Determinados como bons atletas de Cristo

Homens determinados  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 108 views
Notes
Transcript

Introdução:

O mundo dos esportes é realmente fascinante! Ele nos conecta de uma forma universal, com modalidades para todos os gostos. Aqui no Brasil, somos conhecidos como o país do futebol. Basta mencionar o jogo passado ou começar a falar do maior e melhor time do país — o Timão, Corinthians! — para puxar assunto com qualquer um. Outros países têm suas paixões: os Estados Unidos amam o futebol americano, o basquete e o beisebol. Falar sobre esportes é como falar uma língua universal; mesmo com pouco conhecimento, dá para se envolver em uma conversa.
Essa conexão com os esportes não é algo recente. Na Grécia antiga, as competições esportivas já tinham um papel central na cultura. Paulo, em sua sabedoria, aproveitou essa familiaridade dos coríntios com os esportes para transmitir uma mensagem espiritual poderosa.
A carta aos coríntios foi escrita a uma igreja que vivia no coração de uma cultura profundamente influenciada pelos Jogos! Eles cediavam os jogos Ístmicos. Esses jogos aconteciam a cada dois anos no santuário de Poseidon, cerca de 16 quilômetros de Corinto, e eram um dos quatro grandes festivais gregos. Esses eventos incluíam competições atléticas como o pentatlo e o pancrácio, além de concursos de música e drama.
Com essa imagem em mente, Paulo usa a linguagem do esporte, tão próxima daquela comunidade, para fazer uma analogia à vida cristã.

Desenvolvimento/aplicação:

A determinação do atleta v.24

Não sabem que os que correm no estádio, correm, mas apenas um ganha o prêmio? Uma informação muito interessante: Diferentemente dos nossos dias, naquela época, apenas o campeão era coroado, não existiam prêmios para o segundo e terceiro lugar! Os gregos valorizavam a excelência de modo que segundo e terceiro lugar não eram considerados de maneira especial!
Os atletas davam suas vidas para chegar em primeiro, e esses competidores, precisavam dessa garra para correr e correr mais rápido que os demais a fim de alcançar o prêmio! Eles só tinham um único objetivo: ganhar o prêmio!
Da mesma maneira, corram para que alcancem! Corram como eles correm! Corramos com garra, não olhando para os obstáculos, mas corram contemplando o prêmio que nos é prometido!
Philippians 3:12–14 NAA
Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Paulo é um homem determinado! Ele sabe que ainda não chegou lá, mas busca com todas as suas forças chegar! Eu me esqueço do que fica para trás, para que eu possa proseguir! Estou correndo, prossigo para o alvo!
Para nós, o verdadeiro prêmio não é reservado apenas aos que chegam em primeiro lugar, mas sim àqueles que chegam. Embora o prêmio não seja exclusivo do mais rápido, o apóstolo Paulo enfatiza a importância de corrermos com determinação, foco e perseverança; Nessa corrida, temos muitos companheiros, irmãos que estão também na mesma corrida! Muito embora esses companheiros nos ajudam, nos motivam! Eles não podem correr por nós! Ele nos lembra que a jornada cristã exige esforço contínuo, mantendo os olhos no prêmio da soberana vocação!
Aplicação:
Como você tem corrido?
Determinado assim como os atletas da grecia antiga? Olhando fixamente para o prêmio?
Você almeja alcançar esse prêmio? Seja sincero consigo mesmo!
O que você mais almeja em sua vida? Em que você tem posto teus olhos? Muitos cristão se tornam lentos ou param na corrida porque perderam o foco.
Estamos focados demais com coisas triviais! Saber da realidade do céu, já não faz mais pulsar o nosso coração! Mas nos aquece o coração assistir uma emocionante partida de futebol! Não nos arde o coração por pregar o evangelho aos perdidos, mas sabemos de todas as noticias da politica nacional e internacional e brigamos pelo nosso lado A ou B!
Fazemos o contrário de Paulo: Não nos esquecemos das coisas que ficaram para trás! Nos esquecemos do principal alvo de nossa vida! Nos esquecemos por quem fomos chamados e porque corremos!
Em 2Coríntios 4.18 temos uma chamada para fixar nossos olhos —voltar os próprios interesses ou expectativas na direção de algo e responder adequadamente. Quando nossos olhos e expectativas estão voltados apenas para as coisas terrenas, vivemos apenas o aqui e o agora, presos a uma existência limitada, por causa dessa visão miope!
Os olhos estão profundamente conectados ao desejo, e somos guiados por aquilo que escolhemos contemplar.
Jesus nos lembra em Mateus 6.21“Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” Assim, é essencial que nossos olhos estejam fixos no que não se pode ver — naquilo que é eterno — para que nosso tesouro esteja no céu, e com ele, o nosso coração.
No contexto da corrida é: Focados no prêmio! Determinados em alcançar o premio! Nunca podemos esquecer o prêmio! Nunca podemos esquecer o porque corremos!
Eu e minha esposa, temos o habito de assistir o masterchef: E algo muito importante é que em cada epísodio, a apresentadora lembra para os participantes quais são os prêmios! Porque se por acaso, eles esquecem o porque estão ali, porque estão competindo, porque estão fazendo tanto esforço, ficando longe da família e amigos, toda aquela competição perderá o sentido! Entao a apresentadora lembra todos os prêmios que estão concorrendo!
Nós temos um livro sagrado! A Palavra de Deus! Que nos lembra constantemente que prêmio aguarda o vencedor! Não podemos perde-los de vista!
No seminário eles nos ensinaram um coisa muito importante, o cristão precisa, começar bem mas principalmente terminar bem!
“O propósito de vencer determina o estilo de vida do atleta” BETN

