O chamado à prática dos ensinos de Jesus
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 138 viewsNotes
Transcript
Paz do Senhor meus queridos, abra a sua bíblia por favor no texto de Lucas 6:46-49.
Enquanto você procura eu gostaria de agradecer a Deus pelo dia de hoje, agradecer ao pastor e ao rodrigo rosa pelo convite, agradecer a minha esposa que me acompanha e e dizer aos irmãos que estou muito feliz de estar aqui para refletir junto com vocês a respeito da palavra de Deus .
Vamos à leitura de Lucas 6:46-49
46 — Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor!”, e não fazem o que eu mando? 47 Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. 48 Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem-construída. 49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, e, quando as águas bateram contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.
Podem se assentar por favor meus irmãos.
Introdução
Introdução
Esse texto que acabamos de ler é a conclusão de um sermão de Jesus, o famoso sermão da montanha descrito em Mateus nos capítulos de 5 a 7 e resumido em lucas em um único capítulo, no capítulo 6, o qual acabamos de ler.
Esse sermão de Jesus tinha como um dos objetivos mostrar a semelhança entre Moisés, que foi um grande lider do povo de Deus, e Jesus, assim como Moisés recebeu a Lei no monte Sinai, Jesus entrega ordenanças aos seus seguidores em um monte, ou montanha e se você ler as epístolas do Novo Testamento vai perceber que os temas que Jesus ensinou em Mateus de 5 a 7 e em Lucas 6 estão pulverizados/distribuídos em todos os ensinos destas epístolas.
Temas como:
as fecilidades ou as bem aventuranças daqueles que pertencem ao reinos dos céus
o dever de sermos Sal da terra e luz do mundo
O cumprimento da lei de moisés em Jesus e as consequências de quem desobedecer estes mandamentos
A correta compreeensão sobre o homicídio,(aquele que irar-se contra seu irmão é digno de julgamento igual ao que matou alguém)
A correta compreensão sobre o adultério ou seja, o adultério não está só no ato, mas no olhar que deseja, no olhar cobiçoso.
Questões a respeito do juramento, dizendo que nossos acordos com Deus e com o próximo devem ser cumpridos, que o nosso falar seja sim, sim e não, não, ou seja, não tente “enrolar” Deus com seus argumentos, não tente enganar seu próximo com suas desculpas.
Jesus ensina a amar os inimigos e orar pelos seus perseguidores
Ostentação - Praticar boas obras/ servir no reino apenas para ser visto, apenas para mostrar que faz - De acordo com Jesus, Não existe recompensa pra quem faz isso.
dar esmolas segue a mesma orientação (mão esquerda não saiba o que a mão direita fez)
Quem fica contando o que fez para ser bem visto perde a recompensa de Deus de acordo com Jesus em (Mt 6:4).
Jesus ainda ensina a orar, ensina sobre o jejum, ensina sobre a persistência na oração, sobre as riquezas e as preocupações com os bens materiais, sobre julgar o próximo, sobre falsos profetas, e ai chega no texto que lemos, na conclusão do sermão apontando dois diferentes fundamentos, a casa construída na rocha e a casa construída na areia (Mateus) ou terra (Lucas).
Mas Jesus usa essa figura de construção das casas para explicar a resposta da pergunta que ele mesmo fez aos ouvintes do sermão, leia comigo novamente :
Lucas 6:46-47
46 — Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor!”, e não fazem o que eu mando? 47 Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
1.0 O Senhorio e o ensino de Jesus
1.0 O Senhorio e o ensino de Jesus
“Por que vocês me chamam Senhor, Senhor ! e não fazem oque eu mando?”
Essa palavra Senhor aqui do texto tem um significado maior do que a nossa cultura brasileira ocidental consegue entender, Senhor aqui não é Senhor no sentido de tratamos alguém com respeito por ser uma pessoa mais experiente, ou como nos dirigimos aos nossos pais ou avós, Essa palavra senhor é κύριος que significa Senhor como divindade, ou seja, Deus. Tanto que os imperados de Roma queriam ser chamados de κύριος e quando os Cristãos não o chamavam assim eram mortos, pois os cristãos do primeiro século sabiam que apenas Deus podia ser chamado de κύριος. O nome de Deus representado por 4 letras henraicas no antigo testamento é traduzido por κύριος, ou seja, Jesus está dizendo : vocês me chamam Deus, Deus, ou Senhor, Senhor e não fazem o que eu mando ?
