Isaías 7.10-16

Advento 2024  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Texto: Isaías 7.10-16
Título: “DEUS REALIZA OBRAS IMPROVÁVEIS”

-----------------:

Introdução
No meio dos escritores (de livros, roteiros etc.) usa-se a seguinte expressão: “deus ex machina”. Expressão latina que significa literalmente “deus saído da máquina”. Qual o intuito disso? Resolver “problemas” nas estórias, mas sem apelar para uma divindade.
Ex.: No filme Sinais, o que derrota os extra-terrestres é: a água que estava espalhada pela casa desde o início do filme. Ou, quando a casa de Dorothy Gale cai na cabeça da bruxa em O Mágico de Oz.
Bem, talvez não sejam os melhores exemplos. E comumente não são. Pois esse dispositivo não é visto com bons olhos pelos escritores. O problema é que eles são oito ou oitenta. Ou, existe um deus ex machina, ou um Superman para derrotar os inimigos. Nestas estórias nunca existe a providência de Deus. E parece que os homens sempre buscam resolver os problemas com suas próprias mãos.
Nosso texto é prova disso.
Pouco mais de sete séculos antes de Cristo o trono de Acaz, rei de Judá, foi ameaçado por uma coligação do rei de Israel (Peca) e do rei da Síria (Rezin). A ameaça desses dois conspiradores consistia em destruir a dinastia de Davi e estabelecer um rei de sua própria escolha, “o filho de Tabeel” (Is 7.6). O que seria dessa gloriosa promessa se esse complô tivesse êxito? E o que seria da predição messiânica de 2Sm 7.12-13? O Redentor nasceria como o filho e herdeiro legal de Davi? Tudo isso estava em jogo (ver Ap 12.4).
Ante essa conjuntura crítica, Isaías é enviado a Acaz para admoestá-lo a depositar sua confiança em Jeová, e pedir um sinal do cuidado protetor de Deus. Deveria pedir esse sinal, esse milagre, mesmo que fosse da maior profundeza ou da maior altura. Mas, o que Acaz escolheu fazer?
Ímpio como era (se você quer a biografia dele, anote e confira 2Reis 16.1-4), escolheu resolver as coisas do seu jeito. A resposta dele até parecia piedosa: “Não, não quero tentar ao meu Senhor”. Ele era um descarado. Vendeu-se como filho de Tiglate-Pileser (2Rs 16.7), rei da Assíria, ao ponto de seguir os deuses que seu “pai” seguia (2Rs 16.3-4), entregando seu filho como sacrifício queimado.
Vejam! Era desse rei que o futuro de Judá dependia. Mas, não fosse o Senhor, o Deus da Providência, o que seria de seu povo?! Por isso alguns dependem de “deus ex machina” para resolver seus problemas, outros até esperariam um super-herói. Alguém mais poderoso que meus inimigos.
Mas em quem deveríamos esperar? Em quem nós esperamos?
Portanto, meus amados, há algo que nós não podemos esquecer e O TEXTO nos ensina:
PROPOSIÇÃO:
DEUS REALIZA OBRAS IMPROVÁVEIS (2x).
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
----------------------
E para não esquecermos o que o Senhor fez por nós, nosso texto destaca três lições. Um problema, a resolução do mesmo, e a graça do Eterno manifestada. Bem, a primeira primeira lição é:
MESMO OS HOMENS VIVENDO EM IMPIEDADE DEUS ENVIOU UM SINAL:
Os homens viviam em impiedade. Tanto fora como no próprio Reino, em Judá. Acaz foi apenas um entre os demais reis que viveram e conduziram o povo em impiedade. A proposta para ele fazer um pedido era um teste. Ele não responderia o que desejaria. Não por respeito (honra ao Senhor), mas por buscar seus próprios meios (os quais poderia dominar) para resolver o problemão que tinha diante dele.
O Senhor vai até ele (Acaz). E espera sua resposta. Isso já mostra a longanimidade que nos lembra o apóstolo Paulo em Rm 9.22, quando somos recordados que o Senhor “suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição”. Normalmente ficamos somente com o “preparados para perdição”, mas esquecemos que o Senhor suportou estes pacientemente.
Parece mesmo que somos bem impacientes e imediatistas, não é?!
Bem, mas a despeito da resposta dele, o Senhor comunicou o que faria. O Senhor, através do profeta, comunicou que enviaria um sinal. E qual foi este sinal? Um grande meteoro para destruir Israel e Síria? O assustadores inimigos de Judá? Não!
