ENOQUE E SEU PROJETO DE VIDA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 182 views
Notes
Transcript

Gênesis 5.18 ARA
Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.
Gênesis 5.21–24 ARA
Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
INTRODUÇÃO - Recebi em 2001 um convite para um evento de premiação para os melhores do ano promovido por uma Revista da Cidade, e eu estava entre os premiados como MELHOR MÚSICO. Fiquei com uma satisfação enorme, pois quem não fica orgulhoso ao ser reconhecido como “o melhor” na área em que atua? Você certamente ficaria! Você já foi reconhecido por algum feito pessoal, algo que te marcasse positivamente na sociedade? Eu fiquei muito feliz, até me informarem o valor considerável que eu teria de pagar para receber o prêmio. A Revista levantava os recursos para a grande festa social com uma taxa cobrada aos premiados. Fui da euforia à depressão em poucos segundos, mas a realidade é que a sensação de poder ser celebridade por um dia foi ótima.
Gostamos de reconhecimento, de elogios, e isso é legítimo quando realizamos as tarefas confiadas a nós com excelência. É natural que isso gere reconhecimento por parte de todos.
Mas, qual marca deve nos acompanhar durante nossa vida que gere reconhecimento dos homens? O que deve ser facilmente percebido e elogiado em nós? A vida de Enoque vai nos responder como devemos ser reconhecidos nos ambientes que atuamos.
A vida de Enoque foi muito discreta, sem grandes feitos relatados pela Bíblia. Não se vê Enoque em grandes vitórias bélicas, ou profecias confrontando reis, ou milagres espetaculares de Deus o usando. O que sabemos dele é o comum a todos nós. Sabemos que ele nasceu,
Gênesis 5.18 ARA
Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.
cresceu, amadureceu e gerou filhos e filhas.
Gênesis 5.21–22 ARA
Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas.
Sua vida foi de 365 anos e saiu deste plano para o plano eterno.
Gênesis 5.23–24 ARA
Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
Nascer, crescer, amadurecer, formar família e morrer é o ciclo natural na vida de todos, mas houve algo que fez Enoque reconhecido como um herói da fé. Ele simplesmente, do primeiro ao último dia de sua jornada terrena, ANDOU COM DEUS, e não passou pela morte, mas foi tomado por Deus. A MARCA DE “UM HOMEM QUE ANDOU COM DEUS” foi tão forte em seu caráter que dispensou qualquer outro feito dele no relato bíblico e nas lembranças de todos.
Enoque significa “dedicado”, podendo nos fazer interpretar que ele foi consagrado a Deus (por isso andou com Ele) e assim se empenhou, sendo dedicado nessa missão.
Enoque teve uma vida discreta, mas teve o reconhecimento que nós devemos buscar. Ele foi reconhecidamente ALGUÉM QUE AGRADOU A DEUS, e a galeria dos heróis da fé em Hebreus nos prova isso.
Hebreus 11.5 ARA
Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
Esse foi Enoque. Um homem discreto, comum, mas que ANDOU COM DEUS, e essa foi a marca que o fez reconhecido por todas as gerações.
Como você quer ser reconhecido? Como você é reconhecido? Todas as ações de Enoque ficaram em segundo plano diante do reconhecimento de ele ANDOU COM DEUS. E você? COMO É RECONHECIDO?
ILUSTRAÇÃO - Na primeira semana de Seminário, lá em Campinas, minha turma visitou a Editora Luz para o Caminho, e lá tivemos um encontro com o Reverendo Hernandes Dias Lopes, diretor da instituição. Ele nos falou que a nossa conduta iria definir como seríamos reconhecidos em todo o Brasil. Anos depois, já formado, entendi bem o que ele disse, quando um casal amigo mudou-se para Ribeirão Preto e me falou que estavam procurando Igreja. Eu não tive dúvidas em indicar dois pastores que formaram comigo. Disse que poderiam procurá-los, pois sempre se mostraram em classe pessoas piedosas, amigas, humildes e que andavam com Deus. Uma marca deixada por eles, que os acompanha, e foi comprovado por esse casal, que me agradeceu a indicação e estão sendo pastoreados por eles. Mas existem outros colegas que eu não indicaria jamais, porque infelizmente, dentro da sala, não se mostraram pessoas que andavam com Deus. Não basta ser pastor, diretor, empresário, médico, dentista, psicólogo, comerciante, funcionário, estudante, ou qualquer outra coisa parecida. Importa é ser reconhecido, em sua função, alguém que anda com Deus.
Enoque, da infância à velhice, foi reconhecido como alguém que andava com Deus. O que ajudou Enoque a manter os pés sempre ao lado de Deus? Quais disciplinas espirituais podem nos ajudar no propósito de andarmos com Deus? Sem dúvidas, as disciplinas da leitura da Bíblia e da oração são fundamentais nisso. Enoque, mesmo não tendo a Bíblia nas mãos, certamente buscava estar em comunhão com Deus na viração do dia como ouviu que acontecia com Adão, pois eles viveram em um período muito próximo. Enoque sabia do prazer sentido por Adão quando cultuava a Deus, bem como a lástima na vida dele e seus descendentes pelas consequências do pecado.