Nós temos o perigo de cair no erro de achar que por sermos perdoados por Deus, estarmos de baixo da graça, estamos livres para fazer o que quisermos, ja estamos salvos mesmo, já aceitamos a Jesus como salvador.
Mas não é isso que Jesus falou, não é isso que o Novo Testamento ensina.
A prova de que você tem jesus como seu Senhor é que mesmo diante dos tropeços e dificuldades da vida Cristã você se esforça para obedecer aos ensinos Dele, se não, é apenas uma confissão falsa, apenas palavras que saíram da sua boca.
como Jesus diz em Mateus 15:8-9
8 “Este povo me honra com os lábios,
mas o seu coração está longe de mim.
9 E em vão me adoram,
ensinando doutrinas
que são preceitos humanos.”
E aqui Jesus está dizendo que aquelas pessoas estavam mais preocupadas em praticar a tradição que aprenderam com os pais, avós e anciãos da época do que em praticar os mandamentos e acabavam deixando de obedecer a Deus para obedecer práticas meramente humanas. Nós podemos cair facilmente nesse erro meus irmãos.
Como um grande teólogo chamado Martin Lloyd Jones falou:
“Jesus não diz: vivei deste modo e vos tornareis cristãos, mas nos ensina: visto que sois cristãos, vivei deste modo.” Você não é salvo por se comportar de acordo com o sermão do monte, mas se você é salvo deve se comportar de acordo com ele , e isso não paga os seu pecados mas se você foi perdoado por Jesus deve andar como ele andou, amar como ele amou, perdoar como ele perdoou e ser misericordioso como o vosso pai que está nos céus é.
“Por que vocês me chamam Senhor, Senhor ! e não fazem oque eu mando?”
Jesus não disse :
e não fazem o que eu acho que vocês poderiam fazer
ou
não fazem o que eu gostaria que vocês fizessem ..
Ele diz: vocês não fazem oque eu mando.
Qual o motivo de não fazermos o que Jesus manda?
Meus queridos quantas vezes o meu enganoso coração tenta me dizer o que eu devo fazer, quantas vezes as pessoas ao meu redor tentam me influenciar nas decisões importantes que tenho que tomar, quantas vezes o meu ego, o meu orgulho gritam dentro de mim : Você vai perdoar? você vai ser gentil com essa pessoa que só te faz mal? Você ta sendo bobo tendo misericórdida dessa pessoa que só te prejudica.
Mas olha o que Jesus disse em Lucas 6:27-37
27 — Digo, porém, a vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês. 28 Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês. 29 Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica. 30 Dê a todo o que lhe pedir alguma coisa; e, se alguém levar o que é seu, não exija que seja devolvido. 31 Façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês.
32 — Se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão? Porque até os pecadores amam aqueles que os amam. 33 Se fizerem o bem aos que lhes fazem o bem, que recompensa terão? Até os pecadores fazem isso. 34 E, se emprestam àqueles de quem esperam receber, que recompensa terão? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35 Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus. 36 Sejam misericordiosos, como também é misericordioso o Pai de vocês.
37 — Não julguem e vocês não serão julgados; não condenem e vocês não serão condenados; perdoem e serão perdoados;
Quem disse isso não foi o pregador que vos fala, não foi o governador de são Paulo, não foi o presidente dos Estados Unidos, foi Jesus aquele que é a imagem do Deus invisível, o cordeiro morto antes da fundação do mundo, o verbo encarnado, o alfa e o ômega.
Dentre essas vozes internas e externas a única voz que deve prevalecer é a de Jesus porque quem manda é ele, quem é Senhor é Ele, ele é Deus, ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e o único Senhor , ele é o salvador do mundo, ele que decide ele que controla ele que resolve então a minha obediência deve ser exclusiva a ele.
2.0 A prática do ensino de Jesus
2.0 A prática do ensino de Jesus
Lucas 6:47
47 Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
Aqui jesus diz que vai mostrar/ comparar os resultados da vida de quem responde as 3 ações contidas no versículo 47:
vem
ouve
pratica
Eu tenho visto uma geração de pessoas que vem e ouvem, de pessoas que tem escutado muitas coisas em podcasts, no youtube, pregações e pregações, ensinos e ensinos, críticas e debates a respeito do que Jesus disse, de como ele se comportou, e etc.. mas a terceira ação que é a parte prática da fé, é o que de fato vai mostrar se você creu ou não no que Jesus ensinou, como já falamos : não somos salvos pelas boas obras, mas para as boas obras como Tiago 2:18-20 diz:
“18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?”
