Não perca seu relacionamento com Deus
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 77 viewsNotes
Transcript
Tema: Vida Espiritual
Título: Não perca seu relacionamento com Deus
Texto: Os filisteus tomam a arca da aliança ( 1 Samuel 4.1-11)
1 Naqueles dias o povo de Israel foi lutar contra os filisteus. Os israelitas acamparam em Ebenézer, e os filisteus, em Afeca. 2 Os filisteus se aprontaram e entraram na luta. Eles venceram os israelitas, matando no campo de batalha mais ou menos quatro mil soldados. 3 Quando aqueles que tinham escapado voltaram ao acampamento, os líderes do povo de Israel disseram:
— Por que é que o SENHOR Deus deixou que os filisteus nos vencessem hoje? Vamos trazer de Siló para cá a * arca da aliança, para que assim o SENHOR esteja no meio de nós e nos salve dos nossos inimigos.
4 Então mandaram mensageiros a Siló para trazerem a arca da aliança do SENHOR Todo-Poderoso, que se assenta no seu trono entre os * querubins. E Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, vieram junto com a arca.
5 Quando a arca chegou, os israelitas gritaram tão alto, que a terra tremeu.6 Os filisteus ouviram os gritos e disseram:
— Escutem esses gritos no acampamento dos hebreus. O que será que aconteceu?
Quando souberam que a arca da aliança do SENHOR havia chegado ao acampamento hebreu,7 os filisteus ficaram com medo e disseram:
— Um deus chegou ao acampamento dos israelitas! Ai de nós! Nunca aconteceu uma coisa assim!8 Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? São os deuses que atacaram os egípcios com todo tipo de pragas, no deserto.9 Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens ou seremos escravos dos hebreus, como eles já foram nossos escravos. Lutem como homens!
10 Assim os filisteus lutaram. Os israelitas foram vencidos e fugiram correndo para as suas casas. E houve uma grande matança: trinta mil israelitas foram mortos.11 Então os filisteus tomaram a arca de Deus, e Hofni e Finéias, os filhos de Eli, foram mortos.1
Introdução
Preposição: Não relaciona-se com Deus é autodestruição espiritual.
1 Sociedade Bíblica do Brasil, Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Sociedade Bíblica do Brasil, 2000), 1Sm 4.
Oração Interrogativa: Porque é tão importante esse relacionamento
Oração de Transição: Através do texto lido nessa noite a palavra de Deus nos orientará sobre a importância. E que as vezes nossa religiosidade pode estar envernizada fazendo com que nós perdemos de vista o mais importante: Nossa comunhão com Deus.
Introdução :
Relacionamento é estabelecer uma relação com o outro. Ter conexão. Demonstrar interesse. Confiar no outro.
O ser humano nasceu para se relacionar. A pandemia nos mostrou que uma das tragédias humanas é a não relação com o outro. De acordo com a psicóloga Ana Canosa “A pandemia impactou bastante os
relacionamentos, porque o ambiente externo influencia a nossa existência. Impacta na forma como canalizamos nossas energias, na nossa autoestima, na produtividade e até na criatividade”
ub
4 .1 Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.
Israel se acampou em Ebenézer (Pedra de Ajuda) Os filisteus em Afeca, uma cidade Efraimita na divisa de Israel e a Filístia, seu nome
significa(Força). Cada nação escolhe um lugar estratégico para lutarem.
I- A perca de relacionamento com Deus resulta em fracasso
Primeira batalha em Ebenézer
2 Dispuseram-se os filisteus em ordem de batalha, para sair de encontro a Israel; e, travada a peleja, Israel foi derrotado pelos filisteus; e estes mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3 Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus?
Os filisteus eram o açoite do Senhor para ferir Israel quando esses não obedeciam a voz e os mandamentos divinos.
