ATOS 3.1-10: VIDA TRANSFORMADA, UMA PORTA ABERTA PARA O EVANGELHO

Atos dos Apóstolos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 145 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

INTRODUÇÃO

No trecho anterior, observamos a forma exemplar como a Igreja Primitiva vivia (At 2.42-47). Entre outras coisas, percebemos que “muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” (At 2.43). Hoje, veremos o primeiro milagre realizado pelos apóstolos, mencionado neste capítulo: a cura de um coxo de nascença junto à Porta Formosa.
O texto lido traz uma grande verdade a qual quero compartilhar com vocês: Jesus opera milagres e traz VIDA ao mundo por meio de sua Igreja, e isso se torna uma porta aberta para a pregação do Evangelho.
Para explorar essa verdade central, proponho o acróstico VIDA, conectando-o ao tema de hoje:
“Vida Transformada, Porta Aberta para o Evangelho”.
V: os apóstolos colocaram sua Visão no Necessitado;
I: observamos aqui a Intervenção Divina;
D: o homem curado se tornou uma Declaração do Poder de Deus a todos;
A: o milagre realizado gera Atração ao Reino.
Através deste milagre, vemos que a vida do aleijado foi radicalmente transformada. Muitas pessoas que o conheciam ficaram espantadas, e Pedro aproveita a oportunidade para pregar o Evangelho (At 3.11-26). Como resultado, muitos creram, e a Igreja, que já contava com cerca de três mil membros (At 2.41), cresceu para aproximadamente cinco mil (At 4.4).

V - VISÃO NO NECESSITADO (1-4)

Neste ponto, veremos que Pedro e João olham além do exterior e enxergam a verdadeira necessidade do homem à porta. Este primeiro passo nos lembra que a Igreja deve ter "visão" para perceber e atender as necessidades ao seu redor, vendo além das aparências e se conectando com o sofrimento humano.
No primeiro versículo, observamos 03 características em Pedro e João:

a) Primeira característica: Pedro e João andavam juntos (1)

Atos dos Apóstolos 3.1 (RC95)
Pedro e João subiam juntos ao templo […]
Em muitas ocasiões, como nesta, Pedro e João estavam juntos. Vejamos:
Durante o ministério de Jesus, Pedro e João pertenciam ao grupo mais íntimo d’Ele;
Eles estavam no Monte da Transfiguração com Jesus (Mt 17.1);
Eles prepararam a páscoa para Jesus (Lc 22.8);
Eles estiveram com Jesus no Getsêmani, em sua agonia (Mc 14.33);
Eles foram comissionados para conduzir o crescimento da Igreja em Samaria (At 8.14);
Paulo os considera pilares da Igreja (Gl 2.9).
Aplicação: Escolha melhor suas amizades!
Na sua vida cotidiana, há muitas pessoas que se associam a você. É essencial escolher pessoas que tenham a mesma fé e propósito que você. Se você andar com quem tem propósito cristão, será levado para mais perto de Deus. Mas, se escolher más companhias, certamente elas destruirão a sua fé.

b) Segunda característica: Pedro e João se dedicavam à oração (1)

