UM SÓ BATISMO

Notes
Transcript

Legenda de cores:

Estrutura do sermão e coisa que tenho que falar durante o sermão
Texto para pregação
Textos bíblicos citados
Coisas para ler na íntegra
Aplicações
Comandos para mim mesmo
Frases de transição

INTRODUÇAO

x

1 - Texto Base:

x Ef 4.5
Efésios 4.5 ARA
há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Marcos 16.16 ARA
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Atos dos Apóstolos 19.5 ARA
Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
Atos dos Apóstolos 22.16 ARA
E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.

2 - Contexto:

x Ef 4.5
Efésios 4.5 ARA
há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Autoria
Data

Data

É geralmente aceito que Efésios é uma das Cartas da Prisão, junto com Colossenses, Filemom e Filipenses. Paulo se intitula “Eu Paulo, o prisioneiro” no capítulo 3, versículo 1 (também 4.1). Mas a questão é: de qual prisão? Paulo foi preso em Filipos (At 16.19–34), Cesareia (23.23–26.32), e Roma (28.11–31), assim como em Éfeso (implícito) no final de sua terceira viagem missionária (At 19.35–41; 1 Co 15.32). Dois podem ser dispensados; as prisões de Filipos e Éfeso foram muito breves para serem aqui consideradas de algum modo.

A escolha, então, é entre Cesareia e Roma. Em Cesareia, Paulo esperou em uma situação de reclusão por dois anos enquanto o governador, Félix, esperava por um tipo de suborno, e os líderes de Jerusalém pressionaram pedindo pela execução de Paulo. Como muito pouco aconteceu durante este tempo, o tipo de envolvimento no ministério do evangelho na região que encontramos nas Cartas da Prisão, claramente não ocorreram enquanto Paulo estava na prisão de Cesareia. Os detalhes da situação fazem com que Roma se encaixe muito melhor. Paulo esteve na prisão em Roma de 60–62 d.C., e Filipenses foi escrito no final desse tempo, pouco antes Paulo soube sobre sua situação (Fp 1.20–23; 2.23–24). É debatido qual dos dois – Colossenses ou Efésios – foi escrito primeiro, mas é mais provável que Efésios tenha expandido o material e conteúdo em Colossenses do que Colossenses abreviado como Efésios. Assim é melhor visto até o momento a escrita de Efésios em 61–62 d.C., depois de Colossenses, talvez em um momento mediano de seu julgamento em Roma. Paulo entregou a carta, junto com Colossenses e Filemom, para Tíquico. Assim, enquanto as três cartas (Colossenses, Filemom e Efésios) foram escritas durante um período de três ou quatro meses, elas provavelmente foram enviadas por meio de Tíquico ao mesmo tempo.

Grant R. Osborne, Carta aos Efésios, trans. Renato Cunha, Comentário Expositivo do Novo Testamento (Bellingham, WA; São Paulo: Lexham Press; Editora Carisma, 2023), 13–14.
Comentário Bíblico Latino-Americano Autor, Data e Contexto Histórico

Efésios é uma das quatro denominadas “cartas da prisão”, uma vez que foram escritas enquanto seu autor estava preso (Fp 1.12,13; Cl 1.24; Ef 3.13; 4.1; 6.20; Fm 1) em Cesareia (At 23.23–32) ou em Roma (At 28.11–30). O mais provável é que tenha sido em Roma, pela referência à “guarda do palácio” (Fp 1.13) e aos “que pertencem à casa de César” (Fp 4.22). Se a carta foi escrita a partir de Cesareia, a data seria entre os anos 59 e 61 d.C.; se escrita em Roma, entre 61 e 64 d.C.

