Embaixadores de Cristo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 421 views
Notes
Transcript

Embaixadores de Cristo (2 Coríntios 5:20)

"Embaixadores" - é um posto na sociedade que é muito ambicionado. Há alguns meses tivemos na nossa assistência o embaixador de S.Tomé (irmão do Aurélio) e está cá em Portugal nessa digníssima representação, em trabalho.
1) O que é um embaixador?
Um embaixador, no sentido literal, é um representante oficial enviado por um governo ou líder para representar e defender os interesses do país.
Um embaixador age em nome do seu país, e possui autoridade e responsabilidade para falar e atuar de acordo com a missão que lhe foi confiada.
Um embaixador não fala de si próprio, mas transmite a mensagem e os interesses do seu líder e do seu País.
Um embaixador deve ter um caráter irrepreensível, pois qualquer erro que cometa pode ser visto como um reflexo do país que representa.
Um embaixador vive temporariamente num país estrangeiro, mas o seu coração, lealdade e identidade pertencem à sua nação de origem.
Um embaixador trabalha com dignidade para quando regressar ao seu país ser reconhecido, e ter um lugar de destaque na sua Terra.
A Bíblia diz que nós, os filhos de Deus, somos embaixadores:
2 Coríntios 5:20 - “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse a fazer o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se.” NVI
Somos chamados de embaixadores de Cristo, isto significa que estamos a representar… o Reino de Deus. Somos representantes deste Reino aqui na Terra.
Jesus disse aos seus discípulos:
João 20:21 - “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.”
Então somos embaixadores do Reino de Deus. Escutem, não somos insignificantes, não somos uns quaisquer, somos embaixadores do Deus Criador de tudo, do Deus todo-poderoso. Jovem, levanta a tua cabeça, toma a postura de um verdadeiro embaixador.
- Escura, Tu Recebeste a autoridade diretamente de Jesus, para falar em Seu nome e anunciar a verdade do evangelho.
Mateus 28:18-19 – Jesus disse “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (voltou-se para os discípulos e continuou) Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações...”
Com a autoridade que Cristo nos dá temos poder para orar, para ensinar, para encorajar e para evangelizar, e lembra-te que não estás sozinho, pois o Espírito Santo capacita-te para cumprires a tua missão com excelência.
- Como embaixador de Cristo, tens a responsabilidade de viver de acordo com os ensinos de quem representas, isto é, Jesus. Ele ensina que devemos viver em amor, bondade, integridade e compaixão.
Efésios 4:1 - “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.”
- Como embaixador de Cristo, agora estás a viver aqui Portugal – Lisboa - Loures, mas a tua cidadania está no céu.
Filipenses 3:20 - “Pois a nossa cidadania está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”
Isto tem que ter um peso muito grande na tua vida, pois não estás aqui para ser moldado ao mundo, mas para trazeres os valores do Reino de Deus. Estás aqui para ser uma ponte que liga as pessoas a Cristo. A Tua vida deve ser intencional e comprometida, pois foste escolhido e enviado para representar o próprio Deus neste mundo que precisa desesperadamente da Sua luz e do seu amor. A tua missão é falar, agir e viver de modo que glorifique a Deus – Tu És Embaixador de Cristo!

- Qual é a missão do embaixador de Cristo?

