O arrebatamento da Igreja

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Tema: Arrebatamento da igreja
Título: Como será o arrebatamento da igreja ?
Introdução
 Um certo homem contou aso seus filhos uma história de um homem que tinha sido preso injustamente; porem antes de terminar a história precisou sair para resolver um problema e demorou para termina-la. Os filhos dele tentaram cada um dar um desfecho diferente para aquela história.
 JÁ aconteceu isso com você? Assistir um filme e precisar parar antes de concluir? E ficar imaginando o final do filme...bem isso aconteceu com a igreja em Tessalônica
 O Apostolo Paulo quando fundou a igreja de Tessalônica ensinou essa igreja a respeito da doutrina cristã. Entretanto não deu tempo de concluir a mensagem, pois foi duramente perseguido nessa cidade e teve que ir embora sem terminar de explicar tudo a respeito.
 Algumas dúvidas foram levantadas pela igreja, entre essas dúvidas, estava a questão sobre a volta de
Cristo. Paulo ensinou que Cristo voltaria para a igreja, porem alguns irmãos estavam morrendo. Ai eles ficaram entristecidos. Duas dúvidas se levantam na igreja: Como os mortos encontrão a Jesus, se já morreram; e os vivos como esperarão a volta de Jesus se não existe uma data especifica.
Paulo então escreve essa carta com o propósito de explicar sobre a volta de Cristo.
I- Esperança, uma ardente esperança na volta de Jesus.
13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
Esperança é o sentimento geral de que algum desejo será cumprido1
Paulo não desejava a falta de conhecimento da igreja em Tessalônica a respeito da volta de Jesus. Por essa fato a tristeza poderia abater o coração daqueles irmãos. A igreja em Tessalônica era pra ser diferente, uma vez que ela tinha esperança na volta de Cristo. O apóstolo dos gentios está dizendo que o desejo do cristão tem de estar voltado a promessa da volta de Cristo, pois apenas vivendo sob esse desejo os irmãos da igreja em Tessalônica enfrentarão seus desafios.
Aplicação: Uma vida financeira prospera não pode ser o maior desejo da vida cristã, embora não seja pecado deseja-la; A vida ministerial não pode ser nosso maior desejo, embora também seja muito bom almeja-la; Desejar bens materiais não pode ser o maior desejo cristão, embora não seja ruim. Todavia
1 Rick Brannan, org., Léxico Lexham do Novo Testamento Grego (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020).
nosso maior desejo é a esperança de que Cristo em breve voltará e nos levará para estarmos para sempre com o nosso Senhor.
A esperança faz parte do fundamento cristão. Fé, esperança e amor. Paulo vai dizer que a esperança é a ancora da nossa alma. A esperança na volta de Jesus mantem firme nossa alma. A esperança alegra a alma; a desesperança deixa nossa alma amarga.
Se alegre nessa noite na abençoada esperança da expectativa do retorno de Cristo.
TRANSIÇÃO : Aquele tristeza era motivada pelos irmãos que estavam dormindo em Cristo e já não teriam a oportunidade de encontrar a cristo... então Paulo fala sobre ...
II- O futuro dos mortos
14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
Paulo se utiliza de um eufemismo para descrever a situação dos cristãos que já tinham morrido. Ele diz que eles estão apenas dormindo
A figura do sono enseja-nos três verdades: Primeira, o sono é símbolo de descanso. A Bíblia diz que aqueles que morrem no Senhor são bem-aventurados, porque descansam das suas fadigas (Ap 14.13). Segunda, o sono pressupõe renovação. O corpo da ressurreição será um corpo incorruptível, imortal, poderoso, glorioso, e celestial; semelhante ao corpo da glória de Cristo.
Terceira, o sono implica expectativa de acordar. O mesmo corpo que desceu à tumba sairá dela ao ressoar da trombeta de Deus.2
Paulo diz aos cristãos em Tessalônica que a ressurreição de Jesus é a garantia que todos os cristãos que estão com seus corpos adormecidos também ressuscitarão. A esperança para os irmãos em Tessalônica é que Jesus não deixará ninguém para trás. Os irmãos que já morreram quando Jesus voltar terão seus corpos ressuscitados, transformados e glorificados.
