Deus Fala Com Abraão

Abraão Amigo de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript
Gen.15:1-6
No texto de hoje, Abrão ouve a "palavra do SENHOR" e essa palavra de Deus mudou sua vida.
Na época de Abrão, ele era apenas uma pessoa insignificante entre milhões de outras pessoas, mas Deus tinha um plano especial para sua vida.
Para Deus, Abrão era de suprema importância. Nessa passagem, Abrão recebe uma palavra do Senhor sobre seu futuro seus medos e sua fé.
O que ele ouviu mudou sua vida para sempre. Ele recebeu uma palavra do Senhor que revolucionou sua vida.
A propósito, de todos os bens que temos neste mundo, nenhum se compara à Palavra de Deus!
Poder ter em nossas mãos a revelação completa e perfeita de Deus para o homem é um tesouro sem igual.
Nessa passagem, Deus tinha uma palavra para Abrão, mas Ele também tem uma palavra para você e para mim hoje.
Vamos ouvir essa conversa entre o Senhor e Abrão. Vamos ouvir as palavras que Abrão ouviu e ver o que elas têm a nos ensinar sobre nossa própria caminhada de fé com o Senhor.

I. UMA PALAVRA SOBRE O MEDO DE ABRÃO

Genesis 15:1 (NVI)
1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão:
“Não tenha medo, Abrão!
Eu sou o seu escudo;
grande será a sua recompensa!”
(Ilustração: Abrão acaba de voltar de uma grande vitória militar. (Cap.14) Durante a campanha, ele se tornou um inimigo ferrenho, do rei Quedorlaomer. Esse rei era poderoso o suficiente para enfrentar Sodoma e as cidades da planície, e certamente Abrão sentiu que também corria o risco de ser atacado por esse rei do Oriente. Deus tem uma palavra para confortá-lo em seu temor).

A. A paz que vem do conhecimento de Deus -

Essa é a primeira vez que a frase "não temas” - não tenha medo” é usada na Bíblia. Mas, graças a Deus, não será a última!
Os homens podem nos incentivar a andar em paz e a não temer, mas suas palavras são vazias e sem poder.
Mas quando o Senhor vem e fala de paz ao seu coração, o medo tem que fugir!
(Ilustração: Os discípulos no barco
- John 6:17–21 “17 entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam. 18 Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas. 19 Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados. 20 Mas ele lhes disse: “Sou eu! Não tenham medo!” 21 Então resolveram recebê-lo no barco, e logo chegaram à praia para a qual se dirigiam.”
Ele ainda é o grande "EU SOU". Deixe-o entrar em seu barco e ele acalmará a tempestade).

B. A proteção que vem do conhecimento de Deus -

“Eu sou o seu escudo”
Abrão não precisava temer o ataque de seus inimigos. O Senhor estava acampado ao seu redor e ele tinha proteção perfeita dia e noite.
(Observação: Aqueles que são do Senhor são protegidos por Ele de dia e de noite, o tempo todo,
Psalm 34:7 “7 O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.” "Ao redor" = "Por todos os lados!"
Ill. Col. 3:3
Colossians 3:3 NVI
3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

C. O prêmio vem do conhecimento de Deus -

“Grande será a sua recompensa”
Abrão é um homem que deixou sua casa e sua família para seguir a Deus, mas ainda não recebeu nem o menor sinal de tudo o que lhe foi prometido.
Ele também é um homem que desistiu de muita coisa quando recusou a oferta do rei de Sodoma, 14:21-24.
Agora, o Senhor aparece para lembrar a Abrão que, se alguém tem o Senhor, possui tudo!
Genesis 15:1 “1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!””
(Observação: Que tesouro terreno pode se comparar ao amor, à graça, à misericórdia, à salvação, ao perdão, à presença, à paz, ao poder, ao céu, à esperança etc. de Deus?
Quando O temos, possuímos tudo, mesmo que não tenhamos nenhum dos bens deste mundo!
O filho de Deus não é digno de pena. Ele deve ser invejado!
Quando temos o Senhor, temos tudo o que é dEle, Rm 8:17
Romans 8:17 NVI
17 Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
(Ilustração: O filho Pródigo recebeu o anel do Pai quando voltou da terra distante, Lucas 15:22).

