TRANSMITINDO OBEDIÊNCIA

A RECONCILIAÇÃO PELO EVANGELHO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views

O sermão "Transmitindo Obediência" utiliza a história fictícia de Lucas, um funcionário hesitante, para ilustrar a indeterminação que os crentes podem ter em sua obediência a Deus quando são infiéis. Através da análise da carta de Paulo a Filemom, o sermão enfatiza que a fidelidade do crente reflete uma certeza de obediência, destacando que a comunhão eficaz na fé, pedidos feitos em amor e a prática do perdão são essenciais para fortalecer essa obediência. Paulo expressa total confiança na fidelidade de Filemom, acreditando que ele não apenas atenderá ao pedido de receber de volta Onésimo, mas fará ainda mais. O sermão conclui enfatizando a importância de viver a fidelidade a Deus, transmitindo uma certeza de obediência aos irmãos e destaca que o desafio da prática do conhecimento bíblico é muitas vezes maior que a falta de entendimento.

Notes
Transcript

TRANSMITINDO OBEDIÊNCIA

Introdução: História fictícia: “Lucas sempre fora um funcionário dedicado, mas havia algo em seu olhar que deixava transparecer uma certa hesitação. Quando o chefe lhe entregou a nova tarefa, uma expressão de dúvida cruzou seu rosto; ele assentiu lentamente, mas a maneira como roía a unha polegar indicava que suas convicções estavam longe de ser firmes. Ao longo da reunião, suas respostas eram envoltas em uma neblina de indecisão; inclusive, ao questionar se poderia cumprir com o prazo, ele se permitiu hesitar, dizendo: “Acho que consigo, mas... talvez…” A falta de certeza em sua voz ecoava mais alto do que as palavras, refletindo um conflito interno que o impedia de se comprometer plenamente com as diretrizes e expectativas que lhe eram impostas.” O que esse funcionário transmite ao patrão e colegas de trabalho é incerteza de Obediência.
Os crentes mostram incerteza da sua obediência a Deus quando são infiéis a Ele.
Lição: A Fidelidade Do Crente Transmite Certeza De Obediência.
Texto: Filemom 21-25.
Relembrando o que já vimos:
Paulo começou a carta com uma apresentação e saudação (Fm 1-3).
Paulo agradece a Deus pela vida de Filemom e ora para que a comunhão da fé dele seja eficaz (Fm 4-7); e a lição que ele nos deixa é que a comunhão da fé entre os crentes pode se tornar eficaz; e nós precisamos orar por isso (v. 7).
Depois disso, Paulo, então, intercede por Onésimo a Filemom pedindo-o em nome do amor que o receba de volta e que o perdoe (Fm 8-14); e a lição que aprendemos é que pedir em nome do amor é o melhor caminho para a obediência espontânea (v. 9).
No último estudo, vimos que o que Paulo quer de Filemom é que ele reanime o seu coração perdoando e recebendo de volta Onésimo (Fm 15-20); e isso nos ensina que o perdão reanima o coração dos irmãos (v. 20).
Paulo fez um pedido e tem um desejo; ele pediu que Filemom perdoe e receba de volta Onésimo e tem o desejo de ter Onésimo consigo para auxiliá-lo (v. 13).
Diante do seu pedido, ele demonstra total certeza da obediência de Filemom; aliás, ele só escreveu a carta por causa dessa certeza (“Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo”; minha tradução: “Estando convencido da tua obediência escrevo-te”). Paulo foi convencido da obediência de Filemom por causa do amor e da fidelidade dele à Cristo e aos irmãos (vv. 5, 7). Obediência de Filemom ao Senhor.
Paulo estava tão convicto da obediência de Filemom que sabia que ele faria a mais do que havia pedido (“sabendo que farás mais do que estou pedindo”). O fazer a mais aqui, provavelmente, se refere a libertar Onésimo e devolvê-lo a Paulo. Paulo estava ansioso pela resposta de Filemom, mas, ao mesmo tempo, confiante de que ele o obedeceria.
Diante disso, ele muda de assunto no verso 22. Paulo expressa esperança de ser libertado e pede que lhe prepare uma hospedagem. Ter esperança em algo, que Deus não prometeu acontecer, não é errado; não podemos é desanimar quando esse algo não acontecer.
Por fim, Paulo apresenta a saudação de seus companheiros (vv. 23-24) e os saúda (v. 25). Observação: No versículo 25, Paulo não saúda somente Filemom, mas Àfia, Arquipo e toda a igreja de Colossos. Ou seja, essa carta seria lida diante de toda igreja, o que coloca um peso maior na resposta positiva de Filemom à carta.
Conclusão: A nossa vida fala muito ao coração dos outros. O que temos transmitido para os irmãos, certeza de obediência ou de desobediência? O que temos visto nos irmãos, certeza de obediência ou de desobediência? A questão é: Sou fiel a Deus? A fidelidade do crente transmite certeza de obediência.
O problema do crente, na maioria da vezes, não é a falta de conhecimento bíblico, mas sim a não prática do conhecimento bíblico. O livro de Filemom tem muito a nos ensinar sobre a gratidão, a oração, a comunhão, a fé, mas, principalmente, sobre o amor e o perdão.
Tradução literal: 21 Persuadindo, na tua obediência, escrevo a ti, conhecendo que também farás acima do que digo. 22 E, ao mesmo tempo, prepara-me hospedagem; pois espero que, por causa das orações de vós, vos serei favorecido.
23 Epafras, meu coprisioneiro em Cristo Jesus, te saúda, 24 Marcos, Atistarco, Demas, Lucas, meus companheiros.
25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Minha tradução interpretativa: 21 Estando convencido da tua obediência escrevo-te, sabendo que também farás acima do que te peço. 22 E, ao mesmo tempo, prepara-me uma hospedagem, pois tenho esperança que, em razão das vossas orações, serei dado graciosamente a vós.
23 Epafras, que é meu companheiro de prisão, te saúda, 24 junto com Marcos, Aristarco, Demas, Lucas, meus cooperadores.
25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.