Na espera pelo Reino Eterno (Lucas 17:20-37)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 295 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Quem conhece este homem? É conhecido como Inri Cristo, alguém que hoje está um pouco esquecido, foi motivo de zombaria por um bom tempo, mas por incrível que pareça, teve seus seguidores. Inri Cristo afirma até hoje ser a reencarnação de Jesus Cristo. Atualmente, ele está com 76 anos.
Com o nome de nascimento de Álvaro Thais, recentemente ele conseguiu alterar seu nome no RG para Inri Cristo Thais.
Como ele, surgiram outros enganadores anunciando ser o próprio Cristo e conseguiram enganar muitas pessoas. Isto revela que o que Jesus profetizou realmente aconteceu e continua acontecendo.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Cristo alerta Seus discípulos para que não caiam no engano de crerem em falsos mestres. Mas aquele que é verdadeiro continua crendo e aguardando o retorno do verdadeiro Messias e do Seu Reino. O ensino de Jesus traz firmeza a todo crente para que saibam responder a uma pergunta: Como será a vida daquele que conhece o Reino de Deus e aguarda por Ele?
Assim, irmãos, eu gostaria de falar hoje sobre o tema: NA ESPERA PELO REINO ETERNO.
Dobradiça: Aqueles que aguardam a chegada do Reino são os que:
1. CONHECEM O REI (v. 20-24)
Lucas 17.20–21 ARA
20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
Explicação: Não está claro aqui sobre a pergunta, mas somente é necessária descrição do assunto que eles desejam saber. Lucas coloca como mais importante a resposta de Jesus a eles.
Ele os está ensinando que não deveriam se preocupar com um reino visível. Eles, como judeus, naturalmente estão aguardando o grande rei, o Messias que os liberta do Império Romano, este Messias seria enviado pelo próprio Deus.
Imaginam algo semelhante ao reino de Israel que foi destruído. Um reino com muros fortificados, exército bem preparado, um grande palácio e o templo restaurado, como o templo de Jerusalém. Além disso, na mente deles, deveria ser um anúncio.
Mal sabem eles que este reino começou a se revelar com o choro de um bebê indefeso no colo de sua mãe e a chegada do seu Rei foi anunciada bem antes do Seu nascimento:
Lucas 1.30–33 ARA
30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
Se frustram ao ouvirem que este Reino já está entre eles, muitos ainda não percebem que o Reino de Deus se manifesta na Pessoa de Jesus Cristo, e mais, está no coração de todo aquele que crê.
Não precisa ninguém dizer onde o Reino está, pois os verdadeiros já o conhecem por experiência própria, como os discípulos que estão caminhando com Jesus.
Quando o Reino foi revelado por meio de Jesus, somente perceberam a presença dele os filhos de Deus que possuem seus olhos espirituais abertos. E é com eles que Jesus fala agora:
Lucas 17.22–24 ARA
22 A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 E vos dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Não vades nem os sigais; 24 porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem.
Quando Jesus fala do Filho do Homem, fala de Si mesmo. Ansiosos, os discípulos viriam a desejar a paz e a justiça divinas por meio de Cristo, mas deveriam tomar cuidado para não acreditar em falsos anúncios, visto que nenhum anúncio seria necessário, e a paz e a justiça deste mundo são enganosas.
Este evento será visível para todas as pessoas, pois acontecerá como um relâmpago que está sendo visto em todos os lugares ao mesmo tempo. É importante ressaltar que se trata da segunda vinda de Cristo.
Aplicação: Já não precisamos de manifestações externas para conhecermos o Reino Celestial. Temos este real privilégio de fazer parte deste Reino, o qual não pagamos nada para sermos inseridos nele.
O Reino é espiritual e vem para os escolhidos graciosamente, se manifesta para trazer firmeza e preparar o coração de cada crente para o dia mau.
Quando vierem os dias da perseguição, os filhos de Deus precisam estar em alerta para não caírem no engano dos falsos anúncios de que Cristo está em um lugar específico.
Meus irmãos, aquilo que os enganadores tentarão nos persuadir para que acreditemos na sua mentira, nós veremos com nossos próprios olhos.