Mas claro, ele envia este sinal como resposta a algo que estava acontecendo.
Passemos a segunda lição:
--------------
2ª ELE OLHOU PARA OS CANSADOS E FOI AO SEU ENCONTRO:
No v.13, a palavra é dirigida a Casa de Davi, não a Acaz, o homem diante do profeta. Este homem tinha uma responsabilidade. Carregava em seus ombros os cuidados que seu Pai Davi (por ser da mesma tribo) teve com o povo de Deus.
Mas o que ele fez? R: V13b: “acaso, não vos basta fatigardes os homens”? O povo já estava cansado. O julgo sobre eles era pesado. Mas não somente eles estavam “cansados”. O Senhor responde: Não basta fatigar o povo, “mais ainda fatigais também ao meu Deus”?
Mas, não fosse a aliança que o Senhor fez com seu servo Davi. Como ele mesmo diz em 2Sm 7.12-16
Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho;... Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.
Por isso o Senhor olhou para os cansados e foi ao seu encontro. Ele fez uma aliança perpétua com Davi. Que envolvia seu descendente. Por isso o Senhor não somente mostra o porque foi até Acaz (a casa de Davi) para resolver o problema, mas como o faria. Sua resposta seria um milagre.
Passemos então a terceira e última lição:
--------------
3ª O SENHOR FAZ O MILAGRE MESMO NO MOMENTO MAIS IMPROVÁVEL:
Uma virgem dará a luz, comunica o profeta. Isso seria possível?
Para um homem que buscou nos inimigos de Deus guarita para resolução de problemas, que resposta você acha que ele daria para a pergunta?
Agora, para um crente, que matinha sua fé, esperança no Eterno, o Deus da Aliança. Qual seria a resposta? Mesmo que este estivesse fatigado. R: Sim!
Escrituristicamente falando, há duas formas de interpretar esta profecia: a) com um duplo cumprimento (a época do profeta, e a época de Cristo), ou b) com um único cumprimento (a época de Cristo).
Confesso aos irmãos que os detalhes tratados em ambos são desafiadores para bater um martelo. Mas, quaisquer que tenham sido os cumprimentos antecipados dessas predições ao longo da antiga dispensação, elas alcançam a sua consumação em Jesus Cristo, e tão somente nele.
Assim como a época do profeta Isaías, o momento em que Nosso Senhor tabernaculou entre nós, foi desafiador. Herodes, o Grande era o rei sobre os judeus a época. Que com este grande epíteto, revelava grande impiedade. Homem que perseguiu Nosso Senhor que não poderia nem se defender.
De todo modo, o Senhor não resolver nossas causas como desejamos.
----------------------
CONCLUSÃO:
Você percebe como os homens há época do profeta eram ímpios? Os reis são reflexo disso. Na época em que nosso Senhor encarnou não foi diferente.
Mas veja que, o próprio Deus. O Eterno, por misericórdia e graça, vai até eles. Vai com a intenção de resolver seus problemas. E qual era o grande problema ali: impiedade. Eles haviam tornado-se infiéis ao Senhor.
Mas o Senhor não foi até os homens pedir opinião, esperando que estes o ajudassem na resolução de seus próprios problemas. Eles iriam pelo caminho errado. Estavam obscurecidos. Por isso, Deus foi e fez um milagre. Enviando Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste caso, detalhando como cumpriria a aliança feita com Davi, seu servo, reacendendo a chama da esperança no coração de seus servos.
Para ajudá-los a refletir mais, trago algumas perguntas:
----------------------
Você aparenta piedade em suas respostas? Respondendo a “catequese” que o Senhor faz com você? Não esqueça que ele conhece os corações;
Você se encontra fatigado? Talvez profundamente entristecido? Ele não despreza corações quebrantados meus amados irmãos. Clame ao Senhor Ó Casa de Davi!
Não deixe-se levar feito arvores da floresta em meio a tormenta. Assim estava Acaz. Você deve viver diferente. O Senhor já fez algo por você: a redenção em Cristo Jesus! Eis a maravilhosa benção prometida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.