Atos dos Apóstolos 3.1 (RC95)
Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração […]
Pedro e João eram grandes parceiros, inclusive de oração. Aliás, a perseverança em oração era uma característica dos primeiros cristãos: [1] eles buscaram em oração a promessa do Pai (At 1.14); [2] quando Pedro e João foram ameaçados pelo Sinédrio, os cristãos oraram para que eles tivessem intrepidez para anunciar o Evangelho (At 4.31); e [3] Os apóstolos se negaram a fazer outra coisa que não dedicar á oração e à Palavra (At 6.4).
Aplicação
A Igreja, se quiser poder, precisa se dedicar à oração
Um dos grandes problemas da Igreja hodierna é a falta de poder. Isso se dá porque não oramos como devíamos. Vamos ao culto, ouvimos as canções, fazemos orações conjuntas e escutamos a Palavra, mas não cultivamos uma vida de oração particular.
Qual é a sua dificuldade de orar?
Às vezes a nossa dificuldade está na agitação do dia-a-dia. Temos tantas tarefas, tantos compromissos que não gostamos de parar. Parece que parar é perder tempo.
Contudo, você nunca perderá seu tempo orando a Deus. Há coisas que só são resolvidas em oração. Às vezes, orar pode significar agilização na vida ordinária. Muitas coisas no seu dia-a-dia pode ser evitada se, no decorrer da manhã, você pedir que o Senhor conduza bem a sua vida.
O que fazer para orar melhor?
Uma das coisas a se fazer é reservar um local apropriado em sua casa, longe de toda a distração. Afinal, nós nos distraímos facilmente.
Além disso, creio que um fundo musical bem calmo pode te ajudar a concentrar também. Há vários deles no YouTube.
Como vencer o desânimo?
Grande parte da dificuldade de orar está no desânimo. Por isso, tente encontrar esperança nas promessas do Senhor. Você não está falando sozinho, Deus te ouve e atende orações.
Como se lembrar de tudo quanto precisa para orar?
Outra ajuda importante será ter um caderno de orações. Parece coisa de criança do primário, mas não. Anotar as pessoas pelas quais deve orar, bem como suas necessidades ajudará você organizar a sua mente. Além disso, este caderno servirá para você anotar as bênçãos que você ou outra pessoa receberam por meio da oração.

c) Terceira característica:Pedro e João mantinham hábitos saudáveis (1)

Atos dos Apóstolos 3.1 (RC95)
Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
Pedro e João andavam juntos e se dedicavam à oração, no entanto, eles oravam em momentos específicos, o que não invalida o que o apóstolo Paulo ensinou sobre orar sem cessar (1Ts 5.17). Acontece que, embora orassem sempre, eles tiravam um período específico de oração.
Preciso dizer que isso não era apenas eles que faziam, mas todos os judeus devotos oravam pela manhã, à tarde e ao fim do dia. Acredita-se que os judeus oravam às 09 horas, às 15 horas e às 18 horas. Nos dois primeiros horários eram quando acontecia os sacrifícios da manhã e da tarde. Como o dia judaico começa às 06 horas, a hora nona representa o equivalente às 15 horas do nosso relógio.
Aplicação
Qual a importância de ter horário fixo para orar?
Parece que quando Deus nos criou, Ele o fez para que fôssemos metódicos. O que estou dizendo é que precisamos de métodos para termos um melhor rendimento. Se não tirarmos um tempo específico para a oração não vamos orar nunca.
Que horas devo orar e quanto tempo devo tirar para este fim?
Essa resposta é pessoal e vai funcionar de maneira diferente para cada pessoa.
O horário de cada um é diferente. Há pessoas que acordam às 05 da manhã, outros às 10 horas. Assim, cada um terá um horário diferente.
Se o horário é subjetivo, o tempo também o é. Se eu dissesse: “ore por uma hora todos os dias”, talvez você não consiga porque ainda não ora nem dez minutos. Mas e se você que ora dez minutos começasse com 15 minutos pela manhã e 10 minutos pela noite?
Assim, tire o seu tempo e faça o seu horário, mas faça! Contudo, depois de algum tempo, tente aumentar o seu tempo em oração.
Após observarmos 03 características em Pedro em João, o versículo 2 nos apresentará 02 fatos importantes sobre o mendigo aleijado:

d) Primeiro fato: Há 40 anos sem milagre (2)

Atos dos Apóstolos 3.2 (RC95)
E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
Em At 4.22, lemos que o aleijado tinha “mais de quarenta anos”, e em At 3.2, lemos que o aleijado estava todos os dias ali, ou seja, ele estava ali por 40 anos. Neste tempo, quantas vezes Pedro ou João passaram por ele e não fizeram o milagre? Digo mais: Talvez Jesus já tivesse passado por ele e não tinha realizado o milagre!
Aplicação
Quando observamos muitas pessoas recebendo seu milagre, causa-nos uma sensação de que Deus não nos ama
Como eu posso crer que Deus me ama se Ele não atende às minhas necessidades?
Em primeiro lugar, a maior necessidade do ser humano é salvação e Deus tem pressa em salvar a todos.
2Pedro 3.9 RC95
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Não sabemos o que é melhor para nós, talvez o milagre nos afastará da vontade de Deus.
Provérbios 14.12 RC95
Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Há tempo para tudo, talvez o momento para o seu milagre não seja agora
Eclesiastes 3.1 RC95
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
Será que Deus não se esqueceu de mim?
A Bíblia afirma:
Isaías 49.15 RC95
Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.