II. UMA PALAVRA SOBRE O FUTURO DE ABRÃO (Gen.15:2-5)

Genesis 15:2–5 NVI
2 Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” 3 E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!” 4 Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. 5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.
(Ilustração: Abrão está preocupado e sobrecarregado com todas as promessas que recebeu. Suas perguntas não são de dúvida, mas são perguntas honestas, que, a propósito, Deus não se importa nem um pouco!
Abrão sabia para onde levar seu fardo e, como resultado, recebeu as respostas que buscava!
Há uma lição nisso para você e para mim hoje,
Philippians 4:6–7“6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
A resposta de Deus trouxe esperança ao coração de Abrão).

A. A simplicidade da promessa de Deus -

Genesis 15:4 NVI
4 Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.
A promessa de Deus é declarada em termos simples e claros.
Abrão tem a garantia, mais uma vez, de que terá um filho e que esse filho será seu herdeiro.
(Observação: Todas as promessas de Deus são feitas da mesma maneira. Ele fala em termos simples e claro em Sua Palavra.
Oh, se aprendêssemos a acreditar em Sua Palavra e a crer em tudo o que Ele nos diz sem questionar.
Ele está procurando uma fé infantil, Luke 18:17 “17 Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”.”

B. A soberania da promessa de Deus -

Genesis 15:4–5 “4 Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. 5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.”
A promessa de Deus dizia algo sobre o poder de Deus.
Abrão é um homem idoso, já passou da época em que a maioria das pessoas pensa em ter filhos.
A promessa de Deus foi planejada para superar as "leis da natureza" e fazer o que os homens dizem que não pode ser feito.
(Observação: Seria bom que o povo do Senhor aprendesse que nosso Deus é um Deus "capaz", Efésios 3:20.
Ephesians 3:20 “20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,”
Precisamos nos lembrar de que Ele é um Deus que opera no reino de todo-poder, Matthew 28:18 “18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.”
Luke 1:37 “37 Pois nada é impossível para Deus”.”
Precisamos nos lembrar de que não servimos ao Deus do "pode fazer"; servimos ao Deus do "fez"!
Antes mesmo de exercermos nossa pequena fé, Seu plano já está em andamento e Ele está executando Sua vontade por meio de Seu poder soberano).

C. O tamanho da promessa de Deus -

Genesis 15:5 NVI
5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.
Abrão estava preocupado com um único herdeiro para deixar a sua herança. Deus estava interessado em lhe dar mais herdeiros do que ele podia contar.
Deus queria que Abrão soubesse que estava prestes a receber uma bênção tão grande que o deixaria boquiaberto!
(Observação: Servimos ao Deus da "abundância", João 10:10. Ele quer fazer mais em nossa vida do que podemos sequer imaginar, Efésios 3:20.
Se conseguíssemos entender isso hoje, isso revolucionaria nossa oração e nossa fé.
Deus não é apenas "suficiente" hoje, Ele é "mais do que suficiente".
Ele não está interessado em fazer o que é comum e corriqueiro na sua vida. Ele quer nos deixar coçando a cabeça de espanto com o Seu poder quando Ele aparecer. Ele quer explodir nossas mentes! “blow your mind”
Ele não é tudo de que precisamos! Ele é tudo o que temos e é mais do que suficiente para qualquer situação!)

III. UMA PALAVRA SOBRE A FÉ DE ABRÃO - (Gen.15:6)

Genesis 15:6 (NVI)
6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.
(Ilustração: Esse é um dos versículos mais simples, porém um dos mais importantes de toda a Bíblia. Ele nos conta tudo sobre a fé de Abrão. O que nos ensina sobre sua fé deve ser verdade também para nossa própria fé).