Aplicação: A esperança cristã é que a qualquer momento Jesus volte e arrebate sua igreja, porem muitos irmãos nossos já estão dormindo. Porém aquele que venceu a morte fará sair da sepultura todos os crentes. Abraão sairá da sepultura; Jacó, Isaque, José, Daniel, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Pedro, Paulo, João todos ouvirão a trombeta tocar e com os corpos glorificados encontrarão o Senhor nos ares. Sairá da sepultura a irmã Maria, a irmã joana, a irmã luzia, a irmã Benedita, a irmã rosa; Todos os pastores que serviram a obra do Senhor com amor vai sair também, os diáconos que serviram a igreja com dedicação, os missionários que doarão sua vida também vai sair.
2 Hernandes Dias Lopes, 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2008), 106.
Como explicar o inexplicável? como descrever o indescritível? como racionalizar o absurdo? Como crer no impossível? Pela fé cremos, mas na lógica humana não faz sentido corpos que já não existem mais voltarem a sua existência. Corpos que já viraram pó, corpos cremados, ossos exumados. Como é possível?
Não sei como será, mas pela palavra de Deus eles vão ter que voltar a existência.
3 SONS SÃO OUVIDOS
a. Palavra de ordem Autoridade do rei
para os soldados ou uma ordem governamental oficial. Aqui, o mais provável é a do primeiro tipo. O Cristo que desce é o eventual comandante que dará a ordem, como em João 5.25 (“os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão”), e 28–29 (“todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão”).3
Cristo Vem com uma voz de comando. Paulo afirma que ao comando da sua voz os mortos voltarão a viver. O general das
3 Grant R. Osborne, 1 e 2 Carta aos Tessalonicenses, trans. Renato Cunha, Comentário Expositivo do Novo Testamento (Bellingham, WA; São Paulo: Lexham Press; Editora Carisma, 2023), 119–120.
batalhas dá a ordem pela sua voz e os túmulos obedecerão e terão que devolve-los. Os mortos ouvirão a voz de comando.
Assim como ele disse a Lazaro: Vem para fora! O poder e autoridade era tamanha se ele tivesse gritado vem para fora. Todos sairiam da sepultura ao brado de sua voz !
b. Voz do Arcanjo. Vitória do rei
Paulo diz que a voz do arcanjo também será ouvida. Agora para todos. Tanto para os que ressuscitaram quanto para os que forem arrebatados, pois os dois grupos agora fazem parte do mesmo grupo: O povo de Deus.
Paulo não detalha qual papel que os anjos terão no arrebatamento da igreja. Os anjos sempre foram ligados a volta de Cristo ((Mt 13.39; 24.31; 25.31; 1Co 6.3; 2Ts 1.7; Jd 14)
O arcanjo é um anjo com mais autoridade no mundo angelical. Foi um arcanjo que disputou o corpo de Moisés com o diabo. Foi Miguel que ajudou a oposição do príncipe da pérsia sobre a oração de Daniel.
As duas vezes que Miguel aparece na bíblia foi para guerrear contra anjos rebeldes que pecaram. Miguel representa a vitória sobre toda a rebelião angelical. Paulo disse que a igreja julgará os anjos.
Temos uma visão impressionante Cristo dando a ordem, a voz do arcanjo ressoando e a igreja encontrando eles. Toda rebelião será vencida e o nome do Senhor será glorificado!
Trombeta de Deus. Anuncio do rei
O terceiro som será o som da trombeta de Deus. Anuncia a igreja que o mundo será julgado
As trombetas eram usadas principalmente para anunciar editos imperiais e grandes anúncios. A presença delas no dia do Senhor está documentada em Isaías 27.13; Joel 2.1; Sofonias 1.14–16; Zacarias. Elas também marcam eventos do final dos tempos, em Mateus 24.31; 1Coríntios 15.52, e de modo geral em Apocalipse (8.2, 6, 13; 9.14; 11.15). Aqui, elas podem sinalizar o momento da ressurreição dos mortos.4
A trombeta era usada pelos judeus em suas festas, e também era associada com as teofanias e com o Fim, e é, também ligada com a ressurreição dos mortos. No império romano, as
4 Grant R. Osborne, 1 e 2 Carta aos Tessalonicenses, trans. Renato Cunha, Comentário Expositivo do Novo Testamento (Bellingham, WA; São Paulo: Lexham Press; Editora Carisma, 2023), 120.
trombetas eram utilizadas para anunciar a chegada de uma pessoa importante.5
As trombetas vão anunciar que o ser mais importante da história está chegando para buscar seus santos.
