DISCIPLINA É TUDO! Hebreus 12.1-11
A disciplina de Deus é dolorosa, mas necessária ao nosso amadurecimento espiritual.
αποτιθημι apotithemi
de 575 e 5087; v
1) colocar de lado, tirar do caminho, remover
αφοραω aphorao
de 575 e 3708; v
1) tirar os olhos de outras coisas e fixá-los em algo
αναλογιζομαι analogizomai
voz média de 356; v
1) pensar sobre, considerar, ponderar
Seus leitores estavam sendo tentados a voltar ao sacerdócio do Antigo Testamento, aos sacrifícios, ao tabernáculo, então ele mostra que o sacerdócio, o sacrifício e o tabernáculo de nosso Senhor Jesus Cristo é infinitamente melhor. Se fixarem nele seus olhos, vendo-o com clareza, jamais desejarão voltar àquelas outras coisas.
αναλογιζομαι analogizomai
voz média de 356; v
1) pensar sobre, considerar, ponderar
μεταλαμβανω metalambano
de 3326 e 2983; TDNT - 4:10,495; v
1) ser ou tornar-se sócio ou companheiro
2) participar de, tomar [alguma] refeição
3) de algo, conseguir, encontrar (um todo)
Não podemos desprezar a disciplina do Senhor (versículo 5) nem desanimar quando ela nos sobrevém (versículo 5b). Devemos, em vez disso, submetermo-nos a ela (versículo 9b) e considerá-la como prova convincente de que ele nos aceita como seus filhos (versículo 7), pois quer tão somente o bem. Devemos ver especificamente que Deus a designou para desenvolver em nós um caráter santo (versículo 10b–11).
Estou certo de que todo leitor concordará comigo que esse é um parágrafo muito desafiador. Compreendemos por que tem de haver dificuldades na vida cristã e como reagir ante tais duras experiências? Como enfrentar perseguição, doença, decepções, obstáculos e problemas? Se guardarmos esse ensino no coração, jamais veremos essas coisas da mesma maneira. Será óbvio seu efeito em nossa vida.
