A mordomia no relacionamento familiar
A Mordomia Cristã • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 294 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A mordomia está em toda a Escritura. Vimos sobre a mordomia no Antigo Testamento, onde aprendemos sobre os três mordomos citados no Antigo Testamento, o primeiro foi Adão, que foi um mordomo infiel, o segundo Eliézer o mordomo de Abraão e o terceiro foi José, o mordomo que foi fiel e temente ao Senhor. Vimos também sobre a mordomia do tempo, onde é preciso priorizar a Deus com o nosso tempo. Na última mensagem refletimos sobre a mordomia dos bens materiais, ou seja, como administramos os recursos que o Senhor tem nos proporcionado.
A mordomia significa “administrar a casa do seu senhor”. Então, a mordomia cristã é a doutrina bíblica que reconhece Deus como o dono de todas as coisas, ou seja, tudo vem da parte do Senhor e nós como cristãos somos apenas mordomos, isto é, administramos o que Deus têm nos dado.
A mordomia abrange várias áreas da vida, isso inclui o relacionamento familiar. Antes de prosseguir, quero te perguntar: “como está o seu relacionamento com a sua família?”
Vamos aprender sobre a mordomia no relacionamento familiar.
Contexto
Contexto
Paulo é o autor dessa carta (Ef 1.1). Ele escreveu enquanto estava preso na cidade de Roma, essa carta é considerada a carta da prisão, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemon.
O propósito é ensinar aos irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo está doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã. Isso implica no comportamento de cada servo de Deus, ou seja, é essencial um cristão não viver apenas na teoria afirmando “sou cristão”, porém, é fundamental ter o comportamento cristão na vida prática.
No capítulo 5, o apóstolo Paulo exorta a igreja de Éfeso a viver em santidade. A partir do versículo 22, o apóstolo Paulo irá tratar sobre os deveres conjugais e no capítulo 6, sobre os deveres dos filhos e dos pais.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão deve buscar ter um bom relacionamento com a sua família.
Transição
Transição
Veremos três aspectos do relacionamento familiar.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O relacionamento conjugal (Ef 5. 22-25)
1° O relacionamento conjugal (Ef 5. 22-25)
Deus instituiu o casamento entre o homem e a mulher. E dentro do casamento o casal tem que cumprir os seus deveres que são deixados pelo Senhor. O texto irá trazer qual é o papel do casal:
1° A mulher deve ser submissa ao marido (v. 22, 24)
1° A mulher deve ser submissa ao marido (v. 22, 24)
22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor,
O texto afirma que a mulher deve se sujeitar ao marido ou ser submissa ao marido. A palavra submissão tem sido muito distorcida nos dias atuais, muitos pensam que ser submissa ao marido significa que a mulher é inferior ao homem, porém, a bíblia afirma que ela foi feita a imagem e semelhança de Deus, assim como o homem. A mulher foi criada por Deus para ser auxiliadora idônea do homem e não escrava do homem.
18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
A palavra submissão significa submeter aos pedidos de alguém de forma voluntária e não forçada. Isso significa que as mulheres devem ser submissas aos pedidos do seu marido, ou seja, no contexto do casamento submeter significa entrar em acordo com o marido, ou seja, estar alinhada ao marido.
24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
A igreja é submissa a Cristo, com amor, com dedicação, com alegria e com devoção. Assim, as mulheres devem ser submissas ao marido por amor e obediência a Cristo Jesus. Porque a submissão da mulher reflete a submissão da igreja a Cristo, ou seja, a mulher representa a igreja em seu lar.
A mulher que é insubmissa ao marido, envergonha o evangelho e dá mal testemunho.
4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.
2° O marido deve liderar a esposa (v. 23)
2° O marido deve liderar a esposa (v. 23)
23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.
A mulher deve ser submissa ao marido, porque ele é o cabeça da mulher, ou seja, o marido tem a responsabilidade diante de Deus de liderar a sua esposa. Por isso, uma mulher que teme a Deus irá entender que o marido tem uma responsabilidade diante do Senhor.
O marido é o cabeça da mulher, assim como Jesus é o cabeça da igreja. Isso reflete a autoridade de Cristo, onde o homem representa Cristo em seu lar. Então, quando a bíblia afirma que o marido é o cabeça, isso quer dizer que ele é o líder da sua esposa.
O marido que é líder deve entender três coisas:
1. Ele tem autoridade sobre a esposa
O homem tem a autoridade sobre a esposa, e DEUS entregou a ele essa função. Mas o marido não deve exercer autoritarismo, quando a mulher obedece e ele manda.
