O Deus que restaura Salmos 126
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 163 viewsNotes
Transcript
SALMOS 126 Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.
3 Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.
4 Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.
Introdução
· Havia um programa de um canal de televisão que sorteava pessoas com seus carros velhos para passar por alguma reforma. Ao ser realizada a restauração aquilo que era sinônimo de desgosto passa a ser de alegria.
· Se existe algo que ao ser restaurado que me chama a atenção é um quadro de artes; Existe um processo, primeiro o quadro é avaliado, depois é limpo e por último restaurado. (https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-um-quadro-e-restaurado) Quando terminado é assombroso o quanto aquilo fica bom. Ganhando um valor inestimável.
· Pois bem, o povo de Israel estava nessa situação: Parecendo um carro cheio de ferrugens que precisava de uma restauração urgente. Eles eram uma bela obra de arte nos tempos de Davi e Salomão. Todavia se corromperam e precisavam de serem restaurados.
· O texto lido nessa noite é sobre isso. Vamos ver como o grande ARTISTA resolveu esse problema. Iremos ver como podemos aplicar na nossa vida espiritual.
A Restauração de Deus produz grandes resultados
Quais resultados são gerados?
I- Restauração produz sonhos
Restauração faz sonhos torna-se em realidade.
V.1. Quando o Senhorrestaurou a sorte de Sião, ficamos como quem “sonha”
O salmista começa a recordar do dia que o povo de Israel foi restaurado. Por 70 anos estavam na Babilônia, sem esperança. Toda uma geração passara e com ela a esperança de retornar para Jerusalém havia se perdido.
Os anos foram se passando e com eles o sonho de regressar para seu pais de origem. O templo era apenas uma lembrança na memória dos anciões e um vislumbre na mente dos jovens.
Se existe algo terrível na vida de qualquer ser humano é quando ele passa a não ter mais sonhos. O sonho tem dois significados; o primeiro é a condição natural ao dormir sonhar com algo que faça ou não sentido, sobre esse sonho a ciência diz que todas as noites nós sonhamos, porém não recordamos devido a incapacidade de memória. O segundo sonho é o desejo de conquistar algo que nos motive a realizar algum desejo. Sonho em ter uma casa grande ou sonho e ter uma formação.
O sonho de Israel era o segundo, eles já havia perdido a esperança de voltar a sua terra, criar seus filhos na sua pátria. No salmos 115.2 As nações até lhe perguntam: Aonde está o seu Deus Israel?
As circunstâncias não eram favoráveis para se sonhar.
Todavia Deus escolheu um homem chamado Ciro, rei da Pérsia. E quem era Ciro? Um rei pagão que não conhecia ao Deus de Israel. Um homem que não tinha conhecimento das coisas sagradas, porém Ciro foi usado para um propósito divino. E através do seu decreto à libertação chegou nas províncias da Pérsia e aquele sonho perdido agora começava a voltar nos corações dos Israelitas.
Era o decreto do rei. Então o Salmista traduz isso no nesse salmo. O choque foi tão grande; a notícia foi tão devastadora que agora eles estavam achando que aquilo não era uma realidade. O Salmista recorda esse momento: Olha eu estava lá. Eu vi a notícia chegando! Nós ficamos maravilhados. Parecia um sonho.
Aplicação: Às vezes isso acontece conosco. Nós idealizamos tantos sonhos. Sonhamos com uma família na presença de Deus. Sonhamos com filhos prósperos. Sonhamos com uma vida financeira segura. Sonhamos com uma carreira profissional abençoada.
Aí vem uma circunstância que parece enterrar nossos sonhos. Situações que não esperávamos querem nos entristecer. Nossos sonhos vão a ruina.
Todavia o mesmo Deus que levantou Ciro, um rei pagão com um decreto de restauração pode nessa noite restaurar todos os seus sonhos. Seus projetos não terminaram, ainda existe continuidade. Há restauração de Deus nas nossas vidas.
Vai lá na última gaveta pega o papel empoeirado porque ele será restaurado. A sua família está no controle de Deus. O Deus que restaura sonho está aqui. Seu ministério está na mão de Deus e aquela promessa que ele fez quando te chamou ainda está de pé.