Os filisteus eram […] o ‘açoite de Deus’, levantados para castigar a apostasia do povo do Senhor”. Portanto, “o relacionamento de Israel com os filisteus era um termômetro do seu relacionamento com Deus. Quando eram derrotados, viam a derrota como uma retirada do favor divino”.2
APLICAÇÃO: Em algumas ocasiões em nossa vida Deus utiliza o mundo para nos golpear; em outras ocasiões ele usa o próprio diabo para fazer-nos sangrar e até mesmo nossa natureza caída para nos derrotar. Nossos inimigos não sãos mais os
2 Richard D. Phillips, Estudos Bíblicos Expositivos em 1Samuel: Lições Urgentes Apresentadas por Meio de Contrastes entre Personagens Fascinantes, trans. Vagner Barbosa, 1a edição. (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2016), 81.
filisteus. Nossos inimigos são outros. Nossa luta é espiritual.
Nessa noite existe armas que Deus nos dá para derrubar as fortalezas do inimigo. Volte urgente para o relacionamento com Cristo. Assim você pode vencer e a obra de Deus continuará na sua vida.
O fracasso é o resultado da perca da intimidade. Aquela mesma intimidade que ao aceitar a Jesus você tinha. Deus ainda pode realizar suas, mas antes precisamos retomar nossa comunhão pura e simples com ele.
Como Jesus disse ao anjo da igreja em Éfeso, lembre-se de onde caíste e volte. Ainda está de pé o que lhe prometi.
II- A perca do relacionamento com Deus resulta em desordem
No texto diz que ao sair a batalha os filisteus se colocaram em ordem; eles se organizaram. Já o povo de Deus não se organizou. Os filisteus agiram com prudência e organização.
Aplicação: Acontece muito isso conosco. As vezes olhamos ao nosso redor e podemos contemplar o crescimento em outros ambientes. E perguntamos: Porque estamos perdendo batalhas? Falta-nos organização! Organizar é calcular o que precsa ser feito e agir com fé que tudo dará certo. A vitória vem de Deus mais a organização somos nós que fazemos. Isso compete a nós.
Nosso Deus é ordeiro, ele poderia fazer o mundo instantaneamente. Era só falar. Todavia ele foi planejando o mundo
Primeiro criou o céu cósmico, depois separou as aguas da terra, depois criou as aves para colocar nos céus, os animas aquáticos para as aguas e os animais
terrestres para o terra. No final de tudo fez o homem para habitar nesse mundo extremamente organizado.
Se Deus faz as coisas com ordem, mesmo tendo poder porque nós que somos limitados não fazemos? Se Deus que é autossuficiente organiza seus planos porque também não fazemos?
Sabe porque nossa vida financeira não deslancha? Porque não nos organizamos. Sabe porque nossa vida espiritual não progride? Porque não nos organizamos em pôr em prática as disciplinas espirituais. Deus não trabalha na desordem!
Quando nosso relacionamento com Deus está comprometido queremos fazer tudo da nossa maneira. Aí as consequências são terríveis.
SOLUÇÃO: Volte ao relacionamento mais íntimo com Jesus, ele quer colocar nossa vida em ordem.
Quando isso acontecer suas decisões serão recompensadas e a obra de Deus será linda em nossas vidas. Pra isso precisamos voltar ao caminho da comunhão. Quando isso acontecer o caos dará lugar a ordem e seremos uma benção nas mãos de Deus. Quando a ordem de Deus chegar haverá vida, haverá vida frutífera e a benção de Deus será abundante.
3 Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus?3
III- A perca de relacionamento gera autoconfiança em nós mesmos.
Israel se pergunta porque Deus os feriu. Porque perdemos a guerra. O exército dos filisteus foi usado por Deus para nos derrotar. Não foram os filisteus
3 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 1Sm 4.2–3.
que nos derrotou, e sim o próprio Deus. Eles já tinha experiências que quando Deus dava vitória não importava a situação. Por exemplo, como alguns escravos conseguiram sair das mãos de faraó? Como as muralhas intransponível de Jericó caíram por terra? Como gideão com 300 homens conseguiu derrotar o exército dos midianitas? Israel sabia que não eram as circunstancias que definiriam a vitória ou derrota.
