As Marcas da Igreja Primitiva
A característica mais notável da vida dos cristãos primitivos era a consciência de seu chamamento e separação como povo de Deus. Na concepção daqueles cristãos, a Igreja era uma instituição divina, e não humana. Havia sido fundada e era controlada por Deus e não por homens. Aquela igreja não confiava nos aparatos e mecanismos humanos. O Espírito Santo estava presente na vida diária dos cristãos, e seus frutos eram todas as virtudes cristãs. Como um dos resultados dessa convicção, a vida dos cristãos possuía um caráter peculiarmente fervoroso ou inspirativo. Não vivenciavam as experiências diárias de homens comuns, mas de homens e mulheres que, por intermédio da oração, iam além de si mesmos e realizavam obras que sem a oração e comunhão do Espírito Santo, jamais poderiam realizar. Que sejamos essa igreja. Uma igreja que anda segundo o Espírito, praticando as obras do Espírito e não conforme as tradições dos homens e os rudimentos do mundo, mas segundo Cristo, uma igreja que persevera unânime em oração até a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém!