C. René Padilla, “Carta aos Efésios”, in Comentário Bíblico Latino-Americano, ed. C. René Padilla et al., trans. Cleiton Oliveira et al., 1. ed. (São Paulo: Mundo Cristão, 2022), 1527.
Próposito
Efésios e Filipenses (B. Propósito)
1. Paulo escreveu essa carta com o fim de expressar aos destinatários sua íntima satisfação por sua fé, que estava centrada em Cristo, e por seu amor para com todos os santos (1.15). A partida de Tíquico e Onésimo para Colossos (6.21–22; cf. Cl 4.7–9) propiciou ao apóstolo enviar suas calorosas saudações, entre outras coisas, aos crentes residentes em Éfeso, cidade pela qual os emissários deviam passar. A mesma mensagem devia ser comunicada às igrejas adjacentes.
2. Outro propósito estreitamente relacionado foi o de descrever a gloriosa graça redentora de Deus para com a igreja, derramada sobre ela a fim de que pudessem ser uma bênção para o mundo, e pudesse permanecer unida contra todas as forças do mal, e assim glorificar seu Redentor.
William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 75.

No capítulo quatro, ele descreve a maneira pela qual o Senhor governa e protege sua igreja, que é, por meio do evangelho, proclamado pelos homens. Daí segue-se que não se pode conservar nenhum outro meio sólido, e que esse é o alvo da genuína perfeição. O desígnio do apóstolo é confiar aos efésios o ministério pelo qual Deus reina entre nós.

João Calvino, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses, ed. Tiago J. Santos Filho et al., trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2010), 206.

1. Soteriologia (Doutrina da Salvação)

4. A guerra espiritual: Cristo derrotou os poderes cósmicos e deu seu impetuoso poder à igreja para ser vitoriosa sobre essas forças malignas.

Grant R. Osborne, Carta aos Efésios, trans. Renato Cunha, Comentário Expositivo do Novo Testamento (Bellingham, WA; São Paulo: Lexham Press; Editora Carisma, 2023), 16.

3 - Objetivos:

x Levar a igreja a entender

4 - Proposição:

x

ARGUMENTAÇÃO:

Ler o texto
Comparar com outros textos
Explicar
Aplicar
Apelar

I - A NECESSIDADE DO BATISMO Mc 16.16

1 - Razão Para Perdão de pecados (arrependimento) Atos 2.38
Atos dos Apóstolos 2.38 ARA
Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
2 - Razão Para nascer de novo João 3:3-5
João 3.3–5 ARA
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
3 - Razão Para ter o nome no livro da vida Ap 20:15
Apocalipse 20.15 ARA
E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
4 - Razão Para ser salvo Mc 16.15 -16
Marcos 16.15–16 ARA
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
5 - Razão Para ser filho amado de Deus Mt 3. 16- 17 ; 1 João 3:22
Mateus 3.16–17 ARA
Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
1João 3.22 ARA
e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.

II - A FORMA DO BATISMO Ef 4.5

1 - Razão Um batismo. Isso é verdade em dois sentidos. Primeiro, há um batismo pelo Espírito, através do qual os que confiam em Cristo são inseridos no corpo (1Co 12:13). Depois há um batismo pelo qual os convertidos confessam a sua identificação com Cristo na sua morte, sepultamento e ressurreição. Embora haja muitas maneiras de batizar, o NT reconhece apenas um batismo para os crentes, feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ao serem batizados, os discípulos declaram fidelidade a Cristo, o sepultamento do velho eu e a decisão de andar em novidade de vida.
William MacDonald, Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento, 2a edição. (São Paulo: Mundo Cristão, 2011), 634–635.
2 - Razão
3 - Razão
4 - Razão Um só batismo. Equivoca-se quem infere dessa frase que o batismo cristão não pode ser repetido, porquanto o apóstolo não quis dizer isso, senão que o batismo é comum a todos, de modo que, por meio dele, somos iniciados numa só alma e num só corpo. Pois se aquele argumento tem alguma força, um muito mais forte ainda será que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só Deus; porque o batismo é um só, ele é santificado pelo Nome triúno. Que réplica os arianos e sabelianos poderão apresentar contra este argumento? O batismo possui uma força tal que nos faz uno; e no batismo se invoca o Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Porventura negarão que uma só Deidade é o fundamento desta santa e mística unidade? Devemos, necessariamente, reconhecer que a ordenança do batismo prova que as três Pessoas se constituem numa só essência divina.
João Calvino, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses, ed. Tiago J. Santos Filho et al., trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2010), 287–288.

