A Igreja em missão

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 54 views
Notes
Transcript

Tema: Os Quatro homens e o Paralítico Texto: Marcos 2.1-12 Aos que questionam tal verdade e usam textos isolados para dizer que Jesus não teve casa, como o caso de Lucas 9.58 que diz: O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, precisamos então fazer a interpretação correta do texto e entender que essa expressão tem a ver com o ministério itinerante de Jesus, que como um missionário, que sempre estava em viagens e nunca ficava em um lugar fixo, é o que Ele quis dizer, cada dia, Ele estava em um lugar diferente e isso não tem nada a ver com o não ter uma casa. Sendo assim, podemos iniciar a meditar sobre esses quatro homens que se decidiram ir à casa de Jesus levando um paralítico e o que isso pode nos ensinar. I - Ao saber que Jesus estava em casa, se preocuparam com o paralítico a - Quando a notícia se espalhou que Jesus estava em casa e aproveitou a oportunidade para pregar, esses quatro homens se juntaram para levar um paralítico, um homem necessitado que não conseguia ir sozinho, pois vivia em cima de uma cama dependendo das pessoas.

O interessante é que, esses quatro homens poderiam pensar neles, se preocupar com eles próprios, a começar pelo conhecimento que se demorassem para chegar na casa de Jesus ou onde ele estava, ficariam de fora ( que foi o que aconteceu ) porque sabiam que onde Jesus estava, o lugar ficava pequeno e se eles demorassem pra chegar, não teria lugar pra eles na casa.

APLICAÇÃO: Me parece que é exatamente o que muita gente se preocupa na casa de Jesus, a preocupação em ter um lugar, uma posição, um lugar de destaque. Esses quatro homens não se preocuparam com um lugar na casa, eles se preocuparam com um necessitado que precisava de um milagre. b - A geração de hoje está se preocupando muito com o lugar (TEMPLO) e os necessitados estão abandonados, as pessoas brigam por um lugar, mas não brigam pelos necessitados, os fariseus e escribas correram pra casa de Jesus e não levaram ninguém, foram os primeiros a chegar e encontrar um lugar na casa (versículo 6) quando se vai a casa de Jesus (IGREJA), buscam o primeiro lugar na fila, os lugares de destaque, querem ser os primeiros, querem aparecer e se esquecem que o principal objetivo de alguém que sabe o caminho da casa de Jesus é levar necessitados, levar aqueles que precisam de Jesus e foi o que esses homens fizeram, sabiam que iam ficar de fora, sabiam que não teria lugar pra eles se demorassem, mesmo assim, se arriscaram, buscaram ferramentas e recursos para levar aquele paralítico pra casa de Jesus e eu lhes pergunto, qual esforço você está fazendo para levar necessitados pra casa de Jesus? II - Os quatro homens revelam o plano de salvação na Eternidade a - Veja que são quatro homens que vão conduzir um necessitado até Jesus e isso nos revela algo profundo sobre o plano da salvação, onde nós somos representados nesse homem que não podia andar sozinho, jogado em cima de uma cama, que é a sentença do pecado, incapaz de se achegar a Deus sozinho, a Bíblia diz que quem convence o homem do pecado de do juízo é o Espírito Santo ( Jo 16.7-11)

SOMOS incapazes de fazer qualquer coisa se a graça de Deus não estiver em nós. Entendendo isso, se veja em cima dessa cama, incapaz de andar, de viver, de vencer, dependendo de ajuda e de socorro, é uma cama que te segura e se a graça de Deus não te alcançar, você ficará nessa cama, nessa vida distante de Deus. b - Jesus um dia disse assim: TODO AQUELE QUE O MEU PAI ME ENVIAR, DE MANEIRA ALGUMA EU O LANÇAREI FORA. ( Jo 6.37 ) ou seja, para esse necessitado chegar em Jesus, existe um Deus que é o autor desse plano, existe o Espírito Santo que convence o necessitado ir a Jesus, existe o plano perfeito, uma cama, cordas e mãos que vão conduzir o necessitado até Jesus, plano esse que não falha, mesmo que hajam obstáculos, mesmo que o trajeto seja difícil ao ponto de existir a dificuldade de ter que caminhar por um telhado, mas o plano é perfeito e tudo isso acontece através da graça de Deus, o favor imerecido de Deus. ( Ef 2.8,9 ). Consegue compreender como isso é profundo? Eu e você só fomos a Jesus porque Deus teve um plano, porque o Espírito Santo nos convenceu e nos conduziu, porque a graça nos alcançou. III - O caminho pelo Telhado é o grau de dificuldade do propósito a - Quando chegaram a casa com o paralítico, não puderam passar pela porta e nem pela janela. E o que muitos entendem aqui é que não havia espaço na casa, em partes o texto até nos faz pensar que isso seja verdade, mas compreendendo que JESUS ESTÁ NA CASA, como podemos afirmar que na casa de Jesus falta espaço pra mais uma pessoa?