TRANSIÇÃO: A outra preocupação da igreja em Tessalônica era de que forma os vivos encontrariam com o Senhor, então ele fala sobre...
5 Hernandes Dias Lopes, 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2008), 111.
III- O destino dos que estiverem vivos
17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.6
Paulo nesse versículo explica como encontraremos o Senhor; Onde será o encontro e por quanto tempo durará o encontro.
Como Encontraremos a Cristo?
Paulo vai nos dizer que Após esses três barulhos a igreja será arrebatada. A palavra arrebatamento é uma tradução de Haparzo, que significa “tirar com força”. Paulo está dizendo que seremos tirado com força desse mundo; seremos raptados.
RAPIDAMENTE 1 Coríntios 10.51,52 Diz que será num abrir e picar de olhos
6 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 1Ts 4.13–18.
Alguns traduzem esse versículo como “um abrir e fechar de olhos”. Porem Paulo usou uma palavra do grego clássico que significa abrir e piscar de olhos.
O fechar de olho é um tempo indeterminado; já o abrir e piscar de olho é um tempo de apx 200 milésimo de segundo.
O senhor nos arrebatará na velocidade de 200 milésimo de segundo, um menos de um segundo nos encontraremos com Cristo.
ABRUPTAMENTE, a mesma palavra é usada em Jo 6.15 quando a multidão queria arrebatar Jesus com força e faze-lo rei. Cristo nos levará da terra com força. O poder será semelhante uma força magnética. Seremos arrebatado com força.
A mesma palavra arrebatar é traduzido o latim raptar. Cristo nos arrebatará para ele. Ele não vai precisar de tecnologias novas; não vai precisar de foguete. Não !
Ele irá nos levar num abrir e piscar de olhos. A metade da metade de UM SEGUNDO.
Igreja se prepare para encontrar com seu noivo num abrir e piscar de olho
1. Onde: Nos ares.
Paulo diz que o encontro com Cristo será nos ares, ali naquele local encontraremos com o nosso senhor. A palavra ares no grego significa atmosfera. Encontraremos Cristo com o corpo glorificado na atmosfera terrestre entre as nuvens.
Cristo dará a voz de ordem e descerá do céu onde está agora e o encontro entre ele e sua noiva será nos ares.
Porque encontraremos Jesus nos ares?
Paulo diz que nossos inimigos estão nas regiões celestiais ( Efésios 6.12); Paulo também disse que o diabo é o príncipe da potestade dos ares. Podemos concluir que os principados, potestades estão exatamente no mesmo local onde Cristo encontrará sua igreja, ou seja, Cristo com sua igreja destruirá tronos, principados, autoridades espirituais.
Por isso Paulo disse em Romanos 8.38
Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, podem nos separa do amor de Cristo. Por isso somos mais que vencedores.
A IGREJA VENCERÁ COM CRISTO OS PODERES DA POTESTADE DO AR. O ENCONTRO SERÁ LA PARA DESTRUIR A FORTAZALEZAS DEMONIACAS
2. Quanto tempo: Eternidade
O tempo do encontro será a eternidade! Não teremos despedida; não seremos separados nunca mais da presença bendita de Cristo, desfrutaremos toda a eternidade ao lado de nosso senhor. O pecado não nos separara mais da sua companhia, pois o pecado ele venceu riscando a cédula que nos era contraria. A morte não poderá mais nos distanciar da sua companhia, pois ele também a venceu tomando a chave da morte e do inferno. Nem o diabo junto com seus demônios poderão mais afetar nossa comunhão com ele, pois cristo os derrotou quando subiu aos céus e venceu toda a potestade.
ESTAREMOS POR TODA A ETERNIDADE COM ELE, ele mesmo prometeu
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos
levarei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também7
7 Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Jo 14.1–3.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.