A NOVA VIDA EM CRISTO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

VIVENDO A NOVA VIDA NA PERSPECTIVA CELESTIAL CL 3.1-4.

quais são as perspectivas que tem nos movido dia após dia, temos lutado pensando em quais perspectivas?
o que nos move ao culto, as orações e as leituras bíblicas?
veja a instrução de Paulo aos corintios 1Coríntios 15.19–23 “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição.Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier;”
se buscamos Cristo ou esperamos nele somente para esta vida, somos os mais miseráveis dos homens nos diz Paulo.
vou repetir a pergunta: quais tem sido as nossas maiores expectativas? quais as perspectivas que tem nos movido dia a dia? onde está o nosso foco de vida?
Como costume de Paulo em suas cartas, ele trata dos problemas e depois parte para as questões práticas.
Nesta carta ele faz a mesma coisa, depois de ele levantar os problemas, apontar os erros dos falsos mestres e pedir aos irmãos para não seguirem tais exemplos, tais ensinamentos, ele agora começa a discorrer como que o cristãos deve viver.
o que ser cristãos implica na vida prática.
precisamos entender que cristianismo não é uma vida de proibições, de regras do não toque isso, não manuseies aquilo e não pegue aquilo outro.
a vida cristã é uma vida de princípios éticos.
é exatamente o que Paulo vai começar a discorrer para nós a partir de agora.
PRIMEIRO PAULO VAI ELENCAR QUE A VIDA CRISTÃ DEVE SER VIVIDA EM UMA PERSPECTIVA CELESTIAL (3.1-4).
A vida do cristão precisa e deve ser vivida com foco no reino e não no aqui e agora como ensinavam os agnósticos.
1º PAULO NOS CHAMA A ATENÇÃO PARA A NOVA VIDA EM CRISTO V.1.
“fostes ressuscitados juntamente com Cristo”.
a expressão aqui é de uma ação completa, de algo já realizado, cada cristão, cada pessoa que professa sua fé no Cristo possui dentro de si a vida da ressurreição e deve experimentar o poder dessa nova vida cada vez em maior grau.
todos os que recebem a Cristo, todos os que professam piamente a fé em Cristo, confia na suficiência de sua morte na Cruz, são identificados com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição.
Paulo não está falando aqui de uma hipótese, Paulo está falando de algo real, de uma vida real, é o já ainda não.
já está consumado, falta apenas ser manifestado.
TEMOS UM NOVA VIDA EM CRISTO.
2º TENDO ESTÁ NOVA VIDA EM CRISTO, DEVEMOS PENSAR NAS COISAS CELESTIAIS V.1-2.
Hernandez diz que o convertido se identifica com Cristo, se nós fomos convertidos e como convertidos devemos nos identificar com Cristo, nada melhor do que pensar nas coisas de seu reino, e o reino de Cristo é um reino celestial.
portanto o pensamento deve ser nas coisas do alto e não desta vida terrena, esta vida terrena é passageira, somos peregrinos caminhando para a nova morada que João vê descendo do alto ( AP 21).
comentaristas vão dizer que este pensar é algo mais do do que um exercício mental, é um estado emocional da pessoa, é isso que a motiva em suas ações e conduta.
as coisas do alto inspira e controla a vida cristã.
o cristão que tem uma vida assim, seus pés estão na terra, porém sua mente está no céu a todo tempo.
os cristãos do nosso tempo estão invertendo as coisas, estão buscando tesouros nesta terra, querendo viver um paraíso em um mundo contaminado pelo pecado.
POR TERMOS UM NOVA VIDA EM CRISTO.
DEVEMOS PENSAR NAS COISAS DO ALTO.
3º PORQUE NOSSA VIDA ESTA GUARDADA EM CRISTO V.3.
os agnósticos tinham seus livros secretos, chamados APÓKRIFOI, livros escondidos de todos exeto àqueles que estavam iniciados na leitura.
para os agnósticos os tesouros escondidos da sabedoria estão nesses livros.
Paulo contrapõe a eles e diz: a sabedoria dos cristãos é Cristo e os cristãos estão escondidos em Cristo.
Cristo é o verbo de Deus e a vida do crente está escondida com Cristo em Deus.
o mundo jamais poderá reconhecer a grandeza de um cristão, o que está escondido, está encoberto. assim a verdadeira grandeza do crente está escondida do mundo.
você consegue imaginar essa dadiva.
veja, Paulo diz que nós estamos escondidos em Cristo e que Cristo é a nossa própria vida.
aqui está um pensamento é muito caro para Paulo.
veja, ele diz aos
(Filipenses 1.21 “Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.” )
em (Gálatas 2.20 “Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.” )
para o cristão Jesus Cristo é a própria vida.
TEMOS UMA NOVA VIDA EM CRISTO.
POR ISSO DEVEMOS PENSAR NAS COISAS DO ALTO.
PORQUE TEMOS A VIDA GUARDADA EM CRISTO.
4º ESPERAMOS SEU RETORNO EM GLÓRIA V.4.
Cristo agora, durante esta dispensação está assentado a direita de Deus Pai, mas um dia ele virá, um dia ele se manifestará em glória, e quando ele se manifestar, os crentes que estão escondidos nele serão manifestos também.
sim, é logico que nós e Cristo não somos a mesma essência com o Pai e o Filho.
porém, Cristo é a nossa fonte de vida, é o modelo de vida a ser seguido, e Paulo nos informa que o Deus Pai já nos glorificou (RM 8.28).
essa glória vai apenas ser manifesta quando ele se manifestar, ela já aconteceu mas ainda não foi revelada, mas naquele dia será revelada.
IMPLICAÇÕES:
como cristãos que professamos ser, qual tem sido a nossa busca, o que tem dominado a nossa mente?
mais uma vez eu quero lembrar do conselho de Paulo 1Coríntios 15.19–23 “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição.Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier;”
se estamos preso apenas a está vida, se buscamos mostrar algo para alguém nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens.
nossa esperança deve estar em Cristo e no retorno de Cristo, enquanto isso não chega, devemos viver com o pensamento lá, e quando se vive o pensamento de lá, se pratica as leis de lá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more