Nosso inimigo é sagaz, são nos momentos das circunstâncias não favoráveis que ele vai colocar dúvida dos sonhos de Deus na sua vida. A pergunta que ele vai fazer é “Onde está seu Deus”.
Todavia o servo do Senhor não ó movido pelas circunstancias e sim pela fé. Creia somente que Seus sonhos estão no controle de Deus!
Restauração produz alegria.
2Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhortem feito por eles. [1]
O salmista continua relatando sua experiência nesse dia maravilhoso quando a sorte de Israel mudou. Ele lembra como se fosse o dia que ele escrevera o Salmo. Notícias impactantes nunca mais esquecemos. Ele então vai dizer que todos foram impactados de tal maneira que a alegria que se tinha perdido voltou; eles começaram a jubilar em alta voz. A palavra júbilo usada no texto tem esse sentido. Eles estavam agora gritando de alegria. Além do jubilo começaram a dar risada, bem parecida com o dia que Abraão e Sara riram quando Isaque nasceu. Uma mistura de cânticos, júbilos, risos, festa, barulho.
70 anos de sofrimento estava sendo expresso naquele momento único!
Aplicação: Quando Deus restaura sonhos ele gera em nós uma alegria inexplicável. O cristão não tem motivo para tristeza. Porque Jesus nos salvou da condenação eterna! Quando estávamos no mundo vivíamos sem esperança; hoje não temos motivo, pois o Senhor nos chamou para tão grande salvação.
O reino de Deus é semelhante a um homem que achou um tesouro em um terreno e vendeu tudo que possuía para comprar aquele terreno. Quando nós aceitamos a Jesus e participamos da sua mesa alimentando nossa alma com seu pão todas as outras coisas perdem o sentido e nossa alegria é completa. O tesouro que achamos foi o próprio Cristo e por isso estamos alegres com ele.
Alegria faz parte da vida do crente. O salmista disse “alegrei-me quando me disseram...”; Paulo disse em Romanos “Alegrai-vos na tribulação...”; O choro pode até durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhã”; “Servi ao Senhor com alegria...”; “ Alegria do coração é banquete continuo”...
II- Restauração gera testemunho
2B. então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles[2]
3A Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres. [3]
Quando as outras nações que estavam ali junto com Israel na Babilônia viram tamanha benção eles não acreditaram no que estavam vendo. Era inacreditável. Sem uso do exército, armas, lanças, cavalos. Apenas por um decreto de um rei pagão!
Meu amado você foi liberto também por um decreto! O pai decretou, o filho executou e o Espirito Santo sustenta o projeto da restauração na sua vida. Se alegre nessa noite porque você faz parte do Sonho de Deus que é salvar sua vida. Os discípulos empolgados porque expulsavam demônios e curavam enfermos chegaram a Jesus muito alegres, Jesus os corrigiu dizendo que a Alegria maior era porque eles foram restaurados a Deus pelo projeto da salvação. O nome de vocês estão gravados no livro da vida.
Aquela alegria gerou um grande testemunho, os outros povos que antes perguntavam “onde está seu Deus”, agora falavam “grandes coisas o Senhor fez por eles”. A zombaria se transformou em um grande testemunho.
Os povos não estavam entendendo como um povo tão frágil conquistaram sua libertação pelos Persas, um povo tão cruel e poderoso. Então começou a circular entre os outros povos o grande favor de Deus por eles.
Aplicação: Alguém pode olhar pra sua vida e dizer “cadê o Deus dele, não sai da igreja e o filho nas drogas; cadê o deus dela? são crente e o marido no álcool. Cadê o Deus deles: Não são crentes mas andam a pé, passando por enfermidades. Cadê.
Nessa noite quero que você levante uma das suas mãos, ou as duas! Aqueles que falam onde está o seu Deus irão dizer “Grandes coisas o Senhor fez por ele! Grandes coisas o Senhor fez por ela! A mesma boca que foi usada para lhe entristecer será usada para das testemunho do que Deus fará na sua vida, e o nome do Senhor será glorificado e sua obra será completa na sua vida.
4 Restaura, Senhor, a nossa sorte,
como as torrentes no Neguebe. [4]
Os que ficaram para trás fazem parte dos Sonhos de Deus
III- Restauração produz vida
O povo é liberto e agora caminham em rumo a Jerusalém. Porém uma boa parte do povo ficou na Babilônia, em decorrência deles terem se instalado, construírem casas e constituído família. Quando eles chegam em Jerusalém encontram um cenário catastrófico: Uma terra queimada e arrasada em baixo de escombros.
