DISCIPLINA É TUDO! Hebreus 12.1-11

Hebreus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views

A disciplina de Deus é dolorosa, mas necessária ao nosso amadurecimento espiritual.

Notes
Transcript
Grande ideia: A disciplina de Deus é dolorosa, mas necessária ao nosso amadurecimento espiritual.
Estrutura: Ela nos fixa o olhar em Cristo (vv. 1-3), ela nos desmama de nossa autossuficiência (vv. 4-11).
A seção que começou em Hb 10.19 encerra aqui, e podemos seguir ao máximo a metáfora dos “retratos de fé” (Hb 11) que servem de modelos (como um álbum de família) para os que ainda estão na corrida da vida.
Todavia, temos de reiterar que a fé do crente do Antigo Testamento era completamente escatológica. Ele aguardava a intervenção de Deus na história, tanto no futuro próximo como no distante. Foi, na verdade, essa féesperança que concedeu ao santo do Antigo Testamento a coragem necessária para percorrer o caminho posto perante ele. O capítulo 11 de Hebreus, ao olhar retrospectivamente para os heróis da fé, salienta especialmente esse ponto. Ali diz-se que Abraão: “aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (v. 10). Acerca de todos os patriarcas é dito: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas, vendo-as, porém, de longe, e saudando-as” (v. 13). E sobre todos os santos do Antigo Testamento reunidos é declarado o seguinte: “Todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (v. 39–40).
Hoekema, Anthony A., A Bíblia e o Futuro, trad. Karl H. Kepler, 3a̱ edição (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2012), p. 22
Olhando para Cristo. (vv. 1-3)
(a) Fica claro que essa “grande nuvem de testemunhas” são os mencionados anteriormente.
Hebreus 11.13–16 NAA
Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Mas, agora, desejam uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porque lhes preparou uma cidade.
(b) Nossa atuação nesta “corrida da fé” começa quando nos livramos de todo peso e pecado que “tão firmemente se apega a nós” (“nos assedia”, ARA).
Hebreus 12.1 (ARA)
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 659 αποτιθημι apotithemi

αποτιθημι apotithemi

de 575 e 5087; v

1) colocar de lado, tirar do caminho, remover

“peso que nos torna vagarosos e pecado que nos atrapalha” (NVT).
“tudo o que nos atrapalha”. Diferente do “pecado”, mencionado a seguir, refere-se ao principal peso que pairava sobre os hebreus, que era o sistema levítico, com seu legalismo sufocante.
MacArthur, John. Comentário bíblico MacArthur (p. 3969). Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.
(c) É exigido de nós, que perseveremos. A corrida tem seus percalços, mas não podemos desistir no meio da maratona.
“corramos” (τρεχω), “a palavra aparece na literatura grega denotando incursão em risco extremo, que requer o uso de todas as habilidades de alguém para alcançar vitória”.
“perseverança” (υπομονη), “no NT, a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade mesmo diante das maiores provações e sofrimentos”.
“corrida” (αγων), “geralmente, qualquer luta ou competição”.
1Coríntios 9.24 NAA
Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio.
Hebreus 10.36 NAA
Vocês precisam perseverar, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcancem a promessa.
"Box Atos, Cartas Gerais e Apocalipse para todos" de N.T. Wright.
"Hebreus está mais do que ciente de que os leitores correm o risco de ficar esgotados com tudo que estão enfrentando, dia após dia, em termos de ameaças, perseguições, intimidações e escárnio de seus contemporâneos, vizinhos e talvez até mesmo de ex-amigos. Isso é como o percurso longo e difícil morro acima, um morro íngreme e lamacento no meio de uma corrida de longa distância. Eles precisam prosseguir; precisam, antes de mais nada, lembrar-se continuamente daquele que inaugurou o caminho; e precisam pensar que foi muito pior para ele. Dessa forma, eles serão resguardados do desgaste completo. Como é tão frequente na vida cristã, lembrar-se da verdade, tentando não trazer à tona sentimentos desse ou daquele tipo, é a maneira de prosseguir com fé e perseverança."
(d) O olhar do atleta olímpico deve estar na sua reta final, ele não pode olhar para outra raia ou apreciar com olhar demorado a sua torcida na arquibancada.

