As Bênçãos concedidas aos crentes pelo Espírito Santo na Nova Aliança: Justificação e Liberdade
Exposições em Romanos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus
Romanos 8.1 – 4
Introdução
Meus amados no nosso sermão anterior falamos sobre estado que se encontram todos aqueles que querem ser salvos pelas suas obras, todos eles são derrotados por sua natureza, eles vivem sobre o domínio das trevas, mas hoje queremos trazer a esperança para todos os corações arrependidos, que reconhecem que o único que pode nos livrar da condenação eterna é Jesus Cristo o Filho de Deus.
Nesse interim quero convida-los para refletir sobre a seguinte verdade bíblica.
Proposição: Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus
Oração interrogativa: Porque deveríamos acreditar?
Oração de transição: Porque em Romanos 8.1-4 encontramos garantias de sobra para acreditar que não há condenação para os que estão em Cristo Jesus
Que garantias são essas?
I. Estamos sob o domínio de Cristo Jesus.
8.1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Tanto a expressão “Agora” como “pois” que em outras traduções está como “portanto” expressão uma conclusão muito significativa, porque não trata apenas daquilo que foi mencionado no capitulo 7.13 – 25, mas engloba toda a argumentação dos capítulos 3 a 7, de que houve uma mudança de domínio, que aqueles que creem pertencem ao domino de Cristo Jesus, sendo assim, temos mais explicações sobre esse fato e conclusões finais que são feitas aqui.
Então, já de início temos três pontos importantes.
1. Essa mudança é inaugurada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo
Primeiro é o adverbio “agora” que marca essa mudança de domínio que foi inaugurada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo (cf. 3.21; 5.9; 6.19,22; 7.6). Para todos aqueles que estão em Cristo Jesus.
2. Essa mudança tem como efeito a Justificação
Segundo, “não há nenhuma condenação” que não só limita ao ato justificador de Deus, de juridicamente sermos justificados diante de Deus por meio de Jesus Cristo, como também a santificação que advém dessa justificação, mas não apenas isso, como Douglas J. Moo bem coloca “Paulo não está apenas pensando na liberdade do crente da pena que o pecado traz..., mas “condenação” designa o estado de perdição, de alienação de Deus, que, sem Cristo, toda pessoa experimentará eternamente.
3. Essa mudança é para quem está em Cristo Jesus
Terceiro, essa realidade é para aqueles que “estão em Cristo Jesus” e só nele.
Não é para o mundo, mas para os que creem em Jesus como enviado do Pai.
× Aplicação
Justificação é a primeira benção que o Espírito Santo concede para aqueles que estão em Cristo.
Você está em Cristo? Se sua resposta for sim, então você tem a garantia eterna, de que Ele te sustentará, agora se você não crê ainda, creia e sua vida será mudada.
× Transição
Até aqui vimos que aqueles que estão em Cristo tem garantia de que não serão condenados, que outra garantia temos?
II. O Espírito Santo nos libertou do domínio do pecado e da morte.
8.2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Paulo explica para os crentes romanos porque não há mais condenação. Aqui temos a segunda benção do Espírito Santo, a Liberdade.
Isso se deu pelo poder do Espírito Santo, essa verdade é expressa na seguinte expressão “porque” que indica a base da declaração “não há condenação”, houve uma libertação do domínio do pecado e da morte, essa libertação é a base que demonstra que as pessoas que estão em Cristo, estão livres da condenação para sempre.
1. Como ele fez isso?
Primeiro, na frase “lei do Espírito da vida” lei aqui é poder ou autoridade, isso significa que o Espírito Santo veio até nós com poder e autoridade, efetivamente nos libertando dos poderes da antiga era de condenação e morte (ou domínio como temos denominado), que é a situação atual de todos aqueles que vivem em desobediência.
2. Do que ele nos libertou?
Segundo, na frase “lei do pecado e da morte” expressa do que ele nos libertou, da escravidão do pecado e da sentença da morte e condenação.
× Aplicação
Você já parou para pensar hoje, que estávamos escravizados pelo pecado e o Espirito Santo veio até nós e transformou nossas vidas.
× Transição
Que outra garantia Paulo nos apresenta?
III. Cristo Jesus cumpriu as exigências da Lei.
8.3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
1. Agora Paulo explica porque isso foi necessário, já que temos a lei de Deus.
Primeiro porque para Lei é impossível nos livra da condenação, porque estava enferma (enfraquecida) pela carne, carne aqui não se refere ao nosso corpo, mas a antiga ordem de dominação que está em oposição ao Espírito Santo, por isso, que a Lei era incapaz de nos justificar e santificar (3.19; 3.28; 4.12-15; 7.7-25), claro que a lei não foi dada com esse propósito. Ela não podia devido a isso, mas também devido à natureza humana corrompida.
2. Como Deus resolve esse dilema
Deus resolveu o nosso problema e da Lei, enviando seu Filho, na mesma condição de humano, o Filho de Deus assumiu a natureza humana, encarnou e sacrificialmente condenou o pecado em sua carne.
3. Cristo satisfez toda a exigência da Lei
a. E cumpriu em nós
8.4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Nesse interim, as justas exigências da lei que nenhum homem cumpriu, Jesus Cristo cumpriu por nós, ele foi o nosso substituto levando sobre si os nossos pecados e a ira santa de Deus, nos tirando assim, do domínio do pecado, por isso, não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.
× Aplicação
Por meio do seu Filho Deus está cumprindo seu proposito em nós, hoje a lei não está em tabuas de pedra, mas está na tabua dos nossos corações, que pela habitação do Espírito Santo buscamos cumprir.
b. Esse ato gerou uma mudança em nós
Por fim, não fomos apenas justificados legalmente, mas também houve uma mudança em nossas vidas, os que creem, não vivem na esfera deste mundo, pelos seus valores e rebeldia contra Deus, mas andam de acordo com o Espírito, que lhes dá poder para viverem em santidade.
Conclusão
O que aprendemos
1. Em Cristo não há condenação para nós, portanto, isso significa que em Cristo estamos seguros da nossa salvação.
2. Os Espírito Santo nos libertou do domínio do pecado e da morte, portanto, não voltemos a viver como se ainda estivéssemos ainda sobre domínio do pecado.
3. Cristo cumpriu plenamente todas as exigências da lei, afim de que esse preceito também se cumprisse em nós, portanto não deveríamos enlouquecer se durante a caminhada falharmos, pois ele fez o que era impossível para nós.
4. Só aqueles que andam no Espírito desfrutam dessas bênçãos, portanto, se você está em crise porque pecou, esse conflito é o poder do Espírito atuando em você, isso significa que você está andando no caminho certo, se arrependa e olhe para o autor da sua salvação.
