A face oculta de Jesus (Parte 2)

A face oculta de Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Texto: Dt 29.29
Deuteronômio 29.29 ARA
As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Introdução

Ao longo das escrituras nós percebemos um fenônemo muito claro e pertinente: A revelação progressiva de Deus e do seu Plano de redenção para a humanidade
A idéia de uma face oculta de Cristo é para os que não entendem os mistérios de Deus
Ilustração: Imagine um quebra cabeça que ao longo das escrituras Deus vai deixando peças no caminho para que no final seja montado o plano de salvação em Cristo
3. Quando a revelação é manifestada no novo testamento, poucos entenderam porque esperavam um Cristo diferente porque montaram o quebra-cabeça errado.
4. A face de jesus permaneceu oculta para esses e até hoje permanece (fariseus, falsos crentes, falsos discípulos

Desenvolvimento

1- COMO JESUS SE MANIFESTOU

A) Como um servo sofredor e não como um Rei político Is 53.4-8
Isaías 53.4–8 ARA
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
B) Carregando um bacia, indo para a cruz (Jo 13.4-5
João 13.4–5 ARA
levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

2- PARA QUEM JESUS SE MANIFESTA

A) Aos seus discípulos (Mc 4.10-12
Marcos 4.10–12 ARA
Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
Isaías 6.9–10 ARA
Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.
B) Aos que se libertam da religiosidade cega (2Co 3.12-18
2Coríntios 3.12–18 ARA
Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia. Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Em Cristo somos livres do véu, ele foi rasgado
Em Cristo somos livres dos rituais (Hb 9)
Em cristo temos um nnovo e vivo caminho revelado (Hb 10.19-23
Hebreus 10.19–23 ARA
Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
C) Aos que são limpos de coração, porque verão à Deus (Mt 5.8
Mateus 5.8 ARA
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
O sermão da montanha recodifica os tratados de relações entre todos e para com todos

3- PORQUE JESUS SE MANIFESTA?

A) Para vivermos por meio Dele (1Jo 4.9
1João 4.9 ARA
Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
Cristo em nós a esperança da Glória
Pergunta-reflexão: O quanto de Cristo nós carregamos nas nossas acões, o quando de Cristo é revelado por meio de nossa vida?
B) Para desturir as obras do diabo (1Jo 3.8
1João 3.8 ARA
Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
C) Para nos salvar (Tt 2.11
Tito 2.11 ARA
Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
Salvar do quê? de Quem?
As duas notícias do evangelho

Conclusão

Cristo pode ocultar-se de quem cria expectativas erradas sobre ele
Cristo pode ocultar-se de quem tenta domesticar ele
Mas Cristo se revela a todos aqueles que o reconhecem como Senhor e Salvador
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.