Razões Pelas Quais Atolamos
Fernando Borghesan Ragozzini ; Patrícia Ragozzini
Celebrando Restauração • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsO conteúdo aborda 5 razões porque atolamos em nossa caminhada de restauração nos encorajando a : 1. Entregar a vida e vontades a Deus – Passo 3 2. Desenvolver um novo ou novos comportamentos – Passo 6 e 7 3. Vivenciar o Perdão – Passos 8 e 9 4. Construir Intimidade com Deus – Passos 10 e 11 5. Experimentar um Despertar Espiritual. – Passo 12
Notes
Transcript
RAZÕES PELAS QUAIS ATOLAMOS
RAZÕES PELAS QUAIS ATOLAMOS
RATO NA RODA DE EXERCÍCIOS
RATO NA RODA DE EXERCÍCIOS
Quantas vezes nos sentimos assim em nossa caminhada? Nos esforçamos mas não saímos do lugar? Muitas vezes nos sentimos atolados em ou em alguma situações que dedicamos esforços mas não saímos do lugar, assim como um carro atolado, que roda sua roda mas não sai do lugar.
Hoje nos iremos ver alguns motivos por que isso ocorre para que possamos evitá-los. No final de cada um dos itens apontados queremos que cada um de nós tenhamos uma contra medida para evitar o atoleiro.
Uma perspectiva importante para esse senário é entender que quando estamos atolados, atolamos em uma lama de pecados, máscaras, tentamos fazer de tudo para sair mas parece que não conseguimos. Quando me vejo nessa situação, lembro-me da definição de insanidade que é fazer a mesma coisa esperando um resultado diferente.
Já tive momentos na minha vida que eu me via atolado em mascara, em comportamentos destrutivos, em profundas insanidades, mas não saia por um simples motivo, pois não estava no centro da vontade de Deus, apenas fazia de conta que estava com máscaras para mim mesmo.
2Coríntios 5.17 (NAA) - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (1722 εν en) Este “EM” expressa no centro de.... ( Centro da Vontade de Deus)
Caminho percorrido até agora
Caminho percorrido até agora
Fizemos uma caminhada passando pelos 12 passos - 12 Passos são 12 ações, 12 atitude que nos conduzem a grandes mudanças
· Passo 1 – Realidade – Saio da negação
· Passo 2 – Esperança – Acredito que o Senhor pode restituir minha sanidade
· Passo 3 – Entrega – Entrego vida e vontades à Deus
· Passo 4 – Inventário Moral – Escrevo meu inventário moral
· Passo 5 – Confissão – Leitura do inventário
· Passo 6 – Prontidão – Dispomo-nos a deixar Deus remover nossas mazelas
· Passo 7 – Humildade – Peço para Deus remover minhas imperfeições
· Passo 8 – Relacionamentos – Fazer uma lista para reparações
· Passo 9 – Perdão - Reparações
· Passo 10 – Manutenção – Inventário diário
· Passo 11 – Crescimento – Oração e meditação
· Passo 12 – Servir – Viver um despertar espiritual.
Veremos isso de forma pratica com base em um personagem bíblico que escutamos sua história desde a infância na igreja: Jonas e o grande peixe.
1 A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença.
3 Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e levantou-se uma tempestade tão violenta, que parecia que o navio estava a ponto de se despedaçar. (...)
(...)
15 Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o lançaram no mar; e a fúria do mar se acalmou. 16 Então esses homens temeram muito o Senhor; ofereceram sacrifícios ao Senhor e fizeram votos.
17 O Senhor ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe.
1 Então Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, 2 e disse:
“Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei,
e tu ouviste a minha voz. 3 Pois me lançaste nas profundezas, no coração dos mares,
e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram sobre mim.
4 Então eu disse: ‘Estou excluído da tua presença; será que tornarei a ver o teu santo templo?’ ”
5 “As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Desci até os fundamentos dos montes; desci até a terra, cujos ferrolhos se fecharam
atrás de mim para sempre. Tu, porém, fizeste a minha vida subir da sepultura, ó Senhor, meu Deus!
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que adoram ídolos vãos abandonam aquele que lhes é misericordioso.
9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que prometi cumprirei.
Ao Senhor pertence a salvação!”
10 E o Senhor falou ao peixe, e este vomitou Jonas na terra.
1. Não entregar vida e vontades a Deus – Passo 3
1. Não entregar vida e vontades a Deus – Passo 3
Jonas 2.9 “9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que prometi cumprirei. Ao Senhor pertence a salvação!”
Jonas reconheceu que AO SENHOR PERTENCE A SALVAÇÃO, e depois agiu de forma coerente com essa fala, cumprindo o que o Senhor tinha pra ele indo para Nínive
2. Não desenvolver um novo ou novos comportamentos – Passos 6 e 7
2. Não desenvolver um novo ou novos comportamentos – Passos 6 e 7
Jonas saiu do atoleiro quando houve uma mudança de comportamento:
Jonas 1.2–3 “2 — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. 3 Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.”