A fé sem prática é mentirosa, se eu disser que amo estudar a palavra de Deus mas eu não leio ela com frequência, eu não reservo tempo para meditar nos ensinos que ela tem, eu não sei recitar nenhum versículo é muito estranho a declaração de que eu à amo.
Eu digo que sou vendedor, e me perguntam o que você vende ? e eu respondo nada .
Eu digo que sou tecladista, eu sei o que é um teclado, conheço a divisão das oitavas do teclado, sei a diferença das teclas brancas e pretas, mas se me pedem para tocar e eu não sei, eu não sou tecladista.
João nos dá um exemplo prático de como o ensino de Jesus não deve ficar só na teoria , 1João4:19-21
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.
A prática visível de amor ao próximo é uma comprovação de amor a Deus.
13 Irmãos, não se admirem se o mundo odeia vocês. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; portanto, também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos. 17 Ora, se alguém possui recursos deste mundo e vê seu irmão passar necessidade, mas fecha o coração para essa pessoa, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade.
João está dizendo que é a prática do amor que realmente demonstra que amamos, não o discurso.
Mas ainda dentro dessa ideia de praticar o que Jesus ensina existe uma falsa prática que é bem antiga, que desde a época de Moisés já era percebida, e essa prática acontece no meio do povo de Deus, vamos ler Mt 7:21-23
21 — Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, vão me dizer: “Senhor, Senhor, nós não profetizamos em seu nome? E em seu nome não expulsamos demônios? E em seu nome não fizemos muitos milagres?” 23 Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.”
aqui jesus está falando dos falsos profetas, que fazem coisas que são espirituais, fazem inclusive em nome de Jesus mas o objetivo é o autoreconhecimento, eles apontam para sí mesmos não para cristo, não são humildes como nos ensina o sermão da montanha em Mt 5:5a, Eles fazem milagres, expulsam demônios e profetizam, conhecem Jesus mas não fazem o que jesus manda e sim o que querem . Jesus não os conhece, não são parte da noiva de Cristo, são lobos devoradores em pele de ovelhas pois a motivação que eles tem para fazer as obras são fundamentadas na sua própria fama, arrogância, autopromoção e desejam ser adorados como deuses.
Como eu disse isso é proclamado por Deus lá na Lei de Moisés, vamos ler Dt13:1-4
1 — Se aparecer no meio de vocês um profeta ou sonhador e anunciar um sinal ou prodígio, 2 e se acontecer esse sinal ou prodígio de que ele falou, e ele disser: “Vamos seguir e adorar outros deuses”, deuses esses que vocês não conheceram, 3 não deem ouvidos às palavras desse profeta ou sonhador. Porque o Senhor, seu Deus, está pondo vocês à prova, para saber se vocês amam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. 4 Sigam o Senhor, seu Deus, e temam somente a ele. Guardem os seus mandamentos, deem ouvidos à sua voz, sirvam-no e sejam fiéis a ele.
Como eu disse, são pessoas que pelas falsas obras mostram-se espirituais, são árvores frondozas e cheias de folhas mas sem fruto algum, semelhantes a figueira que Jesus amaldiçoa por ser enganosa, ter bela aparência mas não saciar a fome de ninguém, e infelizmente alguns desses homens maus tem sido o modelo para alguns cristãos que se afastaram dos ensinos práticos de Jesus de nazaré.
Mas os remanescentes, os 7 mil que não se dobram a baal, os que são terra boa que recebem a semente do evangelho e dão fruto a 30, 60 e 100 , aqueles que praticam os ensinos de jesus, que amam a Deus acima de todas as coisas, que amam o próximo, aqueles que são pobres em espírito, humildes, misericordiosos, pacificadores, perseguidos, insultados por causa de Jesus, que choram, que são caluniados , Jesus diz: alegrai-vos e exultai pois a vossa recompensa no céu é grande!!
