1Jo 2.12-17 - Garantia de que somos Cristãos (Adolas Nov23)

Adolas - Cartas de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 46 views
Notes
Transcript

Texto

1João 2.12–17 “12 Filhinhos, escrevo a vocês, porque os seus pecados são perdoados por causa do nome de Jesus. 13 Pais, escrevo a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevo a vocês, porque vocês têm vencido o Maligno. 14 Filhinhos, escrevi a vocês, porque conhecem o Pai. Pais, escrevi a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevi a vocês, porque são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês já venceram o Maligno. 15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

Introdução

Quantas coisas nós já vimos nesse tempo que estamos juntos o que temos aprendido com o apóstolo João tem trazido grandes frutos pra vocês?
Nessas cartas, o apóstolo João apresenta três provas irrefutáveis que identificam um indivíduo verdadeiramente salvo:
A primeira prova é a prova doutrinária, ou seja, a fé em Cristo. Aquele que nega que Jesus veio em carne e nega que Jesus é o Cristo não procede de Deus.
A segunda prova que evidencia um verdadeiro cristão é a prova social, ou seja, o amor. Quem não ama não é nascido de Deus. Quem não ama permanece nas trevas. Quem não ama permanece na morte. Quem não ama jamais viu a Deus, porque Deus é amor. Não podemos separar a nossa relação com Deus da nossa relação com os irmãos.
A terceira prova que evidencia um verdadeiro cristão é a prova moral, ou seja, a obediência. Aqueles que creem em Cristo e amam a Cristo devem andar assim como ele andou. O credo precisa estar sintonizado com a vida. O que cremos precisa desembocar naquilo que fazemos. Não pode existir um abismo entre a teologia e a ética, entre a fé e as obras, entre o que falamos e o que fazemos.
A quem o Apóstolo João estava combatendo naquele momento:
.Os falsos mestres gnósticos presunçósos e soberba acusavam os cristãos de não terem ainda alcançado as alturas excelsas do conhecimento de Deus. Eles, sim, se julgavam espirituais, dotados de um conhecimento superior, esotérico e místico. A tese de João é que o conhecimento deles era falso. A vida deles era imoral e a teologia deles era herética.
.O propósito do apóstolo João aqui, ao escrever essa passagem é encorajar os crentes, nos mostrar o que somos e o que temos em Cristo Jesus, ao mesmo tempo em que mostra a eles como deve ser o relacionamento deles com o mundo.
O Objetivo é Uma palavra de encorajamento – O que temos em Cristo (2.12–14)
Comentar sobre a distinção sem um proposito de crianças, jovens e velhos / ou / os recém-nascidos em Cristo, os jovens e os amadurecidos na fé
Talvez ele até esteja destacando dois grupos: os jovens e os pais, ou seja, aqueles que estão vivendo no ruido da luta espiritual e aqueles que já são mais experimentados.
John Stott diz que entre os filhinhos e os pais estão os jovens, ativamente envolvidos na batalha do viver cristão. A vida cristã, pois, não é só gozar o perdão e a comunhão de Deus, mas combater o inimigo. O perdão dos pecados passados deve ser acompanhado pela libertação do poder atual do pecado, a justificação pela santificação
.Então ele encoraja os cristãos ali para eles não ficarem perdidos.
Sabem - quem aqui diante dos desafios dos estudos , dos ambientes que vcs vivem, estão ali em situações que podem te comprometer, colocar em dúvida sua fé? Seu testemunho dependendo da resposta que der mostra o quão distante desse ensinamento está .. ou estamos! é um exercício diário !!
Então ele vem aqui no verso 12 afirmar para nós que estamso perdoados dos pecados, nos nossos vacilos temos perdão, mas não esqueçamosdo ensinamento de paulo em Rm6… Vou continuar pecando para que a graça faça seu papel? de MODO NENHUM neh?!!
Outro ponto que ele escreve é quanto ao conhecimento de Deus, vcs tem sido expostos a palavra, o Espírito que agora habita em vocês aponta para a palavra e ao ensino e isso é latente em nosso coração.
