A procura de um coração - Semeador

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Tema : A procura de um coração.
TEXTO:
Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. 5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. 9 Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça1.
18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador. 19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. 23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. 2
INTRODUÇÃO:
 Uma das coisas mais importantes da vida de qualquer ser humano é sua capacidade de produzir. Ser útil eleva nossa autoestima. Todos nós almejamos produzir coisas boas para nós, nossas família, nosso ambiente profissional.
 Quando Deus criou o seres humanos lhes ordenou que produzissem, Adão produziu todos os nomes dos seres vivos existentes. Mostra que de fato, umas das coisas mais importantes e significativas do homem é a capacidade que ele tem para gerar algo.
 Hoje vamos ver que um homem buscou um coração que fosse capaz de produzir e frutificar, todavia ele encontrou muitos obstáculos para esse propósito. Na noite de
1 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Mt 13.3–9.
2 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Mt 13.18–23.
hoje veremos essa busca incessante de um semeador que saiu a semear com o objetivo de plantar uma semente num coração disposto a produzir muitos frutos.
Verdade: Deus sempre está à procura de um coração
O.I: Quais corações podem receber uma semente divina?
O.T: Através desse texto lido vamos descobrir qual coração pode ser frutificado com a semente celestial.
I- Obstinado, coração impenetrável. ( FARISEUS)
O inimigo é usado. (DIABO) Solo endurecido (V.4/19)
a. A palavra de Deus não nasce (Palavra Impenetrável)
Jesus diz que o primeiro tipo de terra é onde os homens passam, aquela terra onde fica um caminho para os homens passarem e assim pisarem; ai depois o maligno destrói a semente. Jesus fala que essa terra é comparada ao homem, cuja palavra de Deus não chega a nascer, pois o inimigo a destrói.
Jesus aqui se refere aos fariseus, que eram homens religiosos. Respeitado entre o povo, de modo que eram considerados na época como exemplos morais. O fariseu mais conhecido da época era o apostolo Paulo, á qual antes de sua conversão era o exemplo entre os fariseus.
Então Jesus está dizendo que um homem muito religioso não irá fazer esforço nenhum para ouvir sua palavra, pois já tem suas convicções formadas. A palavra de Deus ficará pisada e logo será tirada do seu coração
APLICAÇÂO: Precisamos ter cuidado quanto as nossas convicções religiosas. Talvez não estamos crescendo devido as nossas certezas da fé. Isso é um perigo para nosso desenvolvimento espiritual. Tenha convicções, mas seja aberto para mudanças.
Um coração convicto a palavra de Deus não consegue frutificar. O diabo arranca. Os fariseus nada que Jesus fazia eles compreendiam. Jesus expulsava um demônio, era pelo poder do Belzebu; Jesus curava no sábado, o questionavam. Assim pode estar acontecendo conosco, estamos relutantes em compreender a palavra de Deus não por maldade, mas por convicções.
Para que a palavra de Deus superabunde em nossas vidas precisamos tomar cuidado com nossas convicções. Estamos pronto para mudar de opinião. Não se engane o evangelho não é um caminho de passe de mágica, em que aceitamos e Jesus e já estamos completo. Não o
evangelho é o caminho da construção. Alicerce, fundação, construção, acabamento. E sempre reformando-nos, pois a o justo é como a aurora: brilha até chegar no dia perfeito.
b. Os homens pisam e o diabo
O semeador saiu a semear e aquela semente acabou caindo na beira do caminho. O homem a pisou com desprezo para que ela não sobrevivesse.
APLICAÇÂO: Os fariseus eram os maiores opositores do ministério de Jesus, eles pisavam na semente e o diabo levava embora. Porem eles faziam por convicção religiosa. N
Quando nós nos fechamos em nossas convicções não compreendemos a palavra de Deus, e consequentemente como coparticipantes dos planos do adversário do evangelho. Nossa vida então torna-se árida. Esse tipo de coração não vai ter frutos, e consequentemente não terá desenvolvimento espiritual.
TRANSIÇÃO: Mas o semeador ele continua em busca de um coração que possa frutificar: V.5,6.
II- Empolgado ( MULTIDÃO)
A natureza caída do homem é usada. (CARNE). Solo rochoso ( V.5,6/20,21)
O segundo tipo de terra que a semente cai é no terreno rochoso, onde não existe dois elementos indispensáveis para que esse semente não cresça e, também não frutifique. Terra e agua. Esse solo na superfície tem terra, todavia existe uma camada de rocha em baixo
A palavra de Deus nasce no coração com rapidez, pois a terra era rasa e estava sobre alguns pedregulhos.
Esse tipo de coração ouve a palavra. Recebe imediatamente. Não apenas isso, mas tem alegria em receber. Alegria é um bom sentimento, um coração alegre formoseia o rosto. Paulo diz “Alegrai-vos”. Esse tipo de pessoas recebem a Jesus com suas emoções; se alegram, até choram, todavia não permanecem.
