ORE PELA EFICÁCIA DA COMUNHÃO DA FÉ

A RECONCILIAÇÃO PELO EVANGELHO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views

O sermão destaca a importância da eficácia da comunhão da fé entre os crentes, ilustrando através de uma história fictícia onde o pai de uma jovem assassinada enfrenta a difícil realidade de perdoar o assassino, que se converte em Cristo e deseja reconciliar-se. A carta de Paulo a Filemom é utilizada como base, enfatizando que a verdadeira comunhão vai além de simples encontros; ela requer perdão, acolhimento e amor. Paulo ora para que a comunhão da fé de Filemom se torne eficaz, pedindo que ele receba Onésimo, o ex-escravo, com bondade e confiança. O sermão conclui que, embora tornar a comunhão eficaz, especialmente após ofensas, seja desafiador, é possível com a nova vida em Cristo e a prática do amor verdadeiro, reforçando a necessidade de orações mútuas para que a comunhão entre os irmãos se fortaleça.

Notes
Transcript

ORE PELA EFICÁCIA DA COMUNHÃO DA FÉ

Introdução: História fictícia: Em uma pequena cidade, um trágico crime abalou a comunidade: a filha de um fervoroso homem de fé e na comunhão com os irmãos foi brutalmente assassinada, deixando o pai devastado pela perda. O assassino, após ser capturado, foi condenado e enviado para a prisão, onde foi abordado por um grupo de detentos que apresentaram a ele o Evangelho. Em meio ao sofrimento e à dor, o homem começou a ouvir a pregação de um crente da mesma igreja do pai da vítima, alguém que, com lágrimas nos olhos, compartilhava a esperança e o perdão que só Jesus poderia oferecer. Ao longo dos meses, o assassino se converteu, transformando sua vida e seu coração, alimentando um profundo desejo de buscar a reconciliação. Ao ser libertado, sua primeira decisão foi encontrar o pai da jovem que tirou a vida: ele sabia que o peso do seu ato não poderia ser apagado, mas estava determinado a pedir perdão. O crente que o havia guiado na fé, sempre em constante oração por aquele momento, sentia uma mistura de expectativa e temor, acreditando que o perdão, mesmo em suas formas mais dolorosas, poderia se tornar um testemunho poderoso do amor e da graça divina.
O pai da jovem assassinada era um crente fervoroso na fé e na comunhão com os irmãos, mas, depois de muitos anos do assassinato de sua filha, terá a sua fé provada e a sua comunhão com os irmãos testada, pois o assassino de sua filha é agora seu irmão na fé e quer lhe pedir perdão. O crente que havia levado o ex-criminoso à fé estava em constante oração por esse momento, para que a comunhão da fé entre os crentes se torne eficaz.
Lição: A Comunhão Da Fé Entre Os Crentes Pode Se Tornar Eficaz; E Nós Precisamos Orar Por Isso.
Texto: Filemom 1-7.
O autor da carta: Paulo.
Local: Roma, da sua primeira prisão (At 28).
Ano da escrita: Provavelmente, 60-62 d.C.
Destinatário(s): Filemom, e a igreja em Colossos.
Propósito da carta: Promover a reconciliação, em Cristo, de Filemom com Onésimo.
A carta de Paulo a Filemom é uma das cartas chamadas cartas da prisão (Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom). Provavelmente, a carta é enviada por meio de Tíquico, o qual também leva a carta aos Efésios (Ef 6.21) e aos Colossenses (Cl 4.7-8), junto com Onésimo (Cl 4.9).
Onésimo era escravo de Filemom, mas ele fugiu e roubou seu senhor. Na sua fuga, Onésimo foi parar em Roma, onde conheceu Paulo e, com isso, o Evangelho. Ele se converteu e era um grande ajudante de Paulo. Porém, Paulo entende que ele tem uma obrigação e uma dívida para com seu senhor, Filemom, e decide enviá-lo junto com Tíquico (Cl 4.9). Tendo em vista a situação entre eles, Paulo apela para a vida fiel, amorosa e obediente de Filemom, que, assim como tratava muito bem todos os irmãos em Cristo, inclusive Paulo, trata-se também o novo irmão em Cristo, Onésimo (Fm 16).
