Jesus tem uma plano pra sua dor.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Tema: Jesus tem uma plano pra sua dor.
O pedido de Jairo
Marcos 5.21-43 Mt 9.18–19; Lc 8.40–42a
21Tendo Jesus voltado de barco para o outro lado, reuniu-se em volta dele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos pés de Jesus 23e lhe pediu com insistência:
— Minha filhinha está morrendo; venha impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva.
24Jesus foi com ele.
A cura de uma mulher enferma
Mt 9.20–22; Lc 8.42b–48
Uma grande multidão seguia Jesus, apertando-o de todos os lados.
25Estava ali certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia. 26Ela havia padecido muito nas mãos de vários médicos e gastado tudo o que tinha, sem, contudo, melhorar de saúde; pelo contrário, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. 28Porque dizia: “Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada.” 29E logo a hemorragia estancou, e ela sentiu no corpo que estava curada daquele mal. 30Jesus, reconhecendo imediatamente que dele havia saído poder, virando-se no meio da multidão, perguntou:
— Quem tocou na minha roupa?
31Os discípulos responderam:
— O senhor está vendo que a multidão o aperta e ainda pergunta: “Quem me tocou?”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem tinha feito aquilo. 33Então a mulher, amedrontada e trêmula, ciente do que lhe havia acontecido, veio, prostrou-se diante de Jesus e declarou-lhe toda a verdade. 34Então Jesus lhe disse:
— Filha, você foi salva porque teve fé. Vá em paz e fique livre desse mal.
A ressurreição da filha de Jairo
Mt 9.23–26; Lc 8.49–56
35Enquanto Jesus ainda falava, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo:
— A sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre?
36Mas Jesus, sem levar em conta tais palavras, disse ao chefe da sinagoga:
— Não tenha medo; apenas creia!
37Jesus não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro e os irmãos Tiago e João. 38Chegando à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39Ao entrar, disse:
— Por que vocês estão alvoroçados e chorando? A criança não está morta, mas dorme.
40E riam-se dele. Mas Jesus, mandando que todos saíssem, levou consigo o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41Tomando a criança pela mão, disse:
— Talitá cumi! — que quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”
42Imediatamente a menina, que tinha doze anos, se levantou e começou a andar. Então todos ficaram muito admirados. 43Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse. E mandou que dessem de comer à menina. 1
Introdução
Duas maneiras diferente do sofrimento, maneira antiga e maneira moderna
 Mundo Antigo: Estoicos, se mostre forte ao sofrimento. Epíteto dizia de manhã quando você der um beijo no seu filho, pode ser o último. Controle suas emoções. Seja duro, não chore. Sofrer, chorar é sinônimo de fraqueza.
 Mundo Secular: A visão secular diz que o que importa é tudo que o mundo pode oferecer: conquista, emprego, família. RAIVA do sofrimento e do Deus que permite o sofrimento.
 Para nós cristãos as duas maneiras, tanto a antiga com os estoicos como a secular não estão no padrão de jesus. Através do texto que lemos vamos ver como é a ótica de Cristo sobre o sofrimento.
Oração Interrogativa: De que maneira podemos enxergar os planos de Deus a nossa dor?
Oração Transição: Nessa noite através do texto lido vamos ver como Cristo tem um plano para nós, até nossa dor não é um momento aleatório sem sentido, por trás dela há um plano divino. O divisor de aguas será como nós encaramos esses momentos.
I- Jesus tem um plano para a dor do desespero
Jesus tinha acabado de voltar de um missão em Gadara onde libertou um homem possesso de demônios. Ele aproveita e já anuncia o evangelho em toda a região de decapolis, um conjunto formado por 10 cidades. Ele