“Um batismo” refere-se muito provavelmente ao batismo nas águas, embora poderia incluir a ideia de Paulo de ser “batizado em Cristo” em Gálatas 3.27,28. Embora ambos estejam incluídos aqui, a ênfase não é tanto no rito do batismo, mas em seu significado teológico, mas simbolizando a união com Cristo em sua morte e ressurreição (Rm 6.1–3) e a realidade unificadora de ser “batizado por um Espírito para formar um só corpo” (1Co 12.13). Todos os santos estão unidos por sua experiência comum de batismo e pela incorporação ao corpo de Cristo que isso significa. Eles foram feitos um com Cristo e, por meio dele, uns com os outros.

Grant R. Osborne, Carta aos Efésios, trans. Renato Cunha, Comentário Expositivo do Novo Testamento (Bellingham, WA; São Paulo: Lexham Press; Editora Carisma, 2023), 125.

(6) One baptism: there is one initiatory rite, in which all believers engage, and it is the one symbolic and public demonstration of the believer’s response to God’s grace in Christ. It is quite unlikely that by “one baptism” the writer meant one form of baptism (among various forms), or that the rite was administered only once (not twice or several times).*

A literal translation of one baptism can be misunderstood, either as a single form of baptism or as baptism on only one occasion. The reference here is to the fact that this baptism was a baptism as a follower of Christ and not, for example, as a disciple of John. Accordingly it may be more satisfactory to translate one baptism as “one person in whose name we are baptized” or “one person for whom we are baptized.” Or else, “one purpose for which all of us are baptized”

Robert G. Bratcher e Eugene Albert Nida, A handbook on Paul’s letter to the Ephesians, UBS Handbook Series (New York: United Bible Societies, 1993), 96.
Um batismo: existe um rito iniciático, no qual todos os crentes se envolvem, e é a única demonstração simbólica e pública da resposta do crente à graça de Deus em Cristo. É bastante improvável que por “um batismo” o escritor quisesse dizer uma forma de batismo (entre várias formas), ou que o rito fosse administrado apenas uma vez (não duas ou várias vezes).*
Uma tradução literal de um batismo pode ser mal interpretada, seja como uma forma única de batismo ou como batismo em apenas uma ocasião. A referência aqui é ao facto de este baptismo ter sido um baptismo como seguidor de Cristo e não, por exemplo, como discípulo de João. Conseqüentemente, pode ser mais satisfatório traduzir um batismo como “uma pessoa em cujo nome somos batizados” ou “uma pessoa por quem somos batizados”. Ou então, “um propósito para o qual todos nós somos batizados”
Robert G. Bratcher e Eugene Albert Nida, Um manual sobre a carta de Paulo aos Efésios, UBS Handbook Series (Nova York: United Bible Societies, 1993), 96.

III - A URGÊNCIA DO BATISMO At 22:16

1 - Razão - Hoje se ouvirdes a sua voz, nao endureçais o coração (oportunidade).
2 - Razão - Brevidade da vida (foco na incerteza)
3 - Razão - O prazer de servir (foco na missão)

CONCLUSÃO:

1 - SABER - Que mesmo que já tenha se batizado no passado, mas se quebrou a doutrina, se afastou dos caminhos do senhor, esse rito se faz necessário novamente. Ao quebrar a aliança, as tabuas da lei foram quebrada em seguida, não por Deus, mas pelo povo.
2 - SENTIR - O desejo sincero de fazer um concerto com Deus. Sentir que o melhor momento de se entregar ao Senhor será hoje.
3 - FAZER - Marcar seu encontro com Jesus por meio do santo batismo. O que estao no vale da decisao não podem deixar passar essa oportunidade de tambem se consagrar ao senhor.

