1Pedro 5.12-14
Exposições em 1Pedro • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
Texto: 1Pedro 5.12-14
Texto: 1Pedro 5.12-14
Título: “DEDIQUE TUDO O QUE VOCÊ TEM PARA ABENÇOAR OS IRMÃOS”
Título: “DEDIQUE TUDO O QUE VOCÊ TEM PARA ABENÇOAR OS IRMÃOS”
-----------------:
-----------------:
Introdução
Na era em que vivemos hoje parece que as pessoas tem menos tempo uns para com os outros.
Outro dia me peguei refletindo o quanto do meu tempo dedico a minha família. Não me refiro a trabalhar para “comer do pão produzido pelo suor do trabalho justo”. Me refiro a dedicar tempo para aprofundar minha relação com a esposa, não somente sendo o cabeça, mas “vivendo o comum do lar”, pastoreando-a nessa esfera. Tanto quanto, cuidar e cultivar o vinculo paterno com as minhas filhas, não somente à mesa, mas “andando pelo caminho”, indo a praças, ensinando-as sobre a natureza etc.
Nós estamos em exílio e as vezes vivemos num modo de guerra continuo que nos leva a esquecer o modo “cultivar e guardar” que recebemos do Senhor, desde Gn 1.27-28. Modo que envolve todas as esferas. Desde o matrimônio, paternidade, à cristandade etc.
Nós esquecemos fácil. Também com o tanto de ruídos e informações, não é mesmo?! Como esposos, nós esquecemos. Como pais, também. E como irmãos em Cristo? Não é diferente.
Mas Pedro quer ajudar os irmãos a não esquecerem. Ele resume o propósito da sua primeira epístola no v.12b: “… escrevei resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus”.
Tudo o que Pedro falou se resume na Graça de Deus, a qual os seus servos não devem abandonar. Graça esse manifestada através dos ensinamentos exortativos e doutrinas registradas na epístola.
Seria fácil Pedro esquecer tais ensinamentos, pois ele estava entre os exilados (v.13). Mas ele não esqueceu! Pelo contrário, envolveu outros irmãos nessa missão, visando abençoar a igreja que estava longe dele. Mesmo vivendo exilado (com saudade de casa), entre outros irmãos, Pedro, dedica tudo o que tem para abençoar os destinatários desta epístola.
Portanto, meus amados, há algo que nós não podemos esquecer e Pedro nos ensina:
PROPOSIÇÃO:
DEDIQUE TUDO O QUE VOCÊ TEM PARA ABENÇOAR OS IRMÃOS (2x).
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
E para isso, nosso texto destaca três lições que devemos memorizar, para nos dedicarmos constantemente ao serviço mútuo, em todas as esferas.
E a primeira lição é:
1ª NÃO LIMITE-SE AS BARREIRAS QUE O IMPEDEM DE AGIR:
Para abençoar os irmãos Pedro contou com a ajuda de Silvano, um nome variante para Silas. Sim, o personagem que já conhecemos na história bíblica. Um homem de Deus. Um amanuense, popularmente chamados de: copistas. Alguém que ouvia e escrevia epístolas, mas que também as entregava.
Observe o que está registrado em At 15.22-23
Atos dos Apóstolos 15.22–23 (ARA)
Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos, escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
E como está escrito em At 15.27:
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas.
Pedro estava impedido de ir até os irmãos, talvez até mesmo de escrever-lhes. Estudiosos argumentam que a Escrita da epístola está tão bem trabalhada que provavelmente não fora Pedro que redigiu (um pescador, galileu, não teria um grego tão polido). Mas em nenhum momento na história da Igreja, sua autoria foi contestada. Pois o conteúdo traz um forte apelo baseado na Lei do Senhor, com características judaicas. Algo que um copista romano não compreenderia profundamente.
Mas, mesmo que a pena não tenha sido tomada pela mão de Pedro, no que isso interferiria na sua autoria? Absolutamente nada. Pois era muito comum o ofício de copista, à época. Isso somente nos mostra que o Ap. Pedro não se limitava as barreiras que poderiam impedi-lo de agir.
Certamente, você possui irmãos fieis perto, com os quais pode contar. Assim como o apóstolo Pedro, que contou com Silvano/Silas. Poder contar com esse irmão, possibilitou que estas igrejas fossem abençoadas pela Palavra do Senhor, ministradas pelo apóstolo. Assim como você, através de um irmão fiel, pode ser abençoado, ou abençoar terceiros.
Não limite-se a POSSÍVEIS barreiras que o impedem de agir.
Passemos a segunda lição:
--------------
2ª NÃO DISTRAIA-SE NA BABILÔNIA, MANTENHA O OLHAR FIXO:
A figura da “Babilônia” é comum à época. Pois era algo judaico. Por exemplo, recorde as Palavras dos primeiros versículos do Sl 137:
Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião.
Como, porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha? Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria.
Pedro, assim como o salmista, não se distraia. Noutra ocasião isso aconteceu. Mas não ali, não mais. Pedro era um homem com olhar fixo, e com suas palavras, buscava ajudar os irmãos a manterem o olhar fixo: “na graça de Deus” (v.12d).
Mas, muitos se distraíram na “babilônia”. Tanto que uma grande geração de hebreus, quando foram levados cativos para lá, passaram e morreram ali.
Passemos então a terceira e última lição:
--------------
3ª LEMBRE-SE DA PAZ SOBRE TODOS QUE ESTÃO EM CRISTO:
Mesmo que uns distraiam-se, deslumbrando-se com a babilônia, a cidade que irá cair. Os que estão em Cristo desfrutarão de paz.
Paz em meio ao caos. Paz em meio a toda a agitação que os ímpios tentam incutir na mente de muitos, como uma ferramenta para pacificação.
Nosso Senhor Jesus transmite essa mensagem a todos os que creem n’Ele. Está escrito em Jo 14.27:
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
E em Jo 20.19
João 20.19 (ARA)
Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!
Os que estão em Cristo tem a paz, mesmo exilados na babilônia. Paz que os leva a cultivar “grande afeto de misericórdia” entre si. Expressados em “ósculos santos” (v.13-14).
Não pense que você que e é sem sentido Pedro enviar aos irmãos beijos santos. Pois, assim como suas palavras pastorais e cuidadosas representavam isso, seu ato de afeto também representava o amor que ele tinha pelos irmãos.
----------------------
CONCLUSÃO:
Há inúmeras desculpas para não fazer algo em favor dos irmãos. Assim como há inúmeras para maridos faltosos para sua esposa, assim como para pais que falham com seus filhos.
Mas será que são justas? O Senhor considera estas desculpas como verdadeiras ao ponto de justificar sua omissão e o seu “dar de ombros”? Certamente não!
Pedro não mediu esforços. Mesmo que não fossem os seus propriamente ditos. Pedro não se distraiu em meio a sociedade ímpia e lembrou da paz que os que estão em Cristo devem desfrutar.
Você, assim como o apóstolo tem se esforçado? Não se deslumbra com a babilônia e promove a paz em casa e entre os irmãos em Cristo?
Para ajudá-los a refletir mais, trago algumas perguntas:
----------------------
??
??
??