2 Coríntios 5:20 - “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse a fazer o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se.” NVI
O Trabalho da Reconciliação
A palavra “reconciliação” significa restabelecer a paz e a harmonia num relacionamento que foi quebrado. Quando Adão e Eva pecaram, houve uma separação entre Deus e a humanidade. Mas Deus, no Seu grande amor, traçou um plano para restaurar esta relação através de Jesus Cristo. Como embaixadores, recebemos a missão de compartilhar essa boa notícia, ajudando as pessoas a voltar a ter um relacionamento com Deus.
2 Coríntios 5:18-19 - “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.”
A missão do embaixador é atuar como ponte que liga as pessoas a Deus. Levamos uma mensagem de paz, que convida todos a voltarem para Ele, mostrando que, em Cristo, o perdão é possível e o relacionamento com Deus pode ser restaurado.
Apresentamos a Mensagem de Amor e Perdão
O centro da reconciliação é o amor incondicional de Deus e o Seu desejo de perdoar. Jesus entregou-se na cruz para que fôssemos reconciliados, assumindo os nossos pecados para que pudéssemos estar de volta aos braços do Pai. Como embaixadores, a nossa mensagem deve refletir este amor e a promessa de perdão que está disponível para todos.
Romanos 5:8-10 - “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores... quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho.”
Como embaixadores devemos transmitir esta mensagem de maneira clara e amorosa, ajudando as pessoas a entenderem que Deus as ama profundamente e deseja perdoá-las. Devemos viver de uma maneira que demonstre este amor e graça (favor imerecido), para que o mundo veja a verdadeira face de Cristo em nós.
Ajudamos a Reconciliar as Pessoas ao Corpo de Cristo
A reconciliação com Deus não é apenas pessoal, mas também coletiva. Todos que são reconciliados com Deus são trazidos para uma nova família, a Igreja, que é o Corpo de Cristo. Como embaixadores, ajudamos os novos convertidos a integrar a comunidade cristã, onde podem crescer espiritualmente e ter apoio para a sua caminhada.
Efésios 2:19 - “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus.”
Uma parte fundamental de nossa missão como embaixadores é ajudar as pessoas a sentirem-se parte da família de Deus, discipulado para que possam crescer na fé e experimentar a comunhão que Deus planeou para o Seu povo.
Paulo descreve a nossa missão de maneira emocionante, dizendo que Deus faz o Seu apelo através de nós. Nossa vida, nossa mensagem e nossas ações são uma extensão do próprio desejo de Deus de que todos se reconciliem com Ele. Ser embaixador significa permitir que Deus fale através de nós, fazendo este apelo de reconciliação.
Como embaixadores, devemos ter a noção da urgência do nosso apelo. Significa que não podemos ser passivos, mas sim proativos em falar de Cristo e compartilhar a esperança que Ele oferece.

Como deve ser o caráter de um embaixador?

- Integridade e Honestidade
Um embaixador precisa ser digno de confiança, pois representa o caráter e os interesses de quem o enviou. Integro significa ser verdadeiro, confiável e agir de forma coerente com os ensinamentos de Cristo. Ser honesto é escolher não mentir, não roubar, não enganar.
Através de uma vida íntegra e honesta, as pessoas ao nosso redor podem perceber que nossa fé é real e digna de respeito.
- Demonstrar Amor e Compaixão
O amor é a essência do caráter de Cristo e deve ser central na vida de qualquer embaixador. Jesus demonstrou compaixão pelos marginalizados, enfermos e pecadores, e espera que façamos o mesmo.
João 13:34-35 - “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”
Amar como Cristo nos amou é o maior testemunho que podemos dar ao mundo. O amor genuíno abre portas para conversas sobre o evangelho e ajuda a construir pontes com aqueles que ainda não conhecem a Cristo.
- Humildade e Serviço
O caráter de um embaixador de Cristo deve ser marcado pela humildade, pois Jesus, o maior exemplo de liderança, viveu de maneira humilde e serviu aos outros. Jesus não veio para ser servido, mas para servir, e como Seus embaixadores, devemos também adotar uma postura de serviço e humildade, colocando as necessidades dos outros à frente das nossas.
A humildade e o serviço desinteressado inspiram outros a verem o amor de Cristo em ação e muitas vezes atraem os corações endurecidos
- Perseverança e Coragem
O caráter de um embaixador de Cristo também precisa ser marcado pela perseverança (boa teimosia) e pela coragem. Representar Cristo não é fácil e muitas vezes envolve enfrentar oposição, rejeição e desafios.
Desafios como a pressão de grupo para fazer o que os outros fazem e ser popular, seguir tendências de comportamento, de moda, de linguagem, de estilos de vida, fazer o que os “amigos” fazem para ser aceite no grupo, ir atrás das influências das redes sociais, das ambições desmedidas, do sucesso material, ….
Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Lembra-te que a tua identidade está em Cristo e não na opinião dos outros. Tu és embaixador de Cristo
Jesus alertou-nos que no mundo teríamos aflições, iriamos ser rejeitados por uns , não íamos ser compreendidos por outros, mas também nos encorajou a ter ânimo, pois Ele venceu o mundo.
2 Timóteo 1:7 - “Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”
A perseverança ajuda-nos a seguir em frente, mesmo diante das dificuldades. A coragem capacita-nos a falar e a viver de maneira ousada, não envergonhados do evangelho. Quando mostramos coragem, transmitimos que temos confiança em Deus, e que nossa fé é forte e real.
- Paciência e Longanimidade
Um embaixador de Cristo deve ser paciente e longânimo, especialmente ao lidar com os desafios e as diferenças que encontra no mundo. Nem todos aceitarão nossa mensagem imediatamente, e muitos podem até reagir com indiferença ou resistência. A paciência ajuda-nos a manter a calma a não desistir de ninguém.
Efésios 4:2 - “Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.”
A paciência é uma virtude que permite que o amor e a graça de Deus fluam através de nós, mesmo quando lidamos com situações difíceis ou pessoas difíceis. Quando somos pacientes, demonstramos que confiamos no tempo de Deus e na ação do Espírito Santo para transformar corações.

