NÃO DESISTA POR QUE DEUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1,391 views

Nesse sermão falo sobre o por que muitas vezes desistimos, sendo, que Deus não desistiu de nós, uso o exemplo de Pedro.

Notes
Transcript
Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar. Filipenses 1:6
Introdução:
- Falar sobre por que desistimos;
- Falar sobre Pedro e que Jesus não desistiu de Pedro (Falar um pouco sobre Pedro)
Como podemos ter certeza que Jesus não desistiu de nós, especialmente em tempos difíceis?
Jesus Não desistiu de Pedro mesmo quando Pedro não teve Fé:
Mateus Cap. 14
28 Então Pedro gritou: “Se é realmente o senhor, ordene que eu vá caminhando sobre as águas até onde está!”.
29 “Venha!”, respondeu Jesus. Então Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas em direção a Jesus.
30 Mas, quando reparou no vento forte e nas ondas, ficou aterrorizado, começou a afundar e gritou: “Senhor, salva-me!”.
31 No mesmo instante, Jesus estendeu a mão e o segurou. “Como é pequena a sua fé!”, disse ele. “Por que você duvidou?”
Jesus não desistiu de Pedro quando Pedro foi Orgulhoso:
Mateus Cap. 16
13 Quando Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que o Filho do Homem é?”.
14 Eles responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”.
15 “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?”
16 Simão Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!”
17 Jesus disse: “Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só.
18 Agora eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as forças da morte não a conquistarão.
19 Eu lhe darei as chaves do reino dos céus. O que você ligar na terra terá sido ligado no céu, e o que você desligar na terra terá sido desligado no céu”.
20 Então ele advertiu a seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.
Versículo 21 Jesus fala aos seus discípulos sobre sua morte e ressureição
22 Pedro o chamou de lado e começou a repreendê-lo por dizer tais coisas. “Jamais, Senhor!”, disse ele. “Isso nunca lhe acontecerá!”
23 Jesus se voltou para Pedro e disse: “Afaste-se de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim. Considera as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus”.
Jesus não desistiu de Pedro quando Pedro o Negou:
Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: esta mesma noite, antes que o galo cante, você me negará três vezes”. Mateus 26:34
Amor Agape x Amor Phileo
Amor Ágape:
O amor ágape é um amor incondicional, amor sacrificial, demonstrado no ato de Jesus se entregar na cruz por amor a todos, independentemente de quem nós somos.
Amor Phileo:
O amor phileo é mais fraternal e amigável. Ele representa um afeto emocional e de amizade, comum entre amigos próximos e entre irmãos.Esse tipo de amor é baseado em afeição e proximidade, sendo mais recíproco e condicional do que o ágape. Em outras palavras, ele surge por conta de uma conexão mútua e valorizada.
15 Depois da refeição, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?”.
“Sim, Senhor”, respondeu Pedro. “O senhor sabe que eu o amo”.
“Então alimente meus cordeiros”, disse Jesus.
16 Jesus repetiu a pergunta: “Simão, filho de João, você me ama?”.
“Sim, Senhor”, disse Pedro. “O senhor sabe que eu o amo”.
“Então cuide de minhas ovelhas”, disse Jesus.
17 Pela terceira vez, ele perguntou: “Simão, filho de João, você me ama?”.
Pedro ficou triste porque Jesus fez a pergunta pela terceira vez e disse: “O Senhor sabe todas as coisas. Sabe que eu o amo”.
Jesus disse: “Então alimente minhas ovelhas. João 21:15-17
3 PONTOS PARA FINALIZAR
Primeiro Ponto: A fidelidade de Deus:
Precisamos sempre lembrar sobre a fidelidade de Deus ao longo da história, ela deve nos inspirar a não desistir. Desde os tempos bíblicos até os dias atuais, vemos o amor inabalável de Deus por seu povo. Ele nunca abandonou aqueles que confiaram Nele, mesmo diante das adversidades. Através das Escrituras, testemunhamos como Ele agiu poderosamente em meio às dificuldades, cumprindo suas promessas e sustentando seus filhos. Esses relatos deve nos encorajar a perseverar e confiar que Deus também não desistirá de nós.
Mas tu, Senhor, és Deus de compaixão e misericórdia, lento para se irar e cheio de amor e fidelidade. Salmos 86:15
Segundo Ponto: O sacrifício de Cristo é a prova máxima do seu amor.
Ao olharmos para a cruz de Cristo, encontramos a prova máxima do amor de Deus por nós. Jesus não desistiu de sua missão de nos resgatar, mesmo sabendo o preço que teria que pagar. Ele enfrentou a dor e a morte para nos oferecer a salvação e a vida eterna. Essa demonstração de amor e entrega incondicional deve nos motivar a seguir em frente, não importando os desafios que enfrentamos. Se Deus foi capaz de entregar seu Filho amado por nós, certamente Ele também estará conosco em todas as circunstâncias.
Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16
Terceiro Ponto: A esperança na promessa da vida eterna
Não PODEMOS desistir porque temos a esperança da vida eterna em Cristo Jesus. As lutas e tribulações que enfrentamos neste mundo são temporárias em comparação com a glória que nos aguarda. Nossas aflições presentes não se comparam à glória futura que Deus tem preparado para nós. Portanto, não desistamos, pois nosso foco está na eternidade ao lado do nosso Senhor, onde não haverá mais dor, pranto ou sofrimento.
Os que semeiam com lágrimas colherão com gritos de alegria. Salmos 126:5
Conclusão:
Queridos irmãos e irmãs, neste dia, somos encorajados a não desistir, pois temos um Deus que nunca desistiu de nós. Sua fidelidade, comprovada através dos tempos e do sacrifício redentor de Jesus Cristo, nos inspira a perseverar em meio às dificuldades da vida. A esperança da vida eterna ao lado de nosso amado Senhor nos motiva a prosseguir, confiantes de que Ele nos sustentará em todas as circunstâncias. Lembremo-nos sempre: "Deus é fiel para cumprir sua promessa." (Hebreus 10:23). Não desista, pois o Deus que nos ama incondicionalmente está ao nosso lado, conduzindo-nos com seu amor e graça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.