TUDO COMEÇA COM UM PASSO DE FÉ
Hebreus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
23 Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.
24 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, 25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. 26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. 27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. 28 Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
INTRODUÇÃO
Corrie ten Boom foi uma holandesa que, junto com sua família, ajudou a esconder judeus dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A família Ten Boom acreditava que a sua fé cristã os chamava a proteger aqueles em perigo, independentemente das consequências. No entanto, em 1944, eles foram descobertos e presos. Corrie e sua irmã, Betsie, foram enviadas para o campo de concentração de Ravensbrück, onde enfrentaram condições desumanas e brutalidade diária.
Durante o tempo no campo, Corrie e Betsie continuaram a fortalecer a fé uma da outra e das prisioneiras ao redor, mesmo sob os horrores que presenciavam. Elas faziam estudos bíblicos em segredo, compartilhavam palavras de conforto e esperança com outras prisioneiras e usavam sua fé como fonte de resistência. Betsie, que sofria de saúde frágil, faleceu no campo, mas, pouco antes de morrer, disse a Corrie que deveriam perdoar aqueles que as oprimiam.
Após a guerra, Corrie foi libertada por um erro administrativo. Ela seguiu com a missão de sua irmã, dedicando sua vida a pregar o perdão e a cura, inclusive para os próprios guardas dos campos de concentração. Anos depois, ela teve um encontro com um dos ex-guardas de Ravensbrück, que pediu seu perdão, e ela, após uma luta interior intensa, encontrou forças em sua fé para perdoá-lo.
A 2ª Guerra Mundial é um celeiro de histórias de pessoas que deram um passo de fé. Mas na nossa vida fora da guerra e das suas dificuldades não é diferente. Somos chamados a dar passos de fé com frequência, e com esse tema eu deixo a pergunta do nosso quebra-gelo:
Quebra-Gelo: Quantas vezes você já foi desafiado a dar passos de fé na vida?
Após aprendermos sobre a fé dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, hebreus prossegue com o desejo de moldar nossa perspectiva à compreensão de que independente da era, do contexto ou do tempo, Deus sempre está operando por meio de pessoas cheias de fé e podemos aprender muito com elas. Hoje olharemos para o exemplo de Moisés.
Quantas vezes já lemos a história de Moisés, nossas crianças estudam sobre as maravilhas feitas pelo Senhor ao libertar seu povo da escravidão egípcia desde a infância nas classes de EBD. São muitos filmes, novelas e peças teatrais sobre as grandes experiências vividas por este homem. Certamente, Moisés é visto como um dos maiores líderes e profetas da história de Israel.
Mas perceba algo importante, tudo começa com um passo de fé.
DESENVOLVIMENTO
Os passos de fé na vida de Moisés começaram antes mesmo dele nascer. Vamos analisar esses passos de fé e como eles impactaram a vida de Moisés:
1. O PASSO DE FÉ DAS PARTEIRAS
15 O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá: 16 “Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino . Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver”. 17 Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos. 18 Então o rei do Egito convocou as parteiras e lhes perguntou: “Por que vocês fizeram isso? Por que deixaram viver os meninos?”
19 Responderam as parteiras ao faraó: “As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras”.
20 Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte. 21 Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.
22 Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: “Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas”.
O ato das parteiras temerem a Deus demonstra o reconhecimento de que mesmo vindo por parte do Rei esta ordem, ela está em desconformidade com aquilo que nos ordena o Senhor. Seus pais sendo hebreus também sabem disto, pois independente das justificativas atribuídas pelo Rei, o Deus que servimos é o único soberano sobre dar ou retirar a vida. Os pais de Moisés, juntamente com estas parteiras, ilustram os riscos da fé corajosa.
Existem momentos em nossas vidas que estaremos diante de situações onde agir segundo a fé que nos move trará riscos.
Riscos em nossa reputação diante do mundo, riscos a nossa vida financeira e até a nossa integridade física como foi o caso dessas nossas irmãs do passado, mas elas deram um passo de fé, pois conheciam o seu Deus.