Isso é incoerente não é?

Como vamos afirmar que na casa de Jesus, tem lugares limitados, cabe um e não cabe outro?

Quando é a nossa casa, aí sim, podemos ser seletivos e ter espaço limitado para as pessoas, mas quando se trata da casa de Jesus, isso não acontece, no mesmo texto podemos entender que tinha lugar pra aquele necessitado, o problema é que o caminho que eles precisavam fazer para chegar até Jesus estava impedido.

Ou seja, se a casa é de Jesus tem lugar para todos, mas dependendo de quem estiver na porta e nas janelas, o trajeto até Jesus pode ficar mais difícil, mas não impossível para o plano que é perfeito, nem que seja pelo telhado, o necessitado vai se encontrar com Jesus! b -Talvez a sua caminhada está sendo muito difícil, é um caminho pelo telhado, mas saiba que isso representa o tamanho do propósito de Deus em sua vida, há um grande milagre te esperando, há um lugar especial reservado pra você dentro da casa de Jesus, um lugar de honra e exaltação, Jesus tem o melhor pra você, mas antes é necessário passar pelo telhado, ser impedido de passar em certos caminhos, alguém vai se levantar e tentar impedir, mas não desista, se não puder passar pela porta ou pela janela, se tentarem impedir o seu caminho, vão pro telhado, não desista do propósito de Deus em sua vida. IV - O melhor lugar na casa era para o Paralítico, havia lugar sim a Bíblia diz que ele entra na casa e fica perto de Jesus e aqui eu faço duas perguntas, a primeira pergunta é: Tinha ou não tinha espaço na casa? A segunda pergunta é: Tem lugar melhor na casa do que estar de frente com o dono da casa? Que era Jesus? Acredito que não!

Está vendo como o trajeto mais difícil pode nos colocar no melhor lugar? c - Quando o paralítico fica de frente com Jesus, Jesus perdoa os seus pecados, trazendo agora incômodo aos fariseus e escribas que estavam na casa, os mesmos que talvez impediram o trajeto do paralítico e o incômodo deles era exatamente ver Jesus perdoando pecados, algo que só Deus poderia fazer, rejeitando assim a Divindade de Jesus, mas Jesus sendo Deus, poderia sim perdoar pecados, por isso, os fariseus e escribas arrazoavam no coração sobre isso ( versículo 7 ) Mas Jesus percebendo que eles assim pensavam, os questionou, o que é mais fácil? Dizer a este homem, perdoados estão os teus pecados ou mandar ele andar? Claro que a resposta foi: Fácil é dizer que perdoa pecados, quero ver ter poder pra curar ele! Na mesma hora Jesus ( O dono da casa ) responde: Para que saibais que o Filho do Homem tem poder na Terra para perdoar pecados ( Ou seja, para que todos saibam que eu sou Deus ) olhou para o paralítico e disse: Levanta e anda, pega a sua cama e vá pra sua casa. CONCLUSÃO: 1 - Jesus ao ordenar o homem curado ir pra casa, com certeza ele não vai voltar pelo mesmo caminho que entrou, que era pelo telhado, o homem curado agora vai sair pelo caminho que não pode passar, que foi impedido por quem se achou dono da casa e o impediu de entrar.

Ou seja, o trajeto do telhado nos leva a SALVAÇÃO ETERNA, A PORTA É EXTREITA… MAS É UM CAMINHO DE GLORIA… 2 - O maior plano de Jesus é perdoar pecados, não é a cura, não são os milagres, foi a primeira coisa que Jesus fez e quer fazer, muitas igrejas se tornaram mercados de curas e milagres, mas se esquecem que o principal objetivo de Jesus é perdoar pecados, é o arrependimento, é tirar do homem a maldição do pecado. 3 - Porque carregar a cama? O homem curado não poderia deixar a cama e ir embora? Isso revela Jesus dizendo ao homem curado: Carregue a cama e quando se sentir grande, olhe pra cama e veja de onde te tirei. Nunca se esqueça da obra que Jesus fez em sua vida, sempre olhe para a cama que Jesus te tirou dela.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.