Paulo, então, começa com uma apresentação, saudação (Fm 1-3) e oração (Fm 4-7) como era costume daquela época. Na sua oração, Paulo não só agradece a Deus pela vida de Filemom, seu amor e fé, mas ora para que a comunhão da fé dele com os irmãos se torne eficaz (seja bem sucedida), recebendo bem Onésimo, com perdão, amor e confiança como tem feito com outros irmãos. Nessa oração de Paulo, nós aprendemos muita coisa.
A oração é para tornar melhor o que já está bom (4-5).
4 Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, 5 estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,
Ore com gratidão a Deus pela vida do irmão (v. 4a).
Ore fazendo sempre recordação do irmão (v. 4b).
Ore e agradeça a Deus pelas coisas boas manifestadas na vida do irmão (v. 5).
A oração é para tornar eficaz a comunhão entre os irmãos (6-7).
6 para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. 7 Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.”
Ore para que aquilo que o irmão já tem se torne eficiente.
Ore para que o conhecimento do bem que há em nós opere do irmão.
Ore para que o amor do irmão seja manifesto a todos.
Muitos crentes não sabem o que é comunhão. A comunhão, pra eles, é estar junto na igreja ou participar de uma refeição com os irmãos. Isso tem a ver com comunhão, mas a comunhão vai muito além da reunião, pois envolve também perdão, acolhimento, hospitalidade, bondade, confiança e amor. Sem essas virtudes não há comunhão, apenas reuniões sociais. A comunhão é a reunião de pessoas que têm a mesma fé e uma nova vida em Cristo; não há barreiras para comunhão, seja intriga, rancor, diferenças sociais, diferenças étnicas ou quais quer outra coisa; todas elas têm um fim em Cristo.
Gálatas 3.28 ARA
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Conclusão: Não é fácil tornar a comunhão eficaz, principalmente com irmãos que nos ofenderam, mas não é impossível, pois temos uma nova vida em Cristo e precisamos ter o pleno conhecimento do bem que temos em Cristo. Agora, a fé e o conhecimento deve ser posto em prática. Cada um procurando colocar em prática os ensinos de Cristo e todos orando uns pelos outros, porque a comunhão da fé entre os crentes pode se tronar eficaz; e nós precisamos orar por isso.
Tradução literal: 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e Timóteo, ao irmão Filemom que é amado e companheiro nosso 2 e a irmã Áfia e Arquipo, nosso companheiro de lutas, e a igreja que está em sua casa, 3 graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 Agradeço a meu Deus sempre com lembrança se fazendo em minha orações, 5 estou ouvindo do teu amor e fé, o qual tens para com o Senhor Jesus e para todos os santos, 6 a fim de que a comunhão da tua fé seja eficaz, em conhecimento a respeito de toda boa ação em nós a favor de Cristo. 7 Porque tive grande alegria e ânimo no teu amor, porque o coração dos santos tem recebido descanso por causa de ti, irmão.
Minha tradução interpretativa: 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e Timóteo, ao irmão Filemom que é amado e companheiro nosso 2 e a irmã Áfia e Arquipo, nosso companheiro de lutas, e a igreja que está em sua casa, 3 graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 Agradeço a meu Deus, em minhas orações, sempre fazendo recordação de ti, 5 estou ouvindo do teu amor e confiança que tens no Senhor Jesus Cristo e para com todos os santos, 6 para que a comunhão da tua fé se torne eficaz (ativo), no pleno conhecimento de todo bem em nós por Cristo. 7 Porque, irmão, tive grande alegria e consolo por causa do teu amor, pois o coração dos santos tem recebido descanso através de ti.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.