A Fé Que Mata a Avareza

A Fé que mata  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 103 views
Notes
Transcript

A Fé Que Mata a Avareza

Texto: Lucas 12.13-21
Introdução:
Meus irmãos, é provável que em algum momento, fomos ou somos tentados a colocar nossa confiança nos bens materiais, nós vivemos em uma sociedade onde se valoriza o acumulo de riqueza, um homem não é medido por sua humildade e simplicidade, mas ele é medido pela quantidade de bens que ele adquire durante sua breve vida.
Somos seduzidos por uma ideia que a nossa segurança e nossa felicidade estão naquilo que possuímos, esta sedução, não está apenas entre pessoas que não conhecem verdadeiramente ao Senhor, mas está no meio evangélico, através da teologia da prosperidade.
Pessoas que estão buscando em Deus, para que ele satisfaça os desejos do seu coração, bens materiais, conquistas financeiras e acumule suas riquezas. Existem campanhas e mais campanhas promovendo a busca pelos tesouros da terra.
A passagem que iremos refletir esta noite, é sobre um pedido feito a Jesus, um homem pede para Jesus resolver uma disputa sobre herança. Jesus, porém, vê uma oportunidade de trazer uma lição muito importante sobre a avareza e o que é a verdadeira riqueza.
Jesus diz que a vida de uma pessoa não depende da quantidade de bens que ela possui, e conta a história de um homem rico, que fez grandes planos para sua vida, e esqueceu do principal, que é o relacionamento com Deus.
Hoje à noite, vamos ver quatro perigos que a avareza causa na vida de uma pessoa e como podemos nos proteger desse mal. Vamos abordar este tema versículo por versículo, esse relato esta no evangelho de Lucas 12:13 até o versículo 21.
Lucas 12.13 “Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo”.
Um homem na multidão pediu a Jesus que o ajudasse em uma disputa de herança, pedindo para que seu irmão dividisse a herança com ele. Naquela época, era comum que mestres fossem de cidade em cidade resolvendo questões familiares.
De acordo com a lei, o irmão mais velho recebia dois terços da herança e o irmão mais novo um terço, como explicado em, Deuteronômio 21.17“Ele terá que reconhecer como primogênito o filho da mulher que ele não prefere, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence.”
Provavelmente, o irmão mais novo queria que o mais velho lhe entregasse sua parte antecipadamente, semelhante ao filho pródigo que quis sua herança antes do tempo.

Já podemos ver no início da história o primeiro perigo que a avareza causa na vida de uma pessoas “(1°) A avareza faz com que o homem não entenda o evangelho.”

Antes de sua pergunta, aquele homem ouviu Jesus falar sobre hipocrisia e a necessidade de temer a Deus para não perder a vida Lc 12.4-5 “Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. 5 Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer
Lucas 12.14 “Respondeu Jesus: “Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês?”
Jesus é bem claro ao homem, quando diz Lc 12.14 “Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? Jesus não estava disposto a se envolver em assuntos de herança, pois essa não era sua missão. Ele veio para tratar de questões mais profundas, como curar o coração do homem, que estava cheio de ganância.
Jesus conhece nossos corações e intenções. Por isso ele dá um alerta no versículo 15
Lucas 12.15 “Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.
O Senhor Jesus o advertiu, mas não apenas aquele homem, mas a todos os que estavam ouvindo, porque desde aquela época meus irmãos até os dias de hoje, muitas pessoas sofrem desse mal que é a avareza ou a ganância
A palavra avareza neste texto, significa; Cobiça, o desejo excessivo e imoderado para adquirir mais e mais (riqueza).
A avareza é a vontade desenfreada de querer algo que acreditamos ser necessário para nos fazer se sentir satisfeitos.
Pode ser a vontade por dinheiro, ou de coisas que o dinheiro pode comprar, também podemos relacionar a avareza com a sede por cargos e poder
Paulo chama a avareza de “idolatria”
Efésios 5.5 “Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.”
Colossenses 3.5 “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.”
E o que esse homem e provavelmente seu irmão estavam fazendo era exatamente isso, preocupados com suas riquezas terrenas e estavam com o coração consumido pela ganância, o irmão deste homem se recusando a dar o dinheiro e ele exigindo sua parte a qualquer custo, tornaram o “lucro” o deus deles.
E Jesus diz a aquele homem que a vida dele, não dependia da quantidade de bens que ele possuia.
Jesus está te dizendo meus irmãos; que a sua vida não depende da quantidade de bens que você possui.
Após mostrar para aquele homem e para todos que estavam ouvindo, que o coração humano pode ser facilmente corrompido pela ganância, Jesus conta uma parábola para mostrar que a brevidade das nossas vidas, fazem com que sejamos tolos e loucos por buscar os tesouros terreno.
Lucas 12.16–17 “Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito. 17 Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.”