αφοραω aphorao

de 575 e 3708; v

1) tirar os olhos de outras coisas e fixá-los em algo

Hebreus 2.10 NAA
Porque convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
"Sem a menor reserva ou constrangimento, as Escrituras declaram que Jesus de Nazaré e sua morte no Calvário são a maior revelação de Deus aos homens e anjos". Paul Washer Frase extraída do livro “O Cristo Preeminente”
Hebreus 1.3 NAA
O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
(e) O verbo principal do verso 3, é “pensem”. “Para cada vez que você para o seu pecado, olhe dez vezes para Cristo”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 357 αναλογιζομαι analogizomai

αναλογιζομαι analogizomai

voz média de 356; v

1) pensar sobre, considerar, ponderar

A Carta aos Hebreus Bem Explicadinha: E Como Seu Ensinamento Se Desenvolve na Prática (iii.) Olhar Para Jesus… e Considerá-lo (Versículos 2a,3a)

Seus leitores estavam sendo tentados a voltar ao sacerdócio do Antigo Testamento, aos sacrifícios, ao tabernáculo, então ele mostra que o sacerdócio, o sacrifício e o tabernáculo de nosso Senhor Jesus Cristo é infinitamente melhor. Se fixarem nele seus olhos, vendo-o com clareza, jamais desejarão voltar àquelas outras coisas.

(f) Quando invertemos o foco de nosso pensamento (de Cristo para nós mesmos), nos cansamos e nos desanimamos.
“não se cansem (exaustão) nem desanimem (perder a esperança)”.
Mateus 11.28–30 NAA
— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
2. Nos desmamando de nossa autossuficiência. (vv. 4-11)
(a) Em relação ao pecado, estamos realmente em “luta”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 357 αναλογιζομαι analogizomai

αναλογιζομαι analogizomai

voz média de 356; v

1) pensar sobre, considerar, ponderar

(b) O autor nos remete a Provérbios:
Provérbios 3.11–12 NAA
Meu filho, não rejeite a disciplina do Senhor, nem se aborreça com a sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como um pai repreende o filho a quem quer bem.
"Box Atos, Cartas Gerais e Apocalipse para todos" de N.T. Wright.
"O autor remonta a raiz dessa ideia até o livro de Provérbios, citando, no versículo 5, o texto de Provérbios 3:11-12. Ele podia ter escolhido muitas outras passagens do mesmo livro, ou algumas parecidas de Salmos, como, por exemplo, Salmos 94:12-13. Assim, tempos atrás na história de Israel, isso surgiu como uma interpretação do que estava acontecendo quando o povo de Deus estava sofrendo: os problemas pelos quais eles passaram deveriam funcionar como disciplina. Os sofrimentos eram permitidos para que Israel fosse instruído nos mais elevados padrões de fé, esperança e obediência. Alguns dos profetas viram os problemas não só como a permissão de Deus para que o mal afligisse Israel: eles foram enviados diretamente por Deus. Dessa forma, Amós, por exemplo, listou todos as coisas que YHWH usou para trazer Israel de volta a ele (Amós 4:6-11): fome, seca, pragas agrícolas, pestes, calamidades. Nada funcionou, e o profeta adverte que, agora, Deus tomaria medidas mais drásticas. Esse também é o cerne das diversas interpretações feitas pelos profetas no exílio da Babilônia."
“disciplina”: 5 vezes no NT (3 vezes em Hebreus, 12.7,10,11), παιδεια, “instrução que aponta para o crescimento em virtude”. Traduzida por “correção” (12.5,6,7,8,9,10).
Gálatas 6.17 NAA
Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.
Colossenses 1.24 NAA
Agora me alegro nos meus sofrimentos por vocês e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja,
2Timóteo 3.12 NAA
Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
(c) Nossa perseverança, tem como base o interesse de Deus em nos disciplinar. Isso reforça o vínculo de filiação que temos: “isso dói mais em mim do que em você, é para o seu bem...”.
Provérbios 13.24 NAA
O que retém a vara odeia o seu filho; quem o ama, este o disciplina desde cedo.
(d) O alvo maior da disciplina de Deus é “a fim de sermos participantes da sua santidade”.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3335 μεταλαμβανω metalambano

μεταλαμβανω metalambano

de 3326 e 2983; TDNT - 4:10,495; v

1) ser ou tornar-se sócio ou companheiro

2) participar de, tomar [alguma] refeição

3) de algo, conseguir, encontrar (um todo)

1Pedro 1.13–16 NAA
Por isso, preparando o seu entendimento, sejam sóbrios e esperem inteiramente na graça que lhes está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância. Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.”
(e) A disciplina no momento inicio não é prazerosa, pelo contrário, é pesarosa, mas produz um “fruto de justiça”.
A Carta aos Hebreus Bem Explicadinha: E Como Seu Ensinamento Se Desenvolve na Prática 1. Por que Tem de Haver Dificuldades na Vida Cristã (12.5–11)

Não podemos desprezar a disciplina do Senhor (versículo 5) nem desanimar quando ela nos sobrevém (versículo 5b). Devemos, em vez disso, submetermo-nos a ela (versículo 9b) e considerá-la como prova convincente de que ele nos aceita como seus filhos (versículo 7), pois quer tão somente o bem. Devemos ver especificamente que Deus a designou para desenvolver em nós um caráter santo (versículo 10b–11).