Como ser um embaixador de sucesso?

Os embaixadores enfrentam diversos desafios, pois estão fora da sua cultura, do seu povo do seu ambiente. Também nós como embaixadores de Cristo enfrentamos vários desafios, que devemos ver como oportunidades de crescimento.
No nosso manual encontramos conselhos e dicas para sermos embaixadores de sucesso, como:
- Ter um Relacionamento Pessoal com Deus
Passar tempo com Deus em oração, leitura da Bíblia e adoração fortalecem a fé e aprofunda a relação com Ele.
Em João 15:5, Jesus disse: “Eu sou a videira, vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” Permanecer em Cristo é essencial para obter forças.
- Estabelecer Limites e Compromissos com a Santidade
Manter limites e compromissos sólidos evita que o jovem se desvie para práticas ou situações que comprometam a sua fé.
Decidir antecipadamente o que fazer em situações de tentação. Por exemplo, evitar certas festas ou locais, e ser cuidadoso com o tipo de conteúdo consumido nas redes sociais.
Em 2 Timóteo 2:22, Paulo encoraja os jovens a “fugir das paixões da mocidade”. Tomar essa decisão de evitar o pecado ajuda a proteger o coração e a mente.
- Construir Amizades com Outros Cristãos
Ter convívio e apoio dos amigos cristãos que compartilham da mesma fé e valores é muito bom para manter firme e encorajado.
Há um proverbio popular que diz “junta-te aos bons e serás como eles, junta-te aos maus e serás pior que eles”
Provérbios 27:17 diz: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” A influência de amigos cristãos ajuda a manter o foco na fé e no caráter cristão.
- Buscar o Equilíbrio Digital
As redes sociais podem causar stress, comparação e pressão. Limitar o seu uso e buscar equilíbrio ajuda a manter a mente saudável e focada.
Filipenses 4:8 diz: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro... seja isso que ocupe o pensamento de vocês.” Esse versículo lembra da importância de preencher a mente com o que é bom.
- Desenvolver uma Vida de Oração
A oração fortalece e orienta, traz paz, coragem e uma ligação constante com Deus. Faz da oração um hábito constante, não apenas nos momentos de necessidade, mas também em gratidão e adoração. Ora ao longo do dia, pede sabedoria, paciência e coragem.
Em 1 Tessalonicenses 5:17, Paulo instrui a “orar sem cessar”. A oração contínua ajuda o jovem a depender de Deus em todas as circunstâncias.
Conclusão:
Lembra-te que és amado e aceite por Deus. Foste escolhido. És importante, és valioso. Tu és filho de Deus.
Os outros que estão à tua volta, estão a observar a tua vida, cada movimento, cada escolha…
A tua forma de agir e falar devem ser coerentes com quem tu és – Embaixador de Cristo. As tuas escolhas são oportunidades para refletir Jesus.
Em Mateus 5:14-16, Jesus diz que somos a luz do mundo. Nossa vida é uma oportunidade de iluminar outros para que conheçam o amor de Deus.
Estás a ser uma influência, revelando integridade, amor, coragem e levando a mensagem que te foi confiada?
Estás a levar a sério esta tua missão tão importante?
Estás a ser um embaixador empenhado, focado, ativo?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.