Episódio 8
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Trouxe uma passagem pra ler com vocês que se encontra em João 6.
Vamos ler juntos?
Leitura
Leitura
João 6.25-35
Jesus, o Pão da Vida
25 Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui?”
26 Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27 Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”. 28 Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?”
29 Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.
30 Então lhe perguntaram: “Que sinal miraculoso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? Que farás? 31 Os nossos antepassados comeram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão dos céus’”.
32 Declarou-lhes Jesus: “Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu. 33 Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”. 34 Disseram eles: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”
35 Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. 36 Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem. 37 Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. 38 Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.
Contexto
Contexto
Nessa passagem vemos uma multidão de pessoas encontrando Jesus. Ao que parece elas estavam buscando Jesus, queriam mais e mais desse encontro.
O que é muito interessante é que talvez essas pessoas estivessem buscando pelos motivos errados, e vamos aprender um pouco com o próprio Jesus quais são os motivos corretos.
Para entendermos um pouco precisamos conhecer o que aconteceu um pouco antes dessa passagem.
Antes de chegar até ali Jesus havia multiplicado os pães, o alimento, e uma multidão de pessoas haviam comido e ficado satisfeitas.
Essas pessoas então queriam mais e mais pão, elas queriam mais do que Jesus estava oferecendo.
Jesus vai dizer: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
Explicação e Aplicação
Explicação e Aplicação
1 - Vocês me procuram pelo que eu tenho a oferecer
1 - Vocês me procuram pelo que eu tenho a oferecer
O primeiro ponto que eu gostaria de destacar essa passagem é que as pessoas muitas vezes procuram Jesus pelo motivo errado. Elas estão em busca do “pão”. O pão aqui podemos pensar de várias formas possíveis. O “pão” é aquela benção, aquele milagre. As pessoas querem uma cura, querem uma casa, um emprego, querem a liberdade.
Veja, não é errado pedirmos a Deus o pão, o próprio senhor Jesus nos ensina a pedir “o pão nosso de cada dia”.
O ponto aqui é que Jesus não é o seu gênio da lampada que vc chega, faz 3 pedidos e vai embora. Ele é a própria vida e esperança. Deus é o nosso criador, Jesus é Senhor. Quando nos aproximamos dele não é pelo que ele pode fazer, nos aproximamos simplesmente porque queremos estar na presença de Deus. Precisamos querer o abençoador em primeiro lugar e não a benção.
2 - O que devemos fazer então? Nossos antepassados nos deram pão.
2 - O que devemos fazer então? Nossos antepassados nos deram pão.
Em segundo lugar, nessa passagem vemos pessoas falando assim pra Jesus. “QUEREMOS O PÃO, NO PASSADO NOSSOS ANTEPASSADOS NOS DERAM PÃO”.
Jesus então responde: “é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu. 33 Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.
A multidão então responde “opa, manda esse pão ai da vida”.
Veja, eles ainda não entenderam. Jesus está tentando mostrar algo. Não é qualquer pão, não é qualquer benção.
O que Deus tem pra nós é algo muito maior. Ele quer nos dar a vida eterna que só vem através de Jesus.
3 - Danos desse pão da vida então!
3 - Danos desse pão da vida então!
E é ai que Jesus vai então esclarecer. “Eu sou o pão da vida!”.
Quer a vida eterna, quer conhecer a Deus, quer ser abençoado? “eu vos ofereço o único pão que vocês precisam”.
Sabe o que é mais incrível, é muito fácil receber esse pão!
Olha o que Jesus vai dizer: “Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”
É só crer, jovens! É só dizer sim para Jesus e crer que Ele existe, e crer que ele é Senhor da vida de vocês. Esse é o caminho da melhor benção de todas, a benção de ser aceito como filho de Deus.
Sabe qual é o problema? O próprio Jesus diz logo em sequência qual é o problema. “Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem.”
Conclusão
Conclusão
Muitos ainda não creem. Muitos ainda acham que você pode seguir a Deus e seguir o mundo. Muitos ainda acham que é possível ter uma vida com Jesus mas não seguir o seus mandamentos.
Muitos ainda não se entregarem de verdade a Cristo.
O apóstolo João vai dizer assim na sua primeira carta.
3 Sabemos que o conhecemos Jesus, se obedecemos aos seus mandamentos. 4 Aquele que diz: “Eu conheço Jesus”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: 6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como Jesus andou.
Só existe um caminho e esse caminho é Jesus.
Pensem nisso e decidam entregar seus caminhos verdadeiramente a Ele. Decidam por viver uma vida que valha a pena e deixar que Deus cuide de tudo pra vocês.
Vamos orar.