Aqueles que não devolvem mal com mal, mas o bem, aqueles que como Paulo diz em 1coríntios 4:12 “Quando somos amaldiçoados, abençoamos, quando perseguidos suportamos, quando caluniados respondemos amavelmente.” Ei é destes que jesus diz: Serão consolados, herdarão a terra, serão saciados, alcançarão misericórdia, verão a Deus, serão chamados filhos de Deus pois deles é o Reino dos céus.
3.0 Os resultados da pratica dos ensinos de Jesus
3.0 Os resultados da pratica dos ensinos de Jesus
E aqui Jesus termina o sermão com um exemplo de construção da época dizendo:
Lucas 6:47-48
Lucas 6.47–49 “47 Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. 48 Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem-construída. 49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, e, quando as águas bateram contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” (NAA)
Aquele que ouve não pratica é o que para no processo da fé, ele vem, ouve mas não pratica, ele é impaciente e quewr tudo construido logo, ele não segue as regras da construção, não realiza o que foi ensinado, ele é imprudente, ele é rebelde e desobediente à palavra de Deus, ele segue seus próprios caminhos, ele é levado pelos falsos profetas e enganado pelos falsos mestres, ele é como uma ovelha que está prestes a ser morta pelo ceifador de almas.
Ele teve tudo que precisava para fazer o certo, ele foi, ouviu e entendeu o que devia ser realizado mas decide seguir seu próprio coração e suas próprias vontades.
Aquele porém que vem, ouve e pratica os ensinos de Jesus é o homem que permanece, é o homem que a casa se mantem de pé, que contrói em bases seguras, em fundamentos confiáveis, que não tem pressa de contruir logo, mas constrói com segurança com prudência, sabedoria e obediência.
É interessante que ambas as casas são constuídas, mas aquilo que não conseguimos enxergar na construção das casas(a fundação, o alicerce) é o que faz a casa ressitir à tempestade, é onde mais é gasto tempo, esforço e dinheiro, na fundação, no alicerce, é arduo, é difícil construir uma casa na rocha, assim como é difícil obedecer aos ensinos de Jesus, a dureza da humanidade se rebela contra as ordens de DEus, mas os que o obedecem constróem em alicerses seguros, pois ocntróem sob as palavras do próprio Deus que são eternas e não podem falhar, aqueles que seguem essas palavras atravessam as tempestades da vida, pois estão seguros na rocha, não são levados por qualquer vento de doutrina, não são enganados pelas inverdades do presente séculos, não são enredados pelos laços perniciosos das trevas, eles avançam para o prêmio final, a coroa prometida por Jesus, o Reino que Deus pai tem reservado para os que o amam.
Conclusão
Conclusão
Reconheça que Jesus é o Senhor da sua vida, Pratique os ensinametos que ele deixou nas sagradas escrituras, gaste tempo com a bíblia e com Deus e coloque em prática tudo o que ele ensinou.
Quer ser um bom pai um bom marido, pratique os ensinos da palavra de Deus, é fácil? não, é cavar para construir alicerces na rocha, mas se você praticar é impossível você não ser um bom pai ou um bom esposo, é impossível não ter um lar em harmonia se você for o provedor, protetor, pacificador e professor que a bíblia ensina o marido a ser. Amar sua esposa como Cristo amou a igreja a ponto de dar a vida por ela.
Quer ser uma boa esposa, pratique no seu lar os ensinos da palavra de Deus, se você se comportar como a bíblia diz que as mulheres devem se comportar, eu tenho certeza que seu marido não vai resistir ao amor de Jesus, ele verá esse amor em você, ele vai ficar no mínimo curioso pra saber o que aconteceu com a esposa dele que está tão carinhosa, generosa, amorosa, sorridente, ele terá prazer de ir para casa se encontrar com você.
Quer ser um bom filho, pratique os mandamentos de Jesus, honre seus pais, independentemente do erro deles, ame-os como Cristo amou o mundo, olhe para eles com misericórdia e compaixão.
Quer ser de fato Cristão, discípulo de Jesus, negue-se a sí mesmo e pratique os mandamentos do Mestre, coloque em prática na sua vida o que ele diz.
Logo após pregar o sermão do monte e ensinar isso jesus cura o servo do centurião de cafarnaum, um soldado Romano que para os judeus era tido como figura de Inimigo, o desejo do povo era a libertação desse império, mas Jesus deixou bem, claro que o reino dele não vem por vista, o reino dele é interno e espiritual, é um reino que transforma pessoas de dentro para fora, e não de fora para dentro.
