TITO 2.1-15
TITO • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
TITO 2.1-15
TITO 2.1-15
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A diferença entre crença e ação entre as sociedades ocidentais e orientais.
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
Paulo ensina Tito sobre o modo como cada cristão deve viver. Ele chama o pastor a exortar e repreender os faltosos. A Igreja em Creta deveria de modo digno do Evangelho.
TEMA: VIVENDO DE ACORDO COM O EVANGELHO
TEMA: VIVENDO DE ACORDO COM O EVANGELHO
PS: COMO CONVÉM QUE OS QUE FORAM SALVOS PELO EVANGELHO VIVAM?
PS: COMO CONVÉM QUE OS QUE FORAM SALVOS PELO EVANGELHO VIVAM?
1º COMO OS HOMENS MAIS VELHOS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.2.
1º COMO OS HOMENS MAIS VELHOS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.2.
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
Os homens idosos são chamados a manifestar equilibrio no modo de agir, um temperamento controlado como convém aos que têm domínio próprio.
Eles devem ser respeitáveis em seu modo de agir com os demais, com linguagem saudável e pura, contrariando o pecado que podem dominar o coração dos homens.
Eles devem ser sensatos, com palavras sóbrias e sábias no como como falam aos outros.
Mas ao fim, Paulo os manda ser sadios na fé, no amor e na esperança. Eles devem crer naquilo que é saudável doutrináriamente. Do mesmo modo no amor revelado pelos demais e na perseverança pela fé cristã. Eles não podem desanimar depois de tão longa caminhada, mas perseverar.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Alguns dias atrás eu conversava com um pastor sobre a triste realidade de cristãos mais velhos, até mesmo de pastores mais velhos que abandonavam a verdade por pensamentos pecaminosos e mentirosos. Incluindo um pastor que escreveu um livro sobre evangelização de alienígenas. Isso pode ser algum sintoma da idade ou pode ser de um coração que não perseverou em Cristo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Muitos idosos usam a idade para pecar e falar aquilo que está enraizado em amarguras em seu coração. O Senhor nos chama à pureza.
Os idosos são chamados para ser exemplos de piedade aos mais jovens.
Muitos idosos abandonam a fé que tinham antes. O Senhor nos chama a perseverar até o fim.
2º COMO AS MULHERES MAIS VELHAS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.3-4a.
2º COMO AS MULHERES MAIS VELHAS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.3-4a.
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
As mulheres são chamadas à seriedade, que é o contrário da irreverência. Elas devem se portar como se estivessem dentro de um culto permanente a Deus.
Não caluniadoras, que é um combate a uma prática como nos tempos de Paulo que as mulheres se juntassem para falar mal de outras pessoas. Paulo está exortando à obediência ao 8º mandamento, sobre o não dizer falso testemunho contra o próximo. Isso não apenas se refere à construir mentiras, mas ao levantar questões por maledicência e dar ouvidos ao mal falatório.
Não devem se demorar junto ao copo, como os presbíteros, devem ser sóbrias.
Devem ser mestras do bem. Professoras daquilo que é bom. O Senhor as chama para o ensino das mais novas. Aqui a Escritura nos ensina o lugar de ensino das demais mulheres na igreja. Para alguns principíos, ensinarem as jovens casadas a amarem seus maridos e filhos, a serem sensatas, boas donas de casa… As mais velhas devem fazer isso a fim de serem colunas da verdade na Igreja.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Quando nós casamos recebemos muitos conselhos, tanto eu como Pietra aprendemos a como não pensar sobre acasamento através de mulheres mais velhas que usavam seus maus exemplos sobre casamento para nos desencorajar. Mulheres da igreja faziam isso. O Evangelho não estava presente em suas vidas.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
À medida que amadurecemos não convém agir de forma irreverente, mas com seriedade. Isso não quer dizer que perdemos a alegria, mas que as irmãs devem ser sensatas no falar.