e) Segundo fato: O coxo sabia se posicionar (2)

Atos dos Apóstolos 3.2 (RC95)
E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
Uma coisa é certa: pedintes sabem se posicionar em lugares estratégicos. Este mendigo aleijado era trazido todos os dias e colocado à Porta Formosa. A questão é: que porta é essa?
A localização desta porta é incerta, mas o seu nome revela ser uma porta bela, a qual estudiosos a tem identificado como “Portão de Nicanor” (nome dado por seu doador, um judeu alexandrino).
Flávio Josefo, historiador judeu, em seu livro “Guerra dos Judeus contra os Romanos”, informa que as portas do templo eram cobertas de ouro e prata, com exceção de uma que era coberta de “um cobre de Corinto, mais precioso que o ouro e a prata”.
O portão de Nicanor dava acesso tanto ao pátio dos gentios, quanto ao pátio das mulheres e tinha acesso pelo pórtico de Salomão.
Aplicação
Por que ainda não fui abençoado?
Para receber o milagre, o paralítico ficou no lugar certo. Hoje, há muitas pessoas que querem ser abençoadas, mas não estão no lugar certo. Querem receber a bênção, mas faltam cultos. Querem o milagre, mas não frequentam as reuniões de oração.
Os versículos 3 e 4 nos apresentam mais 02 características de Pedro e João:

g) Terceira característica: Prontidão espiritual (3)

Atos dos Apóstolos 3.3 ARA
Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.
Pedro e João jamais poderiam saber que haveria uma oportunidade para manifestar o poder de Jesus e de seu Reino. À porta principal havia um coxo de nascença e foi a oportunidade esperada para a manifestação do poder de Deus. Se os apóstolos não fossem cheios do Espírito Santo, aquele homem provavelmente morreria coxo, o evangelho não seria pregado aos curiosos e à Igreja não seriam acrescentadas novas vidas.
Aplicação: É preciso estar preparado para as oportunidades que aparecerão
Como posso estar preparado para as oportunidades que aparecerem?
Seja cheio do Espírito Santo. Prepare um tempo a sós com Deus. Tire um tempo para orar pela manhã e à noite. Leia e medite na Palavra de Deus. Tenha hábito de fazer devocionais e pratique jejuns.
E se eu não estiver preparado?
Se você não estiver preparado para momentos assim, você envergonhará o nome de Cristo.

h) Quarta característica: Empatia (4)

Atos dos Apóstolos 3.4 (RC95)
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
Chegamos ao ponto mais importante neste primeiro bloco. Pedro e João fizeram diferente da multidão. As pessoas quando passam por mendigos, ainda que os ajudem, apenas passam e não param. Ao invés disso, Pedro e João pararam, fixaram o olhar nele e lhe disse: “Olha para nós”.
Aplicação: Não basta ajudar, é necessário enxergar o próximo como alguém.
A maior necessidade do mendigo não era o dinheiro, embora seja isso que ele procurasse. Sua maior necessidade tampouco era uma perna nova. O que ele mais precisava era ser reconhecido como gente.
Todos os dias nos deparamos com pessoas necessitadas. O desafio não apenas ajudar alguém, o desafio é vê-la como um igual. Todos nós temos necessidades: uns precisam de dinheiro, outros um abraço, alguns querem ser ouvidos, alguns possuem deficiência física. Mas uma necessidade que todos temos é de sermos reconhecidos com dignidade.
O que fazer diante das necessidades das pessoas?
Pare e dê atenção aos necessitados. Talvez um pedinte está precisando também de um abraço ou aperto de mão. Sei que nosso tempo é corrido, mas dê atenção e dignidade às pessoas e assim vocês estarão agradando ao Deus que os criou.
O que estamos dizendo neste sermão é que Jesus opera milagres e traz VIDA ao mundo por meio de sua Igreja, e isso se torna uma porta aberta para a pregação do Evangelho. Vimos o que Pedro e João fizeram: eles olharam para o mendigo. A seguir, veremos a Intervenção Divina.

