Você já o tem visto

Para que você viva  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
Três observações importantes: (1) A tradução principal usada é a Nova Versão internacional - NVI. Outras versões serão indicadas pela sigla; (2) o símbolo “()” ao longo do texto indica a mudança de slides. (3) Este é um esboço do sermão, se tiver interesse no texto ou áudio, veja se está disponível em pastorjafe.wordpress.com.
Recapitulando...
() 1Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. 2Seus discípulos lhe perguntaram: Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? 3Disse Jesus: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. () 4Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e 06 aplicou-a aos olhos do homem. () 7Então lhe disse: Vá lavar-se no tanque de Siloé (que significa enviado). O homem foi, lavou-se e voltou vendo. Jo 9:1-7

1. O cenário, 1-5

1.1. v.2, em 5:14 é dito que a paralisia era o resultado de algum pecado.
1.1.1. A pergunta dos discípulos tem que ver com crença da época de que fetos podiam cometer pecado. Usavam como base a história de Esaú e Jacó (Gn 25:22) e o Sl 58:3 Desviam-se os ímpios desde a sua concepção...
1.2. v.3, as obras de Deus – a ocupação de Deus é promover a cura.
1.3. Dia X noite 08 8:12 Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

2. O milagre, 6-7

2.1. v.6, a saliva de um filho primogênito de um pai tem virtudes curativas, mas não de um filho primogênito de uma mãe.
2.1.1. Usando a superstição da época, Ele provou que não era o filho ilegítimo de José e que era a Filho Unigênito de Deus
2.2. “Enviado”, 10 4:34 A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

3. Os resultados (ou reações), 8-41

3.1. Admiração dos vizinhos e conhecidos, 8-12 – a mendicância o tornou conhecido
3.2. Oposição dos fariseus, 13-34
3.2.1. 13-15, uma recapitulação
3.2.2. v.16, o sábado – segundo a Mishnah, não deveria amassar pão ou fazer lama no sábado (falar sobre a Mishnah. O rabino Ezra conseguia reproduzir de cor AT e também ela. Isso mostra o respeito pelo ensino rabínico)
39 seções eram chamadas de “pai” e as subseções “descendentes”. Arar a terra era o “pai”; Arrastara cadeira o “descendente”. Irrigar era o “pai”; cuspir no chão o “descendente”.
3.2.3. 17-23, o testemunho do curado e de sua família: certeza e medo
3.2.4. Novo interrogatório
a) v.24, “dá glória a Deus” = arrependa-se (Js 7:19 Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes;1Sm 6:5)
b) v.32, algo sem precedentes
c) v.34u, o expulsaram – isso equivalia a uma disciplina de um mês, sem os benefícios da circuncisão, funeral...
Você está disposto a sofrer as privações que uma nova vida pode impor?
3.3. Conversão do homem, 35-38
3.3.1. Expulso da sinagoga ou liberto das tradições?
3.3.2. v.37, conhecer Jesus foi uma experiência sem igual
A nossa condição repete a situação do cego:
(1) nascemos espiritualmente “cegos”,
(2) encontramos com o Mestre,
(3) passamos pela água,
(4) alguns enfrentam forte oposição e então
(5) recebemos dEle a motivação que precisamos para continuar. A semelhança do cego que agora vê, estávamos perdidos, e agora salvos. 1Coríntios 2.9 “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (conf. Isaías 64.4 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.” )
Aguardamos a última experiência: ver Jesus face a face!
Ele era cego de nascença. Quando passou a ver qual foi sua experiência? (1) Viu pais perplexos e com medo; (2) pessoas confusas e (3) líderes severos e irados. No v.35-38 Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: Você crê no Filho do homem? Perguntou o homem: Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? Disse Jesus: Você já o tem visto. É aquele que está falando com você. Então o homem disse: Senhor, eu creio. E o adorou.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.