Conheço as tuas obras
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 433 viewsNotes
Transcript
Handout
Apocalipse 3.14-22
Apocalipse 3.14-22
Essa ministração da partida a uma serie de mensagem que quero nomear de ‘CONHEÇO AS TUAS OBRAS’ , O Espirito Santo tem testificado no meu interior sobre esse assunto na vida da igreja, acredito que o interesse de Deus não que nós nos tornemos ativistas no Reino levando uma vida que não agrada a Deus e ainda assim pensar que estamos sendo aprovados por que estamos fazendo algo, com isso podemos ser vitimas do Orgulho da Obediência como o irmão mais velho da parabola do filho pródigo Lucas 15.11-32, ou então a obra de Deus estar nos roubando do relacionamento com o próprio Deus como vemos na passagem de Marta e Maria Lucas 10.38-42 que também nos ensina que a ‘obra’ de Deus pode ocupar um lugar de distração nas nossas vidas se não entendermos a ordem das coisas primeiro devemos SER (filhos maduros) e depois FAZER (ide). É certo que precisamos estar imersos na presença para que a gente não se perca na caminhada, percebendo os sinais dos tempos precisamos nos lançar aos pés do Senhor e ter dele clareza sobre nossas vidas. Igreja de Laodicéia me tras justamente esse modelo de igreja / corpo ou seja pessoas sendo mais especifico a vida que desagrada a Deus uma conduta inconstante, imatura, sem a minima percepção da presença.
Como está sua vida com Deus hoje? Se tirar todas as atividades que você exerce agora, o que lhe restaria?
Pra quem é que você está fazendo o que faz?
Como você está fazendo o que faz?
Você tem feito com Deus ou sem?
1.Conheço as tuas Obras(Ergon - Trabalho)
Jesus faz conhcer a Laodicéia como ela estava desempenhando o serviço para o próprio Deus em nome de Jesus, um serviço morno (negligente, de qualquer jeito,) você está conduzindo algo santo de maneira desleixada, fazendo por que tem que fazer ou se acostumou a fazer, o trabalho de laodicéia gerava em Deus enjoo, por que estava sendo conduzido de qualquer maneira. Jeremias 48.10 “10 Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!(com preguiça, com falsidade, de maneira enganosa) Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”
Mateus 25.18 “18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.”
Mateus 7.26–27 “26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”
Salmo 69.9 “9 Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim.”
Marcos 11.15-17 A purificação do templo.
11 Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor Rm 12.11. NTLH
Se estamos conduzindo a obra de Deus de qualquer jeito, estamos a ponto de sermos vomitados por Deus.
Apocalipse 3.16 “16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;”
Os termos frio, quente e morno podem estar relacionados com as águas ao redor de Laodicéia. A vizinha Hiérapolis era famosa por suas fontes termais, Colossos também próxima, era conhecida por um riacho frio e claro de excelente água potavél. como porém, o rico Lico secava no verão. Laodicéia tinha que usar um longo viaduto para obter água, que não era apenas morna mas impura e, as vezes, mau cheirosa, deixando as pessoas doentes.
Então Jesus está comunicando sua mornidão está causando doença, você está impura.
então como você está fazendo o que faz?
Por que aquela igreja é declarada como morna por Jesus? o que aconteceu para serem achados nesse estado, ao ponto de ser vomitados por Jesus?
Laodicéia estava conduzindo algo Espiritual de maneira natural, ou a partir de uma visão natural.
Porque dizes: Sou rico, e adquiri riquezas, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. NIV Inglês
Laodicéia estava situada às margens do rio Lico. Sua posição na junção de três estradas imperiais que atravessavam a Ásia Menor favoreceu seu desenvolvimento como um rico centro comercial e administrativo. Três fatos conhecidos em todo o mundo romano sobre a cidade lançam luz sobre essa carta: ela era um centro bancário, cujos bancos até Cícero recomendava para a troca de dinheiro; fabricava roupas e tapetes de lã, feitos especialmente da lã negra e brilhante das ovelhas criadas no local; e tinha uma escola de medicina e produzia medicamentos, especialmente um unguento para os olhos feito de uma rocha pulverizada na área.
Diante disso Jesus estava comunicando a Laodicéia que sua riqueza comercial, e maravilhas medicinais não refletia sua realidade Espiritual mas pelo contrario.
Porque dizes: Sou rico, e adquiri riquezas, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. NIV Inglês
Acredito que o principal fator que Jesus vai revelar para nós do por que essa igreja ser encontrada em uma situação espiritual tão profunda está contido em uma palavra no versus 17 ‘SABES’
Apocalipse 3.17 “17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”
A palavra usada para SABES no original grego tem por aplicação DISCERNIR.
Quando Paulo ora pelos Colossenses 1.9 “9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;”
Paulo orar para que os colossenses tenham o discenirmento da vontade de Deus para eles, e também que transbordem de ENTENDIMENTO ESPIRITUAL (PERCEPÇÃO - no contexto espiritual, a percepção está ligada à compreensão da majestade divina e da própria indignidade humana durante a oração )
Essa igreja estava sem percepção Espiritual, ao ponto de não perceber e discenir que sua vida estava em total desacordo com os planos divinos para ela, uma vez que ela avalia sua vida Espiritual com base em visão natural, por que temos bancos, produzimos lã, temos o melhor colírio do mundo ou seja essa comunidade deveria estar vivendo seu melhor momento financeiro, porém ela não percebeu sua autossuficiência ao ponto de não perceber que Jesus estava do lado de fora de sua vida uma vez que sua dependencia estava nos seus recursos e não mais no Senhor.
Apocalipse 3.18–19 “18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. 19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.”
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
