A Graça que Sustenta na Fraqueza!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

O Sermão fala sobre o sofrimento trazendo o exemplo do Apostolo Paulo.

Notes
Transcript
Handout
A Graça que Sustenta!
7) ainda que eu tenha recebido revelações tão maravilhosas. Portanto, para evitar que eu me tornasse arrogante, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar e impedir qualquer arrogância
8) Em três ocasiões, supliquei ao Senhor que o removesse,
9) mas ele disse: “Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para o que o poder de Deus opere por meu intermédio. 2. Coríntios 12.7-9
Introdução:
Qual o contexto de 2 Coríntios?
Essa passagem foi escrita pelo Apostolo Paulo a igreja de Corinto, a igreja de Corinto enfretava problemas como divisões, imoralidade, chegando inclusive a questionar a autoridade de Paulo como apóstolo. Tanto que nos capitulos anteriores o apóstolo Paulo vai defender seu apostolado, se olharmos 2 coríntios, nos vamos ver então Paulo defendo seu ministerio, Paulo falando das suas lutas e sofrimentos pelo seu compromisso com Cristo.
O versiculos que nos lemos está inserido dentro de um contexto do capitulo 12 onde Paulo vai narrar uma experiencia que ele teve onde ele foi arrebatado ao terceiro céu e viu e ouviu coisas extraordinarias.
Neste versículo, Paulo fala sobre um espinho na carne que lhe foi dado, um mensageiro de Satanás, para que não se exaltasse.
DEUS sabe equilibrar em nossa vida as bênçãos e os fardos, o sofrimento e a glória. Pastor Hernandes Dias Lopes.
1) Não existe vida sem sofrimento.
Não se engane achando que você vai passar pela vida sem sofrimento, o sofrimento é inevitável. Todos nós estamos sujeitos a sofrer, todos nós vamos passar por sofrimentos.
O Antigo Testamento inclui relatos de sofrimento, como os maus-tratos de José e a escravidão de Israel no Egito.
Os Salmos frequentemente retratam vergonha, medo, tristeza, dor e inquietação interior. Um terço dos Salmos são lamentos.
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Salmos 22.1
Os Profetas
Os livros proféticos frequentemente retratam o sofrimento como punição para indivíduos e nações como uma forma de correção de Deus para o seu povo.
Os Evangelhos nos trazem um relato do sofrimento e aflições de Jesus, que anunciou que o sofrimento era um componente necessário para sua missão.
Jesus sofreu angústia, Jesus chorou.
a) O que seria então esse espinho na carne?
Para a maioira dos estudiosos esse espinho na carne se trata de alguma enfermidade fisica. Calvino por exemplo acreditava que espinho na carne eram as tentações que Paulo passava, Lutero acreditava que era as perseguições sofridas.
Uma coisa é certa que esse espinho na carne era algo que incomodava Paulo a ponto dele orar pedindo para que Deus a removesse.
b) A Oração não atendida
8) Em três ocasiões, supliquei ao Senhor que o removesse,
9) mas ele disse: “Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para o que o poder de Deus opere por meu intermédio
Diante a situação em que ele estava o apostolo Paulo recorreu a oração, a palavra diz que ele orou por 3x pedindo que Deus removesse aquele espinho de sua carne, mas a resposta de Deus foi contraria a sua oração, ao inves de remover esse espinho Deus lhe deu força para suportá-lo. Deus nem sempre nos livra do sofrimento, mas atraves da sua graça temos força para suportar o sofrimento.
Embora recusado, Paulo foi respondido, pois conseguiu algo melhor do que ter retirado o espinho de sua carne, o resultado foi que a graça dada a ele o capacitou a carregar o espinho, e o ergueu bem acima da dor. Charles Spurgeon.
Este espinho simboliza nossas fraquezas e lutas pessoais, e a resposta divina é que Sua graça é suficiente.
2) O sofrimento ele é Indispensável
O Sofrimento é indispensável por que através dele nos tornamos mais forte, e nos aproximamos mais de Deus.
Romanos (Capítulo 5)
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
a) O sofrimento nos impede de nos tornamos Orgulhosos:
orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda. É melhor viver humildemente com os pobres que repartir o despojo com os orgulhosos. Proverbios 16:18-9
b) o sofrimento nos torna dependente de Deus
O sofrimento levou Paulo à oração. O sofrimento nos mantém de joelhos diante de Deus para nos pôr em pé diante dos homens. Hernandes Dias Lopes.
c) A graça suficiente
mas ele disse: “Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para o que o poder de Deus opere por meu intermédio
Através de graça de Deus nos tornamos fortes não por nosso mérito, mas por que Deus através do seu Espirito nos da Força. A graça nos coloca de pé, a graça nos da força diante as dificuldades.
3) O sofrimento é pedagógico:
C. S. Lewis disse que “Deus sussurra em nossos prazeres e grita em nossas dores”
a) Proposito
Existia um proposito para que Deus não removesse o espinho na carne de Paulo, o proposito era para que não se tornasse uma pessoa arrogante, orgulhosa
Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4:6
b) Conforto
Deus nos conforta em meio ao nosso sofrimento, Paulo não sofria sozinho. Deus estava no controle da sua vida e operava por meio dele. Deus é soberano, bom e fiel.
c) A graça de Deus é suficiente
Através do sofrimento experimentamos a graça transformadora de Cristo, vivemos sua provisão, seu amor, seu cuidado, pela graça de Deus conseguimos enfrentar e triunfar diante o nosso sofrimento.
Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Romanos 8.37
Conclusão
No sofrimento experimentamos o conforto de Deus, Deus não deu a resposta que Paulo esperava, mas Deus deu o que Paulo Precisava. Precisamos aprender que Deus esta conosco, Ele está no controle de tudo, Ele é soberano, bom e fiel.
Jó (Capítulo 42)
1 Então, respondeu Jó ao SENHOR: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more