Uma Revelação de Amorx
Efésios • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Uma revelação de Amor
Uma revelação de Amor
Quando me casei, uma transformação aconteceu em minha casa. O apartamento foi completamente transformado.
Essa é a experiencia que acontece em nossa vida por meio de Jesus. Ele redecora nossas almas com seu caráter, ele enche nossos corações.
14 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, 15 do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. 16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, 21 a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
POR ESSA RAZÃO… Que razão?
O Mistério revelado
O Mistério revelado
3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.
10 O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.
Como Deus faria isso era um completo mistério.
5 Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, 6 significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.
O mistério de Deus agora revelado é que “por meio do evangelho” e não da lei, os gentios podem ser incluídos entre o povo salvo de Deus (Efésios 3:6).
As razões pelo que paulo ora:
As razões pelo que paulo ora:
14 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,
Cristo trouxe unidade a todas as coisas no céu e na terra.
Este plano épico fornece uma boa razão para Paulo orar para que seus leitores se alegrem com o plano de Deus em desenvolvimento.
Note a grandiosidade da oração:
Pai celestial certamente se preocupa com os menores detalhes de nossas necessidades diárias, mas às vezes podemos usar isso como uma desculpa para concentrar infantilmente nossas orações em coisas egoístas ou triviais.
Se pudéssemos aprender a orar não apenas por nossas necessidades diárias, mas também pelos grandes planos espirituais de Deus para outras pessoas que são descritos na passagem, seríamos mais propensos a testemunhar Deus respondendo às nossas orações.
A verdade é que Deus se importa muito mais com meu filho se tornando uma morada adequada para o Espírito Santo do que com a nota que ele tira em seu teste de ciências!
Paulo se ajoelha diante do PAI
Nenhuma religião humana ou professor judeu jamais ousou chamar Deus de "Papai"
Paulo nos mostra não como orar, mas a quem oramos.
Nosso Pai celestial nos ama apaixonadamente e perfeitamente. Ao contrário dos pais humanos, ele está sempre disponível, sempre sabe o que é melhor (para nos tornarmos mais como Jesus), é sempre paciente e gentil, e sempre é capaz de prover o que for necessário. Ele é generoso, mas sábio, firme na disciplina, mas rápido em perdoar; ele nunca quebra uma promessa e vai conosco a todos os lugares.
15 do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.
Mas qual o pedido do apóstolo?
Paulo não pede por alivio do problemas, por sucesso, cessar da perseguição..
Paulo pede por poder! Mas não se trata de poder para dominar, crescer, ter sucesso. Paulo pede por:
Poder para acolher a Cristo
Poder para compreender
Poder que já está operando em nós
1 -Poder para acolher a Cristo
1 -Poder para acolher a Cristo
16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor,
- "... de suas gloriosas riquezas” (v 16) significa que a origem do poder que os efésios precisam sempre serão as riquezas inesgotáveis da glória de Deus.
"... ele vos fortaleça com poder, por meio do seu Espírito, no íntimo do vosso ser" (v. 16), o que significa que o poder deles não será uma força visível ou óbvia para ostentar, mas o poder invisível das convicções espirituais criadas pelo Espírito Santo em seus corações, para que...
"... Cristo habite em vossos corações pela fé" (v 17), o que significa que Cristo irá fazer-se em casa" em seus corações.
Isso parece estranho porque Paulo já disse em 1:13-14 que todos os cristãos, tendo crido, são "marcados nele com um selo, o Espírito Santo prometido, que é um depósito garantindo nossa herança até a redenção daqueles que são propriedade de Deus".
Claramente, o Espírito Santo vive em nós a partir do momento em que cremos no evangelho de Cristo.
Mas a palavra "habitar" aqui em 3:17 não significa apenas chegar, mas se estabelecer. Paulo não está orando para que o Espírito Santo de Cristo venha sobre eles, mas que ele se faça em casa em seus corações, no centro de suas afeições, decisões e comportamento .
Isto é o que poderíamos chamar de “ministério de holofotes” do Espírito.
O ministério do Espírito Santo é chamar a atenção para a magnificência de Jesus, em vez de para si mesmo. Igrejas e indivíduos em quem Jesus é continuamente glorificado e amado são igrejas e indivíduos que estão cheios do Espírito Santo.
Acolher a Cristo é viver uma renovação Espiritual
Acolher a Cristo é viver uma renovação Espiritual
Quando o Espírito de Cristo se faz em casa, ele constantemente renova nossos corações para nos tornar uma morada mais apropriada para o Senhor Jesus, porque o Senhor Jesus não está apenas aparecendo brevemente. Ele está ficando para sempre.
