1Pedro 5.1-5

Exposições em 1Pedro  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Texto: 1Pedro 5.1-5
Título: “TODOS SOB A AUTORIDADE DO SUPREMO PASTOR”

-----------------:

Introdução
A liderança tem seus desafios. Tanto quanto ser liderado.
No nosso texto de hoje Pedro inicia suas palavras, dirigindo-se aos presbíteros (líderes), no seguinte contexto. Se recordarmos o que ele comunica nos versículos anteriores (v.12-19) perceberemos que uma exortação/consolo (“Rogo, pois”, v.1a) cabe muito bem.
Pois os irmãos ali haviam sido alertados que deveriam ficar firmes, mesmo quando fossem lançados num fogo ardente, que seria destinado para prova-los. Sendo levados a refletir: “o Deus criador tem cuidados de nós, mesmo em meio ao sofrimento”.
Partimos daí para as responsabilidades que cada membro, os “amados” para quem as palavras do apóstolo são dirigidas, e encontramos dois grupos. Os líderes e os liderados. Os pastores/presbíteros e as ovelhas.
Pedro, que fala com propriedade, não somente por conhecer, mas por ser um “presbítero como eles”, refresca a memória dos líderes locais (na Ásia Menor), de como deveriam cuidar do povo do Senhor. Mesmo em meio a tribulação (que nos testa mesmo), eles deveriam continuar com o trabalho impecável.
Mas as palavras de Pedro, são direcionadas somente aos presbíteros? Não! Daí surge o segundo grupo: os liderados/as ovelhas.
As vezes os liderados, no caso as ovelhas, apenas cobram os presbíteros (pastores). Em alguns casos, na maioria deles, com razão. Pois tem si tornado comum ouvir testemunhos de experiências com pastores que abusam da autoridade. São líderes que não espelham em sua vida o testemunho do Supremo Pastor.
Estes esquecem-se que estão sob a autoridade do único Supremo Pastor, e falta-lhes humildade para colocarem-se no lugar de “cuidadores de ovelhas”, ovelhas estas que não lhe pertencem.
Por outro lado, falta humildade na vida de algumas ovelhas, tanto quanto na vida de pastores (como já citei).
Eu suspeito que, ambos esquecem que:
PROPOSIÇÃO:
TODOS ESTÃO SOB A AUTORIDADE DO SUPREMO PASTOR. Não esqueçam: TODOS ESTÃO SOB A AUTORIDADE DO SUPREMO PASTOR (2x).
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
Portanto, para os que estão sob a autoridade do Supremo Pastor, trago hoje pontos que se dividem em conselhos para dois grupos e uma lembrança para ambos. O primeiro ponto contempla o primeiro grupo, onde contém:
1ª CONSELHOS PARA OS LÍDERES, OU ASPIRANTES A LIDERANÇA:
Pedro exorta os pastores ali, relembrando premissas importantes para que eles tenham exito no ministério pastoral. E quando falo exito, não me refiro a côngrua que o presbítero receberá, em vida ou na eternidade. Mas, falo do resultado que seu trabalha produzirá na vida da ovelha. Para isso então, seguem os conselhos:
a) “Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados” (v.2a, NVI). Não esqueçam que o rebanho não lhes pertence. Os pastores são apenas cuidadores de ovelhas.
b) “Olhem por eles, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer” (v.2b, NVI). Lembrem-se de cuidar das ovelhas buscando agradar ao Senhor, não a si mesmos. Por isso devem fazê-lo de “livre vontade, como Deus quer”, não como vocês querem. Como afirmou Nosso Senhor Jesus Cristo em Mt 20.26-27:
Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;
c) “Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir” (v.2c, NVI). Não pastoreiem visando o que receberão no presente ou na eternidade (“a imperecível coroa de glória”), mas com o intuito de servir. Não esqueçam que fazem parte de um organismo que funciona assim: “vocês cuidam e são cuidados”.
d) “Não ajam como dominadores do que lhe foram confiados, mas como exemplos para o rebanho” (v.3, NVI). O que nos leva a olhar para trás, para os conselhos anteriores, lembrando que: “o rebanho é de Deus”, “o coração de vocês deve estar nisso/devem ter prazer em servir segundo a vontade do Senhor” e “não sirvam visando receber algo em troca/barganha”.