Isso se aplica também ao que temos em nossa boca. Já conheci igrejas em que o conselho precisou dissolver a SAF por causa da maledicência presente na boca das irmãs que se reuniam para falar de todos os membros da igreja e fazer motins contra a liderança. Não quebremos o mandamento do Senhor, mas controlemos a nossa língua. Inclusive aquela malediência velada de piedade.
Vocês estão sendo observadas pelas mais novas, seu proceder é de uma mestra do bem ou de alguém que as pessoas jamais procurariam pelo proceder insensato, sem doçura, sem exemplo de submissão ao marido...
3º COMO AS MULHERES MAIS JOVENS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.4b-5.
3º COMO AS MULHERES MAIS JOVENS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.4b-5.
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
Agora desejo falar sobre o lugar das mulheres mais jovens. O Senhor as chamam a amarem seus maridos, a zelarem por eles. Ao mesmo tempo isso se aplica ao amor pelos filhos. O amor de Cristo na vida dessas irmãs deve ser evidenciado no modo como elas cuidam da casa.
Isso se aplica também à sensatez. Assim como vimos os idosos sendo chamados ao equilíbrio, as mulheres recém casadas devem aprender a ter sabedoria em suas palavras.
Ao mesmo tempo elas devem ser sinceras, viver em honestidade de palavras. Paulo as chama também a zelar bem por suas casas, como boas administradoras do seu lar. A maior tarefa que o Senhor a chama para ser não é fora do lar, mas no lar. Assim também elas devem ser bondosas, generosas com aqueles que carecem, seu coração deve ser cheio de benignidade.
Por fim, Paulo ensina sobre submissão. O Senhor estabeleceu a tarefa masculina de cabeça. A mulher deve ser ensinada sobre submissão. A se sujeitar à condução do lar através daquele que Deus estabeleceu como líder da casa.
Mas há um propósito nisto. Paulo diz, para que a Palavra não seja difamada. Quando as mulheres não agem assim elas dão vazão aos ímpios de zombar da fé. Lembram quando Pedro ensina as mulheres que não vivem com maridos crentes a ganhá-los para Cristo através de ações, sem palavras? O contrário também é verdadeiro, você pode envergonhar a Cristo e afastar seu marido do Senhor por falta de sabedoria. Assim, também, quando as mulheres mais velhas não ensinam isso às mais novas elas trazem blasfemia contra Cristo.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Há um tempo eu ouvi um testemunho de uma irmã que sofreu muitos anos com um marido não crente. Aquela mulher era bondosa com as pessoas, submissão ao seu marido, mesmo que ele muitas vezes fosse grosso com ela e com os filhos, mas pacientemente ele serviu o Senhor em submissão seu lar. Ela ganhou o marido para Cristo e todos os quase 10 filhos serviram a Cristo, alguns, como pastores.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Em tempos de feminismo, a resposta para tudo o que nossa geração prega é o amor. O Senhor nos chama a amar maridos e filhos com o amor de Cristo.
Se você não tem sabedoria no falar, que você possa rogar ao Senhor para trazer sensatez ao seu coração.
Enquanto o mundo prega o emponderamento, a ganhar o mundo fora de casa, lembre que a maior tarefa é servir a Cristo em seu lar, servindo seu marido e filhos. Essa é a tarefa mais gloriosa, não permita que o mundo ensine o contrário.
A submissão contraria os padrões de feminilidade atuais. Cristo nos determinou isso desde a criação. A ordem criacional é perfeita.
Se você não casou ainda, a Palavra nos chama a servir a Cristo. Use seu tempo para isso.
4º COMO OS JOVENS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.6
4º COMO OS JOVENS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.6
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
Paulo se dirige aos jovens com uma instrução que envolvem dois conselhos. Quando ele ordena que sejam criteriosos em todas as coisas ele está tratando dos conselhos dados anteriormente, para os idosos, senhoras e jovens casadas. Eles deveriam aplicar esses conselhos a suas vidas.