Você sonha com este dia? Então esteja alerta, em plena comunhão com Deus para saber reconhecer quando será este momento maravilhoso.
Quando o Reino vier de forma visível na segunda vinda de Cristo, os verdadeiros crerão e se alegrarão pois já possuem comunhão e estão neste Reino. Os outros lamentarão pois não estarão no Reino.
Talvez você possa se perguntar: “Pastor, por que surgiria alguém para nos enganar?”. E isto é justamente o que nosso inimigo quer, que a gente nunca imagine que haverá falsos profetas e enganadores.
As pessoas lá fora podem não concordar, mas elas também procuram um salvador, alguém que as livre do caos. O falso Messias oferece soluções prontas para a vida, vai querer te convencer de que a vida é boa do jeito que está e que este negócio de pecado é tudo mentira, então ele vai te dizer que não precisa crer na Bíblia e crer em Deus. Ele vai fazer de tudo para te afastar de Jesus Cristo, daquele que morreu por você.
A sua postura, então, é não acreditar em tudo o que se vê por aí que vai contra a Palavra de Deus, não pode crer no que vai confundir sua mente e seu coração. Se você conhece o Messias verdadeiro, sabe qual é o real motivo pelo qual Ele veio a este mundo e também por que retornará.
Dobradiça: Quem está na espera pelo Reino Eterno, conhece Aquele que governa este Reino, e é alguém que:
2. SERÃO SALVOS PELO REI (v. 25-30)
Lucas 17.25 ARA
25 Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração.
Explicação: Cristo deixa claro que, para que venha exaltado, como Rei das nações, antes precisa passar pela humilhação e pela morte. E isto ocorre depois que o povo O rejeita.
Lucas 17.26–29 ARA
26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.
No dia do Filho do Homem muitos não crerão, assim como foi nos dias de Noé e também nos dias de Ló, Jesus declara que haverá pessoas aproveitando a vida como se estivesse tudo bem.
Se para os homens do tempo de Noé não existia chuva, hoje há aqueles que pensam que Cristo não virá, ou pior, que Ele nem existe.
Se para o tempo de Ló não havia caído fogo do céu, também pensam que não haverá condenação por meio da ira do julgamento de Deus.
Cristo não vem para inundar a terra com um dilúvio nem mandar fogo para consumir o mundo. Seu julgamento será muito pior na vida daqueles que não creem. Que discurso pesado, né?
Mas isso é para quem não tem a Cristo no coração, o que eu creio que não seja o seu caso. E a graça de Deus continua valendo e está disponível para que os descrentes tenham seus corações convertidos a Cristo.
Este texto é muito rico no ensino sobre a maneira como se portavam os homens nos tempos de Noé e de Ló. A maldade humana e o pecado estão presentes nas duas histórias, as quais Deus deseja eliminar.
Nos dois casos, as pessoas comiam e bebiam, a diferença é que antes do dilúvio eles casavam e se davam em casamento, e em Sodoma eles compravam, vendiam, plantavam e edificavam.
O que isto significa? São pessoas que aproveitam o momento para se fartarem do bom e do melhor e fazem grande investimento no futuro pensando no prazer e no bem-estar de uma vida tranquila, com a vida financeira estabilizada, confiando no dinheiro, no resultado da colheita e nas construções. Assim, tem família, dinheiro, alimento e bom lugar para morar.
Isto é bom, não é mesmo? É bênção, mas não para aqueles que fazem destes bens como os mais valiosos de toda a sua vida. Não é bênção para aqueles homens maus.
Os homens que não creem investem tudo na vida terrena, mas homens como Noé e Ló entregam sua família, suas conquistas e sua alegria ao Senhor, exceto a mulher de Ló (v. 32) que quis olhar para trás e foi transformada em estátua de sal. Eles investem suas vidas na eternidade.
Homens imorais ignoram o juízo de Deus para todo pecador que não se arrepende.
Aplicação: E você, o quanto investe na vida eterna? No seu coração, você tem sua crença em Jesus, mas é uma crença firme?