1 João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Mc 5.21–43.
volta para cafarnaum de barco pelo mar da galileia. Mal dá tempo Jesus para o barco uma multidão; Lucas diz que a multidão esperavam-no alegres e ansiosos. Fazem um círculo em volta de Jesus para escuta-lo. (Marcos 5.21)
Nesse momento um homem desesperado se prostra aos pés de Jesus e suplica com insistência que Jesus vá até sua casa pois sua família estava em estado terminal, desenganada pela medicina e apenas contatando seus últimos minutos. Aquele pai estava em pleno desespero, e Jesus foi sua única e última esperança. Mas quem é esse homem que aparece do nada e atrapalha Jesus pregar para a multidão. ( 5.22)
Jairo é um Chefe da sinagoga, uma homem com um status social muito grande, pois era líder da sinagoga. Para ocupar essa posição precisa ser abastado e respeito pelo povo. Jairo era um homem com um status social muito grande. Um homem rico, honrado e respeitado.
Pelo relato já pode perceber, pois o mesmo tinha uma casa confortável e empregados.
Jairo vai ao encontro de Jesus, precisa deixar sua posição elevada e prostrar-se aos pés de Jesus. Ele suplica que Jesus vá ao encontro da sua filha que já está em fase terminal. A palavra que é usada no texto é ἐσχάτως (eschatos), que significa muito próximo do final.
Jairo sabe que é sua única esperança salvar sua filhinha. Jairo ao chamar sua filha de filhinha está comunicando a Jesus que sua filha era o que ele tinha como mais precioso. Era sua filhinha, sua joia. Para Jairo o que importava agora não era seus status, sua posição, suas medalhas. Isto perdeu o valor diante da iminente morte de sua filha. ( 5.23 )
Então Jesus decidi ir na casa de Jairo...Jesus estava rodeado de uma multidão. Mas Jairo consegue convencer Jesus de ir, e tinha que ser depressa. Casa segundo era muito valiosos para aquele homem.
Aplicação: Quando Jesus decide ir para a casa de Jairo ele dá esperança para aquele pai salvar sua filhinha. Talvez você esteja desesperado e precisa urgente que Jesus vá até o seu problema. Quem sabe você esteja com a fé perdida, ou quase perdia. O que você tem é apenas desesperança. Mas saiba de uma coisa, Jesus tem um plano para o seu sofrimento, e pode usar seu desespero para agir na sua vida. Apenas creia e confie nele. Não tenha medo.
II- Jesus tem um plano para a dor do coração.
Jesus então sai daquele lugar e vai em direção a casa desse homem desesperado, aquela multidão que o escutava acompanha Jesus, era muita gente, de modo que a multidão apertava-o de todos os lados. (Marcos 5.24)
Nesse momento aparece uma mulher que padecia por uma hemorragia por 12 anos. Essa mulher gastou todos os seus recursos com os médicos, contudo sem sucesso. A bíblia diz que o estado dela piorou, talvez os médicos trataram ela de maneira errada acarretando outros problemas para aquela pobre mulher. (Marcos 5.25,26)
Ela soube que havia um homem que curava toda sorte de enfermidade. Ela chega por trás de Jesus e o toca e sua hemorragia é estancada instantaneamente.
Ela precisou derrubar barreiras.
Ela tinha pelo menos três motivos ao não ir ao encontro de Jesus.
Na cultura patriarcal uma mulher não tinha valor diante da sociedade, quando era contado uma multidão elas nem eram contabilizadas. Esse mulher que não tinha muito valor estava com uma hemorragia, que a tornava impura, e portanto, indigna de participar do convívio social; além disso ela se tornou pobre, pois os recursos que ela tinha foi gasto com médicos que não resolveram o problema dela, piorando a situação dela.
Aquela mulher sofria mais com as consequência da sua enfermidade do que com a própria enfermidade. Ser impura era uma maldição perante a lei de Moises, no pensamento da época aquela mulher tinha cometido um pecado e estava sendo punida por Deus, a famosa lei da retribuição: quem pecou ela ou seus pais?
A sua impureza lhe fazia não pertencer ao convívio social, ela era uma marginalizada, ou seja, excluída. O quadro dela: Além de ser mulher, fato que já a colava numa posição inferior, era uma pecadora por causa da enfermidade, marginalizada por conta da enfermidade e impura por decorrência da enfermidade.
