A SUPERIORIDADE DE CRISTO.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

A SUPREMACIA DE CRISTO SOBRA AS FALSAS DOUTRINAS.

acredito que não existe nada mais perigoso para a igreja do que as heresias, pior é que elas florescem do nada e como erva danosa elas vão tomando conta e quando pensarmos ela já matou a igreja.
foi assim nos primeiros anos da era cristã, e essas heresias atravessaram séculos e ainda hoje são ameaças para a igreja.
Paulo já nos falou da superioridade de Cristo sobre o filosofismo e sobre o legalismo.
agora ela vai nos mostrar que o filosofismo e o legalismo torna a igreja empírica, sincrética e ascética.
a maior heresia disseminada pelos falsos mestres era que Jesus, sua obra e sua doutrina não eram suficientes para salvar.
e com isso eles estão transformando a igreja em um balaio de gatos, trazendo para ela um monte de falácias, de ensinos sem fundamentos cristãos.
Barclay diz que através de toda esta passagem se entrelaçam e misturam certas ideias gnósticas fundamentais. Paulo admoesta a igreja a não adotar certas práticas gnósticas porque agindo desta maneira não progredirão, mas sim, antes, retrocederão na fé.
1º PAULO LEMBRA DE QUE ELES SÃO LEGALISTAS V.16.
2º PAULO DIZ QUE ELES SÃO SINCRÉTICOS V.18-19.
3º PAULO LEMBRA QUE ELES SÃO ASCÉTICOS V.20-13.
1º PAULO RELEMBRA DO LEGALISMO PREGADO PELOS FALSOS MESTRES V.16-17.
eles ensinam uma doutrina que inclui toda uma serie de prescrições sobre o que pode ou não se pode comer e beber. ou seja, eles estão retornando as leis judaicas dos mantimentos, apresentando assim uma lista de alimentos puros e impuros, bebidas que podiam ou não beber.
a apostolo Pedro exortou a igreja lembrando que o legalismo é como um jugo, uma canga sobre o pescoço
Atos dos Apóstolos 15.10 “Então por que é que vocês estão querendo pôr Deus à prova, colocando uma carga nas costas dos que agora estão crendo? E essa carga nem nós nem os nossos antepassados pudemos carregar.”
esses ensinamentos só trazem peso desnecessário aos crentes e para piorara ataca de forma direta a suficiência de Cristo, esse era o principal alvo dos falsos mestres.
eles estavam tentando transformar a verdadeira religião numa questão de regras e prescrições sobre comidas e bebidas .
no entanto Jesus diz que “o que prejudica não é o que entra, mas é o que sai da boca, porque o que sai da boca procede do coração.
eles tiravam a liberdade cristã impondo o que o povo podia ou não comer e sobre os dias sagrados.
“parece um pouco com alguma coisa do nosso tempo? o catolicismo ensina que em certas datas não se pode comer certos tipos de comidas. os adventistas se prendem a guarda do sábado, os testemunhas de jeová a não tomar café e nem coca.”
“mas Paulo diz: ninguém vos julgue pelo que comem, bebem ou por dias santos”.
Paulo diz que essas coisa eram sombras daquilo que virá, a realidade é Cristo.
veja, no Antigo Testamento havia sim as prescrições do que podia ou não comer e coisas dessa natureza, porém, essas coisas eram sombras de Cristo. Cristo, que era a realidade já havia nascido, morrido e ressuscitado, o mistério de Deus já havia se revelado e sua morte e ressurreição é suficiente, porque eu vou olhar para a sombra, se a realidade está ali diante de mim?
“entendamos meus irmãos que nós não podemos acrescentar um milimetro naquilo que Cristo fez, a nossa salvação vem pelos méritos de Cristo e não do que comemos ou não comemos, do que bebemos ou não bebemos.”
“Cristo nos libertou de todo jugo, a lei que nos domina é a lei da liberdade”.
“pecado é tudo o que é imoral, e comer ou beber, seja o que for, não é imoral.”
2º ELES SE TORNARAM SINCRÉTICOS V.18-19.
sincretismo é a fusão de varias crenças ao mesmo tempo.