A disciplina do atleta v.25

Com esse desejo de alcançar o prêmio! O atleta em tudo se domina! A ideia aqui é de exercercer o autocontrole! Controlar resolutamente os seus próprios desejos!
Temos a informação de que os “atletas que competiam nos jogos em olimpia tinham que prestar juramento, confirmando que se abstiveram de vinho, carne e intercurso sexual nos dez meses anteriores.” (BETN) Isso mostra a dedicação que esses competidores tinham, um compromisso em alto grau com a sua causa: vencer a competição!
Nos dias de hoje, temos grandes exemplos de atletas excepcionais, como Usain Bolt, Pelé e o maior medalhista olímpico de todos os tempos: Michael Phelps, com impressionantes 28 medalhas olímpicas. No entanto, por trás dessas conquistas extraordinárias, há um ser humano, uma vida inteira dedicada ao esporte.
Durante cinco anos consecutivos, Michael Phelps treinou todos os dias, sem faltar sequer um. Sua rotina era rigorosa: três horas de treino pela manhã, três horas à tarde e sessões de musculação à noite. Além disso, ele precisava manter uma alimentação cuidadosa e garantir o descanso adequado para sustentar esse desempenho incrível.
Ele revela em uma entrevista: “A expressão “não posso” foi eliminada do meu vocabulário. Não tinha “estou cansado” ou “estou com dor”. Era assim nos sete dias da semana, o ano inteiro, durante cinco anos. Decidi deixar de lado o conforto e a diversão. Sem folgas de Natal, Ação de Graças ou de aniversário. Como dizíamos, estava depositando toda minha energia e esforço na “poupança”.”
A vida do atleta é marcada pela disciplina, renúncia!
Precisamos deixar certas coisas para trás! Precisamos abandonar velhos habitos, pecados.
A vida do atleta é de renúncia, a vida do cristão também é feita de renúncia!
O nosso Senhor Jesus Cristo não engana ninguém! Ele não aplica golpes! Em Lc 10.25-33 Ele deixa claro para todos aqueles que querem ser seus discipulos, quais são as suas condições:
1º Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo v.26
2º E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. v.27
3º Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo. v33
Assim, nós não podemos ser bons atletas de Cristo se nossa vida não for marcada pela renúncia!
Hb 12 também fala que nós estamos em uma corrida, existe uma grande nuvem de testemunhas nos cercando, homens e mulheres de Deus que viveram pela fé! Pela fé completaram suas carreiras, seus exemplos nos encorajam para que também nós corramos com perseverança! Hb 12.1-2
Hebrews 12:1–2 NAA
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.
Para que possamos correr com perseverança, precisamos nos livrar do peso e do pecado, que tão firmemente se apega a nós! Todo peso, mostra que o autor não tinha em mente um impedimento específico. Mas são coisas que impedem a nossa corrida! E precisamos deixa-los para que possamos chegar até o final!
Qual é o peso que você precisa se livrar?