Segundo, eles deveriam ser criteriosos, ou julgar todas as coisas conforme a fé que receberam. Diante de uma sociedade pagã a ideia de Paulo era que eles deveriam submeter tudo ao Evangelho e rejeitar práticas e pensamentos que fossem contra Cristo.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Embora jovens, o chamado para os jovens é que já comecem a viver de modo sábio. Que a vida dos jovens cristãos, através do Evangelho seja vista como a vida de alguém de maior experiência por causa do Evangelho.
Mas a Bíblia nos chama como jovens a que venhamos ser criteriosos em tudo. Vivemos em dias nos quais temos que engolir tudo que nos ensinado pela mídia, universidade. Devemos ser juizes de tudo o que vem a nós, para negar o que não pertence à doutrina de Cristo.
5º COMO OS PASTORES DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.7-8.
5º COMO OS PASTORES DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.7-8.
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
Os pastores devem se tornar padrão de boas obras, que significa um modelo para o restante do Rebanho.
Ensino integro que pertence à doutrina de Cristo.
O pastor deve ser reverente, ou sério, como em um culto. O pastor não foi chamado à uma pregação cheia de irreverencias.
A linguagem também deve ser cheia do que é saudável e irrepreensível. Sem ter do que se envergonhar.
O motivo é para que o adversário seja calado. O diabo e os falsos mestre. Não tendo do que nos acusar.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O pastor não é aquele que está acima dos demais, pelo contrário. Tito é incluso para que toda igreja fosse tratada com o Evangelho.
O pastor deve ser modelo para que quando a igreja olhar para ele possa se espelhar como Cristo. Ele deve dizer: Sede meus imitadores.
Por isso muitos pastores trazem escandalos e envergonham o Evangelho. Nossa tarefa é dizer: Não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em ti.
6º COMO OS EMPREGADOS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.9-10.
6º COMO OS EMPREGADOS DEVEM VIVER DE ACORDO COM O EVANGELHO. V.9-10.
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
O servos, escravos ou empregados são chamados à obediência aos seus senhores. Ele não os chama a uma revolta, mas a obedecer.
Dando motivo de satisfação. Agradando-lhes com seu trabalho. Fazendo o trabalho não para os homens, mas para o Senhor.
Não devem ser respondões, ou responder rispidamente quando são tratados de forma rude. Devem mostrar o contrário disso.
Eles não poderiam furtar, o que era comum quando um escravo fugia, ou até mesmo era desonesto para tirar lucros, mesmo que pequenos.
Mas Paulo os ordena a serem fieis em tudo. Isso vai adornar a doutrina de Deus. Vai atrair esse senhor, mesmo que não sea crente.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
O escravo que foi chicoteado a noite toda e estava orando por seu Senhor.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Você é funcionário? Submeta-se e faça o melhor para o Senhor, não para homens.
Seja fiel no pouco, como se os bens do seu patrão fossem seus.
Ganhem seus superiores para Cristo com sua conduta irrepreensível.
7º COMO O EVANGELHO A NOS HABILITA A VIVER PIEDOSAMENTE. V.11-15
7º COMO O EVANGELHO A NOS HABILITA A VIVER PIEDOSAMENTE. V.11-15
EXPLICAÇÃO
EXPLICAÇÃO
Paulo termina falando sobre o motivo da igreja viver assim. Foi porque a Graça de Deus se mostrou salvadora a todos os homens.
Ele nos educou para uma nova vida em Deus, vida piedosa, renegando esse mundo.
Ele fez isso para aqueles que aguardam uma nova esperança em CRISTO.
Ele termina falando de Cristo, ele se Deus por nós para nos fazer um povo exclusivamente seu e a prova disso são as boas obras.
Assim como Israel era o povo exclusivo, nós fomos chamados como povo de Deus. Isso deve nos fazer viver de modo piedoso, não por causa de legalismo, por regras, mas porque o Evangelho se torna prático.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Olhe para o Evangelho de Cristo, não há maior motivação para viver uma vida reta se não for olhando para Cristo.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
A diferença entre crença e ação entre as sociedades ocidentais e orientais.
