Amadureçam No Relacionamento Com Deus
O Segredo da Maturidade a Partir do Relacionamento com Deus É Seguir Jesus!
3. crescer — tornar-se maior. Ver também αὔξω. Tópicos Relacionados: Aumento; Maduro.
Aquele, pois, que espera novos céus deve começar renovando a si próprio, e diligentemente aspirar por isso; mas aquele que adere à sua própria imundícia, de positivo mesmo nada pensam no reino de Deus, e nem têm gosto por algo além deste mundo corrupto.
É possível que se indague como se pode achar alguém sem culpa diante de Cristo, quando todos nós labutamos sob tantas deficiências. Aqui, porém, Pedro apenas põe em relevo a meta que todos os fiéis devem almejar, ainda que não possam alcançá-la, até que, despidos de sua carne, se tornem plenamente unidos a Cristo.
18. Mas crescei na graça. Ele nos exorta ainda a fazermos progresso; pois este é o único caminho da perseverança: fazer avanços contínuos, e não nos determos no meio de nossa jornada; como se ele quisesse dizer: somente se sente seguro quem se esforça para fazer progresso diário.
3116 μακροθυμως makrothumos
de um composto de 3117 e 2372; TDNT - 4:387,550; adv
1) com longanimidade, i.e., pacientemente
3117 μακρος makros
de 3372; adj
1) longo
2372 θυμος thumos
de 2380; TDNT - 3:167,339; n m
1) paixão, raiva, fúria, ira que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez
A longanimidade de nosso Senhor. Ele toma como certo que Cristo adia o dia de sua vinda, a saber, porque ele leva em conta nossa salvação. Com isso ele anima os fiéis, porque um prazo maior é uma evidência de sua própria salvação. Assim, o que geralmente desanima outros pela exaustão, ele sabiamente converte num propósito contrário.
Se os crentes aguardam com ansiedade quando irão morar eternamente onde habita a justiça, na nova terra, então já neste mundo precisam praticar a justiça.
Os cristãos deveriam estar doutrinariamente informados de forma a evitar o engano com relação ao juízo divino (3.3–13).
Os cristãos deveriam estar doutrinariamente informados quanto ao programa de Deus para os últimos dias, de forma a permanecerem moralmente puros (3.8–13).
Irmãos, Três Atitudes Cristãs, em 2Pe 3.14-18, Nos Farão Ser Íntimos de Deus
1ª: Estude, Medite, Obedeça e, Então, Viva a Sabedoria que Há na Palavra de Deus
Pedro confessa que Deus deu uma capacidade especial a Paulo para tratar com profundidade e sabedoria alguns temas, mormente acerca das últimas coisas, verdades essas que os ignorantes e instáveis deturpam para sua própria destruição.
Pedro declara que as epístolas de Paulo são canônicas, inspiradas e têm a autoridade da Palavra de Deus. Fazem parte das Escrituras tanto quanto os escritos dos profetas e as palavras de Jesus.
I’m sorry to say that in many churches, sermons cannot be longer than twenty-five minutes. And during those twenty-five minutes, the preacher better have lots of stories and jokes because people choke on meat. But once you start studying Scripture seriously, you start gaining strength, your spiritual muscles start bulging, and you hunger for more than pabulum week after week.
Jesus nos é apresentado no Antigo Testamento como Profeta e Rei, e isso de forma robusta. Porém, a mesma ênfase não é dada ao seu ofício sacerdotal de uma nova ordem, a ordem de Melquisedeque. Esse era um tema que exigia maior esforço dos crentes para ser assimilado. O autor aos Hebreus diz que sobre esse assunto havia muita coisa a ser dita.
Duas coisas são mencionadas aqui.
Em primeiro lugar, a maturidade é resultado não apenas do conhecimento, mas sobretudo da prática (5.14). Um crente maduro não é necessariamente aquele que sabe mais, mas aquele que sabe aplicar o conhecimento que tem das Escrituras para viver de modo digno de Deus. O conhecimento sem a prática não produz maturidade espiritual.
Em segundo lugar, a maturidade é demonstrada pelo discernimento espiritual (5.14). Warren Wiersbe tem razão ao dizer que uma característica das crianças pequenas é sua falta de discernimento. Um bebê coloca qualquer coisa na boca. Um cristão imaturo ouve qualquer pregador e não é capaz de determinar se ele é fiel às Escrituras ou não.232 Um crente imaturo não tem filtro espiritual. Não sabe identificar as falsas doutrinas. Não é cuidadoso em sua dieta. Ingere qualquer coisa. Não sabe identificar a morte na panela.
Um “culto maravilhoso” não é quando todos se sentem bem ou algo diferente e especial acontece, mas quando nossas mentes são despertadas para conhecer melhor e mais profundamente a palavra de Deus.
I had a big chunk of prime rib one night on the Rogue River in Oregon. When I finished it, I thought I would never have prime rib again. But you know, a day later I was ready for another piece! So, too, you might leave a Bible study, saying, “That was sure a long study,”—but if you’re walking, exercising, growing in the Lord, you’ll be back for more on Sunday, saying, “Serve it up again. I’m hungry!”
2ª Atitude: A Comunhão Traz Paz, Estabilidade, e Obediência a Deus; Mas Há Quem a Perturbe
Os apóstolos Pedro e Paulo estão alinhados pelas mesmas verdades das Escrituras, embora com dons e ministérios diferentes. Não há disputas entre eles.
b. Trabalho. Pedro volta a atenção dos leitores para Jesus, e assim os exorta: “Façam todo o esforço possível para serem encontrados puros, inculpáveis e em paz com ele”. Observe que Pedro gosta da expressão grega fazer esforço, que aparece em 1.5,10 (“com todo o esforço”) e 15. Essa palavra enfatiza a responsabilidade do cristão, como indivíduo, de se esforçar no desenvolvimento da conduta cristã (ver Fp 2.12).50
3ª Atitude: Ser Firmes Contra o Pecado, No Espírito, Para Que Sejamos Limpos e Irrepreensíveis
στηριγμός -οῦ, ὁ; (stērigmos), SUBS. posição segura.
Uso do Substantivo
1. estabilidade ⇔ firmeza† — liberdade de hesitação ou indecisão; especialmente a constância de deliberar ou conduzir.
Enfim, ao Buscarmos a Paz com Deus por Meio de Jesus, Seremos Mais Maduros!
That’s true. And the only way we can be found of Him in peace without spot and blameless is to be found in Him.
Verse 14
e. In quiet conscience
Há aqui um equilíbrio fundamental: conhecimento e graça; mente e coração, verdade e experiência. O conhecimento sem a graça é uma arma terrível, e a graça sem o conhecimento pode ser extremamente superficial. Combinando os dois, porém, temos uma ferramenta maravilhosa para edificar outras vidas e a igreja. Devemos sempre manter o equilíbrio entre a adoração e o serviço, entre a fé e as obras.