Temos tido prazer pela presença de Deus? Pela prática da leitura bíblica e oração, ou o nosso prazer está em ações que nos fazem flertar com o pecado e nos distanciam de Deus?
Conhecer a Bíblia é manter comunhão com Deus, é ter a luz para o caminho. Orar é manter intimidade com aquele que é a luz do nosso caminho.
Salmo 119.97 ARA
Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!
João 5.39 ARA
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
Filipenses 4.6 ARA
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Essas práticas devocionais nos aproximam de Deus, nos fazem andar com Deus. Dentro de sua rotina, em meio à sua agenda, tem tido espaço para essas práticas devocionais? O nosso sustento, fortalecimento, renovo, esperança, alegria não vêm das diversas áreas de conhecimento, nem de seus círculos de amizades, de seus talentos naturais, de suas influências. Não vêm de nenhuma fonte humana, mas vem da nossa intimidade com Aquele que é o Supremo Criador e sustentador de todas as coisas. Estar com Ele por meio da Bíblia e oração nos faz sermos reconhecidos como gente que anda com Deus, habilitados a enfrentar todas as provas que o mundo irá nos impor. COMO VOCÊ É RECONHECIDO?
A vida de Enoque inteira foi marcada por andar com Deus, e sua juventude não foi diferente. Como você, jovem, tem sido reconhecido? Apenas como “o (a) filho (a) de fulano”? Ser “filho de alguém” torna-se secundário quando sua conduta de andar com Deus te faz reconhecido como “o filho obediente de fulano”. Que marca você está deixando para seus pais e responsáveis? De alguém que anda com Deus, ou alguém que tem atitudes que mais parecem de gente de mãos dadas com o Diabo? Filhos respondões, desrespeitosos, que querem a todo custo uma autonomia que não está no curso natural da vida conduzida por Deus.
Como você é reconhecido? Como “o jovem sem juízo”, ou como um jovem sábio, que anda com Deus? Os jovens gostam de aventuras, e de experimentarem as grandes loucuras da vida. Mas, o jovem que ANDA COM DEUS, é reconhecido pela sabedoria, pois anda com a fonte de todo saber, aprende sobre Deus na Palavra e sustenta intimidade com Deus através da oração. Como você é reconhecido?
Mas Enoque cresceu, amadureceu e constituiu família, sendo um pai reconhecido por andar com Deus. Como você é reconhecido pai? Como é reconhecida mãe? Como “pais” apenas, ou como pais que andam com Deus e levam seus filhos a também agirem assim? NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR. NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE SER PAI QUE ANDA COM DEUS!
Os pais que andam com Deus priorizam o relacionamento com Deus em suas vidas e de suas famílias, e rejeitam tudo que possa levar esfriamento a esse relacionamento. Como é triste vermos famílias se abrindo para situações que esfriam gradativamente o relacionamento com Deus. O lazer, a diversão, o trabalho são coisas necessárias na família, mas quando passam a ser prioridade, tornando-se ídolos do lar, esfriando o ANDAR DA FAMÍLIA COM DEUS. Pais, mães, vovó, vovô, tia(o), COMO VOCÊS ESTÃO SENDO RECONHECIDOS? Que seja como pessoas que ANDAM COM DEUS.
Enoque viveu em um período que foi de ADÃO até NOÉ. Ou seja, ele viveu da criação até a destruição do mundo. Seu tempo era um tempo de muito pecado, rebeldia, corrupção, total afastamento de Deus. Alguma semelhança conosco? E Enoque ANDOU COM DEUS mesmo em uma sociedade afundada no pecado. Estamos vivendo o tempo que a Bíblia chama de últimos dias, compreendidos da ressurreição de Jesus até sua segunda vinda. No tempo de Enoque o mundo foi destruído, mas Deus poupou uma família, salvas em uma arca. Foi a família de Noé, um homem que, a exemplo de Enoque, também ANDOU COM DEUS.
Gênesis 6.9 ARA
Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
Enoque andou com Deus e não passou pela morte, sendo tomado por Deus. Noé andou com Deus, e foi salvo da morte pelo dilúvio, e recebeu a vida eterna. Todo o que ANDA COM DEUS recebe a graça de viver a vida eterna. No tempo de Enoque e Noé, madeiras foram usadas para construção da Arca de salvação. Madeira foi a matéria prima para construção da Cruz, que Jesus morreu a morte que era para nós. Quem anda com Jesus, o Salvador do mundo, é tirado do império das trevas, e tomado por Deus é levado para o Reino do Filho do Seu amor. Busque ANDAR COM DEUS, mesmo em meio a toda corrupção da sociedade que vivemos. A recompensa é vida eterna na Nova Jerusalém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.