O marido deve ser alguém que vai abençoar a sua esposa e não impor os seus desejos ou vontades (dominar, autoridade forte).
2. Ele deve estar presente na vida da esposa
Isso significa que quando a esposa está feliz, o marido deve se alegrar com ela. E quando ela está triste, o marido deve consolar, quando ela estiver doente, o dever do marido é cuidar dela.
3. Ele deve proteger a esposa
O marido deve proteger a sua esposa na parte física, emocional e espiritual.
3° O marido deve amar a esposa (v. 25)
3° O marido deve amar a esposa (v. 25)
25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela
O homem deve amar a sua esposa sacrificialmente, ou seja, não deve buscar somente os seus interesses ou ficar pensando em si mesmo, mas pensar no bem estar de sua esposa.
Amar a esposa como Cristo amou a igreja, o qual morreu na cruz em favor da igreja. O Senhor esvaziou de si mesmo, deixando a sua glória no céu por amor a humanidade. Então, o marido deve renunciar as suas vontades por amor a esposa, ou seja, ceder as vontades dela (mas a mulher deve ceder em alguns momentos também).
A Palavra de Deus está dizendo que o marido precisa decidir doar-se pela sua esposa. O amor “ágape” não é simplesmente uma emoção, mas é a decisão de amar alguém, mesmo sabendo dos defeitos.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
As mulheres devem exercitar a mordomia no casamento tratando bem o seu esposo, cuidando do seu esposo, tendo cuidado com as palavras grosseiras, etc.
Pergunta: Esposa como você está lidando com o seu marido?
Os homens devem praticar a mordomia dentro do casamento, isso é amando a esposa, ajudando nos afazeres domésticos, por exemplo lavar a louça, varrer a casa, fazer comida quando ela estiver doente, ser cavalheiro com a sua esposa.
Pergunta: Marido como você está lidando com a sua esposa?
2° O relacionamento com os pais (Ef 6.1-3)
2° O relacionamento com os pais (Ef 6.1-3)
Os jovens devem praticar a mordomia cristã no relacionamento com os seus pais. Deus ordena que os filhos devem obedecer os pais. É nítido ver que muitos filhos acabam falhando em seu papel ao se relacionar com os seus pais. O texto traz três motivos para os filhos obedecerem aos pais:
1° A obediência é uma ordem dada por Deus (v. 1)
1° A obediência é uma ordem dada por Deus (v. 1)
1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
O texto bíblico traz uma ordem muita clara para os filhos: “obedeçam a seus pais”. Essa expressão está no imperativo, isso quer dizer que é uma ordem e não uma opção para os filhos que servem a Cristo Jesus.
Os filhos que moram na casa dos pais, ainda estão debaixo da autoridade deles. Então, é necessário ser submisso à eles. Essa prática é justa, pois foi deixada pelo Senhor.
2° A obediência está na lei de Deus (v. 2)
2° A obediência está na lei de Deus (v. 2)
2 “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa –
Paulo continua exortando os filhos dizendo: “honra teu pai e tua mãe”, a palavra “honra” significa mostrar apreço e respeito. Esse é um mandamento que Deus deixou para Moisés em Êxodo 20, desse modo, o ato de honrar pai e mãe faz parte da lei moral.
Esse mandamento tem uma promessa, ou seja, o filho que praticar esse mandamento certamente será abençoado por Deus.
3° A obediência é benéfica (v. 3)
3° A obediência é benéfica (v. 3)
3 “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
A bênção para os filhos que honram seu pai e sua mãe é ter vida longa sobre a terra. Por isso que obedecer pai e mãe é benéfico para o jovem cristão.
12 “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Jovens como vocês têm lidado com os seus pais? Como está o seu relacionamento com eles? Para vocês serem um bom mordomo do Senhor, é necessário obedecerem ao seu pai e sua mãe.
3° O relacionamento com os filhos (Ef 6.4)
3° O relacionamento com os filhos (Ef 6.4)
Os pais devem amar e cuidar dos filhos, porque eles são herança do Senhor: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Salmos 127.3). Na época do apóstolo Paulo, o pai podia não só castigar os filhos, mas também vendê-lo, abandoná-lo e matá-lo. Diante desse contexto, o apóstolo traz uma outra perspectiva para os pais, que é o cuidado dos filhos segundo a vontade de Deus. Diante disso, o texto apresenta duas ordens para os pais:
1° Não abuse da sua autoridade (v. 4a)
1° Não abuse da sua autoridade (v. 4a)
4 Pais, não irritem seus filhos;
A palavra “provocar” ou “irritar” significa levar o filho a ira. Os pais podem provocar a ira dos filhos da seguinte forma:
1° Prometer e não cumprir
1° Prometer e não cumprir
Prometer que vai levar em algum lugar e você não cumprir com a sua palavra.