Podemos ver no começo da parábola o segundo perigo que a avareza causa na vida de uma pessoa “(2°) Avareza faz com que o homem dependa dele e não de Deus.”

Ele ja era um homem rico, não passava necessidades e fez seus planos para conseguir gerar mais riquezas ao ponto de não saber o que fazer com elas. Foi tão ganancioso que não precisava de tanto.
Meus irmãos, fujam da avareza, porque ela te limita a viver para você, ela traz a sensação de grandeza, faz você buscar status e quanto mais você tem mais você quer, e quanto mais você conquista, mais você aprende a não depender do Senhor.
Nós temos uma mania infeliz, de achar que o dinheiro é a resolução dos nossos problemas, mas Jesus está nos ensinando que este homem que não depende de Deus para nada, na verdade está com um grande problema, um problema invisível, espiritual.
Lucas 12.18–19 “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. 19 E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.”
Agora, vejam como nos tornamos escravos das nossas vontades terrenas.
Esta é a vida perfeita no nosso mundo atual, descansar, beber, comer e se alegrar …

Meus irmãos, a avareza não apenas faz com que o homem não dependa de Deus, mas (3°) a avareza afasta o homem de Deus. Esse é o terceiro perigo que avareza causa na vida de uma pessoa.

Essa história nos mostra, como tão fácil e rápido a gente se prende pelas nossas posses, podemos ter uma vida exterior muito bela, mas interiormente estamos pobres.
Precisamos meus irmãos urgentemente refletir sobre como este desejo de possuir e acumular todo tipo de bens, pode nos desviar do propósito de Deus, que é viver em amor e servirmos uns aos outros.
Esse deve ser o propósito do homem e Paulo nos diz isso, em 1Timóteo 6.17–19 “17 Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. 18 Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. 19 Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.”
Lucas 12.20 “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?”
Este homem acreditava que o propósito da sua vida era aumentar seus bens materiais, ele não considerou que a vida humana tem um limite, que há uma morte física, e que após a morte a pessoa já não tem mais nada do que construiu na terra.
Ilustração: : Na história recente, temos pessoas que acumulavam riqueza, mas quando a Covid19 atingiu o mundo, eles perceberam que seu dinheiro não poderiam salvá-los. Isso nos lembra que a ganância pode nos cegar para o que realmente importa. Jesus nos ensinou que é melhor ser rico em fé do que armazenar tesouros na terra, que através dele, temos a única herança que não perece.

Por isso nós podemos ver o quarto perigo que a avareza causa na vida de um homem. “A avareza” meus irmãos, (4°) ela sega o homem espiritualmente.