REFERÊNCIAS:

x
William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 75.
João Calvino, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses, ed. Tiago J. Santos Filho et al., trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2010), 287–288.
Grant R. Osborne, Carta aos Efésios, trans. Renato Cunha, Comentário Expositivo do Novo Testamento (Bellingham, WA; São Paulo: Lexham Press; Editora Carisma, 2023), 125.
achar um lugar [ara essa citações abaixo—————————————————
Com referência ao termo “um só batismo”, Grosheide declara: “Há somente um batismo, o qual é recebido por muitos (talvez um número de pessoas simultaneamente). Todos os membros da congregação são batizados seguindo a mesma forma, e podemos muito bem admitir que é após ou em conexão com o mesmo sermão e ensinamento”. Foi por meio do batismo que a comunhão dos crentes com seu Senhor foi selada (Gl 3.27). “No batismo repousa a evidência de que toda sorte de pessoas (cf. Gl 3.28), sem qualquer discriminação, participa da graça de Cristo” (H. N. Ridderbos, The Epistle of Paul to the Churches of Galatian, um volume do New International Commentary the New Testament, Grand Rapids, Mich. 1953, p. 147).
William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 221–222.
——————————————
Epístola aos Efésios 1. Apelo para a Identificação com a Igreja Una (4,1–6)

5 A fórmula parece uma aclamação batismal. Tem a sua origem na aclamação a Jesus-Kyrios (Senhor) (cf. Fl 2,11; 1Cor 8,6; 12,3). A liturgia batismal completou a aclamação ao único Senhor, introduzindo a unidade do batismo e da fé que lhe é ligada. No concreto esta fórmula completa e exalta a unidade da Igreja. Um Senhor da Igreja, uma fé que faz a Igreja, um batismo na origem da Igreja.