A pergunta é: Porque mesmo sabendo disso os anciões foram para a batalha de peito aberto? A resposta é: Eles perderam o relacionamento, e consequentemente deixaram de confiar apenas no Senhor
APLICAÇÃO: Quando perdemos nossa intimidade com Deus acontece a mesma coisa, esquecemos que qualquer vitória que podemos conquistar vem do Senhor. Confiar nos carros da sabedoria, da religiosidade, das nossas convicções
não são suficientes para vencermos as batalhas da vida. OS cavalos que temos humanamente podem até nos dar uma falsa segurança. Não são carros ou cavalos e sim no Senhor é nossa confiança.
Solução: Nessa noite Deus nos chama a voltar nosso relacionamento puro e simples. Voltar na essência que ele nos chamou quando não éramos nada. Aquele relacionamento sem apegos a nada. Ele quer voltar ser a porção da sua herança.
Moisés disse a Deus, se você Senhor não se relacionar comigo não irei. Após um discurso duro de Jesus Pedro lhe disse para quem iremos? Senhor não vou para lugar nenhum se não me relacionar contigo.
Lembre daquela comunhão que o Senhor era suficiente pra você e seja restaurado em nome de Jesus.
IV- A perca de relacionamento com Deus gera manipulação de Deus.
4.3b Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos. 4 Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus. 4
No versículo 4, o narrador descreve Deus como “o SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins”. Os querubins eram os dois anjos de ouro que ficavam sobre a tampa da arca. Essa descrição reforça a ideia de que os anciãos acreditavam que a
4 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 1Sm 4.1–4.
presença e o poder de Deus estavam fisicamente ligados à arca.5
A arca da aliança foi o projeto que Deus deu a Moises e Bezaleel pelo Espírito Santo a construiu, era o objeto mais sagrada do tabernáculo. Ficava no lugar santíssimo onde apenas o sumo sacerdote tinha acesso a ela uma única vez no ano. Ela era feita de madeira de acácia revestida de ouro.
Dentro dela tinha o maná que descera diretamente do céu quando o povo estava peregrinando no deserto; tinha também as tabuas com os dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus no monte sinal e o cajado de Arão com folhas e frutos. Em cima dela tinha esculpido de ouro puro dois querubins com o rosto virados um para o outro. Esses seres esculpidos ficavam em cima da tampa,
5 Richard D. Phillips, Estudos Bíblicos Expositivos em 1Samuel: Lições Urgentes Apresentadas por Meio de Contrastes entre Personagens Fascinantes, trans. Vagner Barbosa, 1a edição. (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2016), 83.
chamada propiciatório, onde o sangue era aspergido.
A arca da aliança era o símbolo da presença de Deus, de modo que quando Israel atravessou o Jordão ela estava nos ombros dos levitas indicando a presença divina. Quando marcharam em volta a muralha de Jericó estavam com a arca e obtiveram grande vitória. A arca representava a PRESENÇA de Deus.
Os anciões ligaram as vitorias que Israel conquistaram com a presença daquela arca. Então mandaram busca-la em Gilgal para virar o jogo contra os filisteus e assim saírem vitoriosos. Eles achavam que poderiam manipular o poder de Deus, uma espécie de magia.
Numa tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos, os anciãos mandaram levar a arca da Aliança de Siló para o arraial de Israel6
A arca é apresentada como o ponto focal da “religião de poder” – isto é, uma tentativa de aproveitar o poder de Deus para nossos próprios propósitos no mundo.7
Aqueles 4 mil soldados não foi suficiente para o povo se arrepender, voltar de onde caíram e retornar a uma vida de intimidade com Jeová. Essa derrota foi um sinal de uma vida perdida de oração; não uma oração forçada e sim uma oração que enche de gozo o coração do filho se derramando nos braços do pai. Essa derrota foi um sinal de uma vida perdida nas distrações e consequentemente pouco tempo para
6 William MacDonald, Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento, 2a edição. (São Paulo: Mundo Cristão, 2011), 202.
7 Richard D. Phillips, Estudos Bíblicos Expositivos em 1Samuel: Lições Urgentes Apresentadas por Meio de Contrastes entre Personagens Fascinantes, trans. Vagner Barbosa, 1a edição. (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2016), 80.
ouvir a voz de Deus. Então aqueles sacerdotes acharam que se apenas trouxessem a arca era o suficiente para Deus se intervim naquela situação.
