Os Imperativos da Santificação

Exposições em Romanos   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 33 views
Notes
Transcript
A disciplina é a chave para viver a vida cristã
Romanos 6.12 – 14
INTRODUÇÃO
Meus amados quando olhamos para o texto a palavra “portanto” introduz a conclusão da argumentação do apostolo Paulo nos versículos anteriores. Já que Cristo morreu, ressuscitou e vive para Deus, nós os que estamos unidos a Cristo, também estamos mortos para o pecado e vivos para Deus. Diante dessa verdade precisamos mudar nossa atitude para com o pecado e para com Deus.
Creio que a chave para essa mudança de a atitude é a disciplina, em todo o texto Paulo usa uma linguagem militar de ordem e submissão
Por isso, quero demonstrar que,
Proposição – A Disciplina é a chave para Viver a Vida Cristã
Como podemos viver essa disciplina?
I. Tendo uma nova atitude em relação ao pecado. v.12
1. Primeiro, não se submetendo novamente ao domínio do pecado
6.12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
O adjetivo “mortal” está aludindo para nosso corpo físico como no v.6 “o corpo do pecado” nem todos os nossos desejos são maus, mas o pecado pode usar nosso corpo como uma ponte para nos governar novamente, transformando nossa fome em glutonaria.
A. Aplicação – Muito embora o pecado resida em nós, seria ridículo se submeter novamente ao pecado.
B. Aplicação – Somos exortados a nos rebelar contra o reino do pecado, pois não somos mais seus escravos, recebemos nossa carta de alforria.
C. Aplicação – Qual é o tipo de mentalidade que você tem relação ao pecado? Você está se rebelando contra ele ou está lhe dando concessões, argumentando “está no sangue” “eu sou assim mesmo e não tem como mudar”
D. Quando o povo de Deus foi liberto do Egito, qual foi sua atitude diante da provação, “seria melhor ter ficado no Egito”
E. Aplicação – O viver cristão requer uma mentalidade de disciplinada. A primeira ordem dessa vida disciplinada é “não deixe o pecado continuar a reinar”
2. Segundo, não entregando os membros do nosso corpo ao pecado.
6.13a. nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade;
Aqui são os membros de nosso corpo, nossos órgãos e nossas faculdades humanas (olhos, mãos, ouvidos, língua) podem ser usadas como instrumento de injustiça.
i. Exemplo: a mesma língua que glorifica a Deus, pode ser a mesma que mente e fala mal do irmão.
ii. A mente reflete sobre as grandezas de Deus, pode ser a mesma que pensa as maiores barbaridades.
A. Depois de falar que precisamos nos rebelar contra o pecado, agora ele argumenta que não deveríamos oferecer nossos membros para serem usados como instrumentos para o pecado.
A vida cristã é mais que um credo doutrinário, é mais que um sentimento, é ação, é pratica, por isso não adiante conhecer a doutrina e sentir se não colocamos em pratica a fé.
O viver cristão requer uma atitude disciplinada. A segunda ordem dessa vida disciplinada é “não entregue os membros de seu corpo ao pecado”
i. A quem você tem entregado os membros do seu corpo?
II. Tendo uma nova atitude em relação a Deus. v. 6.13b
1. Se entregue totalmente a Deus
Mas oferecei-vos a Deus,
Em vez de nos submetermos ao pecado, temos a alternativa positiva “ofereçam-se a Deus” a ordem para que não nos ofereçamos ao pecado está no tempo presente, essa ação demonstra que não devemos continuar a oferecer nosso corpo como instrumento de injustiça, já oferecer a Deus está no aoristo, sugerindo um compromisso decisivo e deliberado.
i. Com o Senhor é tudo ou nada, ou você segue a ele ou seu próprio conselho.
ii. Aplicação – Se você ainda não tomou essa atitude em relação a Deus, já está passando da hora de levá-lo a sério.
2. Como eu devo me entregar a Deus?
Como ressurretos dentre os mortos,
A. Você foi vivificado para Deus, por isso não faz sentido viver na pratica das velhas obras.
Efésios 2.1-3 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
3. Para que nosso corpo seja um instrumento de justiça.
E os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
A. Aplicação – A terceira ordem dessa vida disciplinada é “entregue-se a Deus e use tudo que você é e faz como instrumento de justiça”
4. Qual é a garantia? o que nos garante que o pecado não terá mais domínio sobre nós?
6.14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
A. Temos aqui uma promessa ou uma garantia que o pecado não terá mais domínio dobre nós. Porque?
i. Porque não estamos mais debaixo da lei, mas da graça. Aqui mora o segredo da nossa libertação, lei e graça refletem a antiga e nova ordem, de Adão e Cristo.
ii. Estar debaixo da lei com o propósito de ser salvo é incorrer em condenação, estar debaixo da graça é reconhecer a nossa dependência de Cristo para salvação.
iii. A lei exigia obediência a graça da poder para obedecer.
iv. Temos aqui a reposta para aqueles que acham que a graça incentiva o pecado, como vimos a graça não só desencoraja o pecado como o marginaliza.
Ilustração
Um dia aconteceu um grande batalha entre o Rei do reino da luz e o rei do reino das trevas, o Rei da luz ganho aquela guerra com muito derramamento de sague inocente, libertando assim todos as nações que estavam subjugadas ao domínio do rei das trevas, o rei da luz alertou aquelas nações para que tivesse cuidado, pois ainda havia muitos aliados das trevas no meio deles, aguardando apenas um vacilo para dominá-los novamente. Mas se eles confiassem no rei da luz jamais seriam novamente submetidos ao reino das trevas.
Por isso, o rei da luz deu três ordens para nós.
1. Não deixe o pecado continuar a reinar em sua vida.
2. Não entregue os membros de seu corpo ao pecado.
3. Entregue-se a Deus e use tudo que você é e faz como instrumento de justiça.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.