APLICAÇÃO, receber a palavra de Deus apenas com emoção não surte efeito, pois o ser humano é integral. Somos emoção, mas também somos razão. Não adianta vim ao culto e apenas se emocionar. Emoção SEM entendimento não adianta. Sair do culto alegre é muito bom, porem precisamos entender. Nosso culto é racional, chore na presença de Deus com entendimento. Saia feliz com razão. Você precisa entender. Algumas igrejas tem dado
preferência ao entretenimento, em detrimento a palavra. Spurgeon já dizia que no fim dos tempos em vez de pastores instruindo ovelha, teremos palhaços entretendo bodes. Saímos do culto muito felizes, mas sem entendimento.
No texto podemos ver que a palavra em destaque é entusiasmo. Porém o evangelho não é entusiasmo. O evangelho é o martelo que quebra o ego humano. A espada de dois gumes que penetra na alma do homem, libertando-o do poder do pecado. Não é entusiasmo. Um entusiasta uma vez queria servir a Jesus, Ele o respondeu dizendo que ele não tinha onde pôr a cabeça. O que tem no evangelho é poder do Espirito Santo que da ousadia para semear a preciosa semente.
Nos programas políticos existe entusiasmo. Quando chega a eleição todos ficam entusiasmo: os candidatos se entusiasmam com o poder, os eleitores com as promessas e os militantes com os ideias políticos. Programas partidários há entusiasmo. Quando não acontece vem a frustração de derrota.
Uma grande multidão de entusiasmados seguiam Jesus, quando multiplicou os pães se entusiasmaram achando que Jesus ia ser uma padaria ambulante.
Os emocionados e os entusiastas não conseguem produzir frutos, até cresce a palavra. Mas como não alcança profundidade, acaba secando. O sol queima e a raiz seca.
Quando somos atingidos pela palavra de Deus verdadeiramente nossas raízes começam a se aprofundar. Pequenas coisas não podem fazer-nos desanimar. Nós precisamos aprofundar nossas raízes.
TRANSIÇÃO : Porém o semeador é insistente e continua semeando sua preciosa semente. (V.7)
III- Coração ansioso. Ouve a palavra ( Discípulos que abandonam a Jesus )
O mundo tira o tempo necessário para frutificar. Solo com espinhos. ( Maneira Superficial) (V.7/22)
a. Para deixarmos ansiosos com os cuidados da vida.
Perceba que esse coração ouve a palavra. Porém com o tempo se perde no caminho e não consegue obter frutos.
Jesus disse que os cuidados exagerados dessa vidam são como espinhos sufocam a palavra de Deus. Marta com um cuidado demasiado não conseguiu usufruir uma comunhão com Cristo, sua irmã porem gerava frutos espirituais, pois estava aos pés de Jesus.
O apóstolo Paulo disse que muitos irmãos estavam abandonando a fé em decorrência aos cuidados exagerados nessa vida, de modo que Paulo disse que aquele que espera Cristo apenas nessa vida é o mais miserável entre os homens.
APLICAÇÃO: Quando deixamos as coisas dessa vida tomar conta do nosso coração, somos sufocados com tantas coisas. Trabalho, família, carreira, emprego só serão benção em nossas vidas se Cristo tiver primazia. Deus quer que nós produzimos gloriosos frutos. Porem precisamos lançar sobre o Senhor toda nossa ansiedade, pois ele tem cuidado de nós. Os cuidados dessa vida são empecilhos para o não crescimento espiritual.
b. Para nos iludirmos com as riquezas
Jesus agora diz que não somente o cuidado demasiado com as coisas do cotidiano podem impedir nosso crescimento espiritual, como também a fascinação pelas riquezas. Jesus não era socialista como alguns querem o classificar. Mas ele nos deixa uma advertência muito séria. Cuidado com suas ambições. O evangelho da prosperidade te promete uma vida de prosperidade material, cujo objetivo torna-se uma ambição. Quando isso não é alcançado vem logo a frustração. Não somente nesse texto como em outros há uma advertência muito séria quanto a isso. Paulo diz em 1 Tm 6.9-11 No entanto, os que querem ficar ricos caem em tentação, em ciladas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam os homens a mergulhar na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Jesus diz que riquezas é uma divindade, mamom. Ou serve a Deus ou serve a mamom. Em Eclesiastes Salomão, no final de sua vida diz que riquezas são coisas vãs, pois os filhos herdam aquilo que não construiu. A maioria deles desperdiçam todo patrimônio conquistado. Aplicação: Jesus não é contra bens e riquezas. Porem como o criador do homem ele sabia muito bem os males que a busca e conquista do dinheiro poderia causar no homem. O problema não está na riqueza, no ouro, no dólar. Mas no coração do homem, onde procede todos os males. Portanto um coração ganancioso é também sufocado, e assim palavra de Deus não pode gerar vida.
Existe dois extremos: uns que desejam gananciosamente terem riquezas e outros que fazem voto de pobreza, como Francisco de Assis.
Transição: Todavia o semeador continua buscando um coração para frutificar. O primeiro não quer compreender; o segundo é muito empolgado e a palavra não cresce e terceiro é sufocado pelos cuidados dessa vida e pelas ambições. Mas suas sementes ainda não acabaram ele procura um coração. V8
IV- Um coração que compreende.