I - INTERVENÇÃO DIVINA (5-7)

Nos versículos cinco a sete, o foco está na ação direta de Deus por meio de sua Igreja. A intervenção acontece no nome de Jesus, demonstrando que o poder não é dos homens, mas de Deus. Ele escolhe usar Pedro e João para fazer um milagre, assim como quer usar cada um de nós.
Vamos analisar 03 pontos importantes neste trecho:

a) A falta de fé do aleijado (5)

Atos dos Apóstolos 3.5 (RC95)
E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
Em primeiro lugar, gostaria de enfatizar a falta de fé do aleijado.
As palavras de Pedro “olhe para nós !” ao mendigo causou-lhe uma grande expectativa. Ninguém falava com o mendigo. Por certo ele pensou: hoje minha sorte vai mudar.
Veja, contudo, que o mendigo esperava “receber alguma coisa”, mas não esperava ser curado.
A forma como as curas acontecem na Bíblia nem sempre são iguais:
Às vezes, Deus cura por meio da fé do doente:
Atos dos Apóstolos 14.9–10 RC95
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
Às vezes, Deus cura independentemente da fé do doente, como aqui, e isso é fruto da soberania de Deus.
Aplicação: Deus é soberano e pode fazer o que quiser da forma que quiser e quando quiser
Por que Deus cura alguém que não tem fé?
Deus é soberano. Isso significa que Ele faz o que quer, da forma que quer e quando Ele quer. Deus não é como uma receita de bolo. Para se fazer um bolo você deve seguir um passo a passo, sob o risco de dar errado. Deus não é assim, Ele não erra. Sua forma de agir é soberana e certeira.
Ao curar um homem que não possuía fé, Deus demonstrou todo o seu poder e soberania. Este primeiro milagre feito por meio dos apóstolos abriu a porta para a pregação do evangelho, como também para a perseguição da igreja. Assim a Igreja cresceu e o nome do Senhor foi glorificado.
Romanos 11.36 RC95
Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!
Tenho fé, estou pedindo algo ao Senhor, mas Ele ainda não me deu. O que fazer?
Como vimos, Deus é soberano em suas decisões. Pode ser que o que você está pedindo Ele nunca vá te dar. O que você deve fazer é o seguinte:
Verifique se o que você está pedindo não é contrário à sua Palavra. Analise o seu pedido pela Bíblia Sagrada. Se o seu pedido não se conforma à vontade de Deus, de forma alguma, o Senhor o concederá. Caso perceba que o seu pedido é contrário à Palavra de Deus, abandone imediatamente o seu pedido.
Continue orando. A Bíblia nos ensina sobre a perseverança em oração. Persevere em oração, mas não fique triste se você não tiver respostas. Persevere, mas confie no Senhor.

b) O que Pedro não tinha versus O que ele tinha (6)

Atos dos Apóstolos 3.6 (RC95)
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
Conforme fica claro no texto, Pedro não era um homem de riquezas. Ele havia abandonado o ramo da pesca de peixes para se tornar um pescador de homens (Lc 5.10). Ao contrário das grandes lideranças de hoje, Pedro não tinha prata nem ouro, mas tinha o poder de Deus em sua vida. Como embaixador de Cristo não podia dar riquezas ao homem, mas podia lhe garantir o que o dinheiro não podia fazer: dar-lhe saúde.
Conta-se uma história que Tomás de Aquino foi visitar o papa Inocêncio IV certo dia e, chegando lá de surpresa, Aquino encontrou com o papa enquanto este contava uma enorme quantidade de dinheiro da igreja católica. Ao vê-lo, o papa disse: “Irmão, como você pode perceber, não posso dizer mais como Pedro disse ao paralítico: Não tenho ouro nem prata”. Aquino, então, lhe respondeu: “Isso é verdade, mas também o senhor não pode mais dizer ao paralítico: Levanta e anda!”.
Aplicação: busque os dons espirituais
A narrativa de Lucas deixa claro que Pedro possuía o dom de curas. Ele dá uma ordem e o paralítico levanta instantaneamente.
Os dons espirituais auxiliam na manifestação do Reino de Deus na terra.
Por onde começar?
Se você não é batizado no Espírito Santo, comece buscando-o. O batismo no Espírito Santo é a porta de entrada para o recebimento dos dons espirituais.
Já sou batizado no Espírito Santo, e agora?
Paulo nos ensina a buscar os dons espirituais, especialmente o que ele chama de “os melhores dons” (1Co 12.31). Busque-os. Tire um tempo durante a sua oração diária para falar com Deus sobre esses dons. Diga ao Senhor que necessita deles para fazer a sua obra. Enfatize isso! Você os quer para proclamar o nome do Senhor.
E quais são os melhores dons?
Embora todos os dons sejam importantes, Paulo enfatiza que os dons que edificam a Igreja são melhores. As línguas edificam a si mesmo, mas a profecia edifica a Igreja. Deste modo, dons que beneficiam o próximo sempre são considerados melhores. Procure os dons de cura também, pois vai auxiliar as pessoas em suas necessidades, aumentar a fé daqueles que verão e, por fim, glorificar o nome de Cristo.

