Determinados como bom soldados de Cristo
Homens determinados • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsPaulo instrui seu discipulo a viver de maneira que agrade ao seu Senhor em todas as coisas.
Notes
Transcript
Boa noite queridos irmãos, é uma grande alegria estar aqui com vocês durante esses dias para compartilhar a bendita palavra de Deus!
Minha oração é que esses sejam dias abençoados, de grande crescimento para a amada igreja. Que sejamos tomados por um sincero desejo de conhecer mais a Deus. E, Conhecendo, vivamos segundo a sua vontade, os seus planos e desejos para cada um de nós! Seja o Senhor Jesus Cristo exaltado em nossas vidas.
O tema de nossa conferência é homens determinados! E quero rápidamente mostrar para os irmãos como serão dividas os nossos quatro momentos:
1 ºDeterminados como bom soldado de Cristo! 2Tm 2.1-4
2º Determinados como atletas de Cristo! 1Co 9.24-25
3º Determinados na pregação do evangelho 1Co 9.15-23
4ºDeterminados em manter nossa integridade 1Co 9.27
Introdução:
Introdução:
Determinados, segundo o dicionário: Aquele que se mantém firme em seus propósitos; firme, perseverante, resoluto.
Na Bíblia vemos muitos homens resolutos, determinados no cumprimento de sua missão! Homens como Nóe, Enoque, Abraão, Moisés, Davi… Profetas: Daniel, Jeremias, Oseias, Isaias. No novo Testamento observamos Estevão, Pedro! Paulo, João!
Até pouco tempo, viviam sobre essa terra homens determinados! Não falo somente no contexto evangélico, mas homens resolutos em seu propósito de vida! Mas como resultado de incessantes ataques à masculinidade, que busca a desconstrução do que é ser homem e do que nos faz homens, vivemos em tempos de homens fracos, sensíveis demais, homens sem palavra, sem comprometimento, homens inconstantes, instáveis, incapazes de suportar o sofrimento e que mudam seus propósitos a cada instante! Entendo que isso não é algo exclusivo de nosso tempo, desde que o pecado entrou no mundo, sofremos com isso, mas nos ultimos tempos, essas características têm se tornado mais evidentes e prevalentes.
Essa não é uma realidade apenas no mundo, na verdade, muitos homens cristãos também são assim e isso impacta diretamente a vida de nossas igrejas como um todo! Nas igrejas em que passei, não pude deixar de notar que são minoria os que estão envolvidos na obra, são minoria os que buscam crescer na graça do nosso Senhor Jesus Cristo, são minoria os que estão determinados na luta pessoal contra o pecado! São minoria os que aceitam as exortações ou disciplinas, são minoria os que entendem o seu papel como homem e lutam para assim cumpri-lo! A minoria que ajuda o pastor quando pede ajuda; e a grande verdade é quue os homens determinados são a minoria.
Por outro lado, se multiplica homens cheios de si mesmos, que são “determinados” em buscar coisas inúteis! Vivem, trabalham para satisfazerem os próprios egos numa busca incessante pelo prazer! Estão tão focados em alimentar suas vaidades que qualquer menção a compromisso e responsabilidade lhes causa um arrepio na espinha – e, assim, eles fogem rapidamente dessas realidades. Homens muito delicados, que ao serem exortados, não possuem a humildade de admitir seus erros e buscar mudança verdadeira, vivendo assim em um bolha de orgulho que os impede de crescer.
A igreja evangélica, carece de homens determinados, prontos a sofrer por fazer o bem, resolutos em avançar, que trabalham incansávelmente! Levantando a Bandeira do evangelho! Homens determinados a imitar e a sevir e dar sua vida por seu SENHOR e Salvador Jesus Cristo!
Para que isso seja uma realidade em nossas igrejas, precisamos nos voltar para a Palavra que nos ensina sobre a hombridade e a determinação
Abra sua Bíblia comigo em 2Tm 2.1-3
Nesse texto Paulo, em sua ultima carta, escreve como aquele jovem pastor deveria viver, como deveria encarar as lutas da vida e ministério.
Um Chamado para ser forte! v.1
Um Chamado para ser forte! v.1
O versículo 1 começa com uma convocação de que Timóteo, seu filho, se fortalecesse na graça que há em Cristo Jesus. Fazendo assim um contraste com o versículo anterior 2Tm 1.15
Você já deve estar ciente de que todos os da província da Ásia me abandonaram. Entre eles estão Fígelo e Hermógenes.