é como se eles pegassem as ramificações religiosas e juntassem tudo em uma só.
veja, os falsos mestres em seus ensinos viviam humilhando os irmãos afirmando serem melhores do que eles porque eles tinham visões e essas visões culminava em adoração a anjos.
Salomão estava certo quando disse que não há nada novo em baixo do sol.
observe se nós não temos isso hoje? pessoas que se dizem cristã se julgando ser de uma casta superior porque fala em linguás, tem revelação, vê anjos, conversa com anjos, da ordem a anjos.
os falos mestres fizeram uma mistura de judaísmo, cristianismo, espiritismo e se achavam mais espirituais do que os demais.
Paulo diz que o pensamento delas é o de qualquer criatura humana v.18. o motivo que faz elas agirem assim é fútil, sem fundamento.
veja o v.19.
não existe qualquer ligação dessas pessoas com o cabeça.
Hernandez diz que embora eles proclamem ser de Cristo, porém, estão desligados dele, não existe qualquer ligação dos falsos mestres com Cristo e com a igreja, embora as heresias estavam crescendo e crescendo rápido, esse crescimento não era de Deus.
“o problema do nosso tempo é medir as coisas pela quantidade de pessoas, essa geração pragmática e mística do nosso tempo costuma afirmar que onde existe uma multidão, aí está a verdade.”
“esse argumento é falacioso, nem tudo o que cresce é verdadeiro, nem tudo que reluz é ouro, nem todo crescimento procede de Deus.”
“vivemos em uma sociedade imediatista e embriagada pelo sucesso, não podemos deixar que isso domine nossa teologia e nos desvie daquilo que de fato é verdade.”
“toda religião que não segue os ensinamentos de Cristo, que não confia piamente na suficiência de Cristo é falsa, é mentirosa, é destruidora, porque não tem ligação com o cabeça que é Cristo.”
3º ELES VIVIAM O ASCETISMO V.20-23.
este era uma outra faceta dos falsos ensinos em Colossos.
os ascéticos creditavam que o ser humano pode crescer espiritualmente, abstendo-se das coisa, flagelando o corpo e mortificando-o fisicamente.
era o pensamento de que o espírito é puro e a carne é impura.
o ascetismo se tornou algo normal durante a idade média, as pessoas se martirizavam, dormiam em camas duras, passavam dias e até anos sem falar, faziam longos períodos de jejum, ficavam sem dormir, ajoelhavam sobre caroço de milho.
a doutrina dos ascéticos aqui estava baseada em três pilares: “não manuseies, não proves e não toques”.
os ascéticos tinham a tendência de conduzir as pessoas a uma imoralidade ou a um ascetismo rígido.
é esse ascetismo rígido que Paulo está tratando aqui.
ninguém tem o direito de te dizer o que você pode ou não fazer a não ser Cristo, e se não for imoral, qual problema existe?
por isso Paulo diz que o ascetismo não produz outra coisa que não seja a escravidão, veja o verso 20.
nós já morremos com Cristo diz Paulo, então porque vamos nos submeter a tais ordenanças?
na cruz, Cristo levou não apenas os nosso pecados, mas, também as leis que nos acusavam e nos condenavam. a morte dele foi a nossa, a ressurreição dele foi a nossa. quando ele ressuscita, nós recebemos vida também.
portanto, agora, estamos livres. não precisamos nos colocar debaixo de jugo.
Paulo está nos lembrando do convite de Cristo em Mateus 11.28–29 “— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.”
implicações:
a pergunta que não pode calar diante de tudo o que vimos: será que entendemos o que Cristo realizou por nós e pelos nossos irmãos?
as vezes eu tenho a impressão que não irmãos.
nos chegam acusações infundadas, julgamos os irmãos pelo lugar em que eles estavam ou pelo que eles bebem ou deixam de beber.
precisamos entender irmãos de que o que Cristo fez é suficiente e não há nada que possamos acrescentar a isso.
portanto, devemos nos unir a ajudar uns aos outros de forma piedosa, sem acusar por qualquer motivo.
conversando sobre a boa doutrina e preservando a boa doutrina. só assim, vamos ter uma igreja forte.
Related Media
See more
Related Sermons
See more