Funcionava como uma espécie de pé de coelho; trevo de quatro folhas; vassoura ungida; feijão mágico. Estavam depositando toda fé na arca. Porem esqueceram do Deus da arca. Eles queriam manipular o Deus da arca com a arca de Deus. O objeto de Deus estava sendo usado para convencer o Senhor.
APLICAÇÃO: Acontece isso também conosco quando perdemos o relacionamento com Deus. Nosso conhecimento sem relacionamento quer convencer que Deus pode nos usar para nosso ego. Nosso oração sem relacionamento quer induzir a Deus operar nossos caprichos. Nossas suplicas sem relacionamento quer mudar propósitos de Deus por vontades nossa. Nós nos agarramos nisso. Deus tem que me escutar; Vou deixar a bíblia aberta no salmo
91 para obter a proteção de Deus. Toda hora nosso velho adão que manipular o braço de Deus para satisfazer nossos caprichos.
SOLUÇÂO: Precisamos voltar a simplicidade do evangelho e orar pra sermos filhos de Deus; ler sua palavra para conhece-lo e ama-lo; suplicar a ele, pois sabemos nossas limitações; e mesmo se tudo der errado confiaremos em sua providência, pois ele sabe o que é bom para nós.
Nessa noite o Senhor nos chama para voltar a ter a comunhão com ele; ele nos chama. A igreja antes de qualquer coisa foi chamada para se relacionar com o noivo; Isso é o suficiente para você; existir para Deus? Se você pensou em responder essa pergunta você precisa voltar a comunhão o mais rápido possível.
HOJE É noite de restauração de comunhão com Deus. 4
5 Sucedeu que, vindo a arca da Aliança do SENHOR ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra. 6 Ouvindo os filisteus a voz do júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então, souberam que a arca do SENHOR era vinda ao arraial.8
V- Quando perdemos o relacionamento produzimos barulhos improdutivos
Quando a arca chega no arraial dos Israelitas carregada por Ofni e Finéias, dois sacerdotes que já tinha perdido a intimidade com Deus, todo o povo começou fazer grande barulho, de modo que os Filisteus de atemorizaram com tamanho barulho. A
8 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 1Sm 4.5–6.
bíblia diz que o barulho foi tão grande que “ressoou a terra seus grandes brados”, “A terra tremeu”. O jubilo foi grande.
Quando os filisteus ouviram ficaram com muito temor, pois eles já conheciam o Deus de Israel e sabia do seu poder. A arca causou um medo nos inimigos de Israel. Eles sabiam que os Egípcios tinha sido derrotados. Todavia eles ouviram apenas o barulho. Não tinha evidência. Então eles tomaram coragem para enfrentar os Israelitas.
O resultado do grito sem o relacionamento foi trágico! 30 mil Israelitas morreram ,o restante correram e a arca foi tomada.
APLICAÇÃO: Isso acontece quando perdemos a intimidade com Deus. Gritamos não por resultado da alegria no Espírito Santo, mas apenas por desespero. Barulho não resolve. Precisamos olhar para as batalhas vencidas de quando tínhamos intimidade
com O senhor e voltar urgente para onde ele nos chamou. Se ouvir a voz de deus não despreze, volte atrás o projeto ainda está de pé! O senhor é misericordioso e sempre está pronto a nos dar uma nova chance! Ele está batendo na porta, se nós abrirmos a porta ele vaia entrar e vai cear conosco. Cear é sentar na mesa da comunhão com nosso Senhor e sermos sensíveis a palavra dele!
Conclusão: Na nossa vida espiritual não paramos. Ou progredimos ou regredimos. Pois somos condicionados ao tempo. A frase estou estagnado espiritualmente não existe. Ou estamos avançando ou estamos retrocedendo.
Essa noite O senhor quer voltar a ser seu único desejo. Quando isso acontecer nossas batalhas serão vencidas e o nome do Senhor será glorificado.
Que Deus possa nos ajudar na caminhada e fazer-nos sempre tê-lo como suficiente.
