A Igreja como Corpo de Cristo

SER IGREJA NO MUNDO DECADENTE DO SÉCULO 21  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

a igreja é uma comunidade interdependente, chamada a ser luz e sal no mundo.

Notes
Transcript
Texto base: 1 Coríntios 12:12-27 Tema: Unidade e Diversidade no Corpo de Cristo Objetivo: Mostrar que a igreja é uma comunidade interdependente, chamada a ser luz e sal no mundo.

A UNIDADE no corpo de Cristo

1Coríntios 12.12–13 NVI
Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
As Escritura relevam pela analogia do corpo, não as suas capacidades, não a sua beleza/perfeição, não o seu alcance, não a sua força, mas a sua UNIDADE.
Romanos 12.4–5 NVI
Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
E esta unidade depende quanto à sua integridade que cada membro seja funcional, interdependente e complementar dos outros membros.
A manutenção da unidade fica assim dependente de quão saudável é o funcionamento de cada membro, pois quando um deixa de funcionar convenientemente, numa primeira instância o instinto de sobrevivência leva com que os outros membros compensem, contudo isso não pode durar muito pois a exaustão apoderar-se-à do corpo e este entrará em falência.
Uma das situações médicas que nos alertam para a vida do corpo estar em risco é o facto da falência dos orgãos (membros), isto é quando os saudáveis, se deixam corromper pelos doentes.
1Coríntios 12.21 (NVI)
O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de ti!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!”
Quando este sistema se instala no corpo, a desunião de possibilidade, torna-se probabilidade crescente e se não for tratado torna-se realidade.
Contudo, ALELUIA!, as Escrituras afirmam que todos os que fazem parte do corpo (a igreja) foram batizados (mergulhados) no mesmo Espírito. Então o que nos une é supra nós.
Jesus disse-nos:
João 6.63 NVI
O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
Efésios 2.1 NVI
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
Efésios 2.5 NVI
deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Então para o incremento da Unidade do Corpo temos que olhar para

A diversidade como riqueza no corpo

1Coríntios 12.15–20 NVI
Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
Na soberania bondosa e perfeita do nosso Deus, e como resultado da Sua graça, todos nós fazemos parte do Corpo (aqui e agora)
Sim, somos todos diferentes, e em muitas áreas aparentemente incompatíveis, contudo sem essa DIVERSIDADE não é possível a UNIDADE. (Este é o milgra chamado Igreja)
O meu figado não é compatível com o meu coração e os meus pulmões são totalmente diferentes dos meus rins, trabalham de forma diferente, comportam-se de forma diferente, lidam e tratam diferentes elementos, têm feitios muito diferentes e ocupam posições diferentes com graus de responsabilidade diferentes no meu corpo, mas não coseguem subsistir se não dependerem confiadamente no trabalho uns dos outros.
Que o Espírito Santo hoje nos guie a esta verdade fundamental, nós estamos juntos (aqui e agora) porque Deus quer que tu e eu, diferentes como somos um do outro, geremos UNIDADE e com isso exalemos Glória para o Seu nome!
Funcionemos saudávelmente de acordo com o propósito que Deus nos fez e nos colocou no Corpo.
Romanos 12.6–8 NVI
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
Por isso temos que fazer tudo (daqui para a frente e o resolver o que ficou para trás!) para aprefiçoarmos…

A interdependência do corpo

1Coríntios 12.21–27 (NVI)
O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de ti!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
É nossa responsabilidade (minha e tua) manter o corpo.
Todos nós temos uma parte do nosso corpo, que se fossemos nós a escolher, retiravamos.
O apêndice do intestino que até há bem pouco tempo era totalmente desconsiderado e até considerado um orgão vestigial (visão evolucionista) a ciência, hoje, está a descobrir acerca da função altamente necessária que este pequeno saco de tripa com cerca 10 cm tem, descobriram que é uma espécie de base onde um corpo de intrevenção rápida de bactérias benéficas no nosso intestino (uma espécie de proteção civil) está estacionada pronta a intrevir para repor a harmonia digestiva e imunológica quando acontecem cataclismos patológicos no corpo.
A partir de hoje passe a amar a sua Apêndice e quem já a perdeu chore a sua falta.
Na igreja, no Corpo, nós que somos maus, a caminhar com a ajuda do Espírito Santo para sermos cada vez menos maus, temos a tendência (que necessita ser cada vez mais anulada) para olharmos para o outro que é diferente e considerar que tem pouca utilidade ou até mesmo é dispensável.
Mas o Espírito em que todos fomos mergulhados e que nos está a conformar à imagem do Filho e que nos instiga a vivermos na nossa carne não mais nós, mas Cristo em nós, deixemos que o olhar de Deus seja o nosso olhar sem filtros dos nossos preconceitos.
A UNIDADE do Corpo está estruturada por Deus dando maior honra aos que dela tinham falta.
1Coríntios 12.27 NVI
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Conclusão

Corpo de Cristo, a Igreja, só subsiste na UNIDADE.
Essa UNIDADE estabelece-se na DIVERSIDADE
E a DIVERSIDADE contribui dessa maneira quando há INTERDEPENDÊNCIA
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.