c) A glória de Cristo na cura do aleijado (6-7)

Atos dos Apóstolos 3.6–7 (RC95)
[…] Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram
Outro ponto relevante nestes versículos está no fato de Pedro atribuir o milagre a Cristo. Ele não dá uma ordem no seu nome, mesmo tendo o dom de cura.
Assim, Pedro revela que o poder está em Cristo e que, diante do seu nome, não há enfermidade que possa permanecer de pé.
Aplicação: Em tudo glorifique a Cristo
Como vencer a tentação de glorificar a si mesmo?
Uma das maiores tentações que sofremos é glorificar a nós mesmos. Isso acontece quando acreditamos que pregamos ou cantamos bem ou quando Deus nos usa de algum modo. Nesses momentos, o nosso ego costuma ficar inchado.
Para vencer esta tentação, faça o seguinte:
Comece reconhecendo que tudo o que você faz de bom na sua comunidade de fé é fruto da graça divina. Se você prega bem, você o faz porque Deus lhe deu esse dom. Se você canta bem é porque Deus lhe deu uma voz afinada. Se você é um bom professor de EBD é porque Deus lhe capacitou com inteligência e organização de pensamentos para desempenhar tal função. Se nós olharmos bem, veremos que tudo vem de Deus. Atribua glória a Ele.
Observe qualidades nos outros irmãos da igreja. Provavelmente você está olhando muito para si mesmo, mas se observar bem seus irmãos, verá que eles tem tantas ou mais qualidades que você e, às vezes, até melhores.

D - DECLARAÇÃO DO PODER DE DEUS (8)

O homem tornou-se uma “declaração viva” do poder de Deus. A Igreja, ao testemunhar, declara a grandeza de Deus e revela seu poder transformador. Essa declaração é uma abertura para que outros conheçam e se rendam ao Evangelho.
Quero te apresentar, neste versículo, 02 atitudes deste ex coxo:

a) Primeira atitude do ex coxo: priorizou o louvor a Deus

Atos dos Apóstolos 3.8 (RC95)
E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo […]
O milagre realizado na vida do paralítico que mendigava foi incrível e transformador, de tal forma que a vida daquele homem nunca mais foi a mesma. Vemos isso, pois, além de sair de sua situação de miséria e poder trabalhar para sustento próprio, o homem agora podia entrar no templo e cumprir com seus deveres religiosos.
Embora não haja proibição veterotestamentária quanto à entrada de aleijados no templo, é possível que a tradição judaica a tenha criado. Pelo menos, é o que o texto parece sugerir. Afinal, o homem não correu para contar aos familiares e amigos em primeiro lugar, mas foi direto para o templo, onde nunca antes podia ter entrado.
Aplicação: Desfaça-se dos seus pecados e entre na presença de Deus
A exemplo do coxo, nossa deficiência pecaminosa nos afasta de Deus. Por isso, quero encorajá-lo a abandonar o pecado que te distancia de Deus.
Como me afastar dos meus pecados?
Seja cheio do Espírito Santo. Ande no Espírito Santo. Veja o que Paulo disse:
Gálatas 5.16 RC95
Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
Andar no Espírito, significa viver de acordo com a orientação e o poder do Espírito Santo. Se andarmos no Espírito, abandonaremos o vício da carne.
Portanto, cultive coisas espirituais como o amor ao próximo, uma vida piedosa, meditação na Palavra de Deus, jejuns e oração.

