Os fundamentos essenciais para a vida Cristã

Notes
Transcript
Estudo Bíblico - Os fundamentos essenciais para a vida Cristã
Texto: Cl 4
Colossians 4 ARA
Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu. Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer. Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará. Eu vo-lo envio com o expresso propósito de vos dar conhecimento da nossa situação e de alentar o vosso coração. Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre. Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o), e Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo. Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodiceia e pelos de Hierápolis. Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas. Saudai os irmãos de Laodiceia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa. E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodiceia, lede-a igualmente perante vós. Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires. A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco.

Introdução

Paulo conclui essa carta colocando um fundamento importante para a vida cristã
Depois de ter focado tão consistentemente no senhorio de Cristo e na nossa união com Cristo, não é por acaso que ele termina com este foco na oração.
A importância da oração como fundamento inabalável na vida cristã
Jesus falou sobre isso (Mt 6.9)

I) A importância da oração

A oração é a expressão mais importante da nova vida. Ela é o meio pelo qual podemos obter para nós e para outros a satisfação das necessidades, tanto físicas como espirituais. Também é a arma divinamente estabelecida para combater os sinistros ataques do diabo e seus anjos, o veículo pelo qual confessamos nossos pecados e o instrumento pelo qual as almas agradecidas expressam espontânea adoração ante o trono de Deus.
É uma expressão de confiança e intimidade com o Pai
É uma arma espiritual para lutar as batalhas (Ef 6.11
Ephesians 6:11 ARA
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

Alguns Textos sobre oração

At 1.14 Rm 12.12 Ef 6.18 1Ts 5.17
1 Thessalonians 5:17 ARA
Orai sem cessar.
Ephesians 6:18 ARA
com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
Romans 12:12 ARA
regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
Acts 1:14 ARA
Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

Características da oração (Cl 4.2)

Deve ser com perseverança
Deve ser com vigilância
Deve ser com gratidão
Colossians 4:2 ARA
Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

II) A importância da conduta sábia e da palavra agradável

Tratar com sabedoria os descrentes (Cl 4.5
Colossians 4:5 ARA
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
Aproveitar as oportunidades para pregar o evangelho (Cl 4.5
Colossians 4:5 ARA
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
Palavra temperada com sal (Cl 4.6
Colossians 4:6 ARA
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

Conclusão

Se você frequentemente se encontra em conflitos com membros da sua família, isso pode ser um sinal de que a comunicação e a oração precisam ser aprimoradas. Comece a reservar um tempo diariamente para orar por cada um deles, pedindo sabedoria e discernimento. Além disso, nas conversas, evite palavras ásperas e pratique a escuta atenta. Quando você se sentir tentado a reagir com raiva, pause e ore silenciosamente pedindo a orientação de Deus antes de responder.
Em momentos de estresse familiar, quando as tensões podem ficar altas, lembre-se da importância da oração em conjunto. Encoraje sua família a se reunir para um tempo de oração em que cada um expressa suas preocupações e gratidões. Depois de orar, incentive cada membro a ser intencional nas palavras que escolhem ao se confrontarem, praticando a gentileza e o respeito. Isso pode criar um ambiente acolhedor e promover uma cultura de amor e compreensão em casa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.