Jesus diz que o coração que pode receber a semente celestial é um coração que compreende. La no primeiro coração ele não quis compreender, Assim o diabo arrancou a palavra. Aqui os que compreende a palavra é guardada no coração e não tem nada e ninguém que consiga arranca-la. APLICAÇÃO: Meus irmãos quando nós temos a pré disposição em aprender a palavra de Deus. O senhor nos faz compreende-la. Aí a obra é ele que faz. Ele guarda os nossos corações no inimigo. Ele faz nossas raízes se aprofundarem e assim não nos empolgaremos. E também não vamos ficar ansiosos com o cuidado dessa vida e toda ambição que possa nos afastar dele. O coração que produz é o coração que compreende a mensagem da cruz! O coração que não se fecha nas suas convicções compreende a proposta do evangelho! O coração que não fica pensando a todo instante nos cuidados dessa vida entende a palavra de Deus. Quem compreende o evangelho suas raízes são aprofundadas. O semeador achou nossos corações nessa noite e nós vamos produzir muito na presença do Senhor.
V- Boa Terra ( Corações frutíferos )
Lucas 8.15 A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança. 3
BOM ἀγαθός -οῦ, ὁ; (agathos), ADJ. Bom. Equivalente hebraico: 1 טוֹב (148), טוֹבָה (40). Equivalente aramaico: טָב (1). 4 Bom — ter qualidades desejáveis ou positivas; especialmente aquelas apropriadas para uma coisa específica.5
RETO καλος kalos de afinidade incerta; TDNT - 3:536,402; adj
1) bonito, gracioso, excelente, eminente, escolhido, insuperável, precioso, proveitoso, apropriado, recomendável, admirável6
RETÊM κατεχω katecho de 2596 e 2192; TDNT - 2:829,286; v
1) não deixar ir, reter, deter
1a) de partir
1b) conter, impedir (o curso ou progresso de)
1b1) aquilo que impede, o Anticristo de manifestar-se
1b2) checar a velocidade ou progresso de um navio i.e. dirigir o navio
1c) manter amarrado, seguro, posse firme de
2) conseguir a posse de, tomar
2b) possuir7
5281 υπομονη hupomone
de 5278; TDNT - 4:581,581; n f1) estabilidade, constância, tolerância
1a) no NT, a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade mesmo diante das maiores provações e sofrimentos
1b) pacientemente, firmemente
2) paciente, que espera por alguém ou algo lealmente 3) que persiste com paciência, constância, e perseverânça8 Mateus 13.23 Mas o que foi semeado em boa terra é
3 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Lc 8.14–15.
4 Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
5 Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
6 James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
7 James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
8 James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. 9
συνίημι (syniēmi), VB. entender.10
Marcos 4.20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um. 11
3858 παραδεχομαι paradechomai
de 3844 e 1209; v
1) receber, levantar, erguer-se
2) admitir, i.e., não rejeitar, aceitar, receber
2a) de um filho: reconhecer como legítimo12
OBSERVAÇÕES
Não podemos desanimar pela aparente improdutividade do nosso trabalho.
De 100 sementes, 75 se perderam, ou seja. Existem mais terras improdutivas que produtivas. Não é à toa que Jesus disse que poucos entram pela porta estreita. Porem as sementes perdidas não são capazes de atrapalhar a esperança de sementes frutíferas.
Aplicação: A igreja também é assim, semeamos a semente do evangelho, porem encontramos muita dificuldade. Muitos aceitam a Jesus e não permanecem, pregamos o evangelho e a priori não conseguimos enxergar resultados imediatos. Está tudo normal. A maioria das pessoas não produzirão bons frutos não em decorrência da ineficácia da palavra de Deus.
Semeador não desanime continue semeando. Continue pregando, continue falando do grande amor de Deus, continue ensinando. Você encontrará uma terra produtiva. Não podemos ser pessimistas, pois pode desanimar. Não podemos ser muito otimistas, pois pode nos frustrar. A parábola do semeador nos ensina enxergar a realidade do reino de Deus: Teremos mais
9 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Mt 13.22–23.
10 Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
11 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Mc 4.20.
12 James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
fracassos que sucesso. O semeador de 4 terras, apenas 1 obteve sucesso. Teremos decepções, frustrações, desapontamentos, enfim. Pois o desejo do semeador é ver o fruto do seu trabalho. Mas a obra é de Deus, continue semeando. Haverá uma linda colheita. Maior que as percas das sementes improdutivas, estão as que geraram os frutos. Temos que não nos apegar aos fracassos que a semente não produziu, mas olhar os frutos produzidos.
De acordo com Joachim Jeremias, um grande estudioso do NT. A palestina tinha aproximadamente trezentos mil habitantes. Todavia tinha apenas 120 terras frutíferas esperando a promessa do Espirito Santo. Dos aproximadamente dez mil alimentados apenas 120 sobraram.
Cabe ao semeador semear, pois nem sempre colherá o que plantou, Porém deve ter expectativa do fruto da sua colheita.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.