No
Números • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Texto: Êxodo 3:1-6 - Título: Deus fala com pecadores
---------------------
Nossa nova série de mensagens durará alguns poucos domingos, pois daqui pouco mais de um mês para frente iniciaremos entraremos no tempo de Advento, até celebrarmos o Natal. Bom, de todo modo esta série: Caminhando no Deserto nos ajudará a recordar verdades importantes que passamos quando nos encontramos nessa fase, acredito que refrescaremos nossa memória com as bençãos advindas do sofrimento que encontramos ao passar pelo mesmo.
Peço que você esteja em oração por este novo tempo entro os amigos.
---------------------
[Leitura do texto]
INTRODUÇÃO:
Um dia um pai deu um presente para o seu filho, pois conhece o seu menino e sabe o que ele necessita. Mas ele escolheu fazer surpresa para o mesmo. O filho, por outro lado, não pensou nas suas necessidades, mas nos desejos e pequenos sonhos. Ele viu um lindo pacote escondido. Ali o seu presente. Ele aproveitou que o pai não estava perto e abriu o presente, ficando então totalmente decepcionado, pois não compreenderá o motivo pelo qual o pai não havia comprado o brinquedo da moda, mas sim o que o filho precisava.
E se o pai tivesse dado um vale presente para o filho, o que ele compraria?
---------------------
Temos aqui um recorte, a introdução ao chamado de Moisés para liderança. O nosso texto se encontra neste contexto. O que não diminui o fato de que: Deus fala com pecadores, e o local onde Ele o fez é: O Deserto.
---------------------
1º O PROBLEMA: A pressa para compreender os mistérios de Deus;
A antítese proposta no texto para a pressa é compreender que no deserto tu estás em lugar santo, pois o Senhor está ali e fala; o Eterno se comunica conosco. Ele fala com pecadores.
---------------------
2º A GRAÇA MANIFESTADA: Deus o chamou e advertiu;
A ideia de chamar aqui vai além do chamado vocacional, onde versículos mais para frente o temos descrito bem especificado. Ele avia se aproximado para compreender o que havia ali. Curiosidade? Talvez. Mas creio que não posso reduzir este caso desta forma.
"Onde quer que Deus se revele, ali é terra santa." (BBE) Moisés ia na direção de algo que não sabia ao certo do que se tratava, ia em direção a um lugar santo. Ele como pecador, sujo, que desconhecia o Deus de seus antepassados estava diante daquele que é todo santidade. Ali, se continuasse sujo teria - provavelmente - sua vida encerrada.
Deus manifestou sua maravilhosa graça: chamando-o e advertindo sobre sua condição.
---------------------
3º O EVANGELHO MANIFESTO: Eu sou o Deus do pacto;
Deus se apresenta a Moisés, trazendo a memória dele algo que talvez ele havia escutado (v.6). Amados irmãos, o Senhor lembra do pacto que fizera com seu povo, através dos patriarcas. Moisés fazia parte do povo pactual. O povo escolhido pelo Senhor. Povo que do meio deste sairia o Ungido, o Filho de Deus: Jesus Cristo. Deus traz esta boa notícia a Moisés: Eu sou o Deus do pacto! Do qual seu pai fazia parte e os patriarcas também. Pacto este que alimenta a esperança do povo ser liberto.
---------------------
CONCLUSÃO:
No Deserto o Senhor fala conosco. Ele se manifesta e comunica graça, a boa notícia de quem Ele é e de como podemos confiar n'Ele. E se nos apressarmos? O que acontecerá? Bom, o Senhor chamou Moisés e o advertiu ali, mas será que, se formos apressados em compreender o mistério do Senhor no deserto ao qual nos levou, Ele nos chamará? Nos advertirá? Creio que o texto bíblico pro si fala, pois é a resposta do próprio Deus a estas perguntas.