.Não é conhecer a Deus apenas de ouvir falar. É conhecê-lo por intermédio de um íntimo relacionamento. O conhecimento de Deus é a própria essência da vida eterna (João 17.3 “3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” ). O povo que conhece a Deus é um povo forte e ativo (Daniel 11.32 “32 Com lisonjas, perverterá aqueles que violaram a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo.” ).
.Verso 13 (fim) e verso 14 aponta a força do jovem - o que vcs imaginam que seja essa força?
.Os jovens são fortes não por causa de sua força física. Eles são fortes não por causa de sua audácia. Eles são fortes porque a Palavra de Deus permanece neles. Eles têm vencido o Maligno não fiados em sua própria força, mas pelo poder da Palavra que neles permanece.
Resumo - desses veros ficaria assim:
.A vitória dos cristãos sobre o Maligno consiste em diversos pontos:
1) eles não vivem mais na prática do pecado, que é característica dos filhos do diabo (3.8);
2) eles não são mais do Maligno, como Caim que odiava seu irmão e acabou por matá-lo (3.12);
3) eles foram libertados do domínio e do poder que o Maligno exerce sobre o mundo (5.19). Tal vitória foi concedida mediante Jesus Cristo e não mediante a gnose
Imediatamente o Apostolo João sai do encorajamento para a advertência dos versos 15-17.
.agora se volta de uma descrição da igreja para uma descrição do mundo e instruções sobre a atitude da igreja para com o mundo. Se a marca do verdadeiro crente é conhecer a Deus, agora João diz que outra marca é não amar o mundo.
.Muitas vezes, o amor e o ódio caminham lado a lado: “Vós que amais o Senhor, detestai o mal” (Salmo 97.10 “10 Vocês que amam o Senhor, odeiem o mal; ele protege a vida dos seus santos, e os livra das mãos dos ímpios.” ). O apóstolo Paulo escreve: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem” (Romanos 12.9 “9 O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem.” ). A mesma Bíblia que nos ensina a amar a Deus e ao próximo (1João 4.20–21 “20 Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” ) também nos ensina a não amar o mundo (vs 1Jo 2.15).
O Novo testamento fala a palavra mundo de 3 formas diferentes: Alguém Chuta???
Mundo - terra Atos dos Apóstolos 17.24 “24 — O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas;”
Mundo - Humanidade alvo do amor de Deus - João 3.16 “16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Mundo - como sistema que foi apropriado pelo malígno 1João 2.15 “15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.”
.O que significa este mundo sistema? William Barclay define kosmos, “mundo”, como a sociedade pagã com seus falsos valores, sua falsa maneira de viver e seus falsos deuses. O mundo é o sistema de Satanás que se opõe à obra de Cristo na terra. Esse sistema se opõe a tudo o que é piedoso (2.16). João diz: “O mundo inteiro jaz no Maligno” (5.19). Jesus chamou o diabo de príncipe deste mundo (Jo 12.31). O diabo tem uma organização de espíritos maus trabalhando com ele e influenciando as coisas deste mundo (Ef 2.11,12).
a três coisas que ele cita - Concupisciencia da carne, dos olhos e soberba daa vida
Soberba - A alazoneia, jactância ou soberba é a vanglória com coisas externas como riqueza, posição social, inteligência, poder, beleza, joias, carros, vestuário. É ostentação pretensiosa. É gostar dos holofotes. É o desejo de brilhar ou de ofuscar os outros com uma vida luxuriosa.
mas tudo passa - o mundo passa até uva !!!
.missionário Jim Elliot: “Não é tolo aquele que dá o que não pode reter para ganhar o que não pode perder”.
.A vontade de Deus não é alguma coisa que devemos consultar esporadicamente, como uma enciclopédia, mas é algo que deve controlar nossa vida. A vontade de Deus não é como um restaurante self-service em que você apanha o que gosta e deixa o que não gosta. Precisamos experimentar toda a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a nossa vida.
.O Senhor Jesus é enfático em sua pergunta: “O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.