José Comblin, Epístola aos Efésios, Comentário Bíblico Latinoamericano (São Paulo: Fonte Editorial, 2013), 69–70.
INTRODUÇÃO
1. Texto: Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos! Mateus 28:19,20
2. Contexto: Todos os cristãos reconhecem a importância do batismo no Novo Testamento. De fato, dá-se mais atenção ao batismo do que à Ceia do Senhor. João anunciou a primeira aparição pública de Jesus enquanto batizava. O primeiro ato público de Cristo foi ser batizado. Uma das últimas ordens do Mestre aos Seus discípulos foi: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19). O primeiro sermão evangelístico da igreja apostólica teve como resultado o batismo de muitas pessoas.
Em todos os casos de conversão descritos no livro de Atos se menciona o batismo. Como observa o pesquisador batista G. R. Beasley-Murray: "O batismo é [...] parte da proclamação de Cristo. Em um sermão apostólico, é no batismo que ele alcança sua conclusão lógica."' Em suas epístolas, Paulo lembra reiteradas vezes aos cristãos o que lhes ocorreu quando foram batizados e se tornaram membros do corpo de Cristo, a igreja. Sendo assim, apela para que ajam em conformidade com isso (Gl 3:27; 1Co
1:12-17; Rm 6:3-9; Ef 4:5; C1 2:12).
Com raras exceções, cristãos de todas as denominações consideram o batismo o rito de entrada na igreja. No entanto, apesar do importante papel que o batismo desempenhou na história da igreja, nenhuma outra ordenança causou tanta controvérsia, divisão, hostilidade e desconfiança mútua. Em muitos aspectos, a história do batismo constitui a história do divisor de águas que dividiu e ainda divide os cristãos (BACHIOCHI, 2012, p.321).[1]
2. Objetivos: 1 - Explicar para a igreja o que é o batismo, 2 - levar à igreja a entender o motivo pelo qual alguém precisa ser batizado, 3 - trazer à irmandade o entendimento dos passos necessários para alguém ser batizado e 4 - fazer com que a igreja creia que a melhor data para o batismo é o hoje.
3. Proposição: Por meio do batismo tomamos uma posição ao lado de Deus e do plano da salvação, pois o batismo marca nossa entrada na família de Deus, de forma que precisamos nos preparar para esse momento especial e estar dispostos a dar esse passo de fé imediatamente após entender a mensagem.
ARGUMENTAÇÃO
I. O QUE É O BATISMO?
i) Significado: O batismo em si não podia obter o perdão de pecados e a dádiva do Espírito Santo, mas era o sinal exterior de uma nova atitude que repudiava o crime da grande rejeição e colocava os que confessavam a fé cristã do lado do Messias, em nome de Jesus Cristo (v. 38): a expressão mostra que os convertidos confessaram Jesus como Messias e participaram na plenitude do seu Senhor e Salvador.[2]O significado do batismo acha-se intimamente relacionado a foma de praticá-lo. Alfred Plummer disse: “somente quando o batismo é administrado por imersão, é que o seu significado pode ser plenamente visto.” Morte para o pecado: Gl 2:20, II Co 5:17 e vida para Deus: Rm 6:4, 6:11[3]
ii) Formas: (1) - Efusão: significa derramar ou entornar. É a forma de batismo na qual sobre a cabeça do neófito. É similar à aspersão, porém demanda maior quantidade de água.[4] A água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; (2) - Aspersão:A água é borrifada, ou chuviscada sobre o batizando.[5] (3) - Imersão: É a forma de batismo caracterizada pela imersão total da pessoa na água[6]. O batizando é imerso.[7] Colocar o slide com a imagem.
iii) Origem:
iv) Em nome de quem: Comentário de Genebra “Um resumo de Mt 28:18,19 (batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo), mencionando aqui somente o nome de Jesus, uma vez que o sermão de Pedro tinha a ver com Jesus e seu ministério.[8]FF Bruce, ao comentar o (v. 38) diz: a expressão mostra que os convertidos confessaram Jesus como Messias e participaram na plenitude do seu Senhor e Salvador. [9]O problema deles não era teologico e sim cristógico. Eles aceitavam a Deus Pai, sua dificuldade era com o Filho.
II. POR QUE SER BATIZADO?
Seguir o exemplo de Cristo - O batismo de Jesus colocou para sempre, sobre esta ordenança, a divina sanção (S. Mat. 3:13-17; cf. S. Mat. 21:25). O batismo é um aspecto de justiça do qual as pessoas podem participar. Uma vez que Cristo, Aquele que não conheceu pe-cado, foi batizado para "cumprir toda a justiça", nós, como pecadores, devemos fazer o mesmo.›
Cumprir a justiça de Cristo (obediência) -
Perdão dos pecados
Confessar Cristo publicamente
i) Ser nova criatura
ii) Ser salvo
III. QUAL O PREPARO PARA EU SER BATIZADO?
i) Crer
ii) Ser ensinado
iii) Arrepender-se
IV. POSSO SER BATIZADO MAIS DE UMA VEZ?
i)
V. QUANDO DEVO SER BATIZADO?
CONCLUSÃO
https://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/rebatismo/
artigo sobre rebatimso
em nome de quem ser batizado
https://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/segundo-o-novo-testamento-os-conversos-ao-cristianismo-devem-ser-batizados-em-nome-da-trindade-ou-apenas-em-nome-de-cristo/
[1] Bachiochi, Samuele. Crenças Populares: o que as pessoas acreditam e o que a bíblia realmente diz. Tradução José Barbosa da Silva. – Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012. [2] Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia. Todos os comentários disponíveis no mesmo link. [3] Nisto cremos, 254, 1990 [4] Bíblia mais, Estudos Bíblicos Ilustrados, p. 69 [5] Idem [6] Idem [7] https://metodista.br/faculdade-de-teologia/ex-alunos/o-batismo [8] Comentário de Genebra - https://search.nepebrasil.org/interlinear/?livro=44&chapter=2&verse=38 [9] Idem FF Bruce
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.