Deus diz para o avarento que ele é insensato! (que neste texto significa; louco, negligente, imprudente, estupido e veja esse termo “SEM MENTE”) e vejam que contraste é com a mensagem do evangelho, com o que Cristo veio fazer por nós, a Bíblia diz que o evangelho é loucura para o homem, ou seja, para os homens, crer que Deus enviou seu único filho para morrer por ele e ter ressuscitado para que ele ressuscite também, através da fé e do arrependimento dos pecados, essa mensagem é loucura.
Mas o que é loucura para Deus meus irmãos é o homem se preocupar com as coisas terrenas, com suas propriedades e seus bens, Deus conhece o coração fraco e corrupto do homem, então para Deus, loucura não é a Cruz … loucura é nós vivermos buscando incessantemente conquistar as riquezas do mundo que logo deixaremos na nossa morte, e não termos conquistado o tesouro do céu!
Meus irmãos, há algo nesta parábola que não podemos negar; o homem descrito é muito comum entre nós.
Podemos ver em milhares de pessoas as atitudes que Jesus condenou, reprovou. As pessoas estão vivendo para acumular seus tesouros sobre a terra e vivendo apenas para aumentá-los.
Continuam vivendo como se fossem aproveitar tudo para sempre, como se não houvesse amanhã (Que pertence a Deus) como se não houvesse uma morte longe de Cristo e uma vida futura ao lado de Cristo, onde nada que conquistamos aqui materialmente, estará presente na glória futura.
Hoje, infelizmente muitas igrejas estão preparando suas ovelhas para viver o aqui e agora, a teologia da prosperidade a anos faz com que as pessoas acreditem que ser Cristão é conquistar bens materiais para a glória de Deus, que Deus quer vê-las enriquecendo e distribuindo suas riquezas com ele, um jogo de interesses entre o divino e o profano. barganham com Jesus, prometendo servi-lo se conquistarem os desejos materiais do seu coração.
Mas Deus não vê como os homens veem, Deus está dizendo para essas pessoas, para esses crentes … louco! Insensato! negligente! imprudente! Esta noite pode ser sua última noite.
Lucas 12.21 “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”.
Quando as conquistas e aquisições terrenas são nossos objetivos, é certeza que iremos perder de vista o nosso compromisso com as coisas do céu.
Por isso devemos combater esse mal, porque como vimos ...
(1°) A avareza faz com que o homem não entenda o evangelho.
(2°) A avareza faz com que o homem dependa dele e não de Deus.
(3°) A avareza afasta o homem de Deus.
(4°) A avareza sega o homem espiritualmente.
Meus irmãos Precisamos guardar nossas riquezas em Deus, pois é somente pela fé em Cristo que podemos matar a avareza do nosso coração.
Para isto acontecer precisamos ter morrido com Cristo para o mundo e ressuscitados para uma nova vida em Cristo, como diz o apóstolo Paulo em Romanos 6.4-6, ou como Jesus nos instruiu, “Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24)
Charles Spurgeon, disse que “Quanto mais do céu existe em nossas vidas, menos da terra cobiçamos”
1Tm 6.6–10. 6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; 8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, 10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
Que possamos não ser como esses dois homens imprudentes e loucos.
Que possamos perceber a futilidade de conquistar riquezas materiais quando elas são comparadas com a vida eterna
Que possamos meus irmãos, buscar os tesouros do céu, para sermos rico para com Deus, vivendo vidas generosas e altruístas, refletindo o coração de Cristo que é o nosso verdadeiro tesouro.
Há um convite meus irmãos para mudarmos, ou redesenharmos as nossas prioridades, colocando a confiança totalmente em Deus como nossas prioridades.
Há um convite para aquele que não consegue se desvincular dos prazeres materiais a conhecer Jesus. O salvador nos deu aquilo que ele tinha de mais importante; A sua vida!
Jesus, apenas Jesus tira o vazio que nenhum dinheiro do mundo pode tirar, porque a vida de um homem não é medido na quantidade dos seus bens, mas através da fé em Cristo, que o livra do castigo eterno e o leva para um lugar onde habita a paz. E é neste lugar, o céu, onde o homem deve juntar seus tesouros.
Porque onde estiver os seus tesouros, ali também estará o seu coração.
Que Deus abençoe a todos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.