2° Sempre criticar e não elogiar
2° Sempre criticar e não elogiar
Os pais que vivem criticando o filho. E quando ele vai bem na escola, no trabalho, os pais deixam de elogiar o filho. Por exemplo, o filho chega animado compartilhando que terminou a tarefa, e os pais dizem que isso foi mais do que a obrigação dele.
3° Não dar atenção para os filhos
3° Não dar atenção para os filhos
Ficar muito ocupado e não dar atenção para os filhos. As vezes o seu filho deseja passar um tempo com você, mas o trabalho, os seus afazeres acabam te sufocando e você não consegue dar atenção para o seu filho.
4° A falta de diálogo
4° A falta de diálogo
Os pais não sentam para conversar com o filho, quando o filho deseja pedir um conselho ou alguma ajuda, mas os pais não querem conversar.
5° Usar palavras erradas no momento da correção
5° Usar palavras erradas no momento da correção
Muitos pais acabam falando coisas erradas e palavras feias quando vão corrigir os filhos. Desse modo, os filhos acabam ficando abalados emocionalmente, porque os pais são brutos nas palavras e ficam gritando.
2° Instrua os filhos (v. 4b)
2° Instrua os filhos (v. 4b)
4 antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Paulo diz para os pais criarem os filhos, a expressão “criar” significa nutrir, alimentar. Mas a criança não depende somente do alimento físico, de roupas, remédios ou de um teto. Ela também necessita de amor, afeto, carinho, proteção, cuidado, etc.
Então, quando Paulo diz que os pais devem criar os filhos, ele está dizendo para educá-los até que eles se tornem adultos. Isso implica em cuidar da vida física e emocional dos filhos.
A expressão “Instrução/disciplina” significa que os pais devem treinar os filhos por meio da disciplina, ou seja, a disciplina fará com que os filhos tenham aprendizado. Isso ocorre por meio da correção, com regras e normas.
24 Quem se nega a castigar seu filho
não o ama;
quem o ama não hesita em discipliná-lo.
13 Não evite disciplinar a criança;
se você a castigar com a vara,
ela não morrerá.
A expressão “admoestação” (ARA) usada por Paulo se refere a educação verbal. Isso significa que os pais devem dar conselhos para os seus filhos, para que venha preservá-los de perigosos relacionados a vida cotidiana. Isso implica em ensinar o que é certo e o que é errado para o filho.
Instrua através da Escrituras Sagradas, mostrando que ele é pecador e precisa de Jesus Cristo. Também ensine Ele a temer ao Senhor.
7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. 9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
6 Instrua a criança segundo os objetivos
que você tem para ela,
e mesmo com o passar dos anos
não se desviará deles.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Você que está na função de pai ou de mãe, como está o seu relacionamento com os seus filhos? Para você praticar a mordomia cristã é essencial administrar bem o relacionamento com os seus filhos.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, a mordomia cristã deve estar presente na vida dos cristãos, pois todos os que servem a Deus precisam ter um bom relacionamento em seu contexto familiar.
Infelizmente muitos casamentos estão se acabando, por vários fatores e um deles é por falharem em cumprir os seus deveres conjugais, ou seja, a mulher não se submete ao marido ou o marido não ama a esposa. Além disso, muitos filhos não se relacionam bem com os pais e muitos pais falham no relacionamento com os filhos, por causa disso, muitos relacionamentos familiares estão sendo destruídos.
Portanto meus irmãos, o desafio de todos nós é praticarmos a mordomia cristã dentro do nosso núcleo familiar. Isso quer dizer que é fundamental cada um cumprir o seu dever conforme a palavra de Deus.
Aplicação
Aplicação
Mulheres pratiquem a mordomia cristã, cuidando bem do seu lar, do seu esposo e dos seus filhos.
Homens vivam a mordomia cristã dentro do seu lar, demonstre amor pela sua esposa e pelos seus filhos.
Filhos exerçam a mordomia cristã, amando a Deus e obedecendo ao seus pais, não sejam filhos rebeldes.