A. A direção de sua fé -

A pequena palavra "no” conta a história. Abrão foi além de ouvir a Palavra do Senhor e acreditar nas promessas de Deus e passou a se lançar totalmente com fé no próprio Senhor.
Ele não acredita mais apenas na Palavra, ele acredita em Deus.
Ele é como Jó, Job 13:15 “15 Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.”
Sua fé está no Senhor.
(Observação: Sua fé passou por essa transição? Uma coisa é acreditar no que a Bíblia diz sobre Deus e Suas promessas. Outra coisa completamente diferente é passar da aceitação intelectual dos fatos para a confiança absoluta em Sua pessoa.
Uma crença pode levar ao inferno, a outra ao céu. Qual é a sua nesta manhã?)

B. A profundidade de sua fé -

Abrão acreditou apesar dos obstáculos. Sem dúvida, os outros ao seu redor pensaram que ele era um tolo quando começou a falar sobre o que o Senhor havia lhe prometido. Mas, mesmo assim, ele acreditou em Deus!
(Observação: Que desafio para você e para mim hoje. Nossa fé no Senhor deve ser inabalável. Os homens podem zombar de nós porque acreditamos no Céu. Eles podem pensar que somos tolos quando falamos em "ser salvos" e "conhecer o Senhor". Se você é salvo, então não deixe que nenhuma provação, nenhum opositor e nenhum demônio o faça vacilar em sua fé).
A fé em Deus sempre rende muitos frutos e a de Abrão não foi exceção.

C. Os dividendos de sua fé -

Quando Abrão creu em Deus, Deus apagou todos os pecados de Abrão e aplicou Sua própria justiça perfeita à conta de Abrão.
Deus viu Abrão como um homem justo e correto.
(Observação: A salvação sempre foi uma obra de fé. Essa lição da vida de Abrão é aplicada à nossa própria vida em Romanos 4:13-25).
Romans 4:13–25 NVI
13 Não foi mediante a Lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé. 14 Pois se os que vivem pela Lei são herdeiros, a fé não tem valor, e a promessa é inútil; 15 porque a Lei produz a ira. E onde não há Lei, não há transgressão. 16 Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da Lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós. 17 Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. 18 Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”. 19 Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor. 20 Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, 21 estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido. 22 Em conseqüência, “isso lhe foi creditado como justiça”. 23 As palavras “lhe foi creditado” não foram escritas apenas para ele, 24 mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, a nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor. 25 Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.
(Observação: Abrão não foi salvo por "guardar a Lei", pois ela ainda não havia sido dada. Ele não foi salvo por ser "circuncidado", pois isso ainda não havia sido ordenado. Ele foi salvo pela fé simples e infantil em Deus).
(Observação: Qual foi a mensagem que Abrão acreditou? Uma mensagem sobre um filho prometido!
Essa é a mesma mensagem que salva o pecador hoje, João 3:16
John 3:16 NVI
16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Conclusão:
Deus tinha uma palavra para Abrão naquela noite. Deus tem uma palavra para sua vida nessa manhã. (Está na Biblia)
Abrão ouviu uma palavra do Senhor, ele acreditou nessa palavra e isso mudou sua vida para sempre.
Eu me pergunto: o Senhor falou sobre alguma necessidade em sua vida hoje?
Há alguma batalha em que você precisa de paz?
Há alguma tempestade que você precisa acalmar?
Há alguma área de sua vida em que você precisa que o Deus Soberano se mova?
Seu pecado foi tratado biblicamente?
Você está salvo?
Você está andando na perfeita vontade do Senhor nesta manhã?
Você recebeu o dividendo da fé em Cristo: a perfeita justiça?
Se Ele falou ao seu coração, este altar está aberto para você vir e falar com Ele esta manhã. Vamos lançar sobre Ele toda nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.