Ou você é alguém que aproveita o momento para se fartar, comer e beber como se não houvesse amanhã, como faziam aqueles que morreram no dilúvio ou em Sodoma?
Você pensa no futuro, planeja, faz investimentos? É bom planejar e se preparar para os próximos anos.
Mas aí eu te pergunto: quando você planeja, de que maneira encara os sonhos que deseja alcançar? Faz como se fosse a coisa mais valiosa que possui?
Os homens dos dias de Noé confiavam no casamento e nas festas como a salvação para dias ruins, já aqueles dos dias de Ló compravam e vendiam, ou seja, investiam nos seus bens e nas suas finanças, plantavam e edificavam, investiam no plantio e na colheita, investiam nas construções bem-sucedidas.
Eles acreditavam que o futuro se resumia em um bom descanso com os bens, as posses e um bom lugar para morar que seria o seu conforto.
Sabe o que isso revela? Que o tempo de agora não é muito diferente. Na verdade, o desejo por saciar suas vontades e sonhar com um futuro perfeito, isto ficou ainda mais forte.
Financiamentos com parcelas que a pessoa nem sabe se vai conseguir terminar de pagar, investimentos em moeda digital como Bitcoin em que apostam que ficarão ricos em poucos anos, e agora surgiram milhares de casas de apostas de jogos em que poucos conseguem sucesso e muitos acabam se endividando ainda mais.
Pessoas constroem mansões com valores milionários, compram carros para ostentar e causar inveja, viajam para vários países o tempo todo e depois se realizam ao postarem tudo em suas redes sociais. Estão vivendo do bom e do melhor, mas até quando?
E se estas mesmas pessoas, um dia depois de conquistarem sua casa ou seu carro dos sonhos, não sobreviverem para desfrutar de seus bens?
Agora vamos um pouco mais próximo da nossa realidade: você sonha em se casar, mas Jesus volta um dia antes do seu casamento… isso te deixa triste ou feliz? E se for um dia antes da sua tão sonhada formatura depois de 4 ou 5 longos anos de estudos?
E se você está prestes a se aposentar, mas Jesus volta antes de isto acontecer, como reage? E se Ele volta no dia que você está se preparando para viajar de férias pra praia, depois de ter juntado suas economias para conhecer o Caribe, ou as Ilhas Gregas, talvez?
Tome cuidado para que suas motivações e sua esperança nesta vida não sejam mais valiosas que a esperança pela vida eterna.
Até quando viveremos como se Jesus fosse demorar para voltar? Não sabemos nem o dia nem a hora. Que venhamos todos a refletir e tomar uma decisão sobre o que é mais importante: o Reino Eterno de Deus ou este mundo perecível e passageiro.
Dobradiça: Na espera pelo Reino Eterno, os verdadeiros conhecem o Rei, serão salvos por Ele, e também:
3. SERÃO LEMBRADOS PELO REI (v. 31-37)
Lucas 17.31 ARA
31 Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás.
Explicação: Este ensino de Jesus vem para confrontar aquele que se apega tanto a coisas perecíveis, aquele que olha para trás, como a mulher de Ló, só não será transformado em estátua de sal. Para ela, o que estava sendo destruído tinha mais valor do que aquilo que viria a alcançar por meio do Senhor.
Por isso Jesus usa o que aconteceu no tempo de Noé e no tempo de Ló em Sodoma, para mostrar que não há segurança ou paz humana quando estamos em inimizade com Deus. Todo mundo precisa do Salvador.
O eirado que fala no v. 31 é o telhado das casas. Naquela época, é comum as pessoas subirem no telhado para descansarem, pois lá podiam pegar uma brisa fresca à noite.
Jesus alerta para que não busquem seus bens dentro da casa no dia em que Ele vier, pois perde totalmente o foco central, e não tem como levar nenhuma de suas posses para a vida eterna. Nem precisa.
Lucas 17.33 ARA
33 Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará.
Este é um paradoxo, às vezes causa confusão, mas Jesus reforça que quem quer salvar sua vida terrena, mas será salvo quem ignorar a vida que possui neste mundo.