Aplicação: Qual barreira você ainda não quebrou para chegar até Cristo? Sua família, sua profissão, seu vício, seu ego. Enquanto você não quebrar essas barreiras você vai continuar sentindo essa dor. Ir se encontrar com Jesus não é uma tarefa tão simples alguma coisa você vai precisar deixar pra trás. Nessa noite ele quer tratar seu coração, porem você precisa traspor a barreira que lhe impede. O jovem rico não conseguiu deixar a barreira da riqueza; Nicodemos não conseguiu deixar a barreira da sua religião, um homem queria seguir Jesus, porem precisava de um tempo a
mais para se organizar, e enterrar seu pai. Todos nós temos uma barreira que precisa ser quebrada. Sinto te dizer: Jesus tem um plano pra curar seu coração, mas a barreira é você que tem que derrubar.
a. Ela precisava do olhar salvador de Jesus
Quando ela o tocou, Jesus parou para ver quem tinha tocado nele, e aquela mulher com muito medo se prostrou aos pés de Jesus e contou toda a verdade. Na ótica de Jairo aqueles minutos poderiam ser decisivos uma vez que sua filha estava nos últimos minutinhos de vida. Aquela mulher tinha 12 anos de sofrimento, mas a filhinha de Jairo apenas minutinhos dos últimos 12 anos de vida.
Mas Jesus sempre tem um plano para o sofrimento. Para aquela mulher ele precisou parar, olhar para ela. Cura-la. Trazer ela de volta ao convívio social. Mas do que curar a saúde dela, Jesus precisava curar sua alma. Quando ela tocou nas orlas de Jesus a bíblia vai nos falar que imediatamente ela recebeu sua cura; Jesus poderia ter ido embora, pois a mesma estava curada. Porém o plano de Jesus não era dar apenas saúde física, e sim curar a alma dela.
Quando Jesus pergunta que tinha tocado nele aquela mulher com pavor e tremendo de medo confessa a Jesus; a vida foi muito cruel com ela. Ela esperava uma palavra de repreensão como sempre foi; ela esperava uma exortação, pois sabia que não podia ter contato com ninguém era uma IMPURA. Sabia que sua fama era de pecadora, e sua doença era sinal disso, o que ela esperava então, apenas desprezo. Então ela fica com medo e tremendo na frende de Jesus. Ela esperava o que sempre teve. Por isso Jesus não foi embora e deu-se por satisfeito com a cura física. Jesus tinha um plano pra ela. Então ele olha nos olhos dela, e tenha certeza que ela
nunca foi tão amada na sua vida. Do desprezo de 12 anos agora estava na frente do amor de Cristo. Jesus então fala pra ela FILHA você está salva pode ir em paz. De pecadora, impura ela se torna filha. Esse era o tratamento da dor dela. Uma mudança de Status, de pecadora agora salva, de perturbação mediante os insultos agora paz, paz e paz...
Porque Jesus deixa um homem importante para tratar uma mulher insignificante? Pois sabia que ela precisa sarar seu coração tão doente pelas seu drama pessoal.
Aplicação: EU Não sei qual é o seu drama, eu não sei quais foram suas frustrações nem suas mazelas; a vida nos deixa alguma sequelas que ninguém pode ajudar-nos. Mas Jesus para olhar pra você com um olhar cheio de amor e esperança te trazendo cura pra alma. Sinta nesse noite curada por cristo, ele se importa com a dor da sua alma. ELE tem um plano para o seu sofrimento. Jesus te chama de Filho, ele quer cuidar do seu coração. Jesus te chama de filha, ele quer tratar sua alma.
III- Jesus tem um plano para a dor da morte
Jesus ainda está falando com aquela mulher quando chega alguns funcionários de Jairo, e sem cerimônia dão a notícia pra ele: Jairo não adianta mais nada! Pare de incomodar Jesus Jairo. Não há mais nada para se fazer. Fico pensando os funcionários dizendo a jairo “Eu não disse que não daria tempo” Posso comtemplar a reação de Jairo: semblante caído, as
primeiras lagrimas já rolando do seu rosto, um sentimento de frustração. Talvez culpa por não ter chegado um pouco mais rápido. POREM JESUS TINHA UM PLANO PARA A SUA FILHINHA.
