As consequências da união com Cristo
Colossenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 32 viewsNotes
Transcript
Texto: Cl 3
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
Introdução
Introdução
Portanto, após a compreensão dos dois extremos da Religiosidade tóxica (judaizantes) e da Libertinagem e incredulidade (gnosticismo)
Paulo agora trás as consequências do que acontece ou deveria acontecer uma vez que estamos Em Cristo (2Co 5.17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
3. Paulo passa da falsa religiosidade para as evidências de uma verdadeira conversão
Ilustração: No Novo Testamento, Paulo nos lembra que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos, nós também temos a promessa de uma nova vida em Sua presença. Imagine um artista restaurando uma obra danificada: cada pincelada cuidadosa traz de volta a beleza original. Assim, através da ressurreição de Cristo, somos refeito, e nossas vidas ganham nova cor e significado. A união com Ele é a oportunidade de reescrever nossas histórias.
1) Os efeitos da união com Cristo (Cl 3.1-4)
1) Os efeitos da união com Cristo (Cl 3.1-4)
Afeta as nossas motivações e buscas (Cl 3.1
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Afeta a nossa forma de pensar (Cl 3.2
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
2) Os resultados da união com Cristo (Cl 3.5-11)
2) Os resultados da união com Cristo (Cl 3.5-11)
Altera a nossa natureza (Cl 3.5
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
Altera a nossa forma de andar (Cl 3.7
Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Altera a nossa forma de falar (Cl 3.9
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
Altera a nossa forma de viver (Cl 3.10
e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
3) Os posicionamentos para cultivar a união com Cristo (Cl 3.12-17)
3) Os posicionamentos para cultivar a união com Cristo (Cl 3.12-17)
Perseverando e revestindo-se de virtudes (Cl 3.12
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Perseverando no perdão e suportando uns aos outros (Cl 3.13
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
Perseverando no amor (Cl 3.14
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Perseverando na palavra (Cl 3.16
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Perseverando e fazendo tudo no nome de Jesus (Cl 3.17
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
4) Os deveres práticos que a união com Cristo implica
4) Os deveres práticos que a união com Cristo implica
Para as esposas (Cl 3.18
Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
Para os Maridos (Cl 3.19
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
Para os filhos (Cl 3.20
Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
Para os servos (Cl 3.22
Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
Para todos (Cl 3.23-25
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
Conclusão
Conclusão
Os efeitos da união com Cristo
os resultados da união com Cristo
Os posicionamentos para cultivar a união com Cristo
Os deveres práticos de alguém verdadeiramente convertido
