A mordomia do tempo

A Mordomia Cristã  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 730 views
Notes
Transcript

Introdução

A mordomia está em toda a Escritura. Vimos na semana passada sobre a mordomia no Antigo Testamento, vimos três mordomos citados no Antigo Testamento, o primeiro foi Adão, que foi um mordomo infiel, o segundo Eliézer o mordomo de Abraão e o terceiro José, o mordomo que foi fiel e temente ao Senhor.
A mordomia significa “administrar a casa do seu senhor”. Então, a mordomia cristã é a doutrina bíblica que reconhece Deus como o dono de todas as coisas, ou seja, tudo vem da parte do Senhor e nós como cristãos somos apenas mordomos, isto é, administramos os recursos que Deus têm nos dado.
A mordomia está presente na vida dos cristãos. Nesse momento será estudado sobre a mordomia do tempo, mas antes de começar é necessário responder a seguinte questão: “Como você tem administrado o seu tempo?”

Contexto

Paulo é o autor dessa carta (Ef 1.1). Ele a escreveu enquanto estava preso na cidade de Roma, essa carta é considerada a carta da prisão, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemon.
O propósito é ensinar aos irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo está doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã. Isso implica no comportamento de cada servo de Deus, ou seja, é essencial um cristão não viver apenas na teoria afirmando “sou cristão”, porém, é fundamental ter o comportamento cristão na vida prática.
No capítulo 5, o apóstolo Paulo exorta a igreja de Éfeso a viver de uma forma que agrada e glorifica ao Senhor. Isso implica em viver em santidade, abandonar as obras da trevas do pecado e viver na luz de Cristo.

Ideia Central

Os cristãos devem viver a vida cristã conforme a vontade de Deus, isso implica em administrar bem o tempo.

Transição

Veremos duas verdades sobre o mordomo.

Desenvolvimento

1ª O mordomo vive sabiamente (v. 15)

15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem;
O texto bíblico começa com uma ordem da parte de Deus que diz: “Tenham cuidado”, a palavra no original significa “perceber pela visão”, isso significa que o texto está ensinando que é necessário “ver conscientemente” ou “com cuidado” a forma com que está andando, isto é, como está vivendo na vida prática. Então, o apóstolo Paulo está exortando a igreja para que eles percebam como que está a vida deles no cotidiano.
A Almeida Revista e Atualizada traduz o texto da seguinte forma:
Efésios 5.15 ARA
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
Essa tradução deixa mais claro o sentido original “ver conscientemente”.
15 que não seja como insensatos, mas como sábios,
A exortação de Paulo é para que os cristãos de Éfeso vivam de forma sábia e não de forma insensata. Porque o insensato do ponto de vista bíblico, é chamado de “tolo” ou “insensato” por causa de sua incredulidade e como ele conduz a sua vida. Já o sábio é uma pessoa que tem conhecimento e sabe discernir as coisas, por isso vive de uma forma que agrada e glorifica a Deus.
Provérbios traz muitas comparações entre o sábio e o tolo. Mas veremos dois exemplos:
Provérbios 10.14 NVI
14 Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína.
Provérbios 14.16 NVI
16 O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.
É notório ver que o sábio é abençoado por Deus, porque a sabedoria dele vem do alto, ou seja, da parte do Senhor. Por isso, o apóstolo Paulo exorta a igreja para que eles vejam como está a conduta deles, a fim de serem sábios no seu modo de viver e não tolos.

2ª O mordomo entende que o tempo é curto (v. 16)