Você já passou por algum risco ou grande mudança na vida por conta de perseverar na fé?
2. O PASSO DE FÉ DOS PAIS DE MOISÉS
1 Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo, 2 e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses. 3 Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo. 4 A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.
5 A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso, as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo. 6 Ao abri-lo, viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”.
7 Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?”
8 “Quero”, respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino. 9 Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso”. A mulher levou o menino e o amamentou. 10 Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”.
Tudo começa com o mover do Senhor no coração de seus pais que escolhem o caminho mais perigoso para seguir uma convicção. A história nos apresenta que Moisés ainda criança é levado para viver como filho da filha de Faraó. Os seus pais, em um passo de fé, o deixam no rio para não ser morto pelo decreto de Faraó e Deus o coloca como “neto” de Faraó, o homem mais poderoso do Egito que, naquele momento da história, estava oprimindo o seu próprio povo.
3. O PASSO DE FÉ DE MOISÉS
Moisés tinha acesso aos manjares, ao palácio, e a todos os prazeres e confortos que um membro da família real poderia ter, mas em dado momento da sua história o Senhor o chama de volta.
O retorno de Moisés ao seu povo significaria a decisão pela perda. Moisés neste momento não tem ideia do futuro de Israel, tudo o que sabe é que seus irmãos são escravos. Mas decide sofrer como povo de Deus e assim experimentar por amor a Cristo a desonra pública.
Perceba o quão intenso é o verso 26 de Hebreus 11.
26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
O Egito era amplamente conhecido por sua riqueza, mas veja bem, a fé cria algo em Moisés que também o criou em Paulo e a cria em nós.
Filipenses 3.4–8 (NVI)
4b Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu; 6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível.
7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. 8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo.
A fé nos possibilita olhar a vida sobre outra ótica. É como se fosse dado um óculos para aquele que só enxerga embaçado. Agora há clareza, nitidez, e enxergamos a vida além da vida, os tesouros além dos tesouros, o Reino além da terra.
Como a fé tem influenciado em sua visão de mundo? Algo tem mudado em sua vida?
Saiba que as transformações não se restringem apenas aos novos na fé, mas mesmo que você tenha anos de convertido, a santificação é um processo contínuo até a volta de Cristo. Muitas vezes nos pegaremos mudança de opiniões e ajustando nossas vidas porque o Espírito Santo continua operando em nós.
27 Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. 28 Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29 Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas, quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
A fé impulsionou uma série de eventos, nenhum deles foi fácil de se viver, mas em todos eles percebemos a mão de Deus dando a vitória. Veja bem, a fé desperta Moisés de forma tal que ele abandona o Egito sem saber o que será adiante, mas dentro da percepção espiritual de que Deus estava agindo no meio de todas as circunstâncias que o cercava.
CONCLUSÃO
Atenção, se Deus está direcionando, vai! não tema. Embora você não enxergue o que será, quando Deus diz já é suficiente, Ele construirá o resto da história.
Hoje conhecemos a história completa e fica mais fácil (e mais leve) entender que este homem, Moisés, viveu algo grandioso ao dar passos de fé. Mas ele não sabia o que viria pela frente, apenas confiou naquilo que Deus tinha para ele e para o seu povo. Como imaginar que o julgamento de Deus viria desta forma com várias pragas. Como imaginar que o mar se abriria, isso não é racionalmente possível, mas Moisés sabia bem quem é o seu Deus.
Exemplos assim são para o povo de Deus como uma dádiva, o Deus de Moisés é o mesmo Deus que nos alcançou e nos convoca para viver uma vida com Ele.
Como anda sua fé?
Por vezes é necessário dar um passo crendo que o Deus que deu o direcionamento fará consigo mesmo todas as outras coisas. Nós também experimentamos e podemos experimentar uma série de eventos extraordinários, mas, assim como aquela família holandesa fez durante a 2ª Grande Guerra, precisamos dar os nossos passos de fé.