Estou certo de que todo leitor concordará comigo que esse é um parágrafo muito desafiador. Compreendemos por que tem de haver dificuldades na vida cristã e como reagir ante tais duras experiências? Como enfrentar perseguição, doença, decepções, obstáculos e problemas? Se guardarmos esse ensino no coração, jamais veremos essas coisas da mesma maneira. Será óbvio seu efeito em nossa vida.

Filipenses 1.11 NAA
cheios do fruto de justiça que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Tiago 3.18 NAA
Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
Hebreus 5.14 NAA
Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
3. Outras aplicações:
(a) Na corrida da fé não podemos perder o alvo que é Cristo, “o prêmio da soberana vocação”. Jamais tire os olhos de Jesus!
Filipenses 3.13–14 NAA
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
(b) Quem não acolhe no coração a disciplina do Senhor não cresce como cristão, padece como “criança mimada”.
Salmo 119.71 NAA
Foi bom que eu tivesse passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
Comentário Bíblico de Matthew Henry
65-72 Por mais que Deus tenha nos tratado, ele nos tratou melhor do que merecemos; e todos apaixonados, e para o nosso bem. Muitos têm conhecimento, mas pouco julgamento; aqueles que têm os dois são fortalecidos contra as armadilhas de Satanás e providos para o serviço de Deus. Estamos mais aptos a nos afastar de Deus, quando somos fáceis no mundo. Devemos deixar nossas preocupações à disposição de Deus, pois não sabemos o que é bom para nós. Senhor, tu és o nosso benfeitor abundante; incline nossos corações à fé e obediência. O salmista continuará em seu dever com constância e resolução. Os orgulhosos estão cheios do mundo, e suas riquezas e prazeres; estes os tornam sem sentido, seguros e estúpidos. Deus visita seu povo com aflição, para que eles aprendam seus estatutos. Não apenas as promessas de Deus, mas também a sua lei, suas percepções, embora difíceis para os homens ímpios, são desejáveis ​​e lucrativas, porque nos levam com segurança e prazer à vida eterna.
Ilustr.:
“Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá” por Rubem Alves
Por Redação Provocações Filosóficas -07/11/201713842
Quero contar para vocês a estória que mais tenho contado – não aconteceu nunca, acontece sempre. Um homem muito rico, ao morrer, deixou suas terras para os seus filhos. Todos eles receberam terras férteis e belas, com a exceção do mais novo, para quem sobrou um charco inútil para a agricultura. Seus amigos se entristeceram com isso e o visitaram, lamentando a injustiça que lhe havia sido feita. Mas ele só lhes disse uma coisa: “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá.”
No ano seguinte, uma seca terrível se abateu sobre o país, e as terras dos seus irmãos foram devastadas: as fontes secaram, os pastos ficaram esturricados, o gado morreu. Mas o charco do irmão mais novo se transformou num oásis fértil e belo. Ele ficou rico e comprou um lindo cavalo branco por um preço altíssimo.
Seus amigos organizaram uma festa porque coisa tão maravilhosa lhe tinha acontecido. Mas dele só ouviram uma coisa: “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá.” No dia seguinte seu cavalo de raça fugiu e foi grande a tristeza. Seus amigos vieram e lamentaram o acontecido. Mas o que o homem lhes disse foi: “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá.”
Passados sete dias o cavalo voltou trazendo consigo dez lindos cavalos selvagens. Vieram os amigos para celebrar esta nova riqueza, mas o que ouviram foram as palavras de sempre: “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá.” No dia seguinte o seu filho, sem juízo, montou um cavalo selvagem. O cavalo corcoveou e o lançou longe. O moço quebrou uma perna. Voltaram os amigos para lamentar a desgraça. “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá”, o pai repetiu. Passados poucos dias vieram os soldados do rei para levar os jovens para a guerra. Todos os moços tiveram de partir, menos o seu filho de perna quebrada. Os amigos se alegraram e vieram festejar. O pai viu tudo e só disse uma coisa: “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá…”
Assim termina a estória, sem um fim, com reticências… Ela poderá ser continuada, indefinidamente. E ao contá-la é como se contasse a estória de minha vida. Tanto os meus fracassos quanto as minhas vitórias duraram pouco. Não há nenhuma vitória profissional ou amorosa que garanta que a vida finalmente se arranjou e nenhuma derrota que seja uma condenação final. As vitórias se desfazem como castelos de areia atingidos pelas ondas, e as derrotas se transformam em momentos que prenunciam um começo novo.
Enquanto a morte não nos tocar, pois só ela é definitiva, a sabedoria nos diz que vivemos sempre à mercê do imprevisível dos acidentes. “Se é bom ou se é mau, só o futuro dirá.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.