque não puderam encontrar seu cadáver, mas por que encontraram Cristo vivo; mas João testemunha que ele chegou a fé antes de ver Jesus já ressuscitado. E ele deu esse passo não só porque o túmulo estava vazio mas porque as roupas fúnebres ainda estavam lá.
"Pedro teve mais visão; João teve mais discernimento". (Robertson). João foi o primeiro a dar crédito ao fato de que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos, antes mesmo de contemplar a cena.
Mas quando é dito que ele viu, e creu, isso significa mais que visão física. Significa que ele compreendeu. Perante ele estavam as evidências da ressurreição de Cristo. Mostravam-lhe o que tinha acontecido, e ele creu. (William Macdonald)
(b) Os olhos espirituais do homem são abertos quando o Espírito Santo planta a semente da fé no seu coração!

4. Jesus aparece a Maria Madalena

Evangelhos:
Marcos 16.9 “Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.”
João 20.11–18 “Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor!
Descrição
Maria Madalena permanece junto ao túmulo, chorando. Jesus aparece e fala com ela, mas ela inicialmente não o reconhece até que Ele a chama pelo nome. Emocionada, Maria recebe a missão de anunciar aos discípulos a ressurreição.

5. Jesus aparece às outras mulheres

Evangelho:
Mateus 28.9–10 “E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão.”
Descrição:
No caminho de volta para contar aos discípulos, Jesus aparece às outras mulheres. Elas se prostram diante dele, e Ele as instrui a avisar os discípulos para que se encontrem com Ele na Galileia.

6. Relato dos guardas aos líderes judeus

Evangelho:
Mateus 28.11–15 “E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera. Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o roubaram enquanto dormíamos. Caso isto chegue ao conhecimento do governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. Esta versão divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.”
Descrição:
Enquanto as mulheres vão avisar os discípulos, alguns guardas vão aos principais sacerdotes e relatam o que aconteceu. Os líderes judeus subornam os soldados para espalharem a história de que o corpo de Jesus foi roubado.

7. Jesus aparece aos discípulos no caminho de Emaús

Evangelho:
Lucas 24.13–35 “Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já est…”
Marcos 16.12–13 “Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também a estes dois eles não deram crédito.”
Descrição
Na tarde do mesmo dia, Jesus encontra dois discípulos a caminho de Emaús. Eles não o reconhecem de imediato, mas, após uma conversa profunda e uma explicação das Escrituras, Ele se revela ao partir o pão. Os discípulos retornam a Jerusalém para contar aos outros.

7.1 - As reações

Lucas 24.15–21 “Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.”
Cegueira espiritual - Incredulidade e a Tristeza
Lucas 24.15–17 “Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.”
Conteúdo da mensagem
Lucas 24.25–27 “Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.”
Centro da mensagem
Lucas 24.26Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?”
A reação
Lucas 24.18–21 “Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.”
Advertência - Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Related Media
See more
Related Sermons
See more