A primeira vez que Jesus se dirige a Jairo ele diz : Não tenha medo, apenas creia.
Quando Jesus chega na casa de Jairo o pior já tinha acontecido. A filhinha de Jairo já estava morta. Não tinha mais nada a ser feito. Pois o maior inimigo do ser humano não são tsunamis, não são terremotos, não são furacões. O maior inimigo do homem é a morte. Paulo disse isso em I coríntios 15. Que o ultimo e mais cruel inimigo do homem é a morte. Porque? Porque ela coloca um abismo entre nós e Deus. Ela separa o criador da criatura. Ela é o resultado do pecado, pois Paulo disse que o salário do pecado é a morte.
( Quando Jesus entra na casa de Jairo, todos estão pranteando e chorando, porem Jesus diz a filhinha de Jairo está apenas dormindo, Começam a dar risada dele, porém não perde sua tranquilidade. Como se fosse um dia como qualquer, pede para que todos se retirem do ambiente, e chama o pai, a mãe da criança e seus 3 discípulos mais íntimos para ir até o cadáver da menina. )
Jairo sabia que não ia mais brincar com sua filhinha, sabia que não podia mais beija-la, abraça-la. Acompanhar as fases da sua vida. Jairo estava separado daquilo que mais amava POREM JESUS TEM UM PLANO PARA A DOR DA MORTE.
Jesus chega próximo da menina e não fala nenhuma frase de efeito; não faz nenhuma simpatia, não esbraveja, não perde o controle. Ele chega na menina e diz: Talita cumi. Quando eu era adolescente e escuta os
pastores pregar essa passagem eu achava que o nome daquela menina era Talita, porem descobri com o tempo que o texto bíblico não revela o nome dela. Talita no aramaico significa menina, e cumi significa levanta. Com o passar do tempo descobri que essa expressão tinha um sentido mais íntimo, era se como Jesus tivesse falando querida levanta, ou seja, querida está na hora de levantar.
Jesus tem um plano até para a morte, ele serenamente chama aquela garotinha de maneira tão singela. “Querida está na hora de levantar”. Veja que Jesus trata o ultimo inimigo do homem de maneira muito natural, meigo e sereno.
Ele está mostrando como a morte agora é tratada, ela não tem poder sobre o ser humano, ele chama da morte de maneira singela, calma e doce. A morte, o maior inimigo do homem, o que separa-nos de Deus é tratada por Jesus como um sono do meio dia. Aquela soneca gostosa que agente as vezes tira depois do almoço.
APLICAÇÂO: Talvez nesse tempos você perdeu entes queridos, filho, mãe, pai, amigos, irmãos. Isso causa-nos dor, saudades e sofrimentos, porque a dor da separação é uma doas piores dores que o ser humano pode ter; pois nos causa um sentimento de perca.
Aquela garotinha morreu outra vez, nós não sabemos como foi, mas ela certamente morreu de novo. Mas um dia novamente Jesus dirá: “Querida está na hora de levanta só que dessa vez ELA nunca mais vai morrer, pois que sou a ressurreição e a vida e mesmo que você esteja morta, viverá eternamente”
Assim como foi com esse menina será com todos que dormem no Senhor. Escutarão a voz doce e suave: Maria está na hora de levantar; José
levanta meu filho. ELE venceu a morte. Nossa esperança está em Cristo e a morte não tem poder mais sobre nós...Porque Jesus tem um plano para a dor da morte.
Jesus sempre tem um plano para o seu sofrimento, não importa qual seja. Para um homem desesperado ele diz Não tenha medo, apenas creia. Para uma mulher com o coração partido ela a chama de filha a salva e dá paz, para uma menininha morta ela a chama de querida e a faz sair do mundo dos mortos.
Quão meigo é nosso salvador que faz do nosso sofrimento regozijos em sua presença.
A ele seja dada toda honra, glória e louvor
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.