16 aproveitando ao máximo cada oportunidade,
Diante da exortação de Paulo a respeito de viver de forma sábia e não de uma forma insensata, ele mostra como viver de forma sábia: “aproveitar o tempo” ou “remir o tempo” como traduz a Almeida Revista e Atualizada.
O verbo “remir” significa “comprar de volta”, essa palavra era usada por mercadores e negociantes que desejavam melhorar os seus negócios. Nesse contexto o verbo “remir” quer dizer “usar eficientemente algo” isso se aplica ao que o apóstolo Paulo está ensinando para a igreja, que é usar o tempo de forma proveitosa.
A palavra “tempo” está ligada em aproveitar cada oportunidade. Diante disso, é fundamental o cristão entender que o tempo é precioso e passa de forma muito rápida.
Uma pessoa sábia tem a consciência de que o tempo é igual para todos, 60 minutos por hora e 24 horas por dia. Como estamos usando esses minutos e essas horas? Os cristãos precisam administrar o tempo de forma adequada e que glorifica ao Senhor.
Nos dias atuais o tempo tem sido disperdiçado para outras coisas, por exemplo, quanto tempo você passa lendo a Bíblia? E quanto tempo você passa usando o seu celular ou vendo televisão? Se nós formos sinceros, o celular tem sido mais usado que a Bíblia. Muitos passam horas vendo filmes, séries e deixado de tirar um tempo a sós com Deus e de estar em comunhão com a igreja.
O tempo é curto e a vida é passageira.
Tiago 4.14 NVI
14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
Como estamos lidando com o nosso tempo? Todas essas coisas são passageiras, celular, netiflix, facebook, instagram. Mas a vida com Deus permanecerá para sempre. A exortação da palavra de Deus é “busque remir o tempo”, seja um bom mordomo do seu tempo e não desperdice-o com coisas secundárias.
Infelizmente muitos cristãos tem deixado de focar os seus olhos na eternidade e focado demais nas coisas dessa terra.
Colossenses 3.1–4 NVI
1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
Não é deixar de usar esses recursos que são bons, você tirar um tempo para ver um filme ou uma série, isso não é o problema. Mas se não termos o cuidado essas coisas tomam conta da nossa vida e nos esquecemos daquilo que é essencial, que é Deus, família e a igreja. Quantas vezes essas coisas preciosas são negligenciadas.
Outro fator importante sobre o tempo é a pontualidade com os horários, muitos chegam pontualmente no seu trabalho, pois se chegar atrasado tem o risco de perder o emprego. Mas nos compromissos da igreja chegam atrasados. Isso é falta de administrar bem o tempo.
No livro de Eclesiastes 3 a Palavra de Deus diz:
Eclesiastes 3.1–8 NVI
1 Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: 2 Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, 3 tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, 4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, 6 tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, 7 tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, 8 tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Salomão está ensinando que o tempo é determinado e que existe um propósito para tudo nessa vida, porque Deus está no controle de todas as coisas, isso inclui o tempo em que o Criador determinou para todos os acontecimentos da vida do ser humano.
O tempo é igual para todos, o que é preciso fazer é “remir o tempo”, ou seja, administrar o tempo, para que as coisas essenciais não fiquem em segundo lugar em nossas vidas.
16 porque os dias são maus.
Mas por quê remir o tempo? Porque os dias são maus, isso significa que os dias são difíceis. Na época em que Paulo escreveu essa carta, era um tempo de perseguição, os cristãos viviam em perigo o tempo todo, eram presos. Nos dias atuais isso não mudou, é nítido ver guerras, nação contra nação, brigas políticas, assassinatos, perseguições, etc.
Os dias são maus e a tendência é piorar cada vez mais, pois Jesus está voltando e vários sinais têm acontecido. Por isso, seja um mordomo do seu tempo, não deixe de tirar um tempo de qualidade com Deus, com sua família e de aprender mais da palavra de Deus, porque essas coisas são essenciais e preciosas.

Conclusão

Para concluir, a mordomia cristã faz parte da vida dos cristãos e abrange todas as áreas da vida, incluindo a forma com que lidamos com o tempo. A palavra de Deus afirma que o mordomo precisa viver de forma sábia, isso implica em aproveitar bem o tempo, porque o tempo é curto e a vida passa rápido.
O tempo é algo precioso, desse modo, deve ser usado de forma proveitosa. Infelizmente as pessoas não têm usado o tempo de forma favorável, pois a maior parte do tempo são com coisas secundárias. Por isso, a palavra de Deus nos exorta a “remir o tempo”.
Diante de tudo o que você ouviu, o que você irá fazer com o seu tempo? Como você irá administrá-lo de hoje em diante? Quero te desafiar a colocar em prática a palavra de hoje que é “usar o tempo de forma adequada”.

Aplicação

Busque fazer uma análise das suas prioridades durante o dia, ou seja, o que mais tem dominado o seu tempo. Ao fazer isso, você poderá ajustar as suas prioridades, a fim de administrar melhor o seu tempo.
Coloque em primeiro lugar o seu tempo a sós com Deus, em segundo lugar o tempo com a sua família e em terceiro lugar a igreja.
Cuidado para que as coisas secundárias não domine a sua vida, ao ponto de você se esquecer das coisas que são primordiais.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.