Quando alguém vem para uma visita curta, geralmente deixa suas coisas em suas malas de viagem e tenta não perturbar o ambiente. Mas quando alguém se muda para uma nova casa permanentemente, ele troca o papel de parede, pinta o teto, substitui o carpete e joga fora os móveis antigos.
Quando o Espírito de Cristo se move, ele gradualmente redecora todos os lugares.
Cômodo por cômodo, os horríveis papéis de parede antigos do egoísmo são substituídos por um papel de parede novo chamado amor; os tetos antigos escurecidos pelo medo da morte são repintados com cores brilhantes de esperança na ressurreição de Cristo; velhos carpetes imundos manchados por anos de imoralidade são substituídos por novos carpetes limpos de pureza e gentileza; e os velhos móveis frágeis da idolatria são gradualmente substituídos por novos ministérios brilhantes que adoram Jesus.
Paulo ora por poder: não para que os efésios se tornem bem-sucedidos e famosos, mas para se tornarem piedosos e limpos.
Discipulo que percebeu que Bets eram danosas. Discipulo que se entiu mal numa festa. Discipulo que começou a tratar bem uma esposa.
2 - Poder para compreender
2 - Poder para compreender
17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
Devemos estar tão firmes como uma árvore e tão sólidos como um edifício. O amor deve ser o solo em que a vida deve ser plantada; o amor deve ser o fundamento em que a vida deve ser edificada.[
Nós experimentamos o amor de Cristo não apenas em episódios emocionantes quando somos dominados por seu amor na cruz, mas também em seu apoio prático e espiritual sustentado e encorajamentos ao longo de muitos anos. Neste relacionamento pessoal com Deus, Paulo ora para que os efésios apreciem e conheçam, não apenas intelectualmente, mas com todo o seu ser, a vasta escala de seu amor.
É impressionante que o poder de Deus nos capacitando a compreender seu amor seja mais eficaz quando refletimos sobre o evangelho “junto com todo o povo santo do Senhor”.
Largura: ilustra seu amor de aceitação . Paulo já celebrou como o amor de Cristo abraça judeus e gentios e qualquer um de qualquer origem que venha a ele em busca de misericórdia.
Se você está confiando em Cristo, não há nada que você tenha feito ou possa fazer que o coloque fora de seu abraço. Seu amor é amplo e receptivo.
Comprimento: O amor de Deus é duradouro. Ele jamais nos abandona. Talvez você já tenha sido abandonado por alguém que prometeu te amar. O amor de Deus jamais nos decepciona, ele é longo e duradouro.
Altura: O amor de Deus é exaltado.
6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Profundidade: O amor sacrificial, que alcança o pior dos pecadores.
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, 8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
Você já realmente considerou as profundezas da agonia de Cristo ao sofrer não apenas as torturas físicas de espancamentos e crucificação, e a humilhação pública de ser pendurado nu como um criminoso para ser ridicularizado e abusado, mas também o trauma espiritual de sofrer em sua própria alma o inferno que todo o seu povo merece.
Você parou recentemente para perceber que ele aceitou tais profundezas de agonia por amor pessoal a você?
É tristemente normal que as pessoas subestimem seriamente a escala do amor de Cristo. É fácil para nós, cristãos, esquecer o quão massivamente amados somos com um amor tão amplo e receptivo, longo e duradouro, alto e exaltante, profundo e sacrificial.
Paulo quer que eles “conheçam esse amor que ultrapassa o conhecimento” (v 19).
19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
E à medida que Deus aprofunda o nosso conhecimento do seu amor incomensurável, seremos gradualmente “cheios de toda a plenitude de Deus”
Mas como podemos progredir realisticamente para nos tornarmos uma morada adequada para Cristo, o Rei dos reis? E como podemos realmente conhecer esse amor incognoscível de Cristo? Paulo foi longe demais? Ele pediu demais?
3 - Poder que atua em nós
3 - Poder que atua em nós
20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
Deus atua em nós com poder. Poder de responder orações.
Deus é poderoso para fazer, pois ele não está ocioso, inativo nem morto.
Deus é poderoso para fazer o que pedimos, pois escuta a oração e a responde.
Deus é poderoso para fazer o que pedimos ou pensamos, pois lê nossos pensamentos.
Deus é poderoso para fazer tudo quanto pedimos ou pensamos, pois sabe de tudo e tudo pode realizar.
Deus é poderoso para fazer mais do que tudo que pedimos ou pensamos, pois suas expectativas são mais altas do que as nossas.
Deus é poderoso para fazer muito mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, pois sua graça não é dada por medidas racionadas.
Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós, pois é o Deus da superabundância.
21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo A Conclusão da Oração
Nada poderia ser acrescentado a essa oração de Paulo senão a doxologia: “a ele seja a glória”