MESA DA RECONCILIAÇÃO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 161 viewsNotes
Transcript
A MESA é um objeto cheio de significação na Bíblia. Fala de RECONCILIAÇÃO, SUSTENTO, COMUNHÃO entre Deus e o homem e entre os homens uns aos outros.
Vejamos a MESA em toda Bíblia e a aplicação prática em nossa vida.
Temos MESA na criação? NÃO! Antes da queda, tudo era perfeito, o sustento era reconhecidamente vindo de Deus
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
A comunhão de Adão e Eva com Deus e entre eles era perfeito.
E disse o homem:
Esta, afinal, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne;
chamar-se-á varoa,
porquanto do varão foi tomada.
Na viração do dia o Senhor passeava no Jardim e mantinha comunhão plena, assim, não havia necessidade de mesa com o simbolismo de reconciliação, comunhão, pois tudo era perfeito.
Nesse período, o homem tinha o poder de pleno para escolher entre viver e morrer, entre se salvar e se perder.
E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
CERTAMENTE MORRERÁS. Palavra de Deus que precisava ser cumprida, pois Deus não volta atrás em Suas decisões. O home desobedeceu, comeu do fruto, E MORREU! HOUVE A SEPARAÇÃO DE DEUS.
A partir daqui existe a necessidade de reconciliação do homem com Deus. Se o homem morreu, a vontade dele acaba totalmente, pois MORTO NÃO TEM VONTADE.
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
como está escrito:
Não há justo, nem um sequer,
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Com o homem morto, DEUS, GRACIOSAMENTE, E DEBAIXO DE SUA SOBERANIA, põe em prática Seu plano eterno de salvação. O plano é eterno porque começou na eternidade, antes da fundação do mundo, com Deus escolhendo os que Ele quis para serem o Seu povo. ELE ESCOLHEU ANTES PARA NÃO HAVER MÉRITO HUMANO NESSE PONTO, MAS MÉRITOS SOMENTE DE SUA GRAÇA.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
A partir de Adão o homem está morto, sem condições de escolher livremente entre o bem e o mal. Mas, os que o Senhor escolheu, esses serão atraídos para junto Dele. Abel foi escolhido, Caim preterido. Sete continua a descendência escolhida, de onde vêm Enoque, Noé, homens que foram escolhidos pela graça de Deus e usados no plano de salvação. Dessa descendência de NOÉ, vem Abraão, Isaque, Jacó. De Jacó veio Levi e da descendência de Levi vem MOISÉS, o libertador do povo de Deus do Egito. Mas esse povo eleito, caminha em pecado e necessitado de RECONCILIAÇÃO. E Deus, no deserto, resolve habitar com o povo, e orienta a construção de uma casa para Ele habitar. Nessa casa, surge um móvel que não existia até então. Um local de alimentação, provisão, comunhão, reconciliação. Dentro do Tabernáculo, próximo à presença de Deus, o Senhor mandou construir uma MESA.
Deus começa a listar os móveis que seriam construídos a partir do mais importante. Primeiro a ARCA, que é Sua presença e depois a MESA.
“Faça uma mesa de madeira de acácia com noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revista-a de ouro puro e faça uma moldura de ouro ao seu redor. Faça também ao seu redor uma borda com a largura de quatro dedos e uma moldura de ouro para essa borda. Faça quatro argolas de ouro para a mesa e prenda-as nos quatro cantos dela, onde estão os seus quatro pés. As argolas devem ser presas próximas da borda para que sustentem as varas usadas para carregar a mesa. Faça as varas de madeira de acácia, revestindo-as de ouro; com elas se carregará a mesa. Faça de ouro puro os seus pratos e o recipiente para incenso, as suas tigelas e as bacias nas quais se derramam as ofertas de bebidas. Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim.
MESA, PRATO, TIGELAS, TAÇAS, PÃO.
O Tabernáculo é o símbolo do ENCONTRO DE DEUS COM O HOMEM, e aí temos uma mesa simbolizando a provisão que nunca faltaria, como no Éden, e a comunhão com Deus. Os pães continuamente ali provavam a presença contínua de Deus com o homem.
O HOMEM SEPARADO DE DEUS pode agora se aproximar, porém, através de sacrifícios humanos para remissão de pecados.
No ministério de Jesus, a mesa aparece bastante. Jesus sentava-se à mesa com publicanos e pecadores, mostrando que a comunhão de Deus com o homem é aberta a todos.
E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa:
Misericórdia quero e não holocaustos;
pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].
A mesa é aberta a todos, mas só se alimenta espiritualmente de Jesus os que são Dele, pois esses que vão responder ao chamado com arrependimento e fé.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Quem crê? OS QUE SÃO OVELHAS DELE?
Na última CEIA, ela manda preparar uma MESA, chama os que eram Dele, e também Judas, pois a mesa denuncia os que não são de Deus.
segui-o e dizei ao dono da casa onde ele entrar que o Mestre pergunta: Onde é o meu aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado e pronto; ali fazei os preparativos.
ELA RECONCILIA os escolhidos na eternidade com o Pai.
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
A MESA mostra que a RECONCILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS está no SACRIFÍCIO PERFEITO DE CRISTO pelos Seus.
Nossa gratidão primária, essencial, tem que ser pela reconciliação trazida a nós pela morte de Cristo. Olhar para sua MESA em casa, é olhar para o que foi feito na Cruz. É agradecer pela provisão material, pelo pão vivo que é Jesus. É agradecer por Ele ter nos escolhido antes da fundação do mundo, pois se isso não fosse feito, JAMAIS O ESCOLHERÍAMOS. Agradecer pelo fato de, mesmo que passemos um tempo fracos espiritualmente, e até mesmo distantes do Pai, SEREMOS SEMPRE CHAMADOS DE VOLTA, POIS FOMOS ESCOLHIDOS ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO E NÃO PERDEMOS A SALVAÇÃO, pois foi Ele que começou a boa obra em nós, então Ele vai completá-la até ao dia de Cristo.
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
E o Dia que iremos estar com Cristo? Haverá uma mesa também.
Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
Quem estará nessa mesa?
Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
A MESA nos chama para o nosso Deus, que por graça nos escolheu antes da fundação do mundo, e vai nos preservar salvos até o fim, pois foi Ele quem efetuou a salvação nos que Ele quis.
Mas não podemos olhar para a mesa e ver apenas uma relação VERTICAL, apenas com Deus. Existe a relação HORIZONTAL, com o irmão. Provamos que somos de Cristo, escolhidos e chamados por Ele, entregando nosso viver a Ele e fazendo outra coisa....
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
IRMÃO, essa MESA precisa te confrontar. A MESA fala de reconciliação de Deus conosco e nosso com nosso irmão. Esse móvel é mexe conosco, pois ao sair daqui e entrar em sua casa, você vai se deparar com uma mesa, e ela vai te falar: RECONCILIE-SE COM DEUS E COM SEU PRÓXIMO. EU TE ESCOLHI PARA QUE VADES E DÊ FRUTOS. AGRADEÇA PELA SALVAÇÃO, E POR SEUS IRMÃOS. RECONCILIE-SE COM DEUS E COM O PRÓXIMO.