Jonas 3.1–3 “1 A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez, dizendo: 2 — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei. 3 Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito importante diante de Deus; eram necessários três dias para percorrê-la.”
Veja a mudança de comportamento: FUGIR DA PRESENÇA DO SENHOR / DESOBEDIENCIA -> SE LEVANTOU E OBEDECEU
3. Não vivenciar o Perdão – Passos 8 e 9
3. Não vivenciar o Perdão – Passos 8 e 9
Jonas 2.7 “7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.”
O perdão é uma consequência direta da misericórdia divina, pois Deus, em sua bondade, escolhe não punir as ofensas e pecados, mas sim perdoar, restaurar a relação e oferecer uma nova oportunidade.
4. Não construir Intimidade com Deus – Passos 10 e 11
4. Não construir Intimidade com Deus – Passos 10 e 11
Jonas 2.2 “2 e disse: “Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu ouviste a minha voz.”
A intimidade com Deus se constrói no dia-a-dia, colocando aos pés da cruz nossas gratidões, desafios, súplicas, adoração etc. Foi isso que Jonas fez.
5. Não ter experimentado um Despertar Espiritual. – Passo 12
5. Não ter experimentado um Despertar Espiritual. – Passo 12
Jonas 2.7 “7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.”
Quando Jonas diz que se lembrou ( hb. fez um memorial) do Senhor o que aponta que houve um despertar espiritual para que Jonas fizesse esse memorial à Deus.
Algumas atitudes que podemos aprender com Jonas :
Algumas atitudes que podemos aprender com Jonas :
1. Entregar a vida e vontades a Deus – Passo 3
2. Desenvolver um novo ou novos comportamentos – Passo 6 e 7
3. Vivenciar o Perdão – Passos 8 e 9
4. Construir Intimidade com Deus – Passos 10 e 11
5. Experimentar um Despertar Espiritual. – Passo 12
Os passos 1 e 2 são essenciais para viver os passos 3 e 4 e o passo 4 é a base para os passos de 5 a 9.
Logo a importância de viver profundamente cada um dos passos e de forma integral.
Momento de Oração
Momento de Oração
Jonas foi chamado para ir para Nínive proclamar, mas ele escolheu ir para o sentido oposto. Desceu para Jope, de Jope (litoral) pegou um barco, desceu para o barco, desceu para o porão do barco, foi pro oceano, desceu pra barriga do peixe. O arrependimento sincero de Jonas fez com que da barriga do peixe ele fosse colocado no litoral e do litoral subisse para Níneve ( grande altitude) , para cumprir a comissão . Quantas vezes nossas escolhas nos levam para lugares mais distantes do que Deus tem pra nós? Ao mesmo tempo Deus nos permite, por sua misericórdia, retomar nossa caminhada e sair do atoleiro.
Apesar de Jonas ter fugido da presença do Senhor, o Senhor não fugiu dele. Em Jonas 3.1 temos que “A PALAVRA DO SENHOR VEIO A JONAS PELA SEGUNDA VEZ”. e então Jonas o obedeceu. Nosso Deus é um Deus de segundas chances quando Entregamos a vida e as vontades à Ele, quando desenvolvemos novos comportamentos , quando vivenciamos a ferramenta do perdão, quando construímos uma intimidade com Deus e então vivemos um despertar Espiritual. Depois disso, Jonas 3.5 “5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum e vestiram roupa feita de pano de saco, desde o maior até o menor.”
Nós somos falhos mas Deus sempre está disposto a nos dar as segundas chances. Façamos pois nossa parte para que Deus certamente faz a dEle.
Deus nos faz esse convite também, para que a exemplo de Jonas, se escolhemos caminhar para lugares mais sombrios, Deus está aberto para escolher nosso clamor de arrependimento e nos reposicionarmos na direção da comissão que Ele nos deu.
Convite para que haja uma entrega da vida e vontades, desenvolvimento de novos comportamentos, viver o perdão em suas diversas direções, construir intimidade com Deus e Experimentar um verdadeiro despertar espiritual
Jonas foi o mais estranho de todos os profetas. Sua mensagem produziu efeitos até naqueles que não o ouviram diretamente. No entanto, nenhum pregador foi tão bem-sucedido. Nem mesmo Jesus, pois muitos se opuseram à sua pregação. No hebraico, o sermão de Jonas se compunha de apenas cinco palavras, nada mais. Contudo, o sermão produzia muito impacto. E que impacto!1
Hernandes Dias Lopes
PERGUNTA MOTE:
PERGUNTA MOTE:
Quais etapas preciso passar para prevenir ou sair do atoleiro?