Não haverá como fugir ou se esconder, não haverá como arranjar desculpas. Na hora certa, todos saberão que é Jesus quem está vindo, e não terá como voltar atrás.
Lucas 17.34–36 ARA
34 Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; 35 duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. 36 [Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.]
Aqui não quer dizer que 50% das pessoas será salvo e 50% vai ficar, mas representa que alguns serão levados e outros deixados, isto de acordo com o que mais valorizam, se Cristo habita ou não em seus corações.
Seja numa cama, ou então moendo grãos, ou no campo, não importa. O que determinará a salvação não é o que a pessoa está fazendo, mas o que Cristo já fez pela pessoa quando a resgatou morrendo por ela. E ninguém será salvo somente por estar próximo de outro salvo por Cristo.
Se as pessoas se casam, compram, vendem, plantam, colhem ou constroem casas, se o fazem para a glória de Deus, amém, Cristo as resgatará. Porém, se toda a sua vida depende destes trabalhos passageiros, não herdarão a vida eterna.
Lucas 17.37 ARA
37 Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.
Esta frase é utilizada por Jesus como um provérbio que lembra que, da mesma maneira que os abutres são atraídos por um cadáver, a morte espiritual atrairá o julgamento divino. Está morto espiritualmente aquele que não tem Cristo como seu Senhor e Salvador. Para estes, Ele será Juiz para julgar segundo suas obras más.
Aplicação: Quem se agarra aos bens deste mundo, significa que os deseja mais do que a Deus, apenas revela qual tesouro está em seu coração:
Mateus 6.19–21 ARA
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Quando Jesus vier com Seu Reino para buscar a Igreja, serão lembrados aqueles que são Seus, que fazem parte do Seu povo santo. Os outros serão esquecidos, pois desejaram mais uma vida feliz e plena aqui na terra ignorando o arrependimento e a confissão de seus pecados.
Imagine a seguinte situação: Uma pessoa bem-sucedida e outra que passa por dificuldades financeiras.
Sabem que Deus existe e que vem para salvar, mas estão tão focados nas conquistas do momento que ignoram que este dia está próximo. Pensam que ainda vai demorar um bom tempo, torcem que seja depois de estarem totalmente realizados. Eles serão surpreendidos com a volta de Jesus e de Seu Reino Eterno. Seu dinheiro ou bens não poderão salvá-los.
Outra situação: mais uma pessoa com a vida tranquila e uma que passa por necessidades, não creem em Deus, confiam na bondade humana, sonham com a utopia da humanidade perfeita onde todos serão salvos do caos por eles mesmos.
Serão surpreendidas com a volta daquele que elas ignoraram a vida toda. Não terão tempo de se arrepender.
Mais duas pessoas em que uma é rica e outra pobre, das duas se alegram com tudo o que possuem e honram a Deus por isso. Estão contentes pois sabem que seu lar está sendo preparado na eternidade.
Sonham e almejam cada dia pela volta do Salvador para buscá-las e fazem de tudo para que outros também tenham este mesmo sentimento.
Quando menos esperarem, Cristo surgirá entre as nuvens com grande poder e glória, e esta será a maior alegria que jamais elas sentiram.
Você se identifica com qual destas pessoas? Está bem do jeito que está ou deseja mudar? Pense bem sobre isso.
PONTE CRISTOCÊNTRICA: Cristo conquistou para mim e para você a salvação por meio do Seu sangue:
Mateus 27.45–46 ARA
45 Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. 46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Cristo foi abandonado na cruz para que você não fosse abandonado, mas salvo por Ele!
CONCLUSÃO: Queridos, precisamos estar preparados para aquele Grande Dia! Seja o Inri Cristo ou qualquer outro enganador, o juízo virá para eles.
Mas, mas aquele que se mantém em Cristo e aguarda a sua volta, é alguém que conhece o Rei deste Reino, será salvo por Ele e será lembrado por Ele quando chegar o Grande Dia.
Persevere, siga firme, Jesus está contigo! Que Jesus abençoe poderosamente a sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.