Aí ele declara o versículo três “restaura Senhor os que ficaram na Babilônia assim como acontece no deserto do Neguebe.
O neguebe é um lugar extremamente seco em Israel, rodeado por alguns montes, nessa região por 11 meses não chove. No inverno os montes acumulam uma boa quantidade de neve. Ao chegar o verão essa neve derrete e inunda o Neguebe, formando uma correnteza espetacular gerando vida
O salmista está dizendo a Deus “ Senhor assim como as correntes do Neguebe passam nessa terra árida do deserto trazendo vida, assim faça com nossos irmãos” Restaura eles também, pois teremos muito trabalho em nossa terra.
Então o salmista pede a Deus que assim como as torrentes do sul de Israel dão vida ao deserto árido, Deus possa também dar vida aos que ficaram na Pérsia. O salmista tem um desejo profundo que todos que foram para o exilio voltem também. O salmista pede que todos os cativos sejam restaurados.
Aplicação: Talvez você tenha alguém que está que nem uma terra seca. Mas existe um rio que está nessa igreja que pode vitalizar aquilo que está seco. A água viva que desceu do céu está aqui nesse noite. Ele pode derreter as geleiras espirituais e torna-las fecundas e férteis.
O salmista olha para trás e ve irmãos que seriam importantes para reconstruir aquele cidade. Ele entende que quanto mais pessoas com o mesmo propósito melhor é.
O salmista pede a Deus: Trás de volta Senhor! Sabe porque as vezes a igreja não avança? Porque não olhamos para trás para perceber quem poderia estar aqui conosco.
Você tem orado por quem um dia já esteve aqui e hoje não está mais?
Então da mesma maneira com que fomos restaurados e ficamos alegres vamos orar para que eles voltem. Igreja não é empresa onde sai um para substituir o outro! Quem um dia saiu e deixou vazio um lugar nunca será preenchido por outra pessoa.
Semente lançada com choro é sinal de colheita
IV- Restauração produz colheita
Restauração faz sonhos torna-se em realidade.
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes[5]
O Salmista olha para aquela situação e percebe que a única coisa que tem pra fazer e semear. Plantar para reconstruir. Plantar uma semente é uma ato de fé. Porque? Porque quando plantamos uma semente estamos destruindo um alimento presente. A semente plantada tem o olhar no futuro esperançoso que teremos uma colheita.
Uma semente quando utilizada é garantia do presente, ao ser plantada é esperança do futuro.
O salmista está dizendo, é melhor termos a esperança plantando a semente do que a retê-la com o olhar no presente.
Aplicação: Não existe restauração sem lágrimas. Semear numa terra seca é um ato de fé. Suas lágrimas não são em vão, Deus pode restaurar sua família, continue chorando nos pés do Senhor. Deus pode restaurar seu casamento, suas lágrimas não são em vão. Deus pode restaurar seus filhos. Deus pode restaurar sua vida espiritual, suas lagrimas é a essência da sua adoração. Só estaremos de pé enquanto estivermos chorando aos pés do redentor!
Talvez alguém olhe para a sua situação e diga: Pare com isso é terra seca, não vai brotar nada. Não escute a voz do inimigo! Olhe apenas para Cristo, continue derramando suas lagrimas nos pés do Salvador.
Certa ocasião Os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar um demônio de um garotinho; o pai então se dirige a Jesus e diz e exclamou com lagrimas dizendo: “Senhor, eu creio”. Ajude minha falta de fé.
Em outra ocasião uma mulher pecadora derrama um perfume muito caro aos pés de Jesus, e chorando regava seus pés e secava com o cabelo.
Jesus não despreza suas lágrimas. A terra pode estar seca, mas com lágrimas não existe terra que fique seca na presença de Deus!
Hoje você está chorando. Mas amanhã virá abundante colheita! Para a glória de Deus. Levar a semente com lágrimas é sinal que a volta será de multiplicação.
Como diz aquele LOUVOR
AINDA que pra te servir Jesus eu tenha que CHORAR