b) Segunda atitude do ex coxo: rendeu glória a Deus

Atos dos Apóstolos 3.8 (RC95)
[…] e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
A alegria deste homem era tanta que ele entrou no templo andando, saltando e glorificando a Deus.
Aplicação: Que os nossos atos levem a glória de Deus aos outros
Quando este homem foi curado, a primeira coisa que fez foi louvar a Deus. Que os nossos atos glorifiquem a Deus em tudo quanto fizermos. Suas atitudes glorificam a Deus?
Como eu posso glorificar a Deus com minhas atitudes?
Em casa. Trate bem o seu cônjuge. Seja cordial com os seus filhos. Evitem gritarias que trazem escândalos para os seus vizinhos.
No trabalho. Seja pontual. Trabalhe para o seu patrão como se fosse para você mesmo. Seja honesto em tudo: tempo também é dinheiro.
Na escola. Afaste-se das más companhias e dos palavreados mundanos. Vista-se com decência. Rejeite as propostas de sexo e drogas.
Na igreja. Entregue-se em adoração a Deus, não com fingimento ou hipocrisia. Observe os seus erros e corrija-os. Não aponte dedos para os seus irmãos.

A - ATRAÇÃO AO REINO (9-10)

O milagre não apenas transforma o homem, mas também atrai as pessoas ao redor. Esse ponto mostra o impacto coletivo do testemunho, onde a ação de Deus em um indivíduo atrai outros, abrindo espaço para que o Reino de Deus seja expandido.

a) Uma porta se abriu para a pregação do Evangelho

Atos dos Apóstolos 3.9–10 RC95
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
Ao ver aquele homem, uma multidão ficou espantada, afinal todos o conheciam - aquele homem estava ali todos os dias e ele já tinha mais de 40 anos.
O assombro da multidão, como se verá em outra oportunidade, abriu caminho para que Pedro pregasse o evangelho e o a Igreja Primitiva chegasse ao impressionante número de cinco mil vidas que se renderam a Cristo em tão pouco tempo.
Aplicação: Milagres testemunham o poder de Deus
Milagres servem de confirmação da presença de Deus. Muito se fala sobre sentir a presença de Deus em um culto, mas quando o milagre é realizado, as pessoas ficam assombradas e ficam tendo a certeza de que Deus está naquele lugar.
Por que não temos visto milagres?
Porque não estamos envolvidos com missões;
Porque temos sido muito religiosos e pouco cristãos;
Aplicação: Testemunhos falam mais que palavras
A Igreja precisa ser um livro aberto, o qual as pessoas queiram ler. Afinal, não canso de dizer: “o mundo não lerá a bíblia, mas lerá a nossa vida”.
Como posso testemunhar de Cristo?
Compre e pague;
Respeite o seu próximo, quer na rua, quer no trabalho, quer em casa;
Tome prejuízo, mas não defraude ninguém;
Seja diferente, positivamente. Faça coisas que ninguém faz, como: jogar um papel de bala no lixo ou guardar o carrinho de compra do supermercado. Coisas pequenas assim fazem a diferença, as pessoas observam e vê que há algo diferente no viver daquele que serve a Deus.

CONCLUSÃO

Jesus transforma as vidas das pessoas. Seu principal objetivo é a salvação, por isso, cada passo seu caminhará em direção a este fim. O milagre à porta formosa foi bom para a vida daquele homem, pois tornou-lhe independente. Foi bom para a multidão que presenciou porque pôde ver Deus agindo por meio dos apóstolos e puderam conhecer verdadeiramente a Jesus. E é bom para nós porque nos leva a refletir sobre nossas vidas, se somos parecidos com os apóstolos que olharam para a necessidade do próximo e fizeram o bem, se estamos cheios do Espírito Santo e podemos ser instrumentos de bênção na vida de alguém e, por fim, se o nosso testemunho tem falado ao mundo para a glória de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.