Todos nós temos essas coisas em nossas vidas! São coisas até mesmo “boas”, mas por que talvez damos atenção demais, nos esforçamos demais, dedicamos tempo demais, essas coisas boas, acabam por impedir a nossa corrida! Talvez um hobby seu, talvez um relacionamento, talvez o trabalho...
Nós somos um povo que deve refletir constantemente sobre essas questões! Por que se não fizermos essa avaliação, como poderemos atacar o problema em nossas vidas? Como vamos nos despir de algo que nos faz vagarosos, se nem ao menos encaramos essas coisas como sendo um problema?
O texto também fala do pecado!
Qual o pecado você precisa se livrar?
O pecado é tão tentador! O pecado nos seduz! Muitas vezes racionalizamos o pecado, justificamos o nosso pecado! O pecado facilmente nos envolve.
Pecado pode ser mascarado como um traço de personalidade! Você pode ter vivido a vida toda cultivando esse pecado, mas Cristo morreu para nos livrar da escravidão do pecado e você agora não precisa ser assim!
Ira, orgulho, linguagem obsena no falar, imoralidade sexual (quantos homens não estão afundados na pornografia!? Quantos não flertam com outras mulheres, ou tem aquele olhar malicioso?) Preguiça, glutonaria, invejas, ciúmes, brigas, divisões!
Reflita! Na luta contra o pecado precisamos de intencionalidade! O pecado não sairá, se não estivermos aos pés do Senhor, dependendo de sua graça, fortalecidos por Ele para lutar! Você pode ser o cara mais métodico do mundo, o melhor estrategista! Bolar planos para vencer o seu pecado. Isso tudo tem o seu valor! Mas não valerá de nada se não for feito na dependencia do Santo Deus trino! O pode para vencer o pecado não vem de nós mesmos! Se queremos vencer o pecado, temos um lugar que precisamos buscar: O trono da graça!
Esse é um exercício constante! Essa é a vida do cristão! Fazendo essas coisas, podemos correr com perseverança a corrida que nos é proposta!
A vida do atleta de Cristo é marcada pela sua determinação de vencer, pela sua discplina e renúncia porque...

O prêmio do vencedor v.25b

Eles se abstem, eles se esforçam, eles são disciplinados! Para ganhar um coroa corruptível! As coroas eram feitas de galhos, folhas trançadas! Facilmente murcham, secam, perdem a sua beleza, seu explendor! É algo passageiro! A sua glória é passageira!
Nós não corremos para alcançar essa coroa que perece, corremos para alcançar a coroa incorruptível! A vida eterna com Cristo Jesus! O prêmio é a vida eterna e tudo o que ela traz.
Apocalipse 21.1–7 “E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.”

Conclusão:

Somos chamados a ser atletas determinados! Corremos porque temos um objetivo: o prêmio da soberana vocação! E isso acarreta em uma vida de renúncia dos próprios desejos, uma vida de abandono de todo o peso e do pecado que se apega tão firmemente a nós!
Porque não corremos e nem lutamos por prêmios perecíveis! Mas corremos para alcançar a coroa incorruptível, a vida eterna em Cristo Jesus! O prêmio não é para quem chega primeiro, mas para aquele que chega! Corramos com perseverança a corrida que nos foi proposta, rumo ao prêmio celestial que nos foi conquistado por Cristo Jesus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.