Servir as ovelhas do Senhor não é tão simples como parece para alguns, nem deve ser tão penoso como alguns fazem parecer.
Passemos ao segundo ponto, que contempla o segundo grupo, onde contém:
--------------
2ª CONSELHOS PARA OS LIDERADOS, QUE NÃO PODEM EXIMIR-SE DE RESPONSABILIDADE:
"… como exemplos para o rebanho” (v.3b, NVI).
Você que é pastoreado, liderado por um presbítero/oficial da Igreja, possui autoridade em alguma esfera. Talvez em casa (se você for esposo e/ou pai, espero que sim), no trabalho, escola etc.) Em algum lugar. Até mesmo quando você vai à um ambiente onde algum prestará serviço para você, ex.: ao comprar num supermercado, sendo servido pelo repositor, ou caixa naquele local.
Deste modo, os conselhos apontados para os presbíteros/pastores/líderes se aplicam a você nestas esferas, portanto, aí você tem uma vivência de autoridade sobre outrem. Se eles devem agir como exemplos para o rebanho, seguindo tais conselhos, eles se aplicam a você.
Por isso, seja humilde e aprenda com os presbíteros a liderar. Você não pode apenas cobrar na esfera da Igreja, e esquecer-se de ser fiel ao Senhor onde Ele colocou você. Portanto, aplicando os conselhos aos líderes à você: a) cuide do que o Senhor lhe cofiou; b) tenha um coração de servo; c) não seja ganancioso; d) não aja como dominador e seja um exemplo para os seus liderados na esfera a qual se encontra.
Passemos então ao terceiro e último ponto, que contempla tanto líderes como liderados, e que consiste numa:
--------------
3ª LEMBRANÇA PARA AMBOS:
Pedro nos apresenta o Supremo Pastor no v.4, como aqu’Ele que se manifestará e recompensará seus servos pelo devido serviço. O Senhor fará isso!
E no texto Pedro se refere a imperecível (NVI) coroa de glória. Significa portanto que labutar em favor da edificação das ovelhas do Senhor, terá como recompensa uma joia de tamanho valor que será totalmente diferente das joias de hoje, que a ferrugem consome (Mt 6.20).
Essa recompensa espera aqueles que servem o Senhor. O próprio Pedro tinha essa expectativa, quando afirma ser “co-participante da glória que há de ser revelada” (v.1c).
Mas a recompensa eterna não é somente para os que são líderes. A coroa da vida, será recebida por todos os que suportarem as tribulações e forem fieis ao Senhor, como afirma Tiago 1.12 e João em Apocalipse 2.10.
Por isso essa lembrança é para ambos. Pedro conclui essa perícope com o v.5, dirigindo essa palavra aos liderados, que ele chama de jovens, o que no texto é o oposto à presbíteros (os “velhos” no v.5). Mas dirigi a ordem que todos devem seguir: a humildade.
Seguindo as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo (em Mt 20.26-27), os que lideram devem compreender sobre liderança e submissão (pois estes são submissos ao Supremo Pastor), e os liderados (na Igreja) devem compreender sobre submissão e liderança.
Ambos “cingidos com humildade”. Porque? Porque o Supremo Pastor “resiste ao soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” (Pv 3.34).
----------------------
CONCLUSÃO:
Pedro havia falado sobre um “fogo ardente que surgiria no meio deles, destinado à prova-los”. Como viria este fogo? Uma contenda entre eles? Talvez. O que os presbíteros deveriam fazer? O que as ovelhas/liderados deveriam fazer?
O que nenhum deles poderia esquecer? Há um Supremo Pastor sobre todos. Zelando por todos os seus eleitos. Sejam líderes ou liderados. Presbíteros ou ovelhas. E estes devem espelhar o testemunho do Supremo Pastor, como está escrito no Evangelho segundo João:
“O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” João 10.11b.
Ele declarou tais palavras e fez isto, assim como declarou e fez o que está registrado em Mt 20.27-28:
e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Para ajudá-los a refletir mais, trago algumas perguntas:
----------------------
Líderes, alguns dos conselhos lhes cabe?
Liderados, alguns dos conselhos lhes cabe?
Amados, falta-nos humildade?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.