Esses homens, companheiros de Paulo na causa pelo evangelho, alguns o deixaram porque foram para outras cidades ainda empenhados na causa do evangelho como Tito, Crescente e Tíquico. (2Tm 4.10-12)
Mas outros de fato o abandonaram, abandonando também a causa do evangelho como no caso de Demas. No Caso de Fígelo e Hermogenes sabemos pois, que abandonaram Paulo por conta de sua prisão, se envergonhando dele e muito provavelmente do evangelho!
Paulo visando que isso não aconteça a ao jovem Timóteo dá a Ele uma ordem: “Fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus!”
O texto de João 1.14 diz que o Senhor Jesus é cheio de graça, e em Tg 4.6 o Senhor concede graça aos humildes.
O nosso Senhor Jesus Cristo nos fortalece com a sua graça maravilhosa! Pela graça somos salvos e pela graça de Cristo Jesus continuamos e pela graça do Senhor Jesus somos conduzidos ao céu!
Somos seres humanos: falhos, enfrentamos desafios, barreiras e pressões e estamos sujeitos ao desânimo e a desistir. Quantas pessoas você conhece que abandonaram o evangelho? Que por uma doença, por morte de um parente, por uma situação muito difícil que passou abandou a igreja, a comunhão com os irmãos? porque não estavam fortalecidos na graça de Jesus. Assim como aqueles que abandonaram Paulo e o evangelho, se não estivermos firmados e fortalecidos na graça de Deus, também corremos o risco de cair e renunciar ao evangelho diante das pressões da vida!
Sem essa graça, não há como ser determinado na fé e na caminhada cristã.
Como podemos ser fortalecidos por essa graça?
Por meio do Espírito Santo, que habita em nós, guarde o bom tesouro que lhe foi confiado.
O Espírito Santo é o nosso ajudador, nos fortalece, nos dar sabedoria! Ele nos fortalece pela oração, leitura e meditação da Palavra, comunhão com os irmãos, a santificação! D.A Carson diz que esses esforços são impelidos pela graça! Esforçamos-nos para uma vida de santidade, não com base em nossa própria força, mas pelo poder da graça!
Somos como vasos de barro que carregamos o maravilhoso tesouro! Guarde o bom tesouro! Guarde o evangelho na sua mente e coração, não o perca de vista! Precisamos ter nossas mentes cheias da Palavra, das verdades eternas! Quanto mais pensamos na graça, quanto mais nos aprofundamos nos evangelho, quanto mais contemplamos a Cristo, mais somos surpreendidos, mais somos fortalecidos.
Mas ele nos dá cada vez mais graça. Por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
Tiago que o Senhor concede graça aos humildes, precisamos reconhecer nossa limitação, nossas falhas, reconhecer que somos pó e sem ele nada podemos fazer! Por isso nos aproximamos do Senhor, por isso nos aproximamos do trono da graça. Hebreus 4.16 “Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.”
O que temos guardado em nossos depósitos para enfrentarmos os dias maus?
Deus tem falado muito ao meu coração esses dias, sobre isso! Como temos nos preparado para enfrentar o dia mau?
Homens de Deus, sejamos todos fortalecidos na graça que há em Cristo Jesus! Fortifica-te para enfrentar o ministério! Fortifica-te para enfrentar as tristezas da vida! Fortifica-te para que você possa perserverar! Fortifica-te porque há muito trabalho a fazer!
Existe muito trabalho a ser feito…
v.2 E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.
Fortalecido na graça, você está apto a trabalhar! E o que você ouviu de mim, aprendeu comigo, transmita, a ideia aqui é de confiar sob a responsabilidade de alguém! O que Paulo fez com Timóteo, assim ele deveria fazer com outros homens, que por sua vez repetiriam o processo com outros. Aqui temos um chamado ao homens de Deus se envolverem no discipulado!
Aquilo que você tem aprendido aqui com o seu pastor, diáconos, nos estudos bíblicos, no grupo de homens, esforça-te para transmitir a outros! Talvez esse outro, que você tem para discipular é o seu colega mala sem alça do trabalho! Se você tem filhos, esses pequenos homens que você tem em casa, eles são sua responsabilidade! Transmita, ensine-os com toda paciência e amor! Ensine tanto por meio do seu exemplo, mas por meio do ensino, a exposição da Palavra! (Pastor eu não sou um pregador! Mas você é um crente, e todo crente tem o poder e o chamado para fazer discipulos para o Senhor!)
Observe como Paulo, preocupado com o avanço do evangelho e com a preservação da sã doutrina, orienta Timóteo com clareza sobre o que fazer: ensinar homens fiéis e dignos de confiança que sejam aptos a ensinar, para que assim faça a outros.
Existem muito trabalho a ser feito meus irmãos! Não podemos cruzar os braços, não podemos perder tempo!
Sofra como um bom soldado v.3
Sofra como um bom soldado v.3
Sofre junto comigo! DTNT: “Timóteo é convocado a não meramente se simpatizar com o apóstolo em seus sofrimentos, mas assumir o sofrimento que lhe cabe” Paulo repete o que já havia falado em 2Tm 1.8
Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem do seu prisioneiro, que sou eu. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
Os sofrimentos são a favor do evangelho, para a expansão do reino de Deus aqui na terra, se queremos ver isso acontecer, com certeza passaremos por aflições terríveis! Mas nesse mesmo texto do capitulo anterior Paulo fala novamente da graça de Deus que nos acompanha. Em 1.11-14 Paulo fala que foi designado, pregador, apóstolo e mestre e por isso sofrias as prisões e perseguições, mas mesmo assim ele não se envergonhava do evangelho! Ele não se envegonha de suas prisões! Porque, conforme ele diz: 2Tm 1.12
e, por isso, estou sofrendo estas coisas. Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia.
Eu sei a quem sirvo! Sei que vale a pena empregar todas as minhas forças para servir o meu Senhor, sei que no final receberei a minha recompensa, sei o que me aguarda e por isso não faço a minha vida preciosa a mim mesmo, por que sei em quem tenho crido!
“Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então nenhum sacrifício que eu fizer será grande demais para Ele”. - Charles Studd
Ao passar pelo sofrimento, e falamos aqui sofrimento pelo evangelho, sofrimento por fazer o bem! Precisamos da postura correta! E a postura que Paulo toma como exemplo é a do mundo militar: Um soldado, aquele que serve em um exercíto! Não qualquer soldado, mas um bom soldado! Sob qual bandeira esse soldado serve? Não de qualquer comandante, mas a serviço do Senhor dos Exercítos, Jesus Cristo!
Já parou para pensar sobre o sofrimento de um soldado? Ele está na guerra, enfrentando os inimigos passando muitas vezes, fome, frio, tendo que improvisar equipamentos, lutar pela sobrevivência! Muitos soldados maus e medianos no calor da guerra desistem, desertam! Outros simplesmente se entregam a morte porque já não aguentam mais!
Mas o texto fala de um bom soldado, e um bom soldado, passa por tudo isso sem desistir, ele pode estar coberto de sangue, com feridas, os inimigos parecem se multiplicar contra ele, ele está sofrendo, mas sabe o quão importante é aguentar firme, ele recebeu uma ordem e deve preservar o seu posto!
O Cristão é um soldado de Cristo, e nós estamos em guerra! E como um bom soldado do Rei, precisamos suportar os sofrimentos, existe uma promessa, soldado! Existe uma promessa maravilhosa do descanso! Um dia essa guerra vai acabar e nós descansaremos de nossas lutas e labutas! Mas enquanto esse dia não chega, homens de Deus! “Participe dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus!”
Aplicação:
Você tem sofrido pelo evangelho? Se você não tem sofrido, é porque você não tem lutado por essa causa! E muito provavelmente, nem seja um soldado de Cristo! Mas se você tem se empenhando nessa causa, qual tem sido a postura diante do sofrimento? Reclamações? Cristo nos dar uma ordem, sofra por mim, mas sofra como um bom soldado, que permanece firme, sabendo a quem serve e a recompensa que lhe aguarda!
Sirva como um bom soldado! v.4
Sirva como um bom soldado! v.4
Nenhum soldado em serviço, se envolve em negócios desta vida.
Esse soldado em serviço, na batalha, não se envolve/se embaraça e a ideia aqui é estar envolvido em alguma outra tarefa paralela (no caso a sua vida civil), se embaraçando de tal forma que chegando ao ponto da imobilidade!
Ele precisa estar inteiro na batalha, não divido! Ele precisa servir com toda a sua capacidade, força, atenção, destreza! Não pode se distrair, não pode querer outra coisa a não ser vencer a batalha!
Estar ‘em serviço’ pode dar a impressão de que existe um momento para separar as coisas: quando estou trabalhando na igreja ou evangelizando, estou em serviço; mas, quando estou ‘de folga’, posso viver para mim mesmo, afinal, não estou em missão, certo? Errado! A verdade é que o bom soldado de Cristo está sempre em serviço. Ele está sempre em guerra, quer esteja na igreja ou em casa no sofá, evangelizando em uma aldeia ou de férias nos Lençóis Maranhenses. Não há folga na vida de um soldado que serve ao seu Senhor; sua missão é constante e sua fidelidade não conhece folga!
Aplicação:
Por muitas vezes meus irmãos, nos envolvemos tanto com nossas próprias atividades, serviços, projetos! Aquilo que sobra entregamos para Deus! Migalhas do nosso tempo, migalhas de nossas forças, migalhas de nossa atenção, migalhas de nossa capacidade! Fazemos exatamente o oposto do que o texto nos ensina: nos envolvemos tanto nos negócios desta vida que, em meio às distrações, quase nunca nos lembramos de que estamos em guerra espiritual, de que somos soldados do Senhor!
Todo soldado que se ocupa com os negócios desta vida acaba negligenciando a missão para a qual foi chamado, deixando de agradar aquele que o alistou.
Precisamos repensar, avaliar o que tem sido a nossa prioridade!
v.4b - Porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou!
1º Fomos recrutados, alistados! Não fomos nós que o escolhemos, ele nos escolheu! Não fomos nós que nos alistamos no seu exercíto! Na verdade, serviamos no exercíto inimigo! Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, andando segundo o curso deste mundo, fazendo a vontade de satanás, andavamos segundo as inclinações da carne. Escravizados pelo mundo, a carne e ao Diabo!
E o Senhor todo poderoso, quebrou o julgo da escravidão! Nos resgatou! nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz! Antes inimigos, agora filhos, antes inimigos, agora soldados seus! Antes servindo a vontade do mundo, carne e Diabo! Agora servimo ao Rei maravilhoso Jesus Cristo! Lutamos agora para que mais pessoas sejam libertas do poderio de satanás e sirvam juntamente conosco sob a bandeira do Senhor dos exercítos!
2º O objetivo do bom soldado é agradar o seu Senhor! Fazer a vontade de seu Senhor que o resgatou! Vivemos não mais para nós mesmos! Não mais seguindo os nossos sonhos, não mais nos envolvendo nos assuntos da vida civil, mas vivendo para agradar o capitão de nossas almas!
Aplicação:
Será se essa é uma realidade em nossa vida? A que homem você deseja agradar? A você mesmo ou a Cristo Jesus? Você quer agradar ao seu Senhor? Quanto tempo você tem dedicado para ouvir a suas instruções? E Quando se depara com a ordem do comandante, você prontamente obedece ou a recebe como algo opcional?
Qual foi a ultima vez que você como o bom soldado de Cristo abriu mão da própria vontade para agradar aquele que o alistou? Essas vezes que você abriu mão para fazer a vontade do Senhor, são regras ou excessões?
“Desobediência inflama-se em qualquer coração onde há falta de cuidado em saber a vontade do Senhor!” Charles Spurgeon
O que dar plena alegria e satisfação, para o soldado cristão é quando este, ouve atentamente a voz do seu comandante e00000000000000 emprega todas a para obedecer!
3º O bom soldado é determinado!
Ele não se envolve com os negocios da vida cívil porque seu objetivo é agradar o seu Senhor, ele tem plena ciência de quem o chamou, ele conhece qual lado sairá vitorioso! E por isso, o bom soldado permanece firme, lutando! Ele sabe que a causa pela qual ele luta, é a mais nobre que um ser humano lutar! O bom soldado não é feito somente de grandes atos de bravura, mas de pequenos atos obediência constante ao seu superior, O bom soldado é feito de constância!
Charles Spurgeon:
O Cristão é um homem abnegado como o soldado deve ser. Para proteger o seu país, o soldado deve expor seu próprio peito, para servir ao seu Rei, ele deve estar pronto para dar a sua vida, certamente não é Cristão aquele que nunca sentiu o espírito de autossacrifício! Se eu viver para mim mesmo como eu estou vivendo na carne, e da carne, ceifarei a corrupção; somente aquele que vive para seu Deus, para Cristo, para a verdade de Deus, para a Igreja e para a boa velha causa, apenas este é o homem que pode considerar-se em tudo como sendo um soldado de Jesus Cristo! Um soldado é um homem servidor. Ele não segue o seu próprio prazer, ele está sob a lei e a regra. Cada hora do dia tem o seu dever prescrito, e ele deve ser obediente à palavra de outro e não à sua própria vontade e capricho. Tal é o Cristão, servimos ao Senhor Jesus Cristo.
Conclusão:
Somos chamados a ser fortes, não em nossa própria força mas fortalecido na graça, o bom soldado de Cristo está sempre pronto para o serviço: pregar o evangelho, discipular e sofrer por seu Senhor.
O bom soldado é determinado, focado e comprometido em fazer a vontade do supremo Senhor sem deixar se distrair pelos assuntos passageiros desta vida!
Que sejamos encontrados fiéis como bons soldados de Cristo Jesus, vivendo para a glória do nosso Senhor!