A Mordomia dos bens materiais

A Mordomia Cristã  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

A mordomia está em toda a Escritura. Vimos sobre a mordomia no Antigo Testamento, onde aprendemos sobre os três mordomos citados no Antigo Testamento, o primeiro foi Adão, que foi um mordomo infiel, o segundo Eliézer o mordomo de Abraão e o terceiro José, o mordomo que foi fiel e temente ao Senhor. Vimos também sobre a mordomia do tempo, onde é preciso priorizar a Deus com o nosso tempo.
A mordomia significa “administrar a casa do seu senhor”. Então, a mordomia cristã é a doutrina bíblica que reconhece Deus como o dono de todas as coisas, ou seja, tudo vem da parte do Senhor e nós como cristãos somos apenas mordomos, isto é, administramos os recursos que Deus têm nos dado.
A mordomia abrange várias áreas da vida, isso inclui os bens materiais, ou seja, os recursos financeiros. Antes de prosseguir, quero te perguntar: “como você tem lidado com o seu dinheiro? Onde você tem mais investido ele?”
Vamos aprender sobre a mordomia dos bens materiais.

Contexto

Jesus está pregando o sermão do monte. Nesse sermão ele traz vários ensinamentos, como por exemplo, sobre ajudar os necessitados, sobre a oração, sobre o jejum e a partir do versículo 19 do capítulo 6, o Senhor irá ensinar sobre as riquezas.

Ideia Central

O mordomo do Senhor deve usar os seus recursos financeiros em prol do reino de Deus.

Transição

Veremos três questões sobre os bens materiais.

Desenvolvimento

1ª Onde está o seu tesouro? (v. 19-21)

Jesus está advertindo sobre o pecado das riquezas, ou seja, onde o estilo de vida é viver em prol dos bens materiais.
Todavia, é preciso destacar algumas considerações:
1. Jesus não está proibindo alguém de ter dinheiro ou bens materiais.
2. Jesus não está proibindo alguém de guardar dinheiro pensando no futuro.
3. Jesus não está proibindo alguém de ser rico.
Jesus está ensinando que o problema é quando o desejo de acumular começa a dominar a vida da pessoa e ela deseja acumular mais e mais e se esquece das coisas que são primordiais. A título de exemplo, os fariseus eram dominados pelas riquezas, pois usavam a religião para ganhar dinheiro e Jesus exorta-os dizendo:
Mateus 23.14 NVI
14 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.
Diante disso, Jesus traz duas ordens e uma explicação que está no texto:

1ª Não acumulem tesouros na terra (v. 19)

19 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Jesus começa com uma ordem negativa: “Não acumulem” isso quer dizer “não juntem” tesouros nessa terra, porque a traça e a ferrugem destroem e os ladrões roubam. Os tesouros que Jesus se refere são as riquezas, ou seja, o materialismo, isso inclui dinheiro, casa, propriedades, etc. Esses tesouros são valiosos, quando são aplicados de forma correta.
Jesus está ensinando que esses recursos terrenos não devem ser a nossa segurança maior, pois quem sustenta é Deus e esses recursos vem do Senhor. Então, se entregar por inteiro aos tesouros da terra, isto é, às riquezas terrenas, certamente trará grandes prejuízos, porque tudo que está nessa terra é passageiro e ninguém levará essas coisas quando morrer.
1Timóteo 6.6–10 NVI
6 De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; 8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, 10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
Jesus está dizendo que o estilo de vida do cristão não deve ser como do ímpio, o qual vive para acumular bens materiais de forma exagerada a tal ponto que isso vire idolatria, onde o desejo de querer mais riquezas domine a sua vida.
Um exemplo prático de acumular tesouros na terra é o caso do jovem rico, onde ele perguntou para Jesus: “o que fazer para ter a vida eterna?” Jesus afirmou que deveria guardar os mandamentos e ele diz que guardava desde a juventude. Mas Cristo conhecendo o coração dele disse:
Mateus 19.21–23 NVI
21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”. 22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. 23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
O estilo de vida do jovem era acumular tesouro na terra.

2ª Acumulem tesouro nos céus (v. 20)

20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Jesus trouxe a ordem negativa: “Não acumulem tesouros na terra”. Agora Jesus trará uma ordem positiva: “Acumulem tesouros nos céus”. Essa ordem mostra qual deve ser a atitude do mordomo do Senhor. Ele deve usar os recursos financeiros para a glória de Deus, isso significa acumular tesouros nos céus, porque lá permanecerá por toda a eternidade e a ferrugem não vai corroer e nem os ladrões vão roubar.
O mordomo do Senhor deve aplicar os seus recursos de forma correta, ou seja, investir no reino de Deus, por exemplo, contribuir para a salvação dos perdidos, ofertar para missões, ajudar o próximo, praticar a generosidade, gastar tempo para aprender a palavra de Deus. Mas infelizmente muitos investem mais tempo trabalhando para acumular riquezas do que investir no reino de Deus.
Jesus irá explicar do porque acumular tesouro nos céus e não na terra.
21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Jesus está mostrando que a atitude de acumular tesouros e riquezas, demonstra o que está no coração, ou seja, se o seu foco principal é usar os seus bens na terra, consequentemente você terá grandes prejuízos, porque tudo isso acabará com o tempo.
Mas se o seu foco principal é usar os seus recursos para investir no reino, você colherá tesouros nos céus.
O mordomo de Deus deve ter o seu coração inclinado a amar mais as riquezas espirituais do que as riquezas dessa terra.
Como você tem lidado com os seus bens? Ele tem sido investido mais nas coisas terrenas? Ou ele tem sido investido mais no Reino de Deus?
Onde estiver o seu tesouro estará também o seu coração.

2ª O que são os seus olhos? (v. 22-23)

O Senhor está advertindo sobre o olhar para as coisas com o desejo pecaminoso, isto é, olhar com os olhos maus. Ele não está se referindo que o olhar é algo ruim, mas o problema é olhar com intenção impura. Por exemplo, o rei Davi que olhou para Bate - Seba, depois adulterou com ela e matou Urias o marido dela, nessa situação o problema é que Davi olhou e cobiçou em seu coração (2 Samuel 11-12). Depois dessa situação Davi colheu consequências ruins.
Outro exemplo, é quando o povo de Israel destruiu a cidade de Jericó e Deus disse que a prata, o ouro, o bronze, o ferro seriam separados para o Senhor (Js 6.19). Mas Acã olhou e cobiçou o que pertencia ao Senhor, desobedecendo a ordem de Deus e a consequência foi Israel ser derrotado pela cidade de Ai. Depois Acã confessou o pecado e teve que ser apedrejado e queimado junto com a sua família (Js 7.24-26).
Os olhos foram criados para que a glória de Deus seja contemplada. Mas por causa da pecaminosidade do homem esse olhar é voltado para a ganância, para a avareza e para a impureza.
Diante disso, Jesus traz dois ensinamentos:

1° Os olhos bons trazem luz (v. 22)

22 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Se os olhos estiverem olhando com a intenção proveitosa para os bens materiais, certamente desfrutaremos da luz interior, ou seja, todo o corpo estará cheio de luz.
O mordomo do Senhor, ao olhar para as riquezas materiais desse mundo, deve ter a intenção de investir no reino de Deus.

2° Os olhos maus trazem trevas (v. 23)

23 Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Se a intenção do olhar para as riquezas é acumular bens materiais nessa terra, ou seja, se o propósito de vida é o enriquecimento material, olhando com ganância, interiormente a escuridão será desfrutada.
Portanto, o ímpio vive nas trevas, desejando mais as coisas materiais do que as espirituais. Já o mordomo do Senhor deve desejar servir com os seus bens materiais para a glória de Deus, ou seja, focando nas coisas espirituais e não nas coisas terrenas.
Qual a sua intenção de ganhar dinheiro? Para investir no reino de Deus ou para acumular mais bens materiais?

3ª A quem você serve? (v. 24)

Jesus está advertindo sobre a quem nós estamos obedecendo como Senhor. Quem está guiando as nossas vidas? o dinheiro ou Deus. Diante disso, Jesus traz uma exortação:

1ª Não tem como servir a dois senhores (v. 24)

24 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Jesus afirma que é impossível servir a dois senhores, porque ao tentar servir um automaticamente desprezará o outro. Nesse contexto o Senhor afirma que não tem como servir a Deus e o dinheiro.
O mordomo do Senhor precisa entender que não pode dividir a sua alma em amar o dinheiro e a Deus ao mesmo tempo. Então, se Deus conceder riquezas, elas devem ser usadas para a glória de Deus. Mas se o desejo de ganhar dinheiro for maior do que o desejo por Deus, isso se torna pecado e não agrada a Deus.
A quem você está servindo? Entre Deus e o dinheiro, quem tem dominado a sua vida?

Conclusão

Para concluir, o mordomo do Senhor deve aplicar os seus recursos financeiros para a glória de Deus e para que o reino de Deus seja expandido, isso é, acumular tesouros nos céus e não na terra.
Nos dias atuais infelizmente tem muitos pregando o evangelho da prosperidade, onde é necessário acumular dinheiro, ter sucesso empresarial, ter um bom carro, uma boa casa aqui na terra, mas não trazem a perspectiva de Jesus: “Acumulem tesouros nos céus”. Por causa disso, muitos cristãos focam demais em investir nas coisas da terra, ao invés de investir nas coisas do Reino.
Portanto, seja um bom mordomo do dinheiro que você ganha, pois é Deus quem te sustenta, não deixando faltar nada e suprindo todas as suas necessidades.

Aplicação

Não devemos permitir que o desejo de acumular bens materiais domine a nossa vida.
Devemos buscar administrar bem os nossos